BERNARD CHARLOT

UNIVERSIDADE DE PARIS 8 | UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERGIPE

Doutor em Educação ("doctorat d'État", equivalente a Livre-docência) - Université de Paris X, Nanterre (1985). Atualmente, é Professor-Visitante na Universidade Federal de Sergipe, onde é membro do Departamento de Educação e dos cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Culturas populares (PPGCULT). É também Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 e Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto, Portugal. Na UFS, é membro dos Grupos de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON) e Arte, Diversidade e Contemporaneidade (ARDICO). Principal tema de pesquisa nos últimos anos: a relação dos alunos com o saber e a escola. Responsável científico do site sobre a relação com o saber: http://redereperes.wixsite.com/reperes. Publicou ou organizou 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil).

JANAÍNA WEISSHEIMER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD) de 2014 a 2015.

SIDARTA RIBEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professor Titular de Neurociências e vice-diretor do ICE - Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).Bolsista de produtividade do CNPq.

CARLOS AUGUSTO NOVAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutor em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). É também professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal Minas Gerais. Tem experiência acadêmica nas áreas de Letras e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes campos: Prática de Ensino de Língua Portuguesa, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Educação do Campo e Indígena, Introdução à Filosofia. Possui ainda experiência no campo da administração escolar (coordenação de curso e membro de órgãos colegiados) e na criação/produção/edição de poesia.

ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). É professora adjunta pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Ensino e Linguagem (UFRN). Pesquisa na área de Educação com interface em Letras e Psicologia, investigando temas relacionados a formação do leitor: literatura infantil, linguagem, leitura, argumentação, mediação pedagógica, contação e recontação de histórias na educação infantil.

MARLY AMARILHA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora pela University of London, introduziu o ensino de Literatura no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o grupo interinstitucional "Ensino e Linguagem"- GPEL . Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Teoria da Leitura e Ensino de Literatura. Pesquisa ,principalmente, os seguintes temas: leitura;linguagens; literatura;literatura infantil, educação fundamental; formação do leitor; formação do mediador de leitura;argumentação; ensino superior. É autora dos livros "Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica" (9.ed); "Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola" (2013). Bolsista de produtividade do CNPq.

ANA MARIA MARGALLO

UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE BARCELONA - ESPANHA

Licenciada em Filologia Hispânica, Doutora em Didática da língua e da literatura pela Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha, onde defendeu a tese “O ensino literário através de projetos”, sob a orientação de Teresa Colomer. Professora da Faculdade de Ciências da Educação, no Departamento de Didática da Língua e da Literatura, da Universidade Autônoma de Barcelona, ministra cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Formação permanente do professor, Biblioteca Escolar, Cultura Escrita e Sociedade em rede, Escrita e Alfabetização. Coordenadora do GRETEL – Grupo de investigação emergente em literatura infantil e juvenil e educação literaria, da mesma universidade, que tem como investigadora Teresa Colomer. É conferencista internacional de eventos na Europa e na América Latina.

NELSON CRUZ

ESCRITOR, ILUSTRADOR, ARTISTA PLÁSTICO

Nelson Cruz (Belo Horizonte, 1957) atua no mercado editorial desde 1988. Em trinta anos de carreira recebeu cinco prêmios Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 2002, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do IBBY, indicou-o ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração. Em 2004 e 2012 foi indicado pela FNLIJ para a Lista de Honra do IBBY. Em 2012, os originais do livro Alice no telhado participaram da exposição Tea with Alice, homenagem aos 150 anos do livro Alice no país maravilhas, no Museu de História de Oxford, Londres. Em 2015, a Academia Brasileira de Letras concedeu o prêmio ABL de Literatura Infanto-Juvenil ao O livro do acaso e, em 2016, com o livro Haicais visuais, recebeu da Revista Crescer o prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infantil e Juvenil.

MESSIAS DIEB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

GRAÇA LIMA

UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é professora adjunta. Tem experiência na área de Artes com ênfase na ilustração do livros infantis. Trabalha com design gráfico desde 1985 e já ilustrou mais de 50 livros, aqui e no exterior, muitos deles premiados, já recebeu 4 prêmios Jabuti.