Débora do Carmo Sousa

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Geologia - Departamento de Geologia (1998) e doutorado em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora Classe D (Associado - Nível 2) do Curso de geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase nas áreas de Sedimentologia, Estratigrafia, Geologia Estrutural, Geologia do Petróleo e Geologia Introdutória, atuando principalmente nas seguintes bacias sedimentares: Bacia Potiguar, Bacia Sergipe-Alagoas, Bacia Pernambuco-Paraíba, Bacias Interiores do Nordeste, Bacia do Ceará, Bacia do Parnaíba, Bacia de Barreirinhas e Bacia de Pará-Maranhão. Participação na incubadora de empresas Tecnatus da UFRN como membro da gerência operacional. Participação em projetos nas temáticas da geodiversidade e do geoturismo.

Dorgival Dantas

Governo do Estado

Emabaixor do Turismo do Rio Grande do Norte

Eduardo Hass

Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS)

Professor adjunto do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). Doutor em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa "Sociedade Ciência e Arte" e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição. Cadastro de Registro Profissional sob o número 0000092/RS, em 18/03/2021. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). É membro pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS - 2019). Faz parte dos grupos de pesquisa "Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar" e "Turismo, Sociedade & Território". Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

Êndel Raul Pachêco da Costa

endel.raul@gmail.com

Possui graduação em Turismo (2017) e mestrado em Turismo (2021), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Substituto do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (FELCS-UFRN).

Janaína Luciana de Medeiros

Geoparque Seridó

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Formação Especializada em Geoparques pela Universidade do Minho de Portugal. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). UNIAFRO: POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Autora/Coordenadora do projeto "Os cinco sentidos do Geoparque Seridó/RN: Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoeducação, Geoturismo". Diretora Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó. Coordenadora da GEOTRILHA ENCANTADA na Rede Brasileira de Trilhas.

Jessier Quirino

.

Poeta, humorista, escritor, compositor, declamador e contador de histórias e casos

João Hélio Cavalcanti

Sebrae/RN

Diretor Técnico do Sebrae RN

Joaquim Cartaxo Filho

Sebrae/CE

Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1980); mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é sócio gerente e responsável técnico da empresa HURB PESQUISAS PLANOS E PROJETOS LTDA e diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará. Possui experiência profissional nas áreas de planejamento urbano e regional, desenvolvimento urbano, arquitetura e urbanismo.

Lemuel Rodrigues da Silva

Sociedade Brasileira do Estudo do Cancaço (SBEC)

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é PES -3-11 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História e Ensino de História, desenvolvendo atividades no campo de estágio. É membro do Grupo de Pesquisa MNÊMIS - Memória, Identidade e Ensino de História. É membro do corpo docente do mestrado Profissional em História da UERN. Atualmente desenvolve pesquisa e extensão em História regional e local, com ênfase nas temáticas: memória dos movimentos sociais, movimento sindical, comunidades quilombolas, religiosidade popular, oralidade, cangaço, estado e igreja. Criador do Canal História Atual (YouTube), apresenta os programas História Atual (entrevistas), Resenha do Cangaço e a coluna "Minha Opinião". É colunista do Portal de Noticias Nordeste 360.

Luciana Balbino de Souza

Restaurante Vó Maria

Eleita pela revista Forbes uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro, é historiadora, empreendedora e líder comunitária paraibana. Natural da comunidade de Chã de Jardim, em Areia, na Paraíba, ela é conhecida nacional e internacionalmente por transformar a realidade do interior de seu estado por meio de diversos projetos comunitários, como o Restaurante Rural Vó Maria, na cidade de Areia, que serve pratos com ingredientes cultivados na comunidade, beneficiando economicamente cerca de 200 famílias.

Mabel Simone Bezerra de Araújo Guardia

Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS)

Doutora pela Universidade Federal de Campina Grande, programa de pós graduação em Engenharia Agrícola na área de Construções Rurais e Ambiência (2012), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Especialização pela Universidade Federal do Rio grande do Norte na área de Gestão da Qualidade pelo Programa em Engenharia de Produção (2000). Graduação em Turismo pela Universidade Potiguar (1998). Experiência na área de Gestão da Qualidade e agenciamento atuação de mercado nas áreas: Transporte aéreos, Agências de viagens e Consultoria em gestão da qualidade aplicada a restaurantes e hotéis.

Marcos Antônio Leite do Nascimento

Geoparque Seridó

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pelo PPGG/UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema - Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico -, além dos livros Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar e Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar, dentre outros como coautor.

Maria Júlia Baracho

Cachaça Triunfo/PB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1986). Tem experiência na área de Sociologia.

