REGULAMENTO 2025
5ª Ultramaratona Internacional de Natal - RN
5° Ultramaratona Internacional de Natal - RN.
1.1 A competição será realizada nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2025, na pista de atletismo do CAIC- Lagoa Nova. Centro de atenção integrada à criança, situado na Av. Jerônimo Câmara, 1749 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59063-100, podendo, no entanto, ser cancelada se condições de catástrofe colocarem em risco a integridade física de participantes e organizadores.
1.2 A organização do evento seguirá as normas da Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt e da Federação Norte Rio-grandense de Atletismo - FNA.
2. A prova:
5° Ultramaratona Internacional de Natal-RN acontecerá em pista oficial de atletismo, com as modalidades: 48 horas/ 24 horas / 12 horas / 6 horas / 100km / 50km
2.1 Na classificação GERAL masculino e feminino, serão declarados vencedores os 5 (cincos) primeiros atletas que percorrerem a maior distância no tempo de 48 horas, 24 horas e 12 horas e 6 horas.
No caso dos 50km e dos 100km, serão declarados vencedores os 5 primeiros atletas que cumprirem as respectivas distâncias no menor tempo.
3. Data e horário de largada das provas:
48 horas: Largada às 7h – Data: 2/05/2025;
12 horas: Largada às 16h – Data: 2/05/2025;
100km: Largada às 16h – Data: 2/05/2025;
24 horas: Largada às 7h – Data: 3/05/2025;
50km: Largada às 16h – Data: 3/05/2025
6 horas: Largada às 16h – Data: 3/05/2025
O evento terá início às 7h do dia 02/05/2025, com término impreterível às 7h do dia 04/05/2025.
4. Participantes
4.1 Poderão participar do evento de acordo com a NORMA 12 da CBAt, pessoas maiores de 20 anos de idade, de qualquer nacionalidade, que cumpram as exigências deste regulamento.
4.2 Por tratar-se de uma prova de alto desgaste físico, a organização do evento entende que os atletas inscritos têm total conhecimento dos riscos a que estão expostos e, assim, devem apresentar atestado médico e assinar o termo de responsabilidade da ficha de inscrição no qual isentam a organização de qualquer obrigação sobre possíveis danos à sua saúde.
4.3 Na retirada do kit do evento, o atleta deverá apresentar atestado médico e o termo de responsabilidade assinado, declarando estar em perfeitas condições físicas e mentais para participar da competição.
4.4 Eventuais despesas médicas e hospitalares, resultantes do desgaste físico dos atletas na competição, deverão ser custeadas pelo próprio participante.
4.5 Poderá haver exame antidoping e qualquer atleta poderá ser submetido a ele. As regras gerais sobre o exame estão disponíveis no site da CBAt (http://www. cbat.org.br/antidopagem).
4.6 Não será permitida a participação de pace durante a prova.
5. Inscrições e valores
Modalidade 48 horas;
5.1 Valor: 1° LOTE, R$ 800,00 oitocentos reais de 14/09/2024 até 31/01/2025 ou até encerrarem as vagas.
Valor 2° LOTE, R$ 850,00 oitocentos e quarenta reais de 1/02/2025 até 10/04/2025 ou até encerrarem as vagas.
Modalidade 24 horas;
5.2 Valor: 1° LOTE, R$ 450,00 quatrocentos e cinquenta reais de 14/09/2024 até 31/01/2025 ou até encerrarem as vagas.
Valor 2° LOTE, R$ 500,00 quinhentos reais de 1/02/2025 até 10/04/2025 ou até encerrarem as vagas.
Modalidade 12 horas;
Valor 2° LOTE, R$ 400,00 quatrocentos reais de 1/02/2025 até 10/04/2025 ou até encerrarem as vagas.
