Horário: 17h30

Modalidade: Presencial

Local: Bloco “P” – Auditório Edson Rodrigues

 

Tema: "Crianças migrantes e sua integração nas escolas da região"

Considerando os movimentos migratórios recentes, sobretudo, a já consolidada rota de migração de haitianos, ganeses e venezuelanos pelo Sul do Brasil, que aqui se estabeleceram; e compreendendo que a inserção da criança migrante (nascida em outros países ou cujos pais nasceram) no ambiente escolar é um dos aspectos fundamentais de integração sociocultural das crianças e dos adultos que as acompanham, somado ao fato de ser um direito garantido, propomo-nos, nesta roda de conversa, ouvir, dialogar e refletir sobre os desafios que as crianças, seus acompanhantes adultos e a comunidade escolar na qual estão inseridas vêm enfrentando nesse processo, problematizando políticas públicas de integração possíveis.

Convidados/as:

Jordanes Fleurilet (estudante de Criciúma) - Representante das famílias migrantes de Criciúma;
Anthony Romeus (migrante haitiano e Professora de PLAc de Cricúma) - Representante das famílias migrantes de Criciúma;
Manuela Rossa de Souza - Representante da Secretaria de Educação de Criciúma e Mestranda do Programa em Educação Unesc;
Patrícia Vedana - Representante da Secretaria de Assistência Social de Criciúma;
Andreia de Lima - Representante da Secretaria de Educação de Cocal do Sul;
Junilus Jolivens - Representante das famílias migrantes de Cocal do Sul;
Johana Cabral - pesquisadora dos Direitos para as Crianças e Adolescentes Migrantes - Doutoranda em Direito UNISC;
Fernanda Paim - Doutoranda em Educação (PPGE/UNESC) e professora do curso de Pedagogia;
Charles Martins - Professor da Rede Pública Municipal -  EMEF Judite Duarte de Oliveira
Renata Zapelini dos Santos  - Professora da Rede Pública Municipal - EMEIEF Pascoal Meller

Mediação:

Profa. Dra. Ângela Cristina Di Palma Back (Docente PPGE/UNESC)

Profa. Dra. Janine Moreira (Docente PPGE/UNESC)

Profa. Ma. Dayane Cortez (Doutoranda PPGE/UNESC e professora de Português Língua de Acolhimento - PLAc)

Compartilhe!