Marianne Costa

Instituto Vivejar

Empreendedora social há 18 anos e apaixonada pelo Brasil. Consultora, facilitadora e palestrante em todas as regiões do Brasil, em 16 estados brasileiros, atuando diretamente em mais de 45 projetos em 75 comunidades brasileiras. Desde 2016, atendeu mais de 300 turistas na Vivejar Experiências e desde 2020, foram mais de 1.100 alunos através de seus cursos próprios no Instituto Vivejar. Fellow de programas internacionais de apoio a lideranças femininas, ganhadora e finalista dos principais prêmios do setor, Marianne Costa foi indicada pela Nissan a carregar a tocha olímpica em 2016 em razão da importância do seu trabalho no Vale do Jequitinhonha. Trabalhou com governos federal e estaduais, organizações e associações nacionais e internacionais, além de coletivos, associações e negócios comunitários. Tem no Turismo Responsável e Turismo de Base Comunitária suas estratégias de desenvolvimento para o Brasil. Por toda esta experiência, Marianne Costa é jurada dos principais prêmios na sua área de atuação. Designer de experiências turísticas responsáveis e coautora do livro "Turismo Responsável: resultados que inspiram".

Nayara Cristina Santana da Silva

Emprotur

Possui graduação em Turismo com habilitação em Guia de Turismo Regional pela Faculdade Estácio de Natal (2011). Atualmente é Gerente de Promoção Internacional da EMPROTUR - Empresa Potiguar de Promoção Turística - Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo e eventos. Membro da comissão avaliadora do Plano de Marketing Estratégico Turístico do Estado do RN. Membro do comitê de Marketing, criado pela Empresa Green Team Global, para criação da nova marca turística do Rio Grande do Norte. Está na Empresa Potiguar de promoção turística - Emprotur há 8 anos. É técnica em eventos, graduada e mestre em turismo com ênfase em desenvolvimento e gestão turística pela Universidade Federal do RN, pós graduanda em Marketing, estratégia e inovação pela Uninter.

Rafael Celestino Soares

Geopark Araripe

Geógrafo pela Universidade Regional do Cariri (2006), Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2012), e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2019). Especialista em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri - Instituto de Arqueologia do Cariri (2024). Foi professor do Curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri - Campus de Campos Sales (2013-2015; 2016-2018; 2022-2024). É pesquisador do Geopark Araripe Mundial da UNESCO desde 2005. Foi Coordenador do Setor de Geoconservação do Geopark Araripe entre 2014 e 2019. Entre 2020 e 2022 foi Coordenador do Setor de Comunicação do Geopark Araripe Mundial da UNESCO. Desde 2023, é Coordenador do Setor de Geoconservação do Geopark Araripe Mundial da UNESCO. Realizou diversos estudos técnicos: Dossiê de Candidatura do Geopark Araripe à UNESCO (2005); Dossiê de Candidatura do Geopark Araripe ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o qual logrou êxito (2007), na categoria Proteção, Preservação e Divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro; Estudo técnico de viabilidade para Projeto de Geoparque UNESCO na Chapada Diamantina, Morro do Chapéu - BA; Estudo técnico para Unidades de Conservação do Estado do Ceará, na região do Cariri, Sul Cearense (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha and Lavras da Mangabeira); Relatórios de Revalidação do selo verde UNESCO do Geopark Araripe (Ciclos: 2006 a 2010 - 2014 a 2018 - 2019 a 2022), todos logrando a renovação do selo Verde, com validade quadrianual. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoconservação, Geoturismo, Geodiversidade, Geopatrimônio, Geologia e Meio Ambiente. Também desenvolveu pesquisa com fósseis nas coquinas eocretáceas da Bacia do Araripe, entre 2010 e 2012.

Regina Amorim

Sebrae/PB

É formada em Economia pela UFPB, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Iniciou sua trajetória na Indústria Brasileira de Eventos e Turismo na década de 1980, como Gestora de Projetos do Sistema SEBRAE. Trabalhou no SEBRAE ALAGOAS de 1989 a 1999 em vários projetos, como o Projeto SEBRAE de Turismo. Criou e coordenou o Curso Formação de Empreendedores em Eventos do SEBRAE/PB (2006/ 2018), qualificando mais de 250 profissionais do mercado de eventos. Editou as publicações SEBRAE: PARAÍBA 35 Dias de Vivências e Experiências e Rota dos Ateliês de João Pessoa. Criou e coordenou a RURALTUR – Feira de Turismo Rural (2005 a 2014, 2018 e 2020) na Paraíba, evento que se transformou em uma Feira Nacional Itinerante do Sistema Sebrae, acontecendo desde 2015 sob a coordenação de um Sebrae/UF. Desde o ano 2.000 é gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB. Em maio de 2020 realizou a 1° Feira 100% digital do Brasil, a FINCC DIGITAL - Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos. Foi eleita presidente do FÓRUM DE TURISMO VALE DOS SERTÕES PARAIBANO, viabilizando em 2021 a formatação das Rotas de Ciclismo e Gastronômica Vale dos Sertões. É colunista do JORNAL A UNIÃO, com artigos sobre Economia Criativa, todas as quintas-feiras, desde janeiro de 2021.

