Histórico do V Seminário Internacional de Defesa Cibernética

Em resposta a Estratégia Nacional de Defesa, que designou a responsabilidade do setor cibernético ao Exército Brasileiro, o Estado-Maior do Exército organizou o I Seminário de Defesa Cibernética no ano de 2010, como primeira iniciativa em se discutir os rumos do Setor.

No ano de 2011, o Centro Integrado de Telemática do Exército organizou o II Seminário de Defesa Cibernética, com o foco em alinhar a política do setor no espectro das possibilidades tecnológicas existentes.

Em 2012, já sob organização do recém ativado Centro de Defesa Cibernética, foi realizado o III Seminário Internacional de Defesa Cibernética, o primeiro com a participação de palestrantes internacionais de renome.

O Evento mais recente foi o IV Seminário Internacional de Defesa Cibernética, realizado em 2015 na cidade de Foz do Iguaçu-PR, organizado em parceria com a Hidrelétrica Binacional Itaipu. Neste evento foram representados diversos setores das Forças Armadas, empresas afetas à área de Segurança e Defesa Cibernética, nacionais e estrangeiras; entidades de estudo e pesquisa civis, como a UNB (Universidade de Brasília).

O V Seminário Internacional de Defesa Cibernética foi realizado nos dias 1 a 3 de agosto de 2017, em Brasília/DF, no auditório do Comando Militar do Planalto (CMP). A organização do evento ficou a cargo do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber). O evento teve 360 pré-incrições de diferentes perfis, tais como: militares, pesquisadores, alunos, professores, profissionais, empresários e interessados na temática do evento.