7º Seminário de Informação em Arte

13 of July of 2021, 08h00 until 14 of July of 2021, 18h00
Online. Transmissão via Doity Play

Information

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte – REDARTE/RJ está organizando o 7º Seminário de Informação em Arte, visando a ampliação da reflexão e do debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030. O tema da sétima edição do Seminário foi baseado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA221Rio) previsto para 2020 mas que foi adiado para 2021. O Seminário também seria realizado em julho de 2020, mas em virtude da Pandemia de COVID-19, foi remarcado para os dias 13 e 14 de julho de 2021, em sua primeira edição online, dentro da programação do Rio Capital Mundial da Arquitetura.

Será um evento virtual, com apresentação de trabalhos, debates e espaço para exposição eletrônica de produtos e serviços dos patrocinadores. Espera-se a participação de estudantes e profissionais atuantes em Centros de Informação ou Bibliotecas, tanto públicas como particulares, propiciando a troca de experiências. Será fornecido aos participantes certificado de 16 horas.

TEMA:
Arquiteturas em bibliotecas e centros de informação em artes: do espaço físico ao espaço virtual.

EIXOS:
- Arquitetura de Bibliotecas.
- Arquitetura da Informação.

PRAZOS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

22/02 a 16/04/21 - Submissão e análise dos resumos (FASE 1).

Nesta fase, em que se enviará o resumo expandido, não existe a obrigatoriedade do pagamento da inscrição.

17/04 a 16/05/21 - Correção dos resumos pelo participante, e apontamentos da comissão científica.

17/05/2021 - Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação.

18/5 a 25/6/21 - Submissão e análise dos artigos (FASE 2).

26/6 a 22/7/21 - Correção dos trabalhos pelo participante, e apontamentos da comissão científica.

23/07/2021 - Divulgação dos trabalhos aprovados para publicação.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Denise Maria da Silva Batista
Carlos Alberto Della Paschoa
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Mary Komatsu Shinkado
Rosângela Coutinho da Silva
Suelen de Oliveira Dias
Alpina Gonzaga Martins Rosa

COMISSÃO CIENTÍFICA
Leandra Pereira de Oliveira
Angela Albuquerque de Insfrán
Caroline Brito de Oliveira
Klara Martha Wanderley Freire
Verônica de Sá Ferreira

COMO PATROCINAR?
As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o evento poderão desfrutar de um programa de benefícios que irá aumentar e agregar valor aos seus negócios. Caso sua empresa tenha interesse em apoiar ou patrocinar o evento, entre em contato pelo e-mail: tesouraria@redarte.org.br.

REALIZAÇÃO

Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação em Arte - REDARTE/RJ
A Rede, atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Conta, atualmente, com 34 instituições afiliadas, dentre museus, centros culturais e universidades, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói.

NOTÍCIAS

Acesse o Ebook com a programação completa do Rio Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.UIA, o 4º volume da coletânea gratuita de publicações, (o Seminário de Informação em Arte está na página 124 do ebook).

Na torcida para que as consequências dessa Pandemia fiquem aquém das projeções atuais e que não os atinja e aos seus, a REDARTE/RJ espera encontrá-los e ouvi-los, no 7º Seminário de Informação em Arte online.

Compartilhe a #seminarioRedarterj

Acompanhe as notícias do Seminário pelos nosso canais: Facebook redarterio, Twitter redarterj, Instagram @redarte.rj

Carregando área de inscrição

Submission of Papers

Click on the button below to access the submission area and submit your papers

Submission area

Speakers

Learn more

Luis Fernando Sayão

Learn more

Lidia Maria Batista Brandao Toutain

Learn more

Charlley Luz

Learn more

Regina Cohen

Schedule:

Credenciamento Credenciamento

Conferência de Abertura Lecture

Coffee Break Interval

Palestra 1 Lecture

Almoço Interval

Palavra do Patrocinador Technical session

Palestra 2 Lecture

Apresentação de Trabalhos e Debate (1) Presentation of Articles

Coffee Break Interval

Apresentação de Trabalhos e Debate (2) Presentation of Articles

Encerramento Interval

Credenciamento Credenciamento

Apresentação dos patrocinadores (vídeo) Technical session

Palestra 3 Lecture

Coffee Break Interval

Palestra Homenagem ao Artista Premiação

Palestra 4 Lecture

Almoço Interval

Apresentação dos Patrocinadores (vídeo) Technical session

Palestra 5 Lecture

Apresentação de Trabalhos e Debate (3) Presentation of Articles

Coffee Break Interval

Apresentação de Trabalhos e Debate (4) Presentation of Articles

Encerramento Interval

Check in

Seja bem-vindo ao 7. Seminário de Informação em Arte!

