Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Carolina dos Santos Jacob
Unesp
Graduada em Educação Física e mestra pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus Rio Claro. Foi bolsista SWE (Chamada CNPq 26/2021) na Novo Nordisk Foundation Center for Basic Metabolic Research - Universidade de Copenhague, sob supervisão do Prof. Dr. Atul Deshmukh, onde desenvolveu pesquisas relacionadas a microdissecação a laser e análise proteômica do tecido muscular, tendíneo e nervoso. Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação Biologia Celular, Molecular e Microbiologia (UNESP Rio Claro) sob supervisão do Prof. Dr. Adriano Ciena, com interesse nas áreas de microscopia, junção miotendínea, exercício excêntrico e proteômica.
Douglas Silva Domingues
ESALQ (USP)
Douglas S. Domingues é Professor Doutor na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP), área de Genética Molecular. Ele lidera um grupo de pesquisa focado em Genômica Comparativa de Plantas e Biologia Molecular. Sua pesquisa inclui a descoberta de genes envolvidos no metabolismo vegetal, a exploração das respostas do transcriptoma ao estresse abiótico, o estudo da evolução molecular de famílias de genes e genomas, e a investigação de elementos transponíveis e RNAs não codificantes. Ele adota uma abordagem interdisciplinar que integra Fisiologia Vegetal, Evolução Molecular, Bioinformática e Genética Molecular, com foco em plantas relevantes tanto para a agricultura como para a biodiversidade brasileira.
Ederio Dino Bidoia
Unesp
Graduado, mestre e doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-doutorados na University of California at Berkeley (EUA) e na University of Newcastle upon Tyne (Inglaterra), além de Livre Docência pela UNESP. Atualmente é Professor Titular na UNESP. Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas de impacto, diversos livros, incluindo um pela SpringerNature, mais de 40 capítulos de livros internacionais e quatro patentes. Recebeu prêmios da Fundação Banco do Brasil, Fundação Ford e BNDES. Com mais de 450 publicações no total, orientou mais de 50 alunos e coordenou diversos projetos científicos financiados. Colaborou com o Research Brazil-Ireland, Universidade de Linnaeus (Suécia), Petrobrás e Chemtura do Brasil. Atua em despoluição ambiental, biorremediação e tratamento de águas, com foco em processos eletrolíticos, fotocatalíticos e biodegradação.
Elton Luiz Scudeler
Unesp
Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2010), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo IBB/UNESP (2012) e doutorado em Biologia Geral e Aplicada (Biologia Celular Estrutural e Funcional) pelo IBB/UNESP (2016). Tem experiência didática na área de morfologia, atuando em temas de biologia celular, embriologia e histologia. Professor Assistente Doutor no IB-RC/ UNESP, atuando em linha de pesquisa com ênfase em Controle Biológico, Biopesticidas, Inseticidas sintéticos e sua compatibilidade com organismos não-alvos; Resposta Celular. Por meio da avaliação de órgãos-alvos, usamos a morfologia interna de insetos, imunocitoquímica, citoquímica ultraestrutural, ultraestrutura celular e biologia do desenvolvimento para as análises dos organismos modelo usados nos bioensaios.
Flávio Henrique Silva
UFSCar - São Carlos
Concluiu o doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo em 1996, sob orientação do Dr. Hamza El-Dorry. É Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, onde atua desde 1992. Atua na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular. É coordenador do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) e um dos coordenadores do grupo de pesquisa do "Bioquímica e Biologia Molecular". Coordena, no LBM, trabalhos em biotecnologia de plantas e insetos praga; celulases e glucosil hidrolases em geral; inibidores de proteases cistatínicas; proteases; metagenômica e prospecção de genes de interesse biotecnológico.
Geovanny Soares Pauferro Barroso
Unesp
Pesquisador de Pós-doutorado vinculado ao Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Clima (CbioClima) do Instituto de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Rio Claro. Recentemente atuou como pesquisador visitante na Zamorano Pan-American Agricultural School (2021-2022). Também foi pesquisador de Pós-doutorado no Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiróz" - ESALQ/USP (2019-2022). É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL. Possui Mestrado em Agricultura e Ambiente pela UFAL, Campus Arapiraca, e doutorado em Ciências (área de concentração em Entomologia) pela ESALQ/USP. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ecologia, Gestão Integrada de Pragas, Inimigos Naturais e Polinizadores, com ênfase em ecotoxicologia e análise de risco.
