7º Seminário de Informação em Arte

13 of July of 2021, 09h00 until 14 of July of 2021, 18h00
Online. Transmissão via Doity Play

Information

Baixe aqui a programação final em PDF.

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte – REDARTE/RJ está organizando o 7º Seminário de Informação em Arte, visando a ampliação da reflexão e do debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030. O tema da sétima edição do Seminário foi baseado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021Rio) previsto para 2020 mas que foi adiado para 2021. O Seminário também seria realizado em julho de 2020, mas em virtude da Pandemia de COVID-19, foi remarcado para os dias 13 e 14 de julho de 2021, em sua primeira edição online, dentro da programação do Rio Capital Mundial da Arquitetura.

Será um evento virtual, com apresentação de trabalhos, debates e espaço para exposição eletrônica de produtos e serviços dos patrocinadores. Espera-se a participação de estudantes e profissionais atuantes em Centros de Informação ou Bibliotecas, tanto públicas como particulares, propiciando a troca de experiências. Será fornecido aos participantes com 50% de frequência mínima, o certificado de 16 horas.

TEMA:
Arquiteturas em bibliotecas e centros de informação em artes: do espaço físico ao espaço virtual.

EIXOS:
- Arquitetura de Bibliotecas.
- Arquitetura da Informação.

TRANSMISSÃO

O link de transmissão do evento será enviado ao participante no e-mail de inscrição confirmada.

Serão enviados automaticamente dois e-mails com o link da transmissão para todos os participantes confirmados no evento. O primeiro 1 dia antes do evento às 07:30 e o outro 1 hora antes do evento começar.

As gravações ficarão disponíveis na plataforma por um mês.

TRABALHOS APROVADOS

Área temática

Título

Nome do autor e co-autor(es)

Arquitetura da Informação

Sustentabilidade cultural na Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea MAC USP

Lauci Bortoluci Quintana

Arquitetura da Informação

Análise de referências de teses e dissertações sobre circo: um estudo no Repositório Institucional da Universidade Estadual de Campinas

Ciro Ítalo Tertulino

Arquitetura da Informação

Wikidata como concentrador de metadados: uma parceria para a divulgação de repertórios brasileiros

Rosana S.G. Lanzelotte, Nivia Zumpano

Arquitetura da Informação

Dimensões da arquitetura do Catálogo Coletivo Brasileiro de Bibliotecas e Serviços na Web

Eduardo da Silva Alentejo, Claudio Gottschalg-Duque

Arquitetura da Informação

Artes sem fronteiras, arquitetura da informação e compartilhamento de acervos: o caso do portal “Artes sem Fronteiras: Bibliotecas em Rede”

Elisete Melo, Carlos Alberto Della Paschoa

Arquitetura de Bibliotecas

Estação de hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont: um centro de memória para o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER)

Michelle Nunes Basile Papakyriakou

Arquitetura de Bibliotecas

Arquitetura e arte: o acervo do Centro de Documentação do Museu de Arte da Pampulha

Dalba Roberta Costa de Deus

Arquitetura de Bibliotecas

Modernização do Layout da Biblioteca Comunitária da UERJ

Thaís Ribeiro de Lima

Arquitetura de Bibliotecas

Breve história da arquitetura das bibliotecas

Ana Ligia Silva Medeiros, Claudia Carvalho

COMISSÃO ORGANIZADORA
Denise Maria da Silva Batista
Carlos Alberto Della Paschoa
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Mary Komatsu Shinkado
Rosângela Coutinho da Silva
Suelen de Oliveira Dias
Alpina Gonzaga Martins Rosa

COMISSÃO CIENTÍFICA
Leandra Pereira de Oliveira
Angela Albuquerque de Insfrán
Caroline Brito de Oliveira
Klara Martha Wanderley Freire
Verônica de Sá Ferreira

COMO PATROCINAR?
As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o evento poderão desfrutar de um programa de benefícios que irá aumentar e agregar valor aos seus negócios. Caso sua empresa tenha interesse em apoiar ou patrocinar o evento, entre em contato pelo e-mail: tesouraria@redarte.org.br.

REALIZAÇÃO

Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação em Arte - REDARTE/RJ
A Rede, atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Conta, atualmente, com 34 instituições afiliadas, dentre museus, centros culturais e universidades, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói.

