Prezado/a,

A Comissão Organizadora do IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) comunica o cancelamento da cerimônia de abertura e a conferência do dia 23 de agosto de 2022, devido a impossibilidade por motivos de saúde da professora Dra. Teresa Cunha da Universidade de Coimbra em Portugal.

Sendo assim a cerimônia de abertura será realizada no dia 29 de agosto de 2022 com a primeira mesa redonda do evento.

Atenciosamente,

 

Comissão Organizadora do IV SECPE

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Conferência de Abertura | Online

Transmissão via canal da Unesc - YouTube

9h (Brasil) 13h(Portugal)

 

Tema: Quem pensa na educação quando temos que fugir da guerra?

Reflexões feministas sobre educação e deslocamentos forçados em contexto de guerra em Moçambique

 

Palestrante: Profa. Dra. Teresa Cunha (Universidade de Coimbra – Portugal)

Mediadora: Profa. Dra. Giani Rabelo (PPGE/UNESC)

 

Desde Outubro de 2017 que o norte de Moçambique, mais precisamente na província de Cabo Delgado que faz fronteira com a Tânzania, está em guerra. Cerca de um terço da sua população (800 000) teve que fugir dos seus locais de origem por causa da violência tendo-se refugiado no sul da província e nas províncias limítrofes onde a guerra ainda não chegou e estão em campos de refugiadas/os ou foram acolhidas por famílias e parentes. A grande maioria destas pessoas são mulheres e crianças (28% são mulheres adultas e 52% são crianças de ambos os sexos). A crise humanitária é enorme: mais de um milhão de pessoas está a necessitar de ajuda alimentar de urgência porque está em risco de vida. Os serviços públicos, escolas, hospitais, tribunais e outros, não conseguem responder às necessidades básicas das populações.  

Neste contexto, como pensar na educação? E que tipo de educação precisamos? Como podemos responder ao direito à educação?

A partir do trabalho desenvolvido junto com comunidades e famílias deslocadas em Cabo Delgado durante quatro anos e a partir de uma abordagem feminista, desenvolvo algumas reflexões sobre a educação e os movimentos migratórios forçados em contexto de guerra.

 

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