Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Marcelo Nudel
Ca2 Consultores Ambientais Associados
Arquiteto e urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), especialista em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil (Mackenzie, 2006) e pós graduado em Arquitetura Sustentável (Masters of Design Science: Sustainable Design) pela Universidade de Sydney, Austrália (2008).
Atuou como consultor em sustentabilidade de edificações na Arup, empresa global de engenharia e consultoria em Sydney na Australia por 5 anos. Atuou no processo de implementação da empresa no Brasil, coordenando projetos com significativa visibilidade.
É especialista na concepção de envoltórias de alto desempenho, integrando estratégias térmicas passivas, iluminação natural, desempenho energético e conforto térmico.
Esteve envolvido em projetos em países como Austrália, Cingapura, Espanha e Brasil. Marcelo atuou como consultor em sustentabilidade dos principais equipamentos das Olimpíadas Rio 2016 entre eles a Vila dos Atletas, o Centro Olímpico de Treinamento, o Centro de Mídia e o Velódromo, além de diversos edifícios corporativos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Lecionou como professor convidado nas Universidades de Sydney e New South Wales (Austrália).
Atualmente leciona em curso de pós- graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Participou como palestrante de diversos congressos no Brasil e Austrália, tendo produzido artigos técnicos em publicações nacionais e internacionais.
Membro do comitê técnico para elaboração do Referencial Casa GBC Brasil para edifícios residenciais verticais.
É sócio-fundador da Ca2 Consultores Ambientais Associados, empresa de consultoria e gestão de projetos sustentáveis, eficiência energética e conforto ambiental.
Informações adicionais e histórico como Palestrante: www.marcelonudel.com
Luiz Augusto Contier
Contier Arquitetura
Graduado e pós-graduado pela FAUUSP. Dedicou-se por 30 anos ao magistério, por 24 anos à direção de cursos de arquitetura e por 14 anos como vice-presidente, conselheiro e presidente do conselho da AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Atualmente dedica-se há 36 anos à profissão de arquiteto e à Contier Arquitetura, há 15 anos à implantação e divulgação do BIM e há mais de 20 anos à regulamentação da profissão (CREA, CBA, CAU). É conselheiro da FIESP, da AsBEA e do CAUBR. Foi usuário pioneiro do Revit no Brasil, tendo desenvolvido entre outros, o do projeto executivo do Edifício Sede da Petrobrás em Santos. É uma referência na área de BIM no Brasil.
Carlos Murdoch Fernandes
m++ architectural network
Arquiteto e Mestre pela UFRJ. Professor da Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação da Escola de Economia da UFRJ – sustentabilidade na Construção Civil, Curso de Sustentabilidade na Habitação Popular (Ministério das Cidades/UFRJ) e na graduação na UNESA, usualmente lecionando disciplinas relacionadas à sustentabilidade e à gestão. Promotor de diversas exposições relacionadas ao tema da arquitetura bioclimática, palestras e inciativas relacionadas à divulgação e ao incentivo das práticas sustentáveis, notavelmente na série de publicações da Eletrobrás /IAB-RJ (Caderno de Boas Práticas de Arquitetura – Eficiência Energética nas Edificações – conselho editorial) e do Comitê Técnico do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development). Diretor do escritório M++ Arquitetos com ênfase em projetos, consultoria e gestão.
Norton Ficarelli
Instituto Pedra (Vila Itororó)
Formado em Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, com Master em Gestão Cultural na Universitat de Barcelona, já trabalhou em diversas áreas da comunicação em instituições como Osesp, Cisne Negro Cia. de Dança e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Trabalha na área do patrimônio histórico desde 2011, passando a integrar a equipe do Instituto Pedra na elaboração e execução de projetos culturais.
A Vila Itororó, localizada na encosta do Vale Itororó - São Paulo/SP, é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer. Foi tombada como patrimônio pelo CONPRESP em 2002 e pelo CONDEPHAAT em 2005. A restauração da vila foi iniciada em 2013 através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Instituto Pedra.
O Instituto Pedra é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão realizar intervenções e leituras que valorizem o patrimônio cultural, gerando conhecimento com enfoque integrado, considerando as suas dimensões simbólica, material e territorial. Enquanto realiza os levantamentos arquitetônicos do conjunto da Vila Itororó, projetos complementares e a execução das obras de restauro, o Instituto Pedra abriu o canteiro de obras, com o objetivo de compartilhar o conhecimento gerado no local e de debater coletivamente os seus usos futuros. A ideia é revelar o próprio processo da obra e imaginar os usos futuros da Vila a partir das experimentações e debates públicos que acontecem hoje, no presente. Trata-se de uma ação integrada na medida em que envolve a participação de ex-moradores da Vila, moradores do entorno, artistas, pesquisadores, arquitetos e trabalhadores da obra.
Informações retiradas do site: www.vilaitororo.org.br
Danilo Eric dos Santos
USINA - CTAH
Arquiteto e Urbanista, graduado em 2011 pela Universidade de São Paulo - Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU - USP). Trabalhou com Direção Técnica, Direção de Palco e Direção de Arte no teatro. Desde 2013 é integrante do corpo técnico da Usina - CTAH. Desde 2015 é professor substituto no IFSP - campus São Paulo.
Ricardo Cardim (PALESTRANTE CANCELADO)
Cardim Paisagismo
Botânico, Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Apresenta um trabalho inovador em áreas verdes urbanas, resgatando a natureza original através de projetos e implantação de Paisagismo Sustentável. Suas pesquisas em biodiversidade nativa resultaram na criação das três primeiras reservas públicas naturais de Cerrado da cidade de SP, em um total de 33.090 m², sendo por isso indicado "Empreendedor de Futuro" pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab (Suiça) e condecorado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pela Câmara Municipal. Também é responsável pelo curso de Paisagismo Sustentável do Green Building Council Brasil, consultor desde 2013 da Rede Globo São Paulo como “Dr. Árvore” e desde 2011, colunista semanal de Meio Ambiente na Rádio Estadão. Escreve o Blog “Árvores de São Paulo”, atualmente com mais de 3 milhões de acessos. Foi curador na exposição permanente “A Casa e a Cidade” do Museu da Casa Brasileira sobre o território natural da cidade de São Paulo. Com o objetivo de resgatar os biomas nativos dentro da escala urbana, criou a técnica "Floresta de Bolso®", aplicada em áreas públicas e privadas com a participação da comunidade em mutirão e apoiada por empresas e poder público.
Ricardo Lopes de Freitas
onBIM
Eletrotécnico. Especialista em Dynamo, iniciou Bacharelado em Matemática pela UFPE e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), Introduction to Computer Science and Programming Using Python e Introduction to Computational Thinking and Data Science. Fundador da empresa onBIM - Technology incubada no Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. Desenvolvedor de soluções em programação para o Autodesk® Revit® utilizando Dynamo e Python. Consultor de soluções BIM e pioneiro no ensino de Design Generativo no Brasil.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.