Agnaldo Sousa Cruz

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia Elétrica e Telecomunicações. Mestre em Engenharia Elétrica e Computação. Especialista em Redes. Atualmente é Assessor de TIC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/SEDIS, Pesquisador do LAIS - Laboratório de inovação Tecnológica em Saúde. Tem experiência na área de Gestão de Projetos TI, Informática Educacional, Administração de Servidores e Desenvolvimento de Sistemas.

Aldira Samantha Garrido Teixeira

Secretaria de Educação Superior SESU/MEC

Aldira Samantha é enfermeira obstétrica, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, onde obteve o mestrado e doutorado. É pesquisadora líder do grupo de pesquisa em Saúde da Mulher e da Criança, Professora da Universidade Federal Fluminense desde 1996, onde atua na graduação e no programa de Residência em enfermagem obstétrica e até janeiro 2019 a coordenou a COREMU/UFF. Desde 2018 é Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS MEC e em fevereiro de 2019 passou a ocupar o cargo de Coordenadora Geral de Residências em Saúde na Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde na Secretaria de Educação Superior SESU/MEC.

Alessandra de Sá Earp Siqueira

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Doutora em Clinica Médica na área de Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Medicina na área de Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e MBA em Gestão Saúde (2010). Atua em gestão pública do Instituto Nacional de Câncer coordenando projetos na área da Educação e é médica autônoma, clínica e cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Trabalho em gestão pública e privada com diversos projetos em área de informação em saúde e inovações tecnológicas. Especialista em planejamento e gestão de projetos e economia da saúde. Professora da FGV em Gestão de Projetos e de Liderança de alta performance em pré master internacional.  

Carlos Nestor Passos

Hospital Santa Izabel / Santa Casa da Bahia

Estatístico com especialização em Qualidade Industrial e de Serviços e Mestre em Engenharia da Produção pela UFBA. Atuou na área pública e privada como Gestor da área de Tecnologia e Processos, em especial o segmento de saúde. Atualmente é Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Santa Casa da Bahia. Ex-membro do conselho técnico do programa SOFTEX na Bahia. Presidiu a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações da Bahia e do Grupo de CIOs da Bahia. Professor e palestrante na área de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial.

Caroline Elizabeth Brero Valero

EBSERH

Possui graduação, especialização e mestrado na área de educação pela UEM e UNESP. Tem experiência na área de Gestão educacional, Gestão na educação a distância, foi docente de ensino superior. É servidora pública da Ebserh, onde trabalhou na área de cooperação técnica internacional. Atualmente é Coordenadora de Ensino e Pesquisa na EBSERH.

Cláudia Gomes dos Reis

Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - DDES

Graduada em Medicina e em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Brasília (UNB), especializações em trauma, pericias médicas e gestão do SUS. Realizou Residência em Ortopedia na Secretaria de saúde em Hospital Ensino (HRS) da Secretaria de saúde do DF de 1999 a 2001 sendo admitida neste mesmo Hospital como Médica Ortopedista concursada em 2002 onde trabalhou como médica assistencial em enfermarias e emergência, chefe de Unidade, Gerente de Emergência e Diretoria Hospitalar Técnica e de Assistência. Assumiu a Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação em 12 de setembro de 2019.

Hermila Tavares Vilar Guedes

Associação Brasileira de Educação Médica - Abem

Médica (UFBA); Pediatra (UFBA / SBP-AMB). Mestre em Medicina Interna e Doutora em Medicina e Saúde (UFBA). Especialista em Gestão Acadêmica (ADM-UFBA); Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Educação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP-FIOCRUZ); Especialista em Docência na Saúde (UFRGS). Fellow do Programa de Desenvolvimento Docente (Instituto FAIMER-Brasil / UFC). Atualmente é professora adjunta do Curso de Medicina do Departamento de Ciências da Vida - UNEB da Escola Bahiana de Medicina e Saúde. Diretora Executiva da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Integra o corpo de avaliadores do SINAES-INEP-MEC.

Iêda Maria Barbosa Aleluia

Escola Bahiana de Medicina

Graduação em Medicina na UFBA, pneumologista, com doutorado em Medicina e Saúde Humana. Professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador Bahia, desde 2002, na disciplina de Semiologia Médica. Parte do NDE do curso de medicina e editora chefe da RIES/IJHE (Revista Internacional de Educação e Saúde); revista da instituição voltada para o campo da educação em saúde, desde 2017. Membro do Programa de Desenvolvimento Docente da Bahiana, o PROIDD, desde 2016.

