Nesta edição serão oferecidas conferências, oficinas, feira de serviços e produtos para bibliotecas, comunicações científicas, visitas técnicas e apresentações culturais. Serão três dias de celebração, em comemoração aos 20 anos de  fundação da REDARTE/RJ.

Como a cooperação, o compartilhamento e a troca de experiências norteiam os objetivos da REDARTE, neste ano, no qual se comemora 20 anos de sua formação, a integração é o mote dos temas que serão abordados, e o evento terá por objetivo aprofundar a análise sobre Espaços culturais: reflexões sobre Biblioteca, Arte e Integração, tendo como eixos temáticos:

1. Atividades socioculturais em Bibliotecas: integração entre unidade de informação e usuários.
2. Gestão de Bibliotecas de Arte e equipes multidisciplinares: integração entre a unidade de informação e sua equipe.
3. Os 20 anos da REDARTE: integração de bibliotecas e centros de informação em Arte.
4. Arquitetura de Bibliotecas: integração entre a unidade de informação e a comunidade.

 
Ementas
 
1.    Atividades socioculturais em Bibliotecas: integração entre unidade de informação e usuários.

Inserem-se neste eixo trabalhos que versem sobre a necessidade da inovação em unidades de informação, almejando novos usuários e procurando desenvolver produtos e serviços que aumentem a interação com o ambiente social.
Tendo em vista que o público de bibliotecas e centros de informação em Arte é muito diversificado - tanto pode ser o pesquisador, o estudante, o escritor, o artista, o curador, o crítico de arte, como qualquer indivíduo da sociedade que se interesse por cultura; os trabalhos que aqui se enquadram devem refletir sobre como as bibliotecas estão lidando com usuários distintos.
Como a biblioteca deve acompanhar a mudança dos tempos, tendo a grande oportunidade de evidenciar um espaço criativo e fundamental para introduzir novas formas de construção do conhecimento, em busca da integração entre a instituição e seus usuários, fazendo com que ela continue a ser um espaço de prazer e aprendizado.

2.    Gestão de Bibliotecas de Arte e equipes multidisciplinares: integração entre a unidade de informação e sua equipe.

Neste eixo devem se enquadrar os trabalhos que tratem do desenvolvimento de estratégias de colaboratividade entre unidades de informação e entre profissionais como bibliotecários, museólogos, arquivistas, historiadores, documentalistas e demais profissionais da informação, que passaram a se (re)unir por suas semelhanças para resolver de modo cooperativo os problemas que lhe são comuns, configurando o enriquecimento informacional em realidades híbridas, visando maior eficiência dessas unidades e dos profissionais que nelas atuam, além de destacar a importância da formação de equipes multidisciplinares e sua integração com a unidade de informação.

3. Os 20 anos da REDARTE: integração de bibliotecas e centros de informação em Arte.

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), foi criada em 8 de dezembro de 1995. Congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação de natureza pública, privada ou de economia mista, situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte. A REDARTE potencializa o compartilhamento e a cooperação e tem como missão promover  o uso da informação na área de Arte, contribuindo para o estudo e a pesquisa, além de fomentar a cultura por meio de soluções cooperativas entre bibliotecas e centros de informação. 
Neste tópico enquadram-se trabalhos que versem sobre a REDARTE em seus 20 anos de atuação. Propõe-se que as experiências apresentadas por redartianos, ex-redartianos, profissionais ou estudantes que já analisaram de alguma forma as práticas e atividades da REDARTE, sejam passíveis de servirem de modelo de aplicação para outras instituições.

4. Arquitetura de Bibliotecas: integração entre a unidade de informação e a comunidade.

Qual é o modelo ideal de espaço físico adequado às necessidades de uma biblioteca? Qual o impacto da arquitetura sobre o funcionamento da biblioteca e conseqüente integração com seus usuários? O design da biblioteca pode priorizar a gestão do acervo e/ou a funcionalidade para os usuários. Este é um tema que merece ser amplamente pesquisado e discutido, pois envolve vários aspectos que influenciam a rotina das unidades de informação.

 

Acompanhe as notícias do Seminário pelo Facebook:
https://www.facebook.com/events/1598065830464005/

#4seminarioRedarte ‪é a hashtag oficial do evento. Compartilhe!