Este evento possui transmissão ao vivo.
9º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE
Evento com vagas presenciais e online. Imperdivel!
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover, compartilhar e incentivar o uso de recursos que possam contribuir para a produção e/ou disseminação da Informação em Arte. É composta, atualmente, por 34 instituições associadas, dentre museus, centros culturais e universidades, além de alguns sócios-colaboradores (pessoas físicas). Em conjunto com as instituições membros e parceiras, a Rede está organizando o 9º Seminário de Informação em Arte, visando a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030.
A nona edição do Seminário será realizada nos dias 8 e 9 de outubro de 2025 e abordará o tema ARTE E ACERVOS EM MUTAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS BIBLIOTECAS DE ARTE.
A Conferência de abertura será proferida por Glòria Pérez-Salmerón, Presidente da Stichting IFLA Global Libraries
Atividade extra, no dia 10/10, sexta-feira:
Workshop: Arte, Acervos e Algoritmos: explorando a inteligência artificial na biblioteca contemporânea - Investimento: R$100,00 - Palestrante: Pablo Bruno D'Amico (palestrante internacional convidado - Observação: O workshop será em espanhol e não haverá tradução.
Público-alvo (seminário e workshop): Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais das áreas de Informação, Arte e Cultura, e público em geral.
A REDARTE/RJ por meio do Instituto Rio sendo o co-realizador do evento, tem a honra de receber palestrantes renomados nacionais e internacionais.
Palestrantes confirmados:
Almudena Quintana Arranz
Carlos Alberto Ferreira (Café)
Fernando Modesto
Giuliano Ferreira
Isabel Ayres
Miguel Ángel Márdero Arellano
Pablo Bruno D'Amico
Sergio Branco
Soledad Cánovas del Castillo
Zofia Grzesiak - Universidade de Varsóvia
Inforrmamos que não haverá tradução das palestras em espanhol.
Veja aqui o programa completo em pdf.
Tema do seminário: Arte e Acervos em Mutação: desafios contemporâneos das Bibliotecas de Arte
A diversificação exponencial de novas tecnologias e ferramentas informacionais disponíveis para o armazenamento, processamento e difusão da informação, assim como os ambientes e as redes virtuais para o acesso aberto e a difusão da informação, constitui um desafio para a prática e o fazer bibliotecários para os profissionais da informação no campos da Arte.
O 9º Seminário de Informação em Arte tem como objetivo proporcionar um espaço de questionamento, reflexão e compartilhamento de experiência no momento atual, o que vem exigindo dos profissionais da informação uma nova postura em relação às repercussões dos novos modelos de representação da Informação advindos das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) em suas práticas diárias.
Baseando-se nas metas 11.4 e 11.7 dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis – ODS 11 – da Agenda 2030 das Nações Unidas, que estabelecem respectivamente o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural da humanidade, e proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes até 2030, estabeleceu os seguintes eixos temáticos para a apresentação de trabalhos:
Eixo 1 – Manifestações artísticas por Inteligência Artificial (IA):
A produção artística dentro da era digital conta atualmente com obras resultantes do uso de IA, trazendo à luz novos questionamentos quanto à autoria e criação artística, assim como às formas de documentação, interpretação e representação dentro do processamento técnico da Informação em Arte. Neste eixo estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
- Criações artísticas por IA e representação descritiva;
- Direitos autorais de imagens e manifestações audiovisuais por IA;
- Ética e uso responsável da IA na criação artística;
- Interação entre artistas, especialistas em TIC e bibliotecários.
Eixo 2 – Novas perspectivas na representação descritiva:
A diversidade de instrumentos e ferramentas (físicas, eletrônicas e digitais) para o armazenamento, processamento técnico e difusão da Informação em Arte oferece novas perspectivas para a disponibilização e visibilidade dos acervos de bibliotecas e centros de Informação em Arte. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
- Representação descritiva e temática de acervos de arte;
- O uso de RDA e Informação em Arte;
- Métodos e sistemas de organização da Informação em Arte: tesauros, glossários, cabeçalhos de assunto, taxonomias, ontologia, metadados, web semântica, linguística documental;
- Arquivamento e preservação digital;
- Interação entre especialistas em TIC e bibliotecários;
- Acessibilidade e usabilidade (estudos de usuários, boas práticas etc.).
