Regina Cohen

UFRJ

Professora Visitante na Universidade de Syracuse, NY, EUA, 2014 (FULBRIGHT/CAPES).
Pós-doutora em Arquitetura (bolsista FAPERJ – PROARQ/FAU/UFRJ). Coordenadora do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ.
Bolsista do CNPq com o projeto “Guia de Acessibilidade Plena na Cidade do Rio de Janeiro”.
Bolsista do CNPq com o projeto “Acessibilidade na Copa 2014”.
Participação, como consultora, na Equipe de elaboração do Manual de Acessibilidade para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Consultora em Acessibilidade do Comitê Nacional Organizador da Conferência RIO+20.
Tem experiência em acessibilidade, desenho universal, inclusão, museus, espaços urbanos, universidade e deficiência.
Recebeu prêmio internacional da Associação Européia pelo Ensino de Arquitetura pela melhor metodologia de ensino em 2004. Diversas moções, trabalhos científicos premiados e livros publicados no tema da "acessibilidade de pessoas com deficiência".

Luiz de Pinedo Quinto Junior

IFF

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goitacazes. Ministrou aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL, Universidade Católica de Santos, Centro Universitário Belas Artes e Engenharia Civil da UnB.Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Gestão Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano-Gestão Participativa, Plano Diretor, Desenho e Projeto Urbano, grandes projetos de infra-estrutura e impactos urbanisticos e em Legislação Urbana e Ambiental. Pesquisa os impactos ambientais e urbanos da construção do Complexo Portuário do Açu-Norte do Rio de Janeiro.

Silvio Macedo

USP

Arquiteto formado pela FAUUSP em 1974, mestre (1982), doutor (1989), livre docente (1993) pela FAUUSP, professor titular de Paisagismo da FAUUSP desde 1996, editor da revista Paisagem e Ambiente - ensaios, coordenador do laboratório QUAPÁ Quadro do Paisagismo no Brasil da FAUUSP, autor dos seguintes livros referentes a Paisagismo: Higienópolis e arredores (1987/2012- segunda edição), Quadro do Paisagismo no Brasil (1999) e Paisagismo Brasileiro na Virada do Século 1990-2010, Praças Brasileiras e Parque urbano no Brasil em co- autoria com Fabio Robba e Francine Sakata respectivamente,autor de textos e artigos diversos sobre paisagismo e paisagem urbana assim como organizador de várias publicações referentes a sistemas de espaços livres. Coordenador do Projeto temático de pesquisa: Sistemas de espaços livres e a constituição da forma urbana contemporânea brasileira.

Ronald de Goes

RG Arquitetura e Consultoria LTDA.

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Santa Úrsula-RJ – 1973.
Mestre em Arquitetura pela Universidade de São Paulo - 1983.
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2012.
Diretor de RG Arquitetura e Consultoria Ltda. Empresa com mais de 30 anos atuando nas áreas de arquitetura, urbanismo e educação.
Professor de Arquitetura Hospitalar pela AEA Cursos-SP, Central Cursos-PR com mais de 100 cursos ministrados no Brasil.
Professor Aposentado da UFRN, onde lecionou por 40 anos no Curso de Arquitetura e Urbanismo as Disciplinas “Projetos de Grandes Complexidades” e “Prática Profissional e Organização do Trabalho”.
Autor dos Livros Manual Prático de Arquitetura Hospitalar, Manual Prático de Arquitetura para Clínicas e Laboratórios e Pousadas e Hotéis: Planejamento e Projeto. Todos pela Editora Blucher de São Paulo.

