Este evento possui transmissão ao vivo.
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover, compartilhar e incentivar o uso de recursos que possam contribuir para a produção e/ou disseminação da Informação em Arte. É composta, atualmente, por 34 instituições associadas, dentre museus, centros culturais e universidades, além de alguns sócios-colaboradores (pessoas físicas). Em conjunto com as instituições membros e parceiras, a Rede está organizando o 9º Seminário de Informação em Arte, visando a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030.
A nona edição do Seminário será realizada nos dias 8 e 9 de outubro de 2025 e abordará o tema ARTE E ACERVOS EM MUTAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS BIBLIOTECAS DE ARTE.
O tema será subdividido em 03 (três) eixos, conforme detalhado abaixo. Haverá apresentação de trabalhos e debates.
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais das áreas de Informação, Arte e Cultura, e público em geral
A diversificação exponencial de novas tecnologias e ferramentas informacionais disponíveis para o armazenamento, processamento e difusão da informação, assim como os ambientes e as redes virtuais para o acesso aberto e a difusão da informação, constitui um desafio para a prática e o fazer bibliotecários para os profissionais da informação no campos da Arte.
O 9º Seminário de Informação em Arte tem como objetivo proporcionar um espaço de questionamento, reflexão e compartilhamento de experiência no momento atual, o que vem exigindo dos profissionais da informação uma nova postura em relação às repercussões dos novos modelos de representação da Informação advindos das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) em suas práticas diárias.
Baseando-se nas metas 11.4 e 11.7 dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis – ODS 11 – da Agenda 2030 das Nações Unidas, que estabelecem respectivamente o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural da humanidade, e proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes até 2030, estabeleceu os seguintes eixos temáticos para a apresentação de trabalhos:
Eixo 1 – Manifestações artísticas por Inteligência Artificial (IA):
A produção artística dentro da era digital conta atualmente com obras resultantes do uso de IA, trazendo à luz novos questionamentos quanto à autoria e criação artística, assim como às formas de documentação, interpretação e representação dentro do processamento técnico da Informação em Arte. Neste eixo estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
Eixo 2 – Novas perspectivas na representação descritiva:
A diversidade de instrumentos e ferramentas (físicas, eletrônicas e digitais) para o armazenamento, processamento técnico e difusão da Informação em Arte oferece novas perspectivas para a disponibilização e visibilidade dos acervos de bibliotecas e centros de Informação em Arte. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
Eixo 3 – Bibliotecas em mutação:
As bibliotecas e centros de Informação em Arte tem por missão reunir documentos do passado e do presente, conservando e preservando um patrimônio bibliográfico cultural de testemunhos documentais que formam a História da Arte. A gestão, o desenvolvimento de coleções, a organização do conhecimento, assim como os movimentos associativos voltados para o mundo das Artes, são práticas atemporais e fundamentais na adequação à disponibilização da Informação em Arte dentro do contexto das novas tecnologias. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
Cronograma de submissão de trabalhos
30/06/2025 | Abertura das submissões de trabalhos |
. 10/08/2025 |
Atenção! Prazo prorrogado! Encerramento das submissões de trabalhos |
03/09/2025 | Divulgação dos trabalhos aprovados |
03/09 a 21/09/2025 | Entrega dos resumos expandidos corrigidos |
28/09/2025 | Entrega das apresentações (ppt) e dos vídeos com as apresentações (de quem optar por esta modalidade) |
08 e 09/10/2025 | Apresentação dos trabalhos aprovados no 9º Seminário Informação em Arte |
14/11/2025 | Publicação dos Anais do evento |
Também haverá transmissão online.
As inscrições são obrigatórias para ambas as formas de participação e devem ser realizadas nesta plataforma.
