9º Seminário de Informação em Arte

8 de outubro de 2025, 10h00 até 9 de outubro de 2025, 17h00
Com transmissão online

Informações

Este evento possui transmissão ao vivo.


A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover, compartilhar e incentivar o uso de recursos que possam contribuir para a produção e/ou disseminação da Informação em Arte. É composta, atualmente, por 34 instituições associadas, dentre museus, centros culturais e universidades, além de alguns sócios-colaboradores (pessoas físicas). Em conjunto com as instituições membros e parceiras, a Rede está organizando o 9º Seminário de Informação em Arte, visando a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030.

A nona edição do Seminário será realizada nos dias 8 e 9 de outubro de 2025 e abordará o tema ARTE E ACERVOS EM MUTAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS BIBLIOTECAS DE ARTE.

O tema será subdividido em 03 (três) eixos, conforme detalhado abaixo. Haverá apresentação de trabalhos e debates.

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais das áreas de Informação, Arte e Cultura, e público em geral

Tema: Arte e Acervos em Mutação: desafios contemporâneos das Bibliotecas de Arte

A diversificação exponencial de novas tecnologias e ferramentas informacionais disponíveis para o armazenamento, processamento e difusão da informação, assim como os ambientes e as redes virtuais para o acesso aberto e a difusão da informação, constitui um desafio para a prática e o fazer bibliotecários para os profissionais da informação no campos da Arte.

O 9º Seminário de Informação em Arte tem como objetivo proporcionar um espaço de questionamento, reflexão e compartilhamento de experiência no momento atual, o que vem exigindo dos profissionais da informação uma nova postura em relação às repercussões dos novos modelos de representação da Informação advindos das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) em suas práticas diárias.

Baseando-se nas metas 11.4 e 11.7 dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis – ODS 11 – da Agenda 2030 das Nações Unidas, que estabelecem respectivamente o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural da humanidade, e proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes até 2030, estabeleceu os seguintes eixos temáticos para a apresentação de trabalhos:

Eixo 1 – Manifestações artísticas por Inteligência Artificial (IA):

A produção artística dentro da era digital conta atualmente com obras resultantes do uso de IA, trazendo à luz novos questionamentos quanto à autoria e criação artística, assim como às formas de documentação, interpretação e representação dentro do processamento técnico da Informação em Arte. Neste eixo estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:

  • Criações artísticas por IA e representação descritiva;
  • Direitos autorais de imagens e manifestações audiovisuais por IA;
  • Ética e uso responsável da IA na criação artística;
  • Interação entre artistas, especialistas em TIC e bibliotecários.

Eixo 2 – Novas perspectivas na representação descritiva:

A diversidade de instrumentos e ferramentas (físicas, eletrônicas e digitais) para o armazenamento, processamento técnico e difusão da Informação em Arte oferece novas perspectivas para a disponibilização e visibilidade dos acervos de bibliotecas e centros de Informação em Arte. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:

  • Representação descritiva e temática de acervos de arte;
  • O uso de RDA e Informação em Arte;
  • Métodos e sistemas de organização da Informação em Arte: tesauros, glossários, cabeçalhos de assunto, taxonomias, ontologia, metadados, web semântica, linguística documental;
  • Arquivamento e preservação digital;
  • Interação entre especialistas em TIC e bibliotecários;
  • Acessibilidade e usabilidade (estudos de usuários, boas práticas etc.).

Eixo 3 – Bibliotecas em mutação:

As bibliotecas e centros de Informação em Arte tem por missão reunir documentos do passado e do presente, conservando e preservando um patrimônio bibliográfico cultural de testemunhos documentais que formam a História da Arte. A gestão, o desenvolvimento de coleções, a organização do conhecimento, assim como os movimentos associativos voltados para o mundo das Artes, são práticas atemporais e fundamentais na adequação à disponibilização da Informação em Arte dentro do contexto das novas tecnologias. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:

  • Gestão da informação e do conhecimento em Arte;
  • Desenvolvimento de coleções (físicas e digitais);
  • Organização do conhecimento em Arte;
  • Formação e capacitação do profissional da Informação em Arte;
  • Movimentos associativos e interação entre grupos de Arte;
  • Acessibilidade e usabilidade (estudos de usuários, boas práticas etc.).