Jorge Luis Bajerski

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Graduação em 1986: Farmácia e Bioquímica - UFRGS Pós-Graduação em 1994: Adm. Hospitalar - PUC-RS - Associação dos Hospitais do RS Mestrado em 1999: Adm. de Empresas - PUC-Rio de Janeiro. Possui graduação em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é farmacêutico bioquímico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, desempenhando desde 2004, a função de Assessor Adjunto da Vice-Presidência Administrativa, é Professor dos cursos de especialização do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – IACHS. Atua, também, como Professor do curso de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas, parceria institucional entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas-Senad/MJ. Foi Professor dos cursos de graduação em Administração Hospitalar e Administração de Empresas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, de 1995 a 2009.

José Roberto Ferraro

Hospital São Paulo - UNIFESP

Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo em 1978. Residência Médica em Cirurgia Geral pela Escola Paulista de Medicina em 1979 e 1980, Especialização em Gastrocirurgia pela Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina em 1981. Docente do quadro efetivo da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP desde 1984. Especialista em Administração Hospitalar, MBA, pela Fundação Getúlio Vargas em 1998. Presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE) por quatro mandatos e atual Vice Presidente do Segmento Federal, 12/09/1995 a 17/12/1996 - Diretoria Executiva da ABRAHUE. 17/12/1996 a 27/11/1998 - 1º mandato - Presidente da ABRAHUE; 27/11/1998 a 21/03/2001 - 2º mandato - Presidente da ABRAHUE; 21/03/2001 a 14/10/2005 - Diretoria Executiva; 10/08/2005 a 12/12/2007 - 3º mandato - Presidente da ABRAHUE; 12/12/2007 a 26/11/2009 - Diretoria Executiva; 26/11/2009 a 02/09/2014 - Vice Presidente Federais da ABRAHUE; 02/09/2014 a 27/11/2014 - 4º mandato - Presidente da ABRAHUE; 27/11/2014 a 12/2016 - Vice Presidente Federais - ABRAHUE. 03/02/2017 a 12/2018 - Vice Presidente Federais - ABRAHUE Atualmente é Responsável pelo Setor de Gestão em Cirurgia da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da Escola Paulista de Medicina desde 2012. Superintendente do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo de 1995 até os dias de hoje. Tem experiência na área de Medicina, Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo e Administração Hospitalar, Administração Pública e Sistemas de Saúde, com ênfase em Administração em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão em Saúde, Gestão e Administração em Saúde, Recursos Humanos em Saúde e Planejamento em Saúde. Avaliação, Certificação de Qualidade e Segurança em Saúde.

José Geraldo Lopes Ramos

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Realizou residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente é Professor Titular de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde é Chefe do Setor de Uroginecologia. É revisor da Revista Femina e editor associado da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (0100-7203), membro e Ex-Vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Ex-Presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul e da Fundação Médica do Rio Grande do Sul. Coordenou o Curso de Medicina da UFRGS em 2007 e 2008. Coordenou a Comissão do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia da FEBRASGO de 2013 a 2015. Foi consultor da Gestão do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Mãe de Deus de 2001 a 2015. Atuou como Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS de 2009 a 2016. Atualmente é Coordenador de Ensino no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestação de alto risco, pré-eclampsia, hipertensão arterial na gestação, uroginecologia e cirurgia robótica. Bolsista Produtividade de Pesquisa 2.

José Ricardo Madureira

Hospital Santa Izabel / Santa Casa da Bahia

Graduação em Medicina: Universidade Federal da Bahia – Período 1989 à 1994, Especialização em Doenças Infecciosas e Parasitária : Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – Período: 1995-1997, Especialização em Infectologia: 1998, Especialização em Administração Geral – UFBA -1998, MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – 2006-2007. Diretor Técnico Assistencial do Hospital Santa Izabel – Santa Casa da Bahia: desde 2010, Médico Plantonista/Intensivista – Hospital Couto Maia e Médico Infectologista – Hospital Santa Izabel.

Júlio Cesar Vieira Braga

Conselho Federal de Medicina - CFM

Júlio Cesar Vieira Braga formou-se em 1989 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde fez Residência em Cardiologia, além de Mestrado e Doutorado. Participou da implantação do Centro de Referências em Doenças Cardiovasculares e do Instituto do Coração da Bahia, sendo estes os primeiros serviços públicos de cardiologia de alta complexidade em Salvador. Coordenou UTIs Cardiológicas no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) da UFBA, e nos Hospitais Espanhol e Prohope. É professor da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, e médico do Hospitais Aliança, Ana Nery e HUPES. Conselheiro do Cremeb desde 2013, ocupa hoje a vice-presidência. Nasceu em Salvador.

