participou do Minicurso 2, intitulado "CORDEL NA SALA DE AULA: A LEITURA PERFORMANCE", ministrado por Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros e Daniel Francisco da Silva
- Ministrantes:
- Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros, Professor Doutor, Prefeitura municipal de São José do Seridó (Ensino Fundamental)
- Daniel Francisco da Silva, Professor Mestre; Prefeitura Municipal de Picuí (Ensino Fundamental)
- Resumo: Tomando como base os elementos característicos da literatura de cordel e, partindo das teorias de oralidade e performance, pretendemos desenvolver reflexões em torno da leitura literária na sala de aula. Para isso, temos como base os estudos de Jauss (1979) e Iser (1994) sobre a estética na recepção; em relação a oralidade, performance e leitura, trazemos como apoio Zumthor (1997), Kefalás (2018) e Silva (2018); e no que diz respeito a literatura de cordel e ensino Pinheiro (2012) e Medeiros (2014). Como objetivos gerais pretendemos refletir sobre a literatura de cordel na sala de aula e propor alternativas metodológicas de leitura literária. Em relação à metodologia, inicialmente faremos uma explanação sobre a leitura de textos teóricos que consideramos importantes para o desenvolvimento da proposta; em seguida leremos uma pequena antologia de folhetos com temáticas diversificadas e voltada para diferentes públicos; por fim, teremos uma atividade prática de produção de sequências didáticas a partir do que foi discutido com os cordéis e textos teóricos. Por isso, acreditamos que a proposta poderá contribuir para a formação de alunos do curso de letras e áreas a fins, professores e profissionais da área, ampliando as possibilidades de se trabalhar com o gênero cordel em sala de aula.
- Local: Auditório - Bloco A