SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
05/02/2024 até 25/05/2024
Informações

INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

A Comissão Científica e a Diretoria da Rede das Ciências da Saúde da Lusofonia estabelecem as normas para submissão e os critérios de aprovação para a 6ª rRACS.

DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As comunidades acadêmicas (docentes, estudantes e técnico-administrativos) estão convidados a compartilharem, por meio de inscrição na 6ª rRACS, trabalhos caracterizados como: investigativos; revisões: sistemática, de escopo ou integrativas, e relatos de experiência, no formato de resumo e elaborados em conformidade com as orientações deste instrumento.

Os trabalhos deverão ser inéditos em relação à apresentação em eventos científicos. Contudo, poderão ser enviados resumos referentes a estudos publicados em revistas científicas ou em eventos de natureza acadêmica formal (apresentação de TCC, Programas institucionais de iniciação científica, extensão, monitoria ou correlatos).

Os participantes interessados em inscrever trabalhos devem preencher o formulário de submissão até às 23:59 horas (horário de Brasília-BR) do dia 30 de abril de 2024, exclusivamente de forma online, por meio do site: https://6rracs.com.br

Os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade de APRESENTAÇÃO ORAL.

CATEGORIAS:

Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das duas categorias:

  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: contemplam atividades desenvolvidas em diferentes contextos, quer físico ou virtuais.

  • RELATO DE PESQUISA: são relativos a trabalhos originais no âmbito da investigação em saúde que se orientam por método científico explicitado e que descrevam resultados. Serão aceitas revisões sistemáticas, de escopo ou integrativas.

EIXOS TRANSVERSAIS (QUADRO 1):

A submissão do trabalho deverá ser efetuada no EIXO TRANSVERSAL mais adequado ao seu respectivo conteúdo.

Quadro 1. Eixos transversais e respectivas descrições. 6ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Niterói, 2024.

EIXOS TRANSVERSAIS

DESCRIÇÃO

Educação e saúde

Eixo temático dedicado a reunir atividades que envolvam práticas educativas, experiências, programas educativos e vivências de coletivos, movimentos sociais que se vinculem à temática da saúde.

Segurança alimentar e nutricional

Eixo temático que visa discutir políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada e saudável para as populações da CPLP, por meio de ações estratégicas de disponibilidade, acesso, utilização e estabilidade em situação de emergência ou desastres naturais.

Direitos Humanos.

Direitos Humanos estão baseados na defesa dos direitos de todos os seres humanos, sem distinção de raça, sexo, gênero, religião ou origem. Expressões de ensino, pesquisa e extensão, que expressam o acúmulo de conhecimento e práticas de cuidado à comunidade LGBTQUIAP+; saberes ancestrais na saúde e medicina que têm origem nos quilombolas, indígenas, caiçaras e outras comunidades tradicionais

Saúde e meio ambiente

Emergência climática como fator de instabilidade dos sistemas de saúde no mundo. “One Health” (Saúde Única), proposta pela Organização Mundial de Saúde como conceito e práticas de cuidado aos humanos, simetricamente aos animais e ambiente. Pensamento ancestral, corpo e natureza, e medicina indígena nos cuidados à saúde.

Saúde mental

Eixo temático dedicado a reunir atividades que envolvam metodologias, experiências e projetos que envolvam a avaliação e a intervenção às diversas questões de saúde mental como questão de saúde coletiva.

Bioética e Saúde Coletiva

A Bioética é um campo de pesquisa interdisciplinar, que estuda as relações da ética, moral, práticas de cuidado, valores, etc… associadas à vida em todas as suas dimensões. No Brasil tem se vinculado ao tema da Saúde Coletiva, configurando um campo mais amplo, diverso e rico de estudos e práticas em saúde.

Saúde, Cultura e Arte

Este eixo convida ao diálogo das diversas formas e inserções da arte na saúde. A proposta desse eixo é convidar a todas as pessoas a se experimentarem artisticamente a partir de seus cotidianos. Convidamos todos a serem brincantes, brincarem pelo brincar.

Epidemiologia e Determinantes Sociais do Processo da Saúde e Doença.

Experiências e Estudos envolvendo dados relacionados à saúde de grupos populacionais, tomando por referência os serviços de saúde, projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Práticas clínicas nas suas diversas manifestações.

As práticas clínicas atuais abrangem inúmeras áreas, e se apresentam de formas variadas, organizadas de acordo com os vários significados do termo.

CONFLITOS DE INTERESSES:

Os organizadores têm como política não aceitar patrocínio de qualquer fonte com conflito de interesses. O AUTOR RESPONSÁVEL deverá comunicar se possui CONFLITOS DE INTERESSES em campo específico do formulário de submissão.