Jurandyr Pimentel Neto
Unesp
Atualmente doutorando no programa Ciências Biológicas "Biologia Celular, Molecular e Microbiologia" pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro - SP, possui o título de Mestre em Ciências Biológicas "Biologia Celular e Molecular" pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro - SP, Bacharel em Educação Física pela UNESP - Rio Claro-SP, atualmente integrante do Laboratório de Morfologia e Atividade Física (LAMAF) e do Laboratório de Anatomia Humana (LAH) na UNESP Campus Rio Claro - SP. Possui experiência na área de Morfologia, Anatomia Humana e Fisiologia Humana. Atua como pesquisador frente aos seguintes temas: Junção Miotendínea, Junção Neuromuscular, Sarcômeros em Séries, Músculo Estriado Esquelético, Células Perissinápticas de Schwann e principalmente na busca por Telócitos.
Lara Durães Sette
Unesp
Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela PUCCAMP (1993), Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Ciência de Alimentos (Microbiologia Aplicada) pela UNICAMP, além de Pós-doutorado (2004) em Caracterização de Comunidades Microbianas pela mesma instituição. Realizou treinamento na DSMZ, Alemanha (2008), em Operação e Gerenciamento de Coleções de Culturas Microbianas e obteve a Livre-Docência em Recursos Genéticos Microbianos pela UNESP (2018). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Biologia Geral e Aplicada da UNESP/Rio Claro, atuando em biodiversidade, bioprospecção e aplicação de microrganismos e enzimas de interesse ambiental e industrial, com ênfase em fungos marinhos e da Antártica. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq Biotecnologia Microbiana Marinha e Antártica e é Gerente Executiva do Biobanco Central de Recursos Microbianos da UNESP. Também atua na Sociedade Brasileira de Microbiologia e na Comissão de Biotecnologia da ABNT. Participou da XXXIII OPERANTAR (2015) e está entre os 10.000 top cientistas da América Latina pelo AD Scientific Index 2021.
Letícia Rocha Gonçalves
Unesp
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO (2014), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro/SP (2017) e é doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro/SP (2022). Parte da equipe técnica do Instituto Adolfo Lutz - Rio Claro/SP atuando em diagnósticos moleculares, imunocromatográficos, imunoenzimáticos e microbiológicos (2020 - 2024). No presente, é Bolsista de Pós-doutorado CNPq. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular, nos seguintes temas: Avaliação de mecanismos de citotoxicidade, genotoxicidade, qPCR e biotecnologia. Utilizando métodos alternativos como ferramentas experimentais, tais como cultivo de células animais e diferentes organismos de solo.
Maria Izabel Souza Camargo-Mathias
Unesp
Professora Titular da UNESP em Rio Claro, SP, graduou-se em Ciências Biológicas pela mesma universidade em 1983, e concluiu mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP em 1988 e 1993, respectivamente. Atualmente, é responsável pela disciplina de Histologia, além de lecionar outras disciplinas na graduação, como Histologia dos Sistemas e Revestimento, e Envelhecimento e Morte Celular. Na pós-graduação, coordenou por 10 anos o Programa de Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Sua pesquisa se concentra em Morfologia, com ênfase em Histologia, Microscopia Eletrônica e Biologia Estrutural. Os principais temas de estudo incluem ultraestrutura, histoquímica, morfo-histologia, toxicologia, sistemas glandular e reprodutor de insetos e carrapatos de importância médico-veterinária. Recentemente, tem investigado bioativos da saliva de carrapatos que inibem a proliferação de células tumorais, além de estudar bioativos de plantas e o uso de ozônio como potenciais acaricidas. Coordena o grupo BCSTM (Brazilian Central of Studies on Ticks Morphology), reconhecido nacional e internacionalmente por sua expertise em morfologia de carrapatos.
Mário Sergio Palma
Unesp
Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (1977), com mestrado (1980) e doutorado (1986) em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, e pós-doutorado em Química Bio-Orgânica pelo Instituto SUNBOR em Osaka, Japão (1994-1996). Atualmente é Professor Titular de Proteômica na UNESP. Especialista em Bioquímica de Macromoléculas, Química de Proteínas e Peptídeos, e Produtos Naturais de origem animal, com foco em espectrometria de massas de macromoléculas biológicas. Atua no estudo de toxinas de venenos de artrópodes peçonhentos, análises metabolômicas e proteômicas de secreções glandulares de insetos, e dinâmica estrutural de proteínas e peptídeos usando técnicas espectroscópicas. Foi presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia e da Sociedade Brasileira de Proteômica. Atualmente, é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas e do Núcleo Gestor do INCT iii/CNPq. Com cerca de 300 trabalhos publicados, orientou 17 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado e supervisionou 16 estágios de pós-doutorado. Recebeu a medalha BRMASS por sua contribuição à Espectrometria de Massas no Brasil. Atua como editor de várias revistas científicas, incluindo AMINO ACIDS e Frontiers in Plant Science.