Comissão Organizadora
Alpina Gonzaga Martins Rosa
Carlos Alberto Della Paschoa
Denise Maria da Silva Batista
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Janaína Reina Furtado Machado
Mary Komatsu Shinkado
Reinaldo Bruno Batista Alves
Rosangela Coutinho
Suelen de Oliveira Dias
Verônica de Sá Ferreira
Comissão Científica
Verônica de Sá Ferreira
Denise Maria da Silva Batista
Rosangela Coutinho
Leandra Pereira de Oliveira
Caroline Brito de Oliveiva
Comissão de Comunicação
Mary Komatsu Shinkado
Janaina Reina Furtado Machado
As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o evento poderão desfrutar de um programa de benefícios que irá aumentar e agregar valor aos seus negócios.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoRua Visconde de Ouro Preto, 62
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
22250-180
Rua Visconde de Ouro Preto, 62
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
22250-180
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro,- REDARTE/RJ, criada em 1995, congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte com o objetivo de promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Site: https://www.redarte.org.br/ Facebook: REDARTE/RJ
Diplomada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Complutense de Madrid e Licenciada em Documentação pela Universidade de Alcalá de Henares. Posteriormente, obteve o Mestrado em Documentação pela mesma universidade e o Mestrado em Documentação Digital pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Desde 2006 trabalha na rede de bibliotecas do Instituto Cervantes (RBIC), onde começou em Madrid, no departamento da sede central, que coordena e gere a rede de bibliotecas em todo o mundo, e em 2007 passou a gerir a Biblioteca do Instituto Cervantes de Casablanca. Desde 2010 é responsável pela Biblioteca Vicente Aleixandre do Instituto Cervantes em Tetuán, Marrocos. Em 2013 recebeu na Biblioteca Nacional da Espanha, o VIII Prêmio SEDIC Nacional de Qualidade e Inovação com a digitalização do Fundo Alfonso de Sierra Ochoa (FASO), importante arquiteto municipal e privado da cidade de Tetuán (Marrocos), cujo O fundo é guardado na biblioteca do centro, e permite diferentes investigações sobre este fundo patrimonial, enquanto o patrimônio e a história da cidade de Tetuán são preservados e preservados da biblioteca. Acesso ao acervo digitalizado do FASO: https://coleccionesdigitales.cervantes.es/digital/collection/FASO.
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Inteligencia Competitiva, e Gestão do Conhecimento e Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Ciência da Informação, pela IBICT/UFRJ. Atualmente é professor Professor Associado I na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, e na área da Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Recomendação, Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Neuro SimbólicaAlgoritmos de Recomendação em Saúde, bibliotecas Digitais, Bibliotecas Virtuais, Big Data, Ciência de Dados; Arquitetura da Informação, Interação Humano Computador, Marketing Digital, Usabilidade, Repositorios Digitais temáticos e Institucionais com enfase em repositórios na área da Saúde.
Professor/Pesquisador da Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Mestrado e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP. Pesquisa e Ensino acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase no campo do Tratamento da Informação Bibliográfica. Temas de interesse: Automação de Bibliotecas e Serviços de Informação (software comercial e software livre); Dados vinculados (Linked Data); Dados Abertos (Open Data); Ciência Aberta (Comunicação Científica, E-Science); Formatos de Intercâmbio Bibliográfico (MARC 21 - Autoridade e Bibliográfico, BIBFRAME, UNIMARC); Metadados Descritivos; Catalogação Descritiva (Modelos Conceituais:- FRBR, FRAD, LRM, FRBRoo, LRMoo, Pressoo; Normas catalográficas: RDA, AACR2 e ISBD consolidada); Bibliotecas e Repositórios Digitais; Desenvolvimento de Coleções; Literacia Digital; Mídias Sociais; Social Cataloguing; Web Semântica; Internet das coisas, Inteligência Artificial; Ética. Temas de interesse orientados aos estudos teóricos e aplicados no contexto da informação registrada (sob aspecto da catalogação descritiva).
Analista de Sistemas na Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio e Especialista em Tecnologia. Possui vasta experiência em desenvolvimento de sistemas e gerência de projetos em Tecnologia da Informação. Heavy-User da Internet e entusiasta das Mídias e Redes Sociais, vem desenvolvendo projetos on-line, ministrando cursos e palestras e discutindo tendências, para ajudar pesquisadores das mais diversas áreas na rede mundial de computadores, ao longo dos últimos 20 anos.
Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 1993). Coordenou o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo (2008-2023). Docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. Docente no curso de Especialização em Arquivologia da UNIFAI. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão Arquivística da FESPSP. Membro do GPTAI - Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação, da Universidade Federal de São Carlos. Membro do GT de Preservação Digital de Fotografias da Rede Cariniana/IBICT. Secretária da Seção de Bibliotecas de Arte da A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA- 2012-2020). Coordenadora de Informações da Seção de Bibliografia da IFLA (2019-atual). Vencedora do Prêmio Laura Russo (Conselho Regional de Biblioteconomia da 8. Região, categoria Dissertação, 2017)
Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História, mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília. Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Sênior é coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA e líder do grupo de pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade". Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021 e 2023-2025). President of Ibero-American Science and Technology Education Consortium - ISTEC. ORCID 0000-0001-5306-919X
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Professor do doutorado em Direito da Universidade de Montreal. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec. Professor de direito civil e de propriedade intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio (2006-2013). Procurador-Chefe do ITI- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2005-2006). Coordenador de desenvolvimento acadêmico do programa de pós-graduação da FGV Direito Rio (2005). Advogado associado ao escritório Barbosa, Müssnich & Aragão (1999-2005). Autor dos livros "Memória e Esquecimento na Internet"; Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias, "O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro - Uma Obra em Domínio Público" e "O que é Creative Commons - Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo", entre outras obras. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Advogado no Rio de Janeiro.