Modalidade 100Km;
5.4 Valor: 1° LOTE, R$ 350,00 trezentos e cinquenta reais de 14/09/2024 até 31/01/2025 ou até encerrarem as vagas.
Valor 2° LOTE, R$ 400,00 quatrocentos reais de 1/02/2025 até 10/04/2025 ou até encerrarem as vagas.
Modalidade 50Km;
5.5 Valor 1° LOTE, R$ 300,00 trezentos reais de 1/02/2025 até 11/03/2025 ou até encerrarem as vagas.
Valor 2° LOTE, R$ 350,00 trezentos e cinquenta reais de 11/03/2024 até 10/04/2025 ou até encerrarem as vagas
Modalidade 6 hora;
5.6 Valor 1° LOTE, R$ 300,00 trezentos reais de 1/02/2025 até 11/03/2025 ou até encerrarem as vagas.
Valor 2° LOTE, R$ 350,00 trezentos e cinquenta reais de 11/03/2024 até 10/04/2025 ou até encerrarem as vagas
5.7 As inscrições para o evento poderão ser feitas até 10 de abril de 2025 ou até que seja atingido o número máximo de participantes determinado pela organização.
5.8 As inscrições serão realizadas através do site:https://doity.com.br/4-edicao-ultramaratona-24-horas-da-cidade-do-natal com preenchimento do formulário de inscrição e pagamento via boleto/cartão de credito ou pix. (As inscrições pelo site serão cobradas a TAXA DE SERVIÇO)
5.9 As inscrições também poderão ser realizadas através do WhatsApps: (84) 99104-7954 Prof. Alexandre Dantas.
- Somente o pagamento garante a inscrição, portanto, ao ser atingido o número máximo de participantes, as inscrições encerram automaticamente.
- O valor da inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.
- Atletas com mais de 60 anos de idade, terá direito a 50% de desconto no valor final da inscrição.
6. Programação do evento
• 14 de setembro de 2024 a 10 de abril de 2025 – período de inscrições;
• 1 de maio de 2025 - das 09h às 19h retirada de kit e entrega do atestado médico e termo de responsabilidade no local do evento;
• 1 de maio de 2025 - às 17h Congresso Técnico, na pista de atletismo ou de forma virtual;
• 2 de maio de 2025 – 7h – largada da prova 48 horas;
• 2 de maio de 2025 – 16h – largada da prova 100km;
• 2 de maio de 2025 – 16h – largada da prova 12 horas;
• 3 de maio de 2025 – 7h – largada da prova 24 horas;
• 3 de maio de 2025 – 16h – largada da prova 6 horas;
• 3 de maio de 2025 – 16h – largada da prova 50km;
• 4 de maio de 2025 – 7h – encerramento geral da competição;
• 4 de maio de 2025 - 08h00 – cerimônia de premiação 48h e 24h;
• Cerimônia de premiação 12h e 100km a definir;
• Cerimônia de premiação 6h e 50km a definir.
7. Elementos de identificação do atleta (número e chip)
7.1 Cada atleta receberá dois números que deverão ser fixados na parte frontal e posterior da sua vestimenta e com o qual será identificado pela organização. Sendo respeitada a colocação do número oficial, o atleta poderá utilizar o espaço das suas vestimentas para exibir seus apoiadores/patrocinadores individuais.
7.2 Não será permitido que os atletas inscritos corram sem camisa.
7.3 Além disso, cada participante receberá dois chips eletrônicos, intransferível, que deverá ser utilizado durante toda a corrida. A colocação inadequada do chip ou o não uso do acessório acarretarão o comprometimento do registro das voltas realizadas pelo atleta na pista. Por sua vez, o uso indevido do chip poderá causar a desclassificação do atleta.
7.4 Todos os participantes se comprometerão a respeitar rigorosamente este artigo sob pena de desclassificação sumária.
8. Controle e aferição
8.1 A cronometragem do evento será efetuada com chip eletrônico de alta precisão, que fará a coleta de dados através de antena ou tapete identificador. O posto de controle da prova estará localizado junto à passagem do pórtico de largada.