NOTÍCIAS

Acesse o Ebook com a programação completa do Rio Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.UIA, o 4º volume da coletânea gratuita de publicações, (o Seminário de Informação em Arte está na página 124 do ebook).

Na torcida para que as consequências dessa Pandemia fiquem aquém das projeções atuais e que não os atinja e aos seus, a REDARTE/RJ espera encontrá-los e ouvi-los, no 7º Seminário de Informação em Arte online.

Compartilhe a #seminarioRedarterj

Acompanhe as notícias do Seminário pelos nosso canais: Facebook redarterio, Twitter redarterj, Instagram @redarte.rj

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La Red de Bibliotecas y Centros de Información en Arte – REDARTE/RJ organiza el 7º Seminario de Información en Arte, buscando ampliar la reflexión y el debate de temas relacionados a las bibliotecas y al Arte, en consonancia con los objetivos de la Agenda 2030. E tema de la séptima edición del Seminario está basada en el 27º Congreso Mundial de Arquitectos (UIA221Rio) previsto para 2020, pero postergado a 2021. Debido a la COVID-19, el Seminario de Información en Arte que se realizaría en julio de 2020, fue trasladado a los días 13 y 14 de julio de 2021, en su primera edición en línea, dentro de la programación de Río Capital Mundial de la Arquitectura.

Será un evento virtual, con la presentación de trabajos, debates y espacio para exposición electrónica de productos y servicios de los patrocinadores. Se espera la participación de estudiantes y profesionales actuantes en Centros de Información o Bibliotecas, tanto públicas como particulares, propiciando el intercambio de experiencias. Se proporcionará a los participantes certificado de 16 horas.

TEMA:
Arquitecturas de bibliotecas y centros de información en artes: del espacio físico al espacio virtual.

EJES:
- Arquitectura de Bibliotecas.
- Arquitectura de la Información.

¿CÓMO PATROCINAR?
As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o evento poderão desfrutar de um programa de benefícios que irá aumentar e agregar valor aos seus negócios. Caso sua empresa tenha interesse em apoiar ou patrocinar o evento, entre em contato pelo e-mail: tesouraria@redarte.org.br.

REALIZACIÓN

Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação em Arte - REDARTE/RJ
A Rede, atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Conta, atualmente, com 34 instituições afiliadas, dentre museus, centros culturais e universidades, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói.

NOTICIAS

Acesse o Ebook com a programação completa do Rio Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.UIA, o 4º volume da coletânea gratuita de publicações, (o Seminário de Informação em Arte está na página 124 do ebook).

Na torcida para que as consequências dessa Pandemia fiquem aquém das projeções atuais e que não os atinja e aos seus, a REDARTE/RJ espera encontrá-los e ouvi-los, no 7º Seminário de Informação em Arte online.

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INSCRIPCIONES (registros)
Estudiantes - R$ 25,00
Miembros REDARTE/RJ - R$ 40,00
Profesional - R$ 55,00

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Speakers

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Regina Cohen

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Marcelo Aflalo

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Luis Fernando Sayão

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Alpina Gonzaga Martins Rosa

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Charlley Luz

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Ana Lígia Silva Medeiros

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Maria Victoria Valverde Facal

Schedule:

Abertura Opening

Conferência de Abertura - Breve história da arquitetura das bibliotecas Lecture · Ana Lígia Silva Medeiros

Intervalo Interval

Palestra 1: Uma perspectiva de acessibilidade universal às bibliotecas Lecture · Regina Cohen

Debate 1 Moderador Carlos Alberto Della Paschoa Q&A

Intervalo para almoço Interval

Palestra 2: 30 anos da Rede de Bibliotecas do Instituto Cervantes Lecture · Maria Victoria Valverde Facal

Palestra 3: Materialidade e comportamento Lecture · Marcelo Aflalo

Debate 2 Moderadora Eliane Vieira da Silva Q&A

Intervalo Interval

Apresentação de Trabalhos 1, Debate - 16h40 Encerramento Work Presentation

Abertura 2 Opening

Palestra 4: Reuso de acervos culturais digitais Lecture · Luis Fernando Sayão

Intervalo Interval

Palestra 5: Uma arquitetura de bibliotecas em rede Lecture · Alpina Gonzaga Martins Rosa

Debate 3 Moderador Jorge Moisés Kroll do Prado Q&A

Homenagem à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ Award

Intervalo para almoço Interval

Apresentação dos patrocinadores Technical session

Palestra 6: Dados Informação e Produtos Digitais Lecture · Charlley Luz

Debate 4 Moderadora Claudete Fernandes Queiroz Q&A · Diego Grass

Intervalo Interval

Apresentação de Trabalhos 2, Debate - 16h10 Encerramento Work Presentation

Accreditation

Seja bem-vindo ao 7. Seminário de Informação em Arte!