Cronograma de submissão de trabalhos

30/06/2025 Abertura das submissões de trabalhos

27/07/2025

.

10/08/2025

Encerramento das submissões de trabalhos

Atenção! Prazo prorrogado!

Encerramento das submissões de trabalhos

03/09/2025 Divulgação dos trabalhos aprovados
03/09 a 21/09/2025 Entrega dos resumos expandidos corrigidos
28/09/2025 Entrega das apresentações (ppt) e dos vídeos com as apresentações (de quem optar por esta modalidade)
08 e 09/10/2025 Apresentação dos trabalhos aprovados no 9º Seminário Informação em Arte
14/11/2025 Publicação dos Anais do evento

Local e transmissão

O evento será realizado presencialmente no auditório do Instituto Cervantes, Rio de Janeiro (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo). Sujeito à lotação.

Também haverá transmissão online.

As inscrições são obrigatórias para ambas as formas de participação e devem ser realizadas nesta plataforma.


Comissão Organizadora
Alpina Gonzaga Martins Rosa
Carlos Alberto Della Paschoa
Denise Maria da Silva Batista
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Janaína Reina Furtado Machado
Mary Komatsu Shinkado
Reinaldo Bruno Batista Alves
Rosangela Coutinho
Suelen de Oliveira Dias
Verônica de Sá Ferreira

Comissão Científica
Verônica de Sá Ferreira
Denise Maria da Silva Batista
Rosangela Coutinho
Leandra Pereira de Oliveira
Caroline Brito de Oliveiva

Comissão de Comunicação
Mary Komatsu Shinkado
Janaina Reina Furtado Machado


Como patrocinar o evento?


As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o evento poderão desfrutar de um programa de benefícios que irá aumentar e agregar valor aos seus negócios.

Caso a sua empresa tenha interesse em apoiar ou patrocinar o evento, entre em contato pelo e-mail: tesouraria@redarte.org.br

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Almudena Quintana Arranz

Saiba mais

Carlos Alberto Ferreira (Café)

Saiba mais

Fernando Modesto

Saiba mais

Giuliano Ferreira

Saiba mais

Isabel Ayres

Saiba mais

Miguel Ángel Márdero Arellano

Saiba mais

Sergio Branco

Instituto Cervantes Rio de Janeiro

Rua Visconde de Ouro Preto, 62

Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

22250-180

Instituto Cervantes Rio de Janeiro

Ver no mapa

Rua Visconde de Ouro Preto, 62

Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

22250-180

Apoio institucional

Patrocinadores

REDARTE/RJ

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro,- REDARTE/RJ, criada em 1995, congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte com o objetivo de promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Site: https://www.redarte.org.br/ Facebook: REDARTE/RJ

Almudena Quintana Arranz

Instituto Cervantes em Tetuán


Diplomada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Complutense de Madrid e Licenciada em Documentação pela Universidade de Alcalá de Henares. Posteriormente, obteve o Mestrado em Documentação pela mesma universidade e o Mestrado em Documentação Digital pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Desde 2006 trabalha na rede de bibliotecas do Instituto Cervantes (RBIC), onde começou em Madrid, no departamento da sede central, que coordena e gere a rede de bibliotecas em todo o mundo, e em 2007 passou a gerir a Biblioteca do Instituto Cervantes de Casablanca. Desde 2010 é responsável pela Biblioteca Vicente Aleixandre do Instituto Cervantes em Tetuán, Marrocos. Em 2013 recebeu na Biblioteca Nacional da Espanha, o VIII Prêmio SEDIC Nacional de Qualidade e Inovação com a digitalização do Fundo Alfonso de Sierra Ochoa (FASO), importante arquiteto municipal e privado da cidade de Tetuán (Marrocos), cujo O fundo é guardado na biblioteca do centro, e permite diferentes investigações sobre este fundo patrimonial, enquanto o patrimônio e a história da cidade de Tetuán são preservados e preservados da biblioteca. Acesso ao acervo digitalizado do FASO: https://coleccionesdigitales.cervantes.es/digital/collection/FASO.

