Andre Luiz Carneiro de Araujo

Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado profissionalizante em computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e doutorado em engenharia de teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - onde atua também nos cargos de chefe de departamento de inovação, orgão vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e coordenador do laboratório de Inovação Tecnológica - LIT, laboratórios doIFCE em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de telecomunicações, informática e automação e controle. Tem ampla experiência na coordenação e execução de projetos de P&D nas seguintes áreas: Telemetria; Redes de Sensores Sem Fio; Sistemas Embarcados; Comunicações de dados, entre outros.

Eduardo Andrade Bemfica

Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT (2016). Especialista em "Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica" pela UFPE (2015) e em "Planejamento e Gestão Pública" pela FCAP/UPE (2013). Graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE (2004) e em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2002). É servidor público concursado desde 2007 no cargo de Analista em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Exerce desde 2011 a função de Chefe da Representação Regional do INPI em Pernambuco.

Maria das Graças Ferraz Bezerra

FORTEC/PROFNIT

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, área de concentração Antropologia. Analista em ciência e tecnologia sênior do Museu Paraense Emílio Goeldi/MCTI. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, principalmente nos seguintes temas: Amazônia, conhecimentos tradicionais, inovação e transferência de tecnologia, biodiversidade e biotecnologia. Coordenadora para a Região Norte do Forum de Gestores de Inovação Tecnológica (FORTEC 2010~março 2012). Membro do Conselho Técnico-Cientifico do Museu Paraense Emílio Goeldi (2008~2010). Chefe da Estação Científica Ferreira Penna no período 2009~2013 (Portaria MCT 944/2009). Membro do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caxiuanã, no período 2009~2013.Coordenadora do Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica Amazônia Oriental MCTI (REDENAMOR). Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental, do Museu Goeldi, a partir de 01 de fevereiro de 2012 designada pela OI 004/2012. Professora colaboradora do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (BIONORTE), disciplina Bionegócios e Marcos Regulatórios em Biotecnologia. Orientadora de doutorado no referido curso. Diretora Técnica da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) gestão 2014~2016. Representante do FORTEC na Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT. Membro titular do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPa).Membro do Comitê Gestor de Inovação do MCTI, Portaria no. 01, 2015 MCTI. Membro do Conselho Técnico Científico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) - Portaria MCTI no. 666, de 5 de agosto de 2015. Professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/FORTEC).

Carlos Rafael Souza Cointeiro

SEBRAE

Administrador e Especialista em Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica em Arranjos Produtivos Locais pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Analista Técnico do SEBRAE. Experiência profissional em empresas de Telecomunicações, Agroindústrias e Instituição Governamental atua nas áreas de material, comercial, jurídica, projetos de viabilidade econômica e desenvolvimento local sustentável.

Cristina Quintela

FORTEC / UFBA

Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella se formou em 1983 bacharel em Física (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1985 mestre em Físico-Química (Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1993 doutora interdisciplinar em Ciências Moleculares (University of Sussex, UK) e tem diversas capacitações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PI e TT) pela OMPI e INPI. É Prof. Titular da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o LabLaser/IQ/UFBA desde 1994, e atua principalmente em: dinâmica e cinética molecular; espectroscopias; interfaces; biotecnologia, produção e transporte de petróleo; CO2; instrumentação; Seu grupo ganhou o Prêmio Petrobrás de Tecnologia 4 anos consecutivos (2003 a 2006) em três temas distintos e o Prêmio Inventor Petrobras em 2008 e 2010. É inventora de 38 patentes, sendo 4 internacionais pelo PCT/INPI/OMPI, e 2 concedidas na Grã-Bretanha e Rússia. Várias tecnologias que desenvolveu são já inovação tecnológica sendo utilizadas pela sociedade por exemplo pelas empresas QUIMIS, PETROBRAS, COSERN, e outras mais novas de base tecnológica atuando, por exemplo no EMBRAPII. No momento está Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2 - CA 98 - Programa das Áreas Tecnológicas de Química e Geociências. Tem atuação em negociação; prospecção tecnológica; PI e TT, implantou e coordenou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na UFBA (2005 a 2014), foi a primeira Coordenadora de Inovação da UFBA (2010 a 2014) e coordena desde 2004 a Rede NIT-NE que compreende 52 instituições dos 9 estados do NE do Brasil e de outros estados. Está Presidente do FORTEC (Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia). Orientou ou orienta mais de 23 DR, 24 MS, 101 IC e 72 orientações tecnológicas (ITI e DTI), além de mais de 10 anos de supervisões de pós-doutoramento. Possui 21 anos de experiência na coordenação de projetos individuais (CNPq), institucionais (PIBIC/UFBA, Núcleo de Propriedade Intelectual UFBA-UFPb-UFS-CEFETBA) e interinstitucionais (PADCT3, CYTED/LCDs, CTPetro/CNPq, CTPetro/FINEP, CTHidro/FINEP, CTInfra/FINEP, TIB/Verde e Amarelo/CNPq), participou da elaboração e do Comitê Gestor do PRODOC multi-institucional da Bahia, Coordenou o PIBIC institucional. Dentro da rede NIT-NE foi e é responsável junto ao CNPq por mais de 180 bolsas DTI e ITI dos bolsistas atuantes em cada NIT sob orientação imediata dos Coordenadores de NITs, estando no momento mais de 20 vigentes do CNPq e de outras fontes. Idealizou e coordenou a criação do SISBIC UFBA - Sistema de Avaliação de Mérito das Bolsas de Iniciação da UFBA que é utilizado até hoje. 