Maurício Bacci
Unesp
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular, Molecular e Microbiologia, doutor em Ciências (Bioquímica) pela USP, Ribeirão Preto, e pós-doutor em Evolução Molecular pelo Marine Biological Laboratory, Woods Hole. É professor titular em Biofísica pela UNESP, Rio Claro, e sua pesquisa foca na simbiose e evolução, utilizando formigas cortadeiras e micro-organismos como modelos, além de técnicas de genômica, sistemática, filogenia e genética molecular. Coordenou importantes projetos de pesquisa nos programas Genoma e Biota da FAPESP, além de colaborações internacionais com a Universidade do Texas e a Universidade de Antioquia (Colômbia). No Instituto de Biociências da UNESP, ocupou cargos de liderança, como coordenador do curso de Ciências Biológicas, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, e presidente da Comissão de Pesquisa. Leciona disciplinas de Bioquímica na graduação e Genômica na pós-graduação, e é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 pelo CNPq. Também atuou como assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP e foi Coordenador Executivo do Programa UNESP-Capes-PrInt (2017-2020).
Paula Maria Moreira Martins
Unesp
Graduada em Ciências Biológicas (Unesp, 2001-2005), com mestrado em Microbiologia Aplicada (Unesp, 2007-2009) e doutorado na mesma área (Unesp, 2009-2013). Realizou pós doutorado na área de genética de bactérias (Instituto Agronômico, 2014-2020), com estágio no exterior pela Penn State University (2019). Tem experiência em microbiologia clássica e molecular. Trabalhou na startUp CiaCamp (2020-2023) do Instituto Agronômico, onde atua na transferência de tecnologia no setor agro e atualmente trabalha como técnica de nivel superior no Laboratório de Evolução Molecular da Unesp Rio Claro-SP.
Pepijn Wilhelmus Kooij
Unesp
Formado em Biologia (BSc) pela Wageningen University (2007), com mestrado (MSc) na mesma instituição (2009) e doutorado em Biologia - Ecologia e Evolução pela University of Copenhagen (2014). Atuou como pesquisador em início de carreira nos Jardins Botânicos Reais de Kew (2015-2020) e como Jovem Talento Pesquisador na UNESP - Rio Claro (2020-2023), com financiamento pelo programa CAPES-PrInt. Tem experiência em Ecologia, Evolução, Genômica, Filogenética, Micologia e Mirmecologia. Atualmente, possui bolsa FAPESP-JP na UNESP - Rio Claro, onde sua pesquisa foca na evolução das interações mutualísticas, especialmente na relação entre formigas que cultivam fungos e suas culturas fúngicas. Investiga a posição filogenética desses fungos na família Agaricaceae e compara os genomas de fungos simbióticos com seus parentes de vida livre. Suas áreas de especialização incluem filogenética e genômica comparativa. O projeto atual visa entender a manutenção de simbioses mutualísticas, com foco na regulação da assexualidade dos fungos cultivados pelas formigas, influenciada pela poliploidia e pela presença de micovírus, que podem castrar fungos cultivados. O projeto combina ferramentas de sequenciamento de alta capacidade com experimentos in vitro para correlacionar a diversidade genética dos fungos à sua eficiência como mutualistas e analisar como as formigas afetam a metilação de genes fúngicos, além de investigar o papel dos micovírus na assexualidade.
Vanessa Bellini Bardella
Unesp
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (2007), graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas-Unesp (2008), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Genética pelo Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas-Unesp (2010) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Genética pelo Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas-Unesp (2014). Atualmente é professor assistente doutor efetivo do Instituto de Biociências - IB UNESP Câmpus Rio Claro. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: triatomíneos, cromossomos holocêntricos, heterocromatina, citogenética e técnicas citogenéticas.
Associação de Pós-Graduandos (APG)
Unesp
A Associação de Pós-Graduandos do Campus de Rio Claro/SP, da UNESP, fundada em 11 de setembro de 2012, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sem filiação político-partidária, independente de órgãos públicos e governamentais e de duração ilimitada. Tem como intuito congregar e representar estudantes vinculados aos programas de pós-graduação da Unesp, campus de Rio Claro.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.