8.2 Os atletas não deverão permanecer na área de controle da cronometragem, pois isso pode interferir no registro das voltas.
8.3 A cada duas horas, será alterado o sentido que os corredores se movimentam na pista, sendo essa alteração sinalizada por cones e aviso sonoro.
8.4 Ao se ausentar do percurso por mais de 10 minutos, o atleta deverá informar sua saída à organização e sua posterior entrada deverá acontecer no mesmo local onde saiu.
8.5 Uma equipe de saúde estará presente na pista. O número do atleta que receber atendimento será anotado pelo serviço médico, o qual informará à direção da prova o motivo do atendimento. Após ser avaliado pelo profissional médico, este irá decidir se o atleta poderá continuar no evento ou se será desclassificado por decisão médica. Se continuar na prova deverá retornar pelo mesmo local que saiu e seguindo o fluxo da pista.
9. Alimentação e hidratação
9.1 A organização da prova disponibilizará um ponto de apoio durante o percurso.
9.2 Serão servidos: água fresca e gelada, bebidas isotônicas, água de coco, café, sucos, refrigerantes e energéticos. Também serão oferecidas frutas (banana, laranja, melancia ou outras), azeitonas, salame, biscoitos, rapadura, doces, picolés, sorvetes, açaí entre outros.
Além disso, serão servidas quatro refeições.
• Primeira refeição - 12h: Peito de frango, ovo cozido, macarrão com molho (tomate ou bolonhesa) purê de batata.
• Segunda refeição - 18h: Peito de frango, ovo cozido macarrão com molho (tomate ou bolonhesa) purê de batata
• Terceira refeição - 0h: sopa de carne e legumes.
• Quarta refeição - 4h: café, pão, bolos, biscoitos doces e salgados.
Observação: No momento da inscrição será disponibilizado um campo para sujestão de alimentação que atleta gostaria de se alimentar no dia da prova. A organização poderá acatar a sujestão ou não.
9.3 Cada atleta será responsável pelo controle da sua alimentação e hidratação. Qualquer outro tipo de alimento que desejar consumir deverá ser providenciado pelo próprio atleta.
9.4 Somente os atletas devidamente inscritos no evento e que portarem seus números de identificação serão atendidos pela organização nas barracas de alimentação e hidratação.
10. Assistência médica
Terá no local do evento, ambulância para qualquer eventualidade. Somente para primeiros socorros.
10.1 Em caso de emergência o atleta será encaminhado para o hospital público da cidade do Natal-RN. Em caso de constatar que o atleta não está em condições de seguir na prova, o atleta deverá respeitar a decisão da organização, e dos socorristas.
11. Abandono
11.1 Se o atleta for afastado da prova por decisão médica, terá seus chips eletrônico retirados pela organização. Em caso de abandono voluntário, o atleta deverá entregar a um fiscal da prova seu número de identificação e o chip eletrônico.
11.2 Uma vez ocorrido o abandono voluntário ou por razões médicas, o atleta não poderá retornar à prova. O resultado final do atleta que abandonar a prova, voluntariamente ou por razões médicas, será a metragem válida até o momento de saída da competição.
12. Estrutura e uso do espaço
12.1 As tendas e barracas dos atletas poderão ser colocadas em espaços exclusivos destinados pela organização.
12.2 APOIO e TREINADORES dos atletas.
- Será limitado dentro da área do evento a entrada de somente 2 (dois) apoios por atleta.
- Os apoiadores não poderão, em hipótese alguma, entrar nas raias 1, 2, 3, e 4 para entregar alimentos aos seus atletas.
- O apoio somente poderá ser feito pelo lado externo da pista, nas raias 5 e 6.
- O apoio/treinador, não poderá permanecer na pista após a entrega de algo para seu atleta.