Genésio Gomes da Cruz Neto

UPE

Professor apaixonado por música, empreendedorismo, educação e aventuras; Idealizador do Células Empreendedoras: projeto prêmio Educação Transformadora da Rede Global do Empreendedorismo; Doutor em Computação (pelo CIN/UFPE), professor de empreendedorismo da Universidade de Pernambuco (UPE) e Curador de conteúdo de Empreendedorismo da Campus Party, ; Nas horas vagas, percussionista do maracatu Cabra Alada.

Fabiano Ribeiro

Gerente Tecnologia da Informação e Comunicação - "Business Partner" - GRUPO JD

MBA em Gestão e Estratégia Empresarial - UNINASSAU

Bacharelado em Eng. de Alimentos, Universidade Federal de Lavras - MG     -    Experiência Profissional     -   Agricultura Digital e Decisão; Modelagem de Processos de Negócio e Agro; Implantação de Sistemas de Gestão (Campo, Packing House, Rastreabilidade e Rotulagem); AgBusiness Intelligence; utilização de IoT na Gestão de Processos Agrícolas; Ferramentas e Metodologia de Gestão Integrada Produtividade e Qualidade; Automação de Processos de Gestão de Mão de Obra e Maquinários Agrícolas (Pulverização e Adubação); Sistemas de Performance e Rendimento Utilizando RFID; Sistemas de Informação Geográfica; Simulação de Processos de Transferência de Calor e Massa Via CFD e Sistemas Operacionais em Código Aberto.

Luciano Arcanjo

Gerente Corporativo RH e Serviços - GRUPO JD

MBA em Gestão Sistemas Agroindustriais, UNIVASF-BA  -

MBA em Gestão de Pessoas, FGV-SP    -   

Extensão em Varejo, FIA USP-SP    -   

Bacharel em Administração pela UNIESP/HOYLER-SP.   

"Experiência Profissional"  -  Processos contábeis, financeiros, jurídicos e de recursos humanos generalista desenvolvidos no Grupo Carrefour Brasil e Apoio e Consultoria Empresarial( Grupo JD ). 

Ana Carine Saraiva

Escritório Antônio Mello Advogados Associados

Advogada associada do escritório Antônio Mello Advogados Associados. Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Pós-graduanda em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. Integrante do grupo de pesquisa e extensão Economia Circular Inovação e Sustentabilidade - ECIS. Integrante do Grupo de Pesquisa Tutela dos Interesses Difusos - GPID/UFPE.

Gesil Sampaio Amarante Segundo (FORTEC)

UESC

Diretor-Técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Plasmas e Descargas Elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: plasmas, antenas de rf, aquecimento e geração de fluxos por ondas de Alfvén, Computação de Alto Desempenho e Políticas Públicas de CT&I. É Coordenador de Transferência de Tecnologia do NIT-UESC, representante das ICTs da Bahia na Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Bahia (RePITTec), Presidente interino do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia.

Letícia Piancastelli Siqueira Brina

Ministério do Meio Ambiente

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010).

Atualmente é Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Coordenadora na equipe da Coordenação-Geral de Inteligência e Gestão da Informação, do Departamento de Apoio ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético

Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Evolutiva e de Populações, atuando principalmente nos seguintes temas: genética de populações, filogeografia, acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios derivados de sua utlização.

Samuel Mesquita de Melo Junior

INSET SOLUTION

Formado em Gestão de Tecnologia da informação, atua a mais de 10 anos na área educacional com foco em formação profissional e desenvolvimento de projetos em educação tecnológica. Atuou como educador pedagógico, na formação de professores e gestores em educação tecnológica e preparação de equipes par torneios de robótica no estado de Pernambuco pela empresa ZOOM EDUCATION, primeira representante da LEGO EDUCATION no Brasil. Gerente de projetos na empresa DULINO com foco em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais e implantação de projetos de educação tecnológica através da robótica em escolas públicas e privadas. Atualmente Diretor Executivo na empresa INSET SOLUTION.

Marcel Burkhardt Costi

Torres Gadêlha & Costi Advogados

Advogado, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Graduação Legal Master (L.L.M.) em Direito Corporativo pelo IBMEC-RJ e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuante nas áreas de Direito Tributário e Empresarial, com foco em Startups, micro e pequenas empresas.

Sandra Carvalho Tavares

SEBRAE

Administradora de empresas, Técnica em Química,l cursando Especialização em Gestão da Micro e Pequenas Empresas Pela Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil. Atualmente Analista do Sebrae nas orientações  a pequenos negócios, atuando nas áreas de Gestão de Negócios, Modelagem de novos Negócios e Inovação – Sebraetec. Atuou também no segmento industrial químico nas organizações BSC - Bahia Specialty Cellulose, Unigel plásticos – Policarbonatos, JMacêdo – Alimentos na área de Qualidade e Pesquisa para obtenção de padronização da produção em acordo com parâmetros técnicos exigidos pelos órgãos de controle internos e externos.

GUSTAVO F. R. SARAIVA

Stresscan

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, UNESP-Botucatu; Mestre em Botânica, UNESP-Botucatu; Doutor em Agronomia, UNOESTE – Presidente Prudente. Experiência profissional: Professor de Biologia (ensino médio e superior) desde 2013; CEO da Agricolaris Agro Consultoria (desde 2016), startup de consultoria agrícola que alia pesquisa cientifica a inovação! CEO da STRESSCAN (desde 05/2017), startup que oferece soluções tecnológicas para resolver os problemas da agricultura, entendendo as plantas!

Conquistas da STRESSCAN até o momento: Vencedora do 1º Startup Weekend Prudente; Selecionada para a Fase I do programa de aceleração InovAtiva Brasil; Pré-selecionada para o programa de aceleração Quintessa; Pré-selecionada para o programa de aceleração AHK Startups Accelerator; Finalista do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups.