participou da Oficina 2, intitulada "OFICINA DE LIBRAS: CONSTRUINDO PONTES DE INCLUSÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ACADÊMICO", ministrada por Gisele da Silva Barbalho
- Ministrante:
- Gisele da Silva Barbalho, Estudante de Graduação em Letras - Português e Inglês, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Resumo: A oficina proposta visa introduzir aos participantes noções básicas referentes à Língua Brasileira de Sinais (Libras). No primeiro momento, será abordada a história, a importância desta língua para a comunidade surda e, por fim, como deve-se utilizar corretamente as terminologias da Libras. Em seguida, os participantes terão contato com o alfabeto manual, saudações e diálogos simples, proporcionando uma experiência de aprendizado concreta e eficaz. Nesse sentido, para fundamentar teoricamente a oficina, utilizou-se as considerações de Gesser (2009), as leis nº 10.436/2002, nº 13.146/2015 e o decreto nº 5.626/2005. Em detrimento disso, ao final da oficina, espera-se que os participantes estejam aptos a reconhecer a importância da Libras para o desenvolvimento da inclusão dentro e fora do ambiente acadêmico. Além de estarem habilitados a desenvolverem interações básicas em Libras, contribuindo para um cenário mais inclusivo e acessível. Portanto, é notório que esta experiência não só enriquece o conhecimento dos participantes, mas também fortalece a empatia com a comunidade surda, promovendo a valorização da diversidade linguística e cultural. Além disso, a oficina também visa sensibilizar os participantes sobre os desafios enfrentados pela comunidade surda diariamente, ressaltando a importância do desenvolvimento de práticas inclusivas para sanar estas adversidades. Dessa forma, buscaremos propor aos participantes noções de mundo mais justas e igualitárias.
- Local: Laboratório de Informática 1 - Bloco B