Carlos Alberto Ferreira (Café)

UNIRIO


Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Inteligencia Competitiva, e Gestão do Conhecimento e Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Ciência da Informação, pela IBICT/UFRJ. Atualmente é professor Professor Associado I na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, e na área da Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Recomendação, Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Neuro SimbólicaAlgoritmos de Recomendação em Saúde, bibliotecas Digitais, Bibliotecas Virtuais, Big Data, Ciência de Dados; Arquitetura da Informação, Interação Humano Computador, Marketing Digital, Usabilidade, Repositorios Digitais temáticos e Institucionais com enfase em repositórios na área da Saúde. 

Fernando Modesto

USP/ECA


Professor/Pesquisador da Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Mestrado e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP. Pesquisa e Ensino acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase no campo do Tratamento da Informação Bibliográfica. Temas de interesse: Automação de Bibliotecas e Serviços de Informação (software comercial e software livre); Dados vinculados (Linked Data); Dados Abertos (Open Data); Ciência Aberta (Comunicação Científica, E-Science); Formatos de Intercâmbio Bibliográfico (MARC 21 - Autoridade e Bibliográfico, BIBFRAME, UNIMARC); Metadados Descritivos; Catalogação Descritiva (Modelos Conceituais:- FRBR, FRAD, LRM, FRBRoo, LRMoo, Pressoo; Normas catalográficas: RDA, AACR2 e ISBD consolidada); Bibliotecas e Repositórios Digitais; Desenvolvimento de Coleções; Literacia Digital; Mídias Sociais; Social Cataloguing; Web Semântica; Internet das coisas, Inteligência Artificial; Ética. Temas de interesse orientados aos estudos teóricos e aplicados no contexto da informação registrada (sob aspecto da catalogação descritiva).

Giuliano Ferreira

PUCRIO


Analista de Sistemas na Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio e Especialista em Tecnologia. Possui vasta experiência em desenvolvimento de sistemas e gerência de projetos em Tecnologia da Informação. Heavy-User da Internet e entusiasta das Mídias e Redes Sociais, vem desenvolvendo projetos on-line, ministrando cursos e palestras e discutindo tendências, para ajudar pesquisadores das mais diversas áreas na rede mundial de computadores, ao longo dos últimos 20 anos.

Isabel Ayres

FESPSP


Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 1993). Coordenou o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo (2008-2023). Docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. Docente no curso de Especialização em Arquivologia da UNIFAI. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão Arquivística da FESPSP. Membro do GPTAI - Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação, da Universidade Federal de São Carlos. Membro do GT de Preservação Digital de Fotografias da Rede Cariniana/IBICT. Secretária da Seção de Bibliotecas de Arte da A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA- 2012-2020). Coordenadora de Informações da Seção de Bibliografia da IFLA (2019-atual). Vencedora do Prêmio Laura Russo (Conselho Regional de Biblioteconomia da 8. Região, categoria Dissertação, 2017)

Miguel Ángel Márdero Arellano

IBICT


Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História, mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília. Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Sênior é coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA e líder do grupo de pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade". Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021 e 2023-2025). President of Ibero-American Science and Technology Education Consortium - ISTEC. ORCID 0000-0001-5306-919X

Sergio Branco

ITS – Instituto de Tecnologia e Sociedade


Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Professor do doutorado em Direito da Universidade de Montreal. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec. Professor de direito civil e de propriedade intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio (2006-2013). Procurador-Chefe do ITI- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2005-2006). Coordenador de desenvolvimento acadêmico do programa de pós-graduação da FGV Direito Rio (2005). Advogado associado ao escritório Barbosa, Müssnich & Aragão (1999-2005). Autor dos livros "Memória e Esquecimento na Internet"; Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias, "O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro - Uma Obra em Domínio Público" e "O que é Creative Commons - Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo", entre outras obras. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Advogado no Rio de Janeiro.