- O apoio/treinador; não pode entrar na pista para fotografar e filmar o atleta. Poderá ser feito fora da pista.
- O apoio/treinador, deve respeitar a área de apoio: 50m demarcado por bandeiras início/fim desse espaço.
- Não é permitido ao APOIO consumir a alimentação e hidratação da prova, sendo essas exclusivo para os ATLETAS.
12.3 A organização da prova disponibilizará banheiros próximos à pista, tenda de alimentação/hidratação.
12.4 Em função das particularidades do local não é permitido:
13. Kit do atleta
O kit do atleta será composto por camiseta personalizada e outros itens que poderão ser ofertados pelos apoiadores.
13.1 A retirada do kit deverá ser feita pelo próprio atleta ou qualquer outra pessoa, desde que apresente comprovante de pagamento da inscrição, documento com foto e termo de responsabilidade assinado.
14. Medalha e certificado
Cada participante inscrito que concluir sua prova receberá uma medalha. Aos concluintes também serão enviados seus respectivos certificados com as informações do evento e seu resultado.
15. Premiação
MODALIDADE 48h,24h,12h,6h, 100km e 50km.
15.1 Haverá premiação com troféus para os cinco primeiros colocados, geral masculino e geral feminino.
15.2 Também haverá premiação com troféu para as faixas etárias (masculino e feminino), considerando-se a idade completada no ano de 2025, conforme critério da CBAt, independente do dia e do mês em que nasceu.
15.3 As faixas etárias são: 20-29 anos, 30-39 anos, 40-44 anos, 45-49 anos, 50-54 anos, 55-59 anos, 60-64 anos, 65-69 anos e 70 anos ou mais.
15.4 Serão premiados, no máximo, três atletas por sexo/faixa etária, ficando excluídos da premiação por faixa etária os atletas premiados na categoria geral.
15.5 Nas modalidades 50km e 100km, para ter direito a premiação geral ou por faixa-etária o atleta precisa cumprir a distância de 50km em no máximo 06h00 e 100km em no máximo 12h00.
16. Viagem e hospedagem
A organização do evento não se responsabilizará pelo deslocamento do atleta até o local da prova e sua hospedagem. A programação e os custos para tal são de responsabilidade de cada participante.
17. Direitos de imagem
19.1 A organização terá o direito exclusivo de uso das imagens do evento.
19.2 Ao se inscrever no evento, o participante afirma que disponibiliza à organização o direito de uso do seu nome e da sua imagem individual e coletiva para tudo aquilo que se refere à sua participação no evento, incluindo uso comercial.
18. Normas do evento
18.1 O evento será regido pelo presente regulamento e, ao se inscrever na prova, o atleta confirma que está de acordo com as regras determinadas pela organização, as quais constam neste regulamento.
18.2 A organização poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, alterar este regulamento, total ou parcialmente.
18.3 Atletas que estão suspensos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem
- ABCD não poderão efetuar suas inscrições.
18.4 Para os atletas que pretendem obter o índice técnico exigido para fins de concorrer vaga na seleção brasileira de Ultra Maratona, será necessário ter o registro na CBAt como atleta. (Aqueles que desejarem fazer seu registro de atleta poderá entrar em contato com Prof. Alexandre Dantas - (84) 99104-7954.
18.5 Não será permitido o uso de fones de ouvido, headset ou headphones.
18.6 As dúvidas técnicas deverão ser enviadas via canais de comunicação disponibilizados pela organização, através de telefone ou e-mail para que sejam registradas e respondidas.
Email: natalvamoscorrer@gmail.com
Email: ongatletismopotiguar.com.br
Instagram: @ultramaratona24hcidadedonatal
Whatsapp: (84) 99104-7954 Prof. Alexandre Dantas
Avenida Jerônimo Câmara 1749
Lagoa Nova, Natal - RN
59063-100
Avenida Jerônimo Câmara 1749
Lagoa Nova, Natal - RN
59063-100
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.