A transmissão será via YouTube - inscreva-se no canal @redarte.rj

A plataforma enviará, automaticamente, um link exclusivo para cada inscrito no e-mail de confirmação da inscrição. São enviados também e-mails um dia e uma hora antes do evento começar – para garantir que ninguém esqueça e fique de fora!

Para que o credenciamento seja confirmado o participante deve ter 50% de presença em cada dia do evento, pois a plataforma contabiliza automaticamente a permanência dos participantes.

 

 

Achievement

Correalização

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio institucional

Entre em contato pelo email tesouraria@redarte.org.br para patrocinar o seminário.

REDARTE/RJ

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro,- REDARTE/RJ, criada em 1995, congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte com o objetivo de promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Site: https://www.redarte.org.br/ - Facebook: REDARTE/R

Regina Cohen

Núcleo Pró-Acesso da UFRJ - Projeto, Consultoria e Ensino em Acessibilidade Ltda.


Foi Bolsista CNPq DTI A no Projeto de Tecnologias Assistivas desenvolvido pelo Núcleo Pró-acesso da UFRJ (2017-2018). Representante do Brasil na G3ict / the Global Initiative for Inclusive ICTs, Smart Cities for All (SC4A) e Consultora Internacional em Acessibilidade ICAC-BE; Visiting Assistant Professor (FULBRIGHT/CAPES) Syracuse University, United States (2014). Conselheira Titular eleita para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU RJ) 2018-2020, Conselheira do CAU RJ; Comissão de Acessibilidade do CAU RJ; Coordenadora do Núcleo Pró-Acesso UFRJ; Comissão de Acessibilidade da Prefeitura do Rio; Gerente da Empresa ACESSO SEM LIMITES. Visiting Assistant Professor (FULBRIGHT/CAPES) at Syracuse University, United States (set.-dez. 2014). Pós-doutora em Arquitetura (bolsista FAPERJ / PROARQ/FAU/UFRJ) com o tema de Acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos Museus (2008-2013). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal (Núcleo Pró-Acesso da UFRJ). Conselheira do COMDEF Rio; integrante do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e é especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC RJ (1992). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade e inclusão no ensino superior, acessibilidade e etnografia da cidade, acessibilidade e inclusão de Pessoas com Deficiência; aspectos culturais da construção do espaço. Participou da equipe do Núcleo Pró-acesso da elaboração do Manual Técnico de Acessibilidade para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016. Consultora na Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social (CAIS) do Comitê Nacional de Organização da RIO+20. Recebeu prêmio internacional da Association Européene pour l'Enseignement de l'Architecture pela melhor metodologia de ensino de arquitetura do biênio 2003-2004; diversas publicações premiadas; diversas moções de congratulações pelos trabalhos científicos realizados. Possui diversos trabalhos sobre inclusão e acessibilidade publicados. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico do CNPq (DTI-A) com o projeto "Acessibilidade e Desenho Universal nas instalações da Copa de 2014 e seus impactos no Turismo Inclusivo.

Marcelo Aflalo

Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP


Arquiteto formado pela FAU-USP (1978), designer e artista gráfico com mestrado em Design Gráfico pela The School of the Art Institute of Chicago (1985) bolsista pela Capes/Fulbright, com pós-gradução em Fotografia pela FAAP (2013). Doutorando pela Universidade de São Paulo. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, Coordenador do Prêmio IBRAMEM WWF 2016 e Prêmio IBRAMEM AMATA 2018 promovido pelo Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira, Presidente do Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira. Sócio diretor da Univers Arquitetura e Design, premiado pela Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1999, com projeto de Casa de Eucalipto. Ganhador de diversos prêmios, entre eles o BID - Bienal Interamericana de Design, da Espanha, o Jabuti, de melhor projeto gráfico de livro, entre outros. Coordenador técnico no Curso de Especialização Arquitetura em Madeira: Projeto e Tecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura em madeira, Design ambiental e Design Gráfico.