Eixo 3 – Bibliotecas em mutação:
As bibliotecas e centros de Informação em Arte tem por missão reunir documentos do passado e do presente, conservando e preservando um patrimônio bibliográfico cultural de testemunhos documentais que formam a História da Arte. A gestão, o desenvolvimento de coleções, a organização do conhecimento, assim como os movimentos associativos voltados para o mundo das Artes, são práticas atemporais e fundamentais na adequação à disponibilização da Informação em Arte dentro do contexto das novas tecnologias. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
- Gestão da informação e do conhecimento em Arte;
- Desenvolvimento de coleções (físicas e digitais);
- Organização do conhecimento em Arte;
- Formação e capacitação do profissional da Informação em Arte;
- Movimentos associativos e interação entre grupos de Arte;
- Acessibilidade e usabilidade (estudos de usuários, boas práticas etc.).
Cronograma de submissão de trabalhos
30/06/2025 | Abertura das submissões de trabalhos |
27/07/2025 10/08/2025 | Encerramento das submissões de trabalhos Encerramento das submissões de trabalhos (Prazo prorrogado) |
03/09/2025 | Divulgação dos trabalhos aprovados |
03/09 a 21/09/2025 | Entrega dos resumos expandidos corrigidos |
28/09/2025 | Entrega das apresentações (ppt) e dos vídeos com as apresentações (de quem optar por esta modalidade) |
08 e 09/10/2025 | Apresentação dos trabalhos aprovados no 9º Seminário Informação em Arte |
14/11/2025 | Publicação dos Anais do evento |
VEJA A LISTA DE TRABALHOS APROVADOS
Local e transmissão
O evento será realizado presencialmente no auditório do Instituto Cervantes, Rio de Janeiro (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo). Sujeito à lotação.
Também haverá transmissão online.
As inscrições são obrigatórias para ambas as formas de participação e devem ser realizadas nesta plataforma.
Comissão Organizadora
Carlos Alberto Della Paschoa (presidência)
Alpina Gonzaga Martins Rosa
Denise Maria da Silva Batista
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Janaína Reina Furtado Machado (comunicação)
Mary Komatsu Shinkado (comunicação)
Reinaldo Bruno Batista Alves (comunicação)
Rosangela Coutinho
Suelen de Oliveira Dias
Verônica de Sá Ferreira (tesouraria)
Comissão Científica
Verônica de Sá Ferreira
Denise Maria da Silva Batista
Rosangela Coutinho
Leandra Pereira de Oliveira
Caroline Brito de Oliveira
Como patrocinar o evento?
As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o evento poderão desfrutar de um programa de benefícios que irá aumentar e agregar valor aos seus negócios.
Caso a sua empresa tenha interesse em apoiar ou patrocinar o evento, entre em contato pelo e-mail: tesouraria@redarte.org.br
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoCredenciamento Credenciamento
Mesa de abertura | Representantes institucionais Abertura
Conferência de abertura: Bibliotecas en movimiento: activa el cambio | Glòria Pérez-Salmerón Conferência
Homenagem 30 anos REDARTE/RJ Homenagem
Almoço Almoço
1ª Mesa: Novos processos para representação descritiva da informação | Fernando Modesto e Isabel Ayres | Moderação Marcos Miranda Mesa-redonda
Coffe break Coffee break
2ª Mesa: Usos e impactos da Inteligência Artificial (IA) | Sérgio Branco e Carlos Alberto Ferreira (Café) | Moderação Ana Ligia Medeiros Mesa-redonda
Apresentações de trabalhos Apresentação de Trabalhos
Encerramento Encerramento
Documentário 'Warhol-Vijande: Mas que pistolas, cuchillos y cruces' Exposição de Cinema
Credenciamento Credenciamento
Palestra: “El valor de la tecnología funcional en la gestión de la biblioteca Museo Nacional Thyssen-Bornemisza de Madrid” | Soledad Cánovas del Castillo Palestra
Coffe break Coffee break
3ª Mesa: Bibliotecas em mutação | Miguel Ángel Márdero Arellano e Giuliano Ferreira | Mediação Magda Almada Mesa-redonda
Palestra: La Biblioteca de Borges y el conocimiento en los tiempos posnormales | Zofia Grzesiak Palestra
Almoço Almoço
Apresentações de trabalhos Apresentação de Trabalhos
Palestra: Bibliotecas e Inteligencias artificiales: un debate abierto | Pablo D'amico Palestra
Coffee Break Coffee break
Conferência de encerramento | Almudena Quintana Arranz Palestra
Encerramento Encerramento
Workshop: Arte, Acervos e Algoritmos: explorando a inteligência artificial na biblioteca contemporânea Workshop · Pablo Bruno D'Amico
Rua Visconde de Ouro Preto, 62
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
22250-180
Rua Visconde de Ouro Preto, 62
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
22250-180
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro,- REDARTE/RJ, criada em 1995, congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte com o objetivo de promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Site: https://www.redarte.org.br/ Facebook: REDARTE/RJ
Presidente do Stichting IFLA Global Libraries e foi Presidente da IFLA no período de 2017 a 2019. Também presidiu a FESABID, Federación Española de Sociedades de Archivística, Biblioteconomía, Documentación y Museística (Federação Espanhola de Arquivos, Bibliotecas, Documentação e Museus) desde abril de 2018, além de ter sido membro do Comitê Executivo e Vice-Presidente da EBLIDA, European Bureau of Library Information and Documentation Associations (2008-2015).
