Atenção: as inscrições em oficinas e minicursos serão realizadas no momento do credenciamento. Após credenciar-se, favor procurar as listas específicas com as vagas ainda disponíveis. Toda oficina/minicurso tem vagas limitadas e a inscrição nesta atividade seguirá a ordem de preenchimento pós-credenciamento.

 

OFICINA 01

A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Local: Sala 11 - Primeiro Andar

Resumo: A Música faz parte da Primeira Arte, transcendendo espaços e tempos da existência humana. Na/o Educação/Ensino, ela tem sido primordial, pela escuta ativa e formação de sujeitos mais críticos e conscientes. Pensá-la como proposta dinâmica e didática como sentido formativo/informativo na Geografia aponta para a construção/desconstrução da realidade imposta, além de ser uma estratégia no processo de aprendizagem, pois possibilita a leitura e análise de conceitos, categorias, temáticas e questões geográficas. No Ensino de Geografia, a Música tem como horizonte contribuir na formação docente, na troca de experiências entre alunos e professores, utilizando-se do lúdico e do acessível para melhor entender o mundo e a sociedade em que vivemos.

Ministrantes: Jailson Pereira dos Santos e Rejane Alves Costa

 

OFICINA 02

BACIAS HIDROGRÁFICAS NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: IMPORTÂNCIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Local: Sala 13 - Primeiro Andar

Resumo: A oficina aborda a importância de conhecer sobre as bacias hidrográficas e suas consequências para a sociedade e o meio ambiente. O estudo das bacias hidrográficas é crucial para diversas áreas, como planejamento urbano, gestão de recursos hídricos, agricultura, indústria e preservação ambiental, sobretudo em áreas semiáridas.  O objetivo da oficina sobre bacias hidrográficas é fornecer informações sobre essa importante divisão do espaço geográfico, que se refere a áreas definidas pela presença de rios e seus afluentes.

Ministrantes: Vinicius Valdir dos Santos e Regilma dos Santos da Silva

 

MINICURSO 01

FRONTEIRAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: ESPAÇO, TEMPO E ESCALAS PARA COMPREENDER A GEOGRAFIA SOCIAL DO SERTÃO ALAGOANO

Local: Sala de Pranchetas - Primeiro Andar

Resumo: Na atualidade os horizontes da geografia, desde uma perspectiva de produção do conhecimento científico e tecnológico, tem requerido do sujeito geográfico que sejam ampliados seus eixos objeto de compreensão sobre a realidade na qual se necessita construir respostas a seus problemas sociais de maneira criteriosa e inclusiva disciplinarmente. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de minicurso cujo objetivo é abordar a categoria geográfica “fronteira”, suas múltiplas produções espaço-temporais e suas relações com a diversidade de escalas, que são chamadas para dialogar nesse processo de construção de um conhecimento transdisciplinar, ampliando assim o entendimento e a importância de conhecer e reconhecer a diversidade material e simbólica na abordagem geográfica social em realidades espacialmente diferenciais como o sertão alagoano. O marco teórico, traz como fundamento a produção do espaço de Henri Lefebvre, principalmente, para discutir teoricamente como o sistema capitalista neoliberal de acumulação desigual intervém nas relações de fronteiras locais e tornam-se componentes territoriais vinculantes de fronteiras abertas para a regionalização das desigualdades em escala global. A metodologia está desenhada pelo enfoque da transdisciplinaridade, no qual traz ao centro do debate conceitos como: povos originários, populações assentadas, migração, territórios do bem comum, territórios dos recursos naturais, patrimônio biocultural, agendas globais, políticas regionais, resistências e justiça social no sertão. Estrutura-se a dinâmica em três momentos e finaliza com um momento aberto a reflexões, considerações, exposição de ideias, dúvidas e trocas de experiências que serão bem-vindas para tornar mais dinâmica a ação. Considera-se, por fim, que conhecer teórica e metodologicamente estes novos horizontes geográficos permite beneficiar, de maneira direta, a comunidade universitária estimulando o aperfeiçoamento e a continuidade na geração e aplicação do conhecimento científico geográfico.

Ministrantes: Edilma de Jesus Desidério e Rafaella Luisa Pereira Santos

 

MINICURSO 02

GÊNERO E PATRIARCADO NA CONSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS: O PÚBLICO E O PRIVADO

Local: Sala 17 - Primeiro Andar

Resumo: A não realização do direito à cidade para as mulheres revela a necessidade da discussão que focaliza a produção do espaço sob a perspectiva das relações de gênero. Desse modo, a análise da produção do espaço que dialoga com a questão de gênero, nos permite refletir sobre outras variáveis que são válidas para análise acerca da reprodução de um modelo espacial construído a partir da ótica masculina. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo debater aspectos da espacialidade masculina em face da segregação feminina na cidade do século XXI.

Ministrante: Camila Rodrigues da Cruz e Maria Geane de Araújo

 

MINICURSO 03

INTRODUÇÃO À PESQUISA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS

Local: Auditório Graciliano Ramos - Térreo

Resumo: O minicurso Introdução à Pesquisa e Produção de Artigos foca em propor ideias sobre conhecimentos em áreas de pesquisas para a produção de artigos. Em virtude de impulsionar e estimular os discentes a produzirem de forma temática utilizando estratégias acadêmicas, culturais e urbanas, para que possam agregar não só no Currículo Lattes do discente, mas também, agregar mais visibilidade para a universidade.

Ministrante: Nathalia Joeynny Gomes Queiroz

 

MINICURSO 04

HORIZONTES DA PESQUISA QUALITATIVA NA GEOGRAFIA CULTURAL: PARA PENSAR O SERTÃO DE ALAGOAS 

Local: Laboratório de Informática 1 - Térreo

Resumo: As pesquisas geográficas podem ser realizadas por diferentes perspectivas metódicas e metodológicas. Os estudantes da graduação, muitas vezes, se questionam sobre o enfoque da sua pesquisa e as escolhas/definições dos seus procedimentos metodológicos. Pensando nisso, o minicurso tem por objetivo refletir sobre a pesquisa de enfoque qualitativo na abordagem Cultural da Geografia. Dessa forma, o minicurso será dividido em 5 partes, a saber: i) Questões iniciais: como pesquisar?; ii) A pesquisa qualitativa; iii) Pesquisa qualitativa na Geografia; iv) procedimentos, técnicas e instrumentos; v) A Geografia Cultural que aflora no Sertão de Alagoas. Com o minicurso, os estudantes terão a oportunidade de traçar novos horizontes metodológicos para suas pesquisas na Geografia. 

Ministrantes: Felipe Santos Silva e Juliana dos Santos Lima