Minicurso (Não-Cidade em Arquitetura e Urbanismo: Os Exemplos das Favelas da Mangueira e Dona Marta, no Rio de Janeiro -RJ)
Ministrada pelas alunas do curso de de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do ISECENSA: Aline Ricahrdeli, Ana Carolina A. Moreira, Fabiana Martins Ribeiro, Patricia Cezário, Magdalla de Aquino Santos, Nataly de Freitas Pessanha, Jéssica Pinheiro Dias, Dandara Martins, Lara Coelho Gimenes, Barbara Mocaiber, Larissa Miranda Sá, Jéssica M. Pinheiro Dias, Francyelle Meira, Daiane Regis Cardoso, Dayana Souza, Luana Soares, Ronald Ribeiro Mata, Nicole Barros, Thaís Alzemand e Carolina Dutra Nagime.
Contextualização teórica dos conceitos da Arquitetura e Urbanismo, renegados aos espaços irregulares, ocupações informais e favelizadas nas cidades brasileiras. Apresentação de estudos de caso analisados por alunos inscritos na disciplina de projeto integrado em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, com foco na produção da habitação de interesse social, do curso de AUP do ISECENSA. Análise das consições sócio-espaciais e da metodologia para aplicação da teoria arquitetônica, na qual não se encontram presentes nas comunidades visitadas. A situação dos espaços coletivos e das moradias visitadas nas comunidades do morro santa marta e no complexo da mangueira, no Rio de Janeiro, induzem ao conceito de Não-Cidade, em oposição a que se edifica na cidade formal. Apresentação de exemplos de intervenções, para qualificação sócio-espacial na habitação social.
Nº de vagas: 60
Pré-requisitos: Ser profissional, instrutor, professor e/ou aluno dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharias, sociologia, direito, geografia, geologia e assistência social.