Glòria atua no Conselho Provincial de Barcelona, no Departamento de Bibliotecas, como Consultora Sênior, e é conselheira do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Ao longo de sua distinta carreira, ocupou diversos cargos de liderança, incluindo a Direção da Biblioteca Nacional da Espanha (2010-2013), onde também integrou o Conselho de Administração e o Comitê Executivo (2008-2013).
Sob sua gestão, a Biblioteca desenvolveu inúmeros projetos inovadores, entre eles a digitalização sistemática de acervos, viabilizada por meio de um acordo de cooperação com a Telefónica, que previu a digitalização de 200 mil títulos; e a promoção e aprovação de uma nova Lei de Depósito Legal, que incluiu a coleção de recursos eletrônicos e o arquivo da internet.
O envolvimento de Glòria com a IFLA é de longa data, tendo sido membro do Comitê Permanente de Bibliotecas Públicas da IFLA (2005-2012).
Diplomada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Complutense de Madrid e Licenciada em Documentação pela Universidade de Alcalá de Henares. Posteriormente, obteve o Mestrado em Documentação pela mesma universidade e o Mestrado em Documentação Digital pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Desde 2006 trabalha na rede de bibliotecas do Instituto Cervantes (RBIC), onde começou em Madrid, no departamento da sede central, que coordena e gere a rede de bibliotecas em todo o mundo, e em 2007 passou a gerir a Biblioteca do Instituto Cervantes de Casablanca. Desde 2010 é responsável pela Biblioteca Vicente Aleixandre do Instituto Cervantes em Tetuán, Marrocos. Em 2013 recebeu na Biblioteca Nacional da Espanha, o VIII Prêmio SEDIC Nacional de Qualidade e Inovação com a digitalização do Fundo Alfonso de Sierra Ochoa (FASO), importante arquiteto municipal e privado da cidade de Tetuán (Marrocos), cujo O fundo é guardado na biblioteca do centro, e permite diferentes investigações sobre este fundo patrimonial, enquanto o patrimônio e a história da cidade de Tetuán são preservados e preservados da biblioteca. Acesso ao acervo digitalizado do FASO: https://coleccionesdigitales.cervantes.es/digital/collection/FASO.
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Inteligencia Competitiva, e Gestão do Conhecimento e Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Ciência da Informação, pela IBICT/UFRJ. Atualmente é professor Professor Associado I na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, e na área da Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Recomendação, Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Neuro SimbólicaAlgoritmos de Recomendação em Saúde, bibliotecas Digitais, Bibliotecas Virtuais, Big Data, Ciência de Dados; Arquitetura da Informação, Interação Humano Computador, Marketing Digital, Usabilidade, Repositorios Digitais temáticos e Institucionais com enfase em repositórios na área da Saúde.
Professor/Pesquisador da Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Mestrado e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP. Pesquisa e Ensino acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase no campo do Tratamento da Informação Bibliográfica. Temas de interesse: Automação de Bibliotecas e Serviços de Informação (software comercial e software livre); Dados vinculados (Linked Data); Dados Abertos (Open Data); Ciência Aberta (Comunicação Científica, E-Science); Formatos de Intercâmbio Bibliográfico (MARC 21 - Autoridade e Bibliográfico, BIBFRAME, UNIMARC); Metadados Descritivos; Catalogação Descritiva (Modelos Conceituais:- FRBR, FRAD, LRM, FRBRoo, LRMoo, Pressoo; Normas catalográficas: RDA, AACR2 e ISBD consolidada); Bibliotecas e Repositórios Digitais; Desenvolvimento de Coleções; Literacia Digital; Mídias Sociais; Social Cataloguing; Web Semântica; Internet das coisas, Inteligência Artificial; Ética. Temas de interesse orientados aos estudos teóricos e aplicados no contexto da informação registrada (sob aspecto da catalogação descritiva).