A transmissão será via YouTube - inscreva-se no canal @redarte.rj

A plataforma enviará, automaticamente, um link exclusivo para cada inscrito no e-mail de confirmação da inscrição. São enviados também e-mails um dia e uma hora antes do evento começar – para garantir que ninguém esqueça e fique de fora!

Para que o credenciamento seja confirmado o participante deve ter 50% de presença em cada dia do evento, pois a plataforma contabiliza automaticamente a permanência dos participantes.

 

 

Event online

Date: 13/07/2021 - 14/07/2021 às 08:00

Apoio institucional

Realização

Entre em contato pelo email tesouraria@redarte.org.br para patrocinar o seminário.

REDARTE/RJ

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro,- REDARTE/RJ, criada em 1995, congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte com o objetivo de promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Site: https://www.redarte.org.br/ - Facebook: REDARTE/R

Luis Fernando Sayão

Comissão Nacional de Energia Nuclear, Centro de Informações Nucleares


Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) e doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT (1994). Trabalha desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) onde já exerceu os cargos de: chefe do Centro de Informações Nucleares (CIN); chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DITEC); coordenador-geral de Informática; representante do Brasil no INIS - International Nuclear Information System (AIEA/ONU); coordenador-geral da RRIAN - Red Regional de Información en el Área Nuclear (RRIAN) e membro da Comissão de Ensino da CNEN. Foi conselheiro do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos e do Comitê Técnico-Científico do IBICT. Atualmente é líder do grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento Nuclear; coordenador do projeto de desenvolvimento tecnológico Infraestrutura de Apoio à Gestão e Preservação do Conhecimento Nuclear; representante alternativo do Brasil no INIS (AIEA/ONU); membro do Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ; representante da CNEN na OGP/compromisso 4 (Open Government Partrneship); professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa; representante da área nuclear no GO FAIR BRASIL.Tem como áreas de interesse: bibliotecas/repositórios digitais, publicações eletrônicas, interoperabilidade de sistemas de informação para apoio a pesquisa, gestão de dados de pesquisa e preservação digital, áreas onde tem vários artigos e livros publicados. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Lidia Maria Batista Brandao Toutain

Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)


Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI/Universidade Federal da Bahia -UFBA/ Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais(DFPI), e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Doutora em Filosofia pela Universidad de León - España (2003),en el Programa de Comunicación, Acción y Conocimiento. Mestre em Metodologia do Ensino Superior pela PUCCAMP e UNICAMP (1986). Especialista En Derecho Para Las Tecnologías de La Información y de la comunicación, pelo Foro Europeo de Desarrolo Empresarial de España (2003). Especialista em Documentación Aplicada a La Conservación de Bienes Culturales pelo Instituto Del Patrimonio Historico y Cultural / Mec - España (1999), Especialista em Serviços Automatizados Em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1972). Nomeada pela CAPES para atuar no Portal de Periódicos (2019/Atual), Representante da UFBA no IBICT/MCTI para atuar na Rede Cariniana de Preservação Digital (2015-atual) Implantou o SIC- Sistema de Informação ao Cidadão na UFBA, em 2012, e sua primeira coordenadora. Diretora do Instituto de Ciência da Informação (2006/2010). Superintendente do Sistema Universitário de Biblioteca- SIBI/UFBA (2015- 2019). Foi eleita, em 2009, Presidente da Comissão responsável para elaborar a Resolução que criou o Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA. Implantou e implementou a Comissão Permanente de Arquivo da UFBA, e foi eleita pelo CONSUNI-Conselho Universitário como primeira Presidente- atuou de 2010-2020. Responsável pela implantação da Política de Arquivo da Universidade, aprovada no CONSUNI. Representante da UFBA no SIGA-Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo/-Subcomissão do Ministério de Educação/ Arquivo Nacional. Tem experiência na área de Ciência da Informação e arquivologia, com ênfase em Teoria da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica, epistemologia da comunicação, informação e imagem preservação e memória. Líder do Grupo Interinstitucional de Processos Semiótico e de Design (GIDES) cadastrado no CNPq. Título de Cavaleiro da Ordem do Mérito do Estado da Bahia. Medalha Maria Quitéria, honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador/BAHIA. Homenagem do Colóquio Internacional VMEDINFOR pela contribuição ao avanço da CI (2020). Membro do Conselho Federal de Biblioteconomia- CFB 17ª Gestão (2015-2018), tendo sido eleita coordenadora da Comissão de Ensino do CFB e representante do CFB na Comissão de Avaliação do MEC/ INEP. Assessora de Reitores da UFBA (2011/2015). Membro do Conselho Deliberativo do SIBI (2010/2013; 2015/2019). 