APROVAÇÃO EM COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Trabalhos fruto de estudos realizados com seres humanos ou animais, devem comprovar que foram APROVADOS por um COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) em seus respectivos países. Essa informação deve estar explícita na nos RELATOS DE PESQUISA na seção de MÉTODOS.

OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NA 6ª rRACS

A apresentação de um trabalho está condicionada a pelo menos um dos autores estar inscrito na 6ª rRACS. No caso esse autor ficará designado como AUTOR RESPONSÁVEL pelo trabalho e pela correspondência durante o processo de avaliação e contatos durante ou após o Evento.

A apresentação do trabalho pode ser feita por outro autor, que não seja necessariamente o autor responsável, mas que também esteja devidamente inscrito na 6ª rRACS. Nesse caso, esse será designado como AUTOR APRESENTADOR. Caso haja qualquer necessidade de substituição do autor apresentador por outro coautor também devidamente inscrito, a comunicação deverá ser feita por meio de uma mensagem para o email: contato@6rracs.com.br.

INSCRIÇÃO

A inscrição na 6ª rRACS poderá ser feito no menu “INSCREVA-SE”, no qual o participante precisará cadastrar um endereço de e-mail válido como “LOGIN” e definir uma SENHA. Essas informações são únicas para todas as comunicações referentes ao trabalho. O sistema informará que os dados foram cadastrados com sucesso.

AUTORIA

Serão aceitos no máximo 2 (dois) trabalhos por AUTOR RESPONSÁVEL. Não há limites para trabalhos em coautoria.

Cada resumo submetido poderá ter no máximo 8 (oito) autores.

O autor responsável receberá a comunicação do resultado da avaliação por meio do endereço eletrônico informado no ato da submissão do trabalho.

Será emitido 1 (um) certificado por trabalho, onde constarão os nomes de todos os autores.

Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Organizadora da 6rRACS a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica apresentada no Evento, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Os trabalhos que não preencherem os requisitos deste instrumento não serão aceitos.

A Diretoria da RACS e as comissões da 6ªr-RACS não se responsabilizarão pelos custos de transporte, inscrição, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

DAS INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Os trabalhos deverão ser enviados no formato de RESUMO ESTRUTURADO, por meio de preenchimento do formulário de submissão em todos os seus campos, exclusivamente de forma online, através site: https://doity.com.br/6-reuniao-internacional-da-racs/trabalhos

IDENTIFICAÇÃO DO RESUMO:

  • Tipo de relato

  • Eixo transversal

  • Financiamento e apoio: indicar fonte(s) de financiamento e apoio, quando houver

  • Título: este deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres com espaços.

  • Palavras-chave: indicar até 3 (três)

  • Autores: informar o nome completo e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 8 (oito) autores

  • Sublinhar o nome do AUTOR APRESENTADOR

FORMATAÇÃO DO RESUMO:

  • O texto do resumo deve ser redigido em português, Fonte Times New Roman, tamanho nº 12, espaço 1,5 entre linhas

  • O texto deve conter entre 400 e 1000 palavras

  • O RELATO DE EXPERIÊNCIA deve ser estruturado em: introdução, objetivos, contexto, descrição, resultados e considerações finais.

  • O RELATOS DE PESQUISA deve ser estruturado em: introdução, objetivos, métodos, resultados e considerações finais.

  • Não colocar figuras, gráficos, tabelas, imagens ou referências bibliográficas/sistema de chamada no texto do resumo.

DA AVALIAÇÃO

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, seguindo os critérios abaixo e serão classificados em “Aceito” ou “Não aceito”.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

  • Todos os campos do formulário de submissão devem ser preenchidos

  • O tema abordado deve ser RELEVANTE para o temário da 6ª rRACS

  • O trabalho deve estar CONSOANTE com a CATEGORIA e EIXO TRANSVERSAL selecionados por ocasião da submissão

  • O texto deve ser CLARO, COERENTE, apresentando um ENCADEAMENTO LÓGICO entre os elementos estruturais

O resultado das avaliações dos trabalhos submetidos à 6ª rRACS será disponibilizado em data a ser divulgada posteriormente no site https://doity.com.br/6-reuniao-internacional-da-racs

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Todas as apresentações serão realizadas por COMUNICAÇÃO ORAL.

As sessões de Comunicação Oral ocorrerão em dia e horário a ser divulgado no no site https://doity.com.br/6-reuniao-internacional-da-racs e informado ao AUTOR RESPONSÁVEL por email.

Os trabalhos deverão ser apresentados pelo AUTOR APRESENTADOR indicado no momento da inscrição.

O AUTOR APRESENTADOR deve dispor da sua apresentação salva em PDF.

As apresentações ocorrerão em sessões coordenadas por avaliadores, em até 15 (quinze) minutos.

Poderão ser avaliadas proposições alternativas de apresentação dos trabalhos, como: oratória, esquetes teatrais ou apresentação musical, mediante solicitação pelo email contato@6rracs.com.br.