Viviane Cunha

VCA - Sustentabilidade

Viviane Cunha é arquiteta e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora visitante na University College London (UCL) - Inglaterra, com bolsa da CAPES de doutorado sanduiche na UCL, mestre pela University College London, consultora e professora de MBAs em construção sustentável, pioneira na América Latina na certificação de edifício e empreendimentos sustentáveis com o selo BREEAM, premiada em 2014 na Inglaterra por este pioneirismo na construção sustentabilidade, membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e membro do Comite da Feira Expo Arquitetura Sustentável, organizada desde 2014 pela REED Exhibitions. Ela também é diretora da empresa VCA Sustentabilidade de consultoria e certificação sustentável e do escritório de arquitetura e sustentabilidade Viviane Cunha Associados, com mais de 28 anos de experiência. A Arquiteta Viviane Cunha é referência em projetos e consultoria em construção sustentável, com trabalhos recentes como: consultoria sustentável e projeto de arquitetura para reforma do Centro de Visitantes do Jardim Botanico do Rio de Janeiro, certificação sustentável da sede do Banco BNDES, no Rio de Janeiro, consultoria para especificação de materiais de construção e sistemas sustentáveis para construções do Parque Estadual Cunhambebe, para o Instituto Estadual do Ambiente, INEA. Também faz projetos de arquitetura sustentável, como para o Centro de Referência Ambiental, solicitado pela Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro – SEA, projeto para o concurso para Extensão do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico e outros diversos empreendimentos comerciais e residenciais. Também se destaca no engajamento em pesquisas, sendo membro do comitê de materiais do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e tendo desenvolvido pesquisas sobre materiais e sistemas para construção sustentável para a empresa Greenvana/ Banco Santander, quando foi diretora de Sustentabilidade nesta empresa.

Michiel van Wijk

Deerns

Formado em “Vida, Ciência e Tecnologia”; Especialidade de Tecnologia Biomédica pela Universidade de Groningen, Holanda. Possue mestrado em  em Engenharia Biomédica (Faculdade de Engenharia), Especialidade de “Biomechatronics”, certificado de Engenharia Mecânica de Aquecimento, Refrigeração e Ventilação (HVAC Engineering) e certificado de REVIT para Instalações Prediais (Certificate Revit MEP). 

Atualmente tem a função de Coordenador BIM, Desenvolvedor BIM e Engenheiro Mecânico.
Torre Hadid: projeto de construção nova de 68.000 m2 de escritorio. A empresa Deerns foi responsàvel pela concepção do projeto de sustentabilidade e pelo desenvolvimento do modelo BIM do edificio, integrando e coordenando todas as especialidades do projeto durante a fase de concepção.

Ana Cunha

Deerns

Além de desenvolver missões de consultoria independente em sustentabilidade de edificios, Ana Cunha Cribellier é atualmente responsavel pelo segmento de mercado “Real Estate” (Sector Imobiliario Terciario e Residencial) da Deerns França, operando igualmente como Relações Publicas e Conselheira em Estratégia de Comunicação do Grupo Deerns e como apoio ao desenvolvimento comercial da Deerns Espanha e da Deerns Brasil.


Licenciada em Engenharia Civil, Ana Cunha Cribellier desenvolveu os seus estudos na Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP:2000-2005) e em Paris (2004-2005, na Ecole Nationale des Ponts et Chaussées). Tendo começado a sua carreira como investigadora no Departamento de Construções Civis da FEUP, Ana Cunha Cribellier trabalhou em colaboração com o Laboratorio Nacional português de Engenharia Civil, com a Ordem dos Engenheiros e com o Instituto Nacional da Habitação (Portugal) no desenvolvimento de:
- um protocolo e ferramenta de harmonização da informação técnica na construção (Projeto ProNIC)
- um método nacional de avaliação da qualidade de edificios.
Em 2007, Ana Cunha Cribellier integrou a QUALITEL, como Responsavel pelo Desenvolvimento Internacional tendo assim desenvolvido cooperações internacionais no dominio da avaliação e certificação ambiental de edificios.
Durante esse periodo, Ana Cunha Cribellier assegurou o intercâmbio internacional de experiências e trabalhos na area da qualidade e avaliação de edificios habitacionais, no desenvolvimento de analises e comparações técnicas e operacionais de sistemas de certificação ambiental de edificios, na realização de estudos de benchmarking e no desenvolvimento de analises internacionais de tendências e estratégias na area da sustentabilidade para edificios. Com a USP e a FCAV, Ana foi co-autora do referencial de certificação “Processo AQUA” no Brasil, como adaptação do sistema francês HQE (Alta Qualidade Ambiental). Entre 2008 e 2014, Ana foi membro-fundadora da rede internacional de Sustentabilidade (SBA - Sustainable Building Alliance) para o desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade para Edificios, comuns aos varios sistemas de certificação ambiental, tendo Ana participado ativamente aos trabalhos de investigação sobre o testepiloto dos indicadores internacionais e sobre o “valor verde” (valor economico) de edificios sustentaveis. Em 2009, Ana Cunha Cribellier constituiu o grupo fundador do France Green Building Council (France GBC – Conselho Francês da Construção Sustentavel), tendo dirigido o processo de criação do organismo em França e elaborado o dossier de reconhecimento e integração na rede internacional do WorldGBC. Ana foi também a representante dos negocios estangeiro do GBC França, representando a entidade no World GBC e na rede Europeia de GBCs. Entre 2012 e 2014, Ana Cunha Cribellier foi: 