Luis Fernando Sayão

Comissão Nacional de Energia Nuclear, Centro de Informações Nucleares


Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) e doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT (1994). Trabalha desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) onde já exerceu os cargos de: chefe do Centro de Informações Nucleares (CIN); chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DITEC); coordenador-geral de Informática; representante do Brasil no INIS - International Nuclear Information System (AIEA/ONU); coordenador-geral da RRIAN - Red Regional de Información en el Área Nuclear (RRIAN) e membro da Comissão de Ensino da CNEN. Foi conselheiro do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos e do Comitê Técnico-Científico do IBICT. Atualmente é líder do grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento Nuclear; coordenador do projeto de desenvolvimento tecnológico Infraestrutura de Apoio à Gestão e Preservação do Conhecimento Nuclear; representante alternativo do Brasil no INIS (AIEA/ONU); membro do Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ; representante da CNEN na OGP/compromisso 4 (Open Government Partrneship); professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa; representante da área nuclear no GO FAIR BRASIL.Tem como áreas de interesse: bibliotecas/repositórios digitais, publicações eletrônicas, interoperabilidade de sistemas de informação para apoio a pesquisa, gestão de dados de pesquisa e preservação digital, áreas onde tem vários artigos e livros publicados. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Alpina Gonzaga Martins Rosa

REDARTE/RJ


Possui graduação e especialização em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, foi coordenadora da Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal até 2019, quando se aposentou, e atualmente é sócia colaboradora da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro - REDARTE/RJ. Membro Correspondente do Comitê de Bibliotecas de Arte da IFLA.Possui graduação e especialização em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, foi coordenadora da Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal até 2019, quando se aposentou, e atualmente é sócia colaboradora da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro - REDARTE/RJ. Membro Correspondente do Comitê de Bibliotecas de Arte da IFLA.

Charlley Luz

Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM


Publicitário que percebeu que o mundo da comunicação estava mudando e por isso se interessou pelo mundo da informação digital. Tornou-se bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. É empreendedor, consultor, professor e palestrante. Especialista em Sistemas e Serviços de Informação (FESPSP), desenvolve projetos em gestão documental, portais corporativos, experiência do usuário (UX Research), além de planejamento e arquitetura de informação de ambientes e repositórios digitais. Junto à ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) ministra a disciplina de Usabilidade (UX) no curso de Pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital e e Arquitetura da Informação no curso de Big Data e Inteligência de Mercado. Autor dos livros Arquivologia 2.0 e Primitivos Digitais.

Ana Lígia Silva Medeiros

Fundação Casa de Rui Barbosa


Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em convênio com o IBICT. Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO. Professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi Diretora do Centro de Coleções e Serviços ao Leitor (CCSL), da Fundação Biblioteca Nacional. Foi Superintendente de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro (2004-2009). Dirigiu a Biblioteca do Estado do Rio de Janeiro e foi Diretora do Departamento de Bibliotecas (1987- 2000). Chefe da Biblioteca Mário Henrique Simonsen, da Fundação Getúlio Vargas (2000-2001). Presidente da Comissão de Digitalização da Fundação Biblioteca Nacional (2001-2002). Foi Vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Foi membro do Conselho Diretor da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil. Possui diversos trabalhos publicados. Escreveu o livro de contos Persona. Tem experiência na área de Planejamento, implantação e gestão de Bibliotecas e de Redes, Organização de Eventos, Pesquisa em Biblioteconomia, Bibliotecas e Repositórios Digitais e Arquitetura de Bibliotecas.

Maria Victoria Valverde Facal

Instituto Cervantes de Madri


Licenciada em Geografia e História, com especialidade em História Medieval, pela Universidade
Complutense de Madri. Licenciada em Documentação pela Universidade de Alcalá de Henares.
Master em Bibliotecas e Serviços de Informação Digital pela Universidade Carlos III, de Madri.
Atuou como arqueóloga em sítios arqueológicos na Espanha entre 1984 e 1991. A partir de
1991, trabalha como catalogadora de acervos antigos em bibliotecas e arquivos históricos.
Desde 1994, integra a equipe do Departamento de Bibliotecas e Documentação do Instituto
Cervantes, onde é responsável pela administração do Sistema Integrado de Gestão
Bibliotecária Absysnet e pelo Catálogo Coletivo, além de cuidar da elaboração das Estatísticas
Anuais da rede de bibliotecas e da normalização dos procedimentos técnicos da rede.