Submissão de trabalhos
Área de submissão de trabalhos/artigos do evento
Dados do trabalho
28/07/2023 até 21/09/2023
Submissão de trabalhos:
Envio de trabalhos: até 21 de Setembro de 2023 - ÚLTIMA PRORROGAÇÃO;
Divulgação de trabalhos aprovados: 27 de setembro de 2023;
Trabalho Completo 12 páginas (seguir modelo do Template).
Todos os autores e co-autores deverão efetuar o pagamento da inscrição.
O valor será o mesmo para ambos os tipos de inscrição no evento (conforme quadro de valores). A inscrição, no entanto, se refere à participação no evento como ouvinte. A apresentação de trabalhos será garantida somente após apreciação e julgamento de uma comissão específica.
Áreas temáticas para inscrição de trabalhos:
- Eixo Ensino e Aprendizagem em Geografia
- Eixo Geografia física
- Eixo Geografia humana e cultural
- Eixo Teorias e métodos em Geografia
Observações: Embora, o evento seja de Geografia, serão aceitos também trabalhos de outras áreas do conhecimento, desde que apresentem diálogo com a Geografia e as áreas temáticas supracitadas. Os trabalhos, por sua vez, será objeto de apreciação por uma comissão especial de docentes do Campus Sertão - UFAL.
Sejam bem-vindos ao V EGSA – 2023!
SOBRE O TRABALHO A SER APRESENTADO:
Normas para envio de resumos expandidos:
1 – O resumo expandido deve conter no mínimo 04 e no máximo 06 laudas, incluindo referências e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Veja padrão de normatização de trabalhos acadêmicos da UFAL no endereço eletrônico: http://www.sibi.ufal.br/Padrao_Ufal_de_Normatizacao.pdf
1.1 Serão desclassificados sumariamente os resumos expandidos que desrespeitarem os limites estipulados acima.
2 – Formatação: O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx; não serão aceitos arquivos em .pdf), configurando a página para tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm). Deve ser empregada a fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 linhas em todo o texto. O alinhamento deve ser justificado, à exceção do título que deve aparecer centralizado. As páginas devem ser numeradas embaixo e à direita, em algarismos arábicos.
2.1 Serão desclassificados sumariamente os resumos expandidos que vierem em formato pdf.
3 – Título: Deve ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14.
4 – Autoria do trabalho:
4.1 Sob o título, após dar um espaçamento (1,5 linhas), identificar o(s) autor(es) do trabalho, seguido(s) de nota de rodapé com titulação, curso, unidade e e-mail de cada autor.
4.2 A identificação do professor orientador segue a mesma forma de identificação, em nota de rodapé. Colocar o(s) nome(s) do(s) professor(es) orientador(es), apresentando a titulação destes (Es – para Especialista, Me – mestres, Dr – doutor, pos doc), além do endereço institucional (curso, unidade e núcleo a que pertence) e o endereço eletrônico (e-mail).
5 – Resumo expandido: Deverá abranger breves e concretas informações sobre o Objeto do trabalho acadêmico, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, sem parágrafos ou identificação. Deverá conter os seguintes elementos constitutivos:
5.1 A introdução: deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Nela deverão ser informados os objetivos do trabalho realizado.
5.2 Os objetivos (Geral e específicos): devem expressar de maneira clara e objetiva, a ideia central que o autor propõe com a realização do trabalho acadêmico.
5.3 A metodologia: também elaborada de forma concisa e clara, deve fazer com que o leitor entenda os procedimentos metodológico utilizados na elaboração do trabalho acadêmico.
5.4 Dos resultados e discussões: devem, à luz da fundamentação teórica utilizada no trabalho de pesquisa, evidenciar a análise e discussão dos dados obtidos. Podem-se usar recursos ilustrativos como figuras, gráficos, tabelas ou mapas, desde que, seja feita uma leitura do elemento indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
5.4.1. Dos recursos ilustrativos (figuras, gráficos, tabelas ou mapas): recomenda-se que os autores convertam todos os elementos ilustrativos para o formato JPG ou JPEG, com exceção dos mapas, que devem manter a mesma formatação do programa de origem ao qual forem confeccionados.
5.5 As conclusões ou considerações finais: deverão ser elaboradas com verbos no presente do indicativo. Deverão considerar os objetivos explicitados e os resultados indicados no Resumo Expandido.
6 – Palavras-chave: Estas não devem estar presentes no TÍTULO. Na linha imediatamente abaixo do resumo, devem vir as palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguido de inicial maiúscula.
7 – Financiamento: No caso de projetos que foram financiados, destacar, na linha imediatamente abaixo das palavras-chave, o(s) órgão(s) financiador(es) da produção acadêmica.
8 – Referências: Deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT.
Os artigos revisados pela comissão científica do evento serão enviados aos autores e terão um prazo de 15 (quinze) dias para efetuar as correções necessárias e serem reenviados a essa respectiva comissão; o não envio no prazo estabelecido implicará em cancelamento automático da publicação do artigo. A apresentação oral dos trabalhos inscritos e aprovados é pré-requisito para emissão dos certificados.
Normas para apresentação do trabalho
O formato da apresentação tipo “oral”: O “slide” deve conter na primeira página o título do trabalho em MAIÚSCULO E NEGRITO, com alinhamento centralizado. Em seguida e na mesma página deve (m) estar o(s) nome(s) do(os) autor(es), com maiúscula apenas a primeira Letra, seguidos da instituição a que pertence(m) e seus respectivos e-mails. Salvar o arquivo em formato “.ppt” (para Windows). Logo em seguida, então, as demais páginas para apresentação.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.