- Presidente da Comissão de Analise Estratégica Internacional em Sustentabilidade do GBC França;
- Presidente da Comissão de Politicas Ambientais (Policy Taskforce) da rede Europeia do World GBC;
- Membro do Comité de Pilotagem (Steering Committee) da rede europeia du World GBC ;
De 2010 a 2013, Ana também representou a rede internacional SBA no Programa Ambiental das Nações Unidas, nomeadamente na Iniciativa Climatica e dos Edificios Sustentaveis (UNEP-SBCI), tendo presidido o Comité de Pilotagem (SB Index Steering Committee) em 2012-2013, para o desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade para politicas governamentais e edificios. Em 2008, Ana Cunha participou activamente como Observadora na redação do relatorio “Indicadores de Sustentabilidade” na Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP-SBCI / FI).

Vera Regina Tângari

UFRJ

Arquiteta e urbanista, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada desde 1994 no Departamento de Projetos de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura-PROARQ e coordena o Grupo de Pesquisas Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro. É Doutora em Arquitetura e Urbanismo – FAUUSP 2000, Mestre em Planejamento Urbano – University of Michigan 1983.

Beatriz Mateus Pereira

Centro Juvenil São Pedro

Mestre em Políticas Sociais, Especialista em Gestão de Políticas Sociais, Socióloga, Professora Assistente da Faculdade Redentor, Professora da SEDUC-RJ e Gerente Socioeducativa Pastoral da ISJB – Centro Juvenil São Pedro.

Prof. M.Sc Mário Márcio Santos Queiroz

ISECENSA

Arquiteto e Urbanista (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza, 1982). Especialista em Sociologia Urbana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, 1994). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal Fluminense/UFF, 2011). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal Fluminense/UFF, 2012/2016).
Pesquisador do Grupo de Pesquisa da UFF, intitulado “Transformação, Integração e Gestão do Território Urbano”; Investigador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – CIAUD, da Universidade de Lisboa – ULisboa – Portugal. Professor da disciplina de Projeto Integrado 1 em AUP - foco em Habitação de Interesse Social, nos Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA, Campos dos Goytacazes (RJ).
Atuação como professor na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no período de 2008 a 2010, tendo ministrado a disciplina de Projeto de Arquitetura com ênfase em Habitação Popular; Ex-consultor do Food and Agriculture Organizations of the United Nations – FAO/ONU. Delegado e coordenador na IV Conferência Nacional das Cidades – Ministério da Cidade.
Publicações: Capítulos de livros, artigos em periódicos e em anais de congressos, no Brasil e exterior. Áreas de atuação: Planejamento Urbano e Regional e Gestão Habitacional de Interesse Social

Carlos Murdoch Fernandes

m++ architectural network

Arquiteto e Mestre pela UFRJ. Professor da Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação da Escola de Economia da UFRJ – sustentabilidade na Construção Civil, Curso de Sustentabilidade na Habitação Popular (Ministério das Cidades/UFRJ) e na graduação na UNESA, usualmente lecionando disciplinas relacionadas à sustentabilidade e à gestão. Promotor de diversas exposições relacionadas ao tema da arquitetura bioclimática, palestras e inciativas relacionadas à divulgação e ao incentivo das práticas sustentáveis, notavelmente na série de publicações da Eletrobrás /IAB-RJ (Caderno de Boas Práticas de Arquitetura – Eficiência Energética nas Edificações – conselho editorial) e do Comitê Técnico do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development). Diretor do escritório M++ Arquitetos com ênfase em projetos, consultoria e gestão.