Analista de Sistemas na Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio e Especialista em Tecnologia. Possui vasta experiência em desenvolvimento de sistemas e gerência de projetos em Tecnologia da Informação. Heavy-User da Internet e entusiasta das Mídias e Redes Sociais, vem desenvolvendo projetos on-line, ministrando cursos e palestras e discutindo tendências, para ajudar pesquisadores das mais diversas áreas na rede mundial de computadores, ao longo dos últimos 20 anos.
Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 1993). Coordenou o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo (2008-2023). Docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. Docente no curso de Especialização em Arquivologia da UNIFAI. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão Arquivística da FESPSP. Membro do GPTAI - Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação, da Universidade Federal de São Carlos. Membro do GT de Preservação Digital de Fotografias da Rede Cariniana/IBICT. Secretária da Seção de Bibliotecas de Arte da A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA- 2012-2020). Coordenadora de Informações da Seção de Bibliografia da IFLA (2019-atual). Vencedora do Prêmio Laura Russo (Conselho Regional de Biblioteconomia da 8. Região, categoria Dissertação, 2017)
Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História, mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília. Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Sênior é coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA e líder do grupo de pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade". Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021 e 2023-2025). President of Ibero-American Science and Technology Education Consortium - ISTEC. ORCID 0000-0001-5306-919X
Consultor independente e bibliotecário sênior na Biblioteca Utopía, aproveito a minha experiência em tecnologia e gestão documental para otimizar processos e promover a inovação em instituições académicas e culturais. Tenho mais de 13 anos de experiência na gestão de serviços e repositórios online, liderando iniciativas tecnológicas institucionais e implementando estratégias para melhorar a participação dos utilizadores e a acessibilidade aos recursos bibliotecários. Também faço parte da equipe de investigação do Grupo CITEUS/Universidade Nacional de Mar del Plata, onde realizo atividades de investigação e extensão universitária. Colaboro com colegas, estudantes e professores para investigar o ensino superior, as regulamentações e tecnologias, e a história da ciência e da tecnologia. Sou licenciado em Biblioteconomia e Ciências da Informação pela Universidad Nacional de Mar del Plata e possuo certificações em gestão de projetos, análise de negócios e fundamentos ágeis. As minhas competências incluem inteligência artificial, gestão de projetos e organizações sem fins lucrativos.
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Professor do doutorado em Direito da Universidade de Montreal. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec. Professor de direito civil e de propriedade intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio (2006-2013). Procurador-Chefe do ITI- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2005-2006). Coordenador de desenvolvimento acadêmico do programa de pós-graduação da FGV Direito Rio (2005). Advogado associado ao escritório Barbosa, Müssnich & Aragão (1999-2005). Autor dos livros "Memória e Esquecimento na Internet"; Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias, "O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro - Uma Obra em Domínio Público" e "O que é Creative Commons - Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo", entre outras obras. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Advogado no Rio de Janeiro.
Seu trabalho se destaca por um compromisso contínuo com o desenvolvimento da gestão bibliotecária e a promoção do acesso aberto ao conhecimento, com destaque para a conservação e divulgação de coleções especializadas em arte. Seus interesses profissionais abrangem bibliotecas de arte e acadêmicas, patrimônio bibliográfico, gravura e pintura espanhola dos séculos XVIII e XIX. Além disso, foi curadora de exposições relacionadas ao patrimônio artístico e bibliográfico do século XIX, vinculando a gestão documental à promoção cultural. A nível institucional, Soledad é ativa no âmbito bibliotecário tanto nacional como internacional.
Zofia Grzesiak é professora adjunta no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia. A sua investigação centra-se na literatura hispano-americana, na literatura comparada e na teoria literária, com especial atenção às intersecções entre ciência, literatura e filosofia. Esses interesses deram forma ao seu projeto «Borges e a patafísica» (2020-2025).
Entre as suas publicações recentes incluem-se «Reading As Conversation with the Overarching Blended Author (Or Roberto Bolaño): Joint Attention, Immersion, and Interaction» (LIT), «Ciencia, literatura, tecnología y «La biblioteca de Babel» de Borges: una patafísica para los tiempos posnormales» (Castilla), «La patafísica en Roque Larraquy: ¿Hacia un desprendimiento epistemológico?» (Pasavento) e «Otras inquisiciones contra la crisis de la imaginación: juego deleuziano y patafísico en Borges».
É membro fundador do grupo de investigação ELAR: Estudos Literários Argentinistas e supervisora do Grupo de Investigação de Estudantes «Clube de Leitura da Literatura Latino-Americana» da Universidade de Varsóvia.