Charlley Luz

Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM


Publicitário que percebeu que o mundo da comunicação estava mudando e por isso se interessou pelo mundo da informação digital. Tornou-se bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. É empreendedor, consultor, professor e palestrante. Especialista em Sistemas e Serviços de Informação (FESPSP), desenvolve projetos em gestão documental, portais corporativos, experiência do usuário (UX Research), além de planejamento e arquitetura de informação de ambientes e repositórios digitais. Junto à ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) ministra a disciplina de Usabilidade (UX) no curso de Pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital e e Arquitetura da Informação no curso de Big Data e Inteligência de Mercado. Autor dos livros Arquivologia 2.0 e Primitivos Digitais.

Regina Cohen

Núcleo Pró-Acesso da UFRJ - Projeto, Consultoria e Ensino em Acessibilidade Ltda.


Foi Bolsista CNPq DTI A no Projeto de Tecnologias Assistivas desenvolvido pelo Núcleo Pró-acesso da UFRJ (2017-2018). Representante do Brasil na G3ict ? the Global Initiative for Inclusive ICTs, Smart Cities for All (SC4A) e Consultora Internacional em Acessibilidade ICAC-BE; Visiting Assistant Professor (FULBRIGHT/CAPES) Syracuse University, United States (2014). Conselheira Titular eleita para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU RJ) 2018-2020, Conselheira do CAU RJ; Comissão de Acessibilidade do CAU RJ; Coordenadora do Núcleo Pró-Acesso UFRJ; Comissão de Acessibilidade da Prefeitura do Rio; Gerente da Empresa ACESSO SEM LIMITES. Visiting Assistant Professor (FULBRIGHT/CAPES) at Syracuse University, United States (set.-dez. 2014). Pós-doutora em Arquitetura (bolsista FAPERJ ? PROARQ/FAU/UFRJ) com o tema de ?Acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos Museus? (2008-2013). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal (Núcleo Pró-Acesso da UFRJ). Conselheira do COMDEF Rio; integrante do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e é especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC RJ (1992). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade e inclusão no ensino superior, acessibilidade e etnografia da cidade, acessibilidade e inclusão de Pessoas com Deficiência; aspectos culturais da construção do espaço. Participou da equipe do Núcleo Pró-acesso da elaboração do Manual Técnico de Acessibilidade para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016. Consultora na Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social (CAIS) do Comitê Nacional de Organização da RIO+20. Recebeu prêmio internacional da Association Européene pour l'Enseignement de l'Architecture pela melhor metodologia de ensino de arquitetura do biênio 2003-2004; diversas publicações premiadas; diversas moções de congratulações pelos trabalhos científicos realizados. Possui diversos trabalhos sobre inclusão e acessibilidade publicados. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico do CNPq (DTI-A) com o projeto "Acessibilidade e Desenho Universal nas instalações da Copa de 2014 e seus impactos no Turismo Inclusivo

ENVIE SEU TRABALHO ATÉ 16 DE ABRIL