Renata Agostini Vescovi

Sebrae/ES

Mestre em Administração de Empresas pela Fucape Business School, tenho MBA em Gestão de Arranjo Produtivo Local (Cepal / Sebrae), sou especialista em Gestão Empresarial (Ufes/USP) e graduada em Administração (Ufes).

Rosa Rodrigues

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui doutorado e mestrado em Geografia (PPGe/UFRN); graduação em Geografia Bacharelado (2006) e Licenciatura (2012). É professora classe 3, nível 6 do Curso de Turismo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UERN). Exerce atualmente a função de Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação da UERN e a liderança do Grupo de Estudos Turísticos (GET). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, planejamento urbano, comércio, produção e consumo do espaço.

Saulo Gomes Batista

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor e Mestre em Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Especialista em Planejamento e Consultoria Turística, Bacharel em Turismo. Professor Adjunto IV do curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Mossoró. .É Diretor de Educação e Ações Comunitárias - DEAC/PROEX. Foi Assessor por 1 ano da Pró-reitoria de Extensão. Coordena desde 2016 o projeto de extensão PCPTUR - Programa de Capacitação Profissional em Turismo. Compõe a equipe editorial como avaliador de varias Revistas cientificas e conselheiro editorial e é membro do Comitê Científico do Seridó Geoparque Mundial da Unesco.Tem experiência na área de Administração, RH, Turismo, Agência de viagens, Hotelaria e Eventos. Suas áreas de pesquisa são: Qualidade, competitividade de destinos turísticos, inovação em organizações turística, serviços turísticos e hospitalidade..Foi Coordenador de área II do eixo turismo, hospitalidade e lazer do SENAC/RN. Foi prof do Centro Universitário Facex - UNIFACEX da Graduação e Pós-Graduação, Foi Prof substituto no Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Natal, Foi Professor pesquisador da REDE E-TEC BRASIL pelo IFRN na modalidade EAD do Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo Regional e Consultor/Instrutor do SEBRAE. Foi Prof da Faculdade Estácio de Sá de Natal - Unidade Câmara Cascudo no curso de Turismo e Administração durante 5 anos onde atuou como Coordenador de Eventos, Coordenador de Extensão, Coordenador da Comissão Própria de avaliação - CPA e Coordenador da Especialização em MBA em Gestão de Pessoas. Foi Prof em cursos profissionalizantes da Fundação Bradesco e SENAC. Atuou na hotelaria durante 6 anos no Grupo Internacional Português - Pestana Hotel Resorts e foi proprietário durante 5 anos na Saber Viagens e Turismo. Foi Guia Mirim no projeto Jovem Guia de Turismo durante 3 anos.

Silvana Praxedes

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Doutorado em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente Docente Associado (Classe III, nível 10), com Dedicação Exclusiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se no exercício do ensino superior desde o ano de 2004, primeiro no Departamento de Geografia, que participou da implantação no Campus de Pau dos Ferros (RN), e atualmente contribui no Departamento de Turismo, do Campus de Natal (RN) da mesma IES. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, morfotectônica, meio ambiente, geoturismo, turismo e geografia.

Solange Araújo Portela

Setur RN

Mestra em Gestão Pública pela UFRN (2014). Especialista em Administração Geral pela Universidade Potiguar (1996), possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Potiguar (1990). Secretária de Estado Interina do Turismo do RN. Tem experiência na área de Administração e Gestão Pública, Planejamento, Turismo e Psicologia. Desenvolve atividades de palestrante e consultora nos seguintes temas: instância de governança, programa de regionalização do turismo, planejamento, administração pública, gestão e políticas públicas. Conhecimento com acompanhamento de projetos executados com recursos de empréstimo com instituições internacionais. Dentre as atividades desenvolvidas se incluem a liderança equipe técnica, coordenação grupo de trabalho, gerenciamento de projetos na área de turismo, atuação como facilitadora e mediadora de reuniões.

Wendson Dantas de Araújo Medeiros

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Geógrafo (Bacharel e Licenciado - UFRN), Mestre em Geociências (UFRN) e Doutor em Geografia pela Universidade de Coimbra (Portugal). Professor do Departamento de Gestão Ambiental e do Mestrado em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT - Portugal) e do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental (UERN).Atua nas áreas de Meio Ambiente e Geografia Física, com ênfase em: análise, planejamento e gestão ambiental e ordenamento territorial; paisagem, impactos e riscos ambientais; geodiversidade, geoturismo e patrimônio geomorfológico. Atualmente, exerce a função de Assessor de Avaliação Institucional e preside a Comissão Própria de Avaliação da UERN e é Conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na Câmara de Educação Superior.