Kátia Regina de Oliveira Rocha

Confederação das Misericórdias do Brasil

Mestranda em Medicamentos e Sssistência Farmacêutica | UFMG - UniversidadeF de Minas Gerais. Pós-graduada em Direito Público e Direito Tributário. Graduada em Direito | UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais |2000. Integrante da Comissão de Direito Sanitário | OAB | Período: 2013 – Até a presente data. Advogada| AHMG_ Associação dos Hospitais de Minas Gerais | Período:2001 a 2007. Advogada | Federação dos Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais_ FEDERASSANTAS | Período: 2007 a 2016. Presidente | FEDERASSANTAS | período: 2016 até a presente data. Conselheira do FUNEMP/MG_ Fundo Estadual do Ministério Público do Estado de Minas Gerais | Portaria PGJ n°651/PR | 2014 - Portaria PGJ n°736/2017. Integrante do Comitê Executivo Estadual de Saúde de Minas Gerais_ do Conselho Nacional de Justiça_CNJ |Portaria n° 3101/PR/2014. Integrante do Conselho de Administração da Confederação das Misericórdias do Brasil_ CMB. Integrante da Diretoria da Confederação Internacional das Misericordias do Brasil_CIM.

Luís Afonso Borges Martinho

Hospital Santa Izabel / Santa Casa da Bahia

Gerente Técnico Assistencial no Hospital Santa Izabel/Santa Casa da Bahia. Avaliador líder do IQG (Instituto Qualisa de Gestão) na metodologia nacional ONA e na metodologia internacional QMentum. Médico avaliador dos contratos de gestão das Organizações Sociais na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Médico especialista em Anestesiologia.

Marcele Carneiro Paim

Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia - ESSPB

Doutora em Saúde Pública e Mestre em Saúde Comunitária (ambos com área de concentração em Planejamento e Gestão em Sistemas de Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva /UFBA), Especialista em Educação a Distância pela UNB (2009), Especialista em Marketing pelo CENID (2005) e possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (1997). Atualmente, é Diretora da Escola de Saúde Pública - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (julho/2012 até a presente data). Experiência na docência desde 2003, ministrando disciplinas para graduação em comunicação social e para pós-graduação lato-sensu na área da saúde coletiva. Atua nas áreas de Saúde Coletiva, Comunicação e Educação em Saúde, tendo experiência nas áreas de Planejamento e Gestão em Saúde, com ênfase em Comunicação em Saúde, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, trabalhando principalmente com os seguintes temas: observatórios em saúde, comunicação digital, educação permanente em saúde, educação a distância, residências em saúde, escola de saúde pública, saúde da família, atenção básica e Sistema Único de Saúde - SUS.

Maximiliano das Chagas Marques

Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - DAPES - Ministério da Saúde

Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Professor de Saúde Pública.  Doutor (2018) e Mestre em Saúde Coletiva (2010). Especialista em Saúde da Família e da Comunidade (2006) e Graduado em Enfermagem (2004).  Projetos para o setor saúde, focados em redes e cadeias de cuidado, na adaptação de tecnologias a partir de informações populacionais e epidemiológicas, e na aplicação de ferramentas para serviços e gestores.  

Mônica Almeida Neri

Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1991), Doutorado em Saúde Pública na área de Planificação e Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2017), Mestrado em Ginecologia/Obstetrícia pela Universidade René Descartes - Paris V (1999), Especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2015), Especialização em Gestão de Tecnologias em Saúde (2010) pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Superintendente da Maternidade Climério de Oliveira. Universidade Federal da Bahia, Presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino - ABRAHUE. Tem experiência em Ginecologia da Infância e da Adolescência com ênfase em Assistência Especializada a Gestantes Adolescentes.

Patricia Ashton-Prolla

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Médica geneticista e doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), na área de oncogenética.   Professora associada do Depto de Genética da UFRGS e professora do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e Medicina: Ciências Médicas, na mesma Universidade. Professora visitante do City of Hope Medical Center, docente da Escola Latino Americana de Genética Humana (ELAG) e membro do comitê consultivo Regional America Latina da American Association for Cancer Research.  Membro do Programa de Medicina Personalizada e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA. Pesquisadora 1C - CNPq

Renan Magalhães Montenegro Junior

Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará

Endocrinologia e Metabologia, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC. Gerente de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC/ENSERH. Pesquisador CNPq (Bolsista Pq2), INCT-CNPq de Obesidade e Diabetes.

Roseli Mieko Yamamoto Nomura

Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Profa Adjunta da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, Profª. Associada Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP e Presidente da Comissão Nacional do TEGO-Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo.

Taiana Barbosa de Freitas Galderice

Hospital Sírio Libanês

Administradora de Empresas formada pela UNIFACS, Especialista em Políticas Públicas de Saúde e Gestão Estratégica em Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), Administradora Hospitalar pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Life Coach formada pela Sociedade Latina Americana de Coaching (SLAC), titulada em gestão de projetos Lean Six Sigma nos níveis Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. Co-fundadora e Gestora da empresa TG - Consultoria em Tecnologia em Saúde. Experiência de 20 anos no segmento saúde com expertise em Gestão de Projetos, Processos, Planejamento Estratégico convivendo e compartilhando conhecimentos no Hospital São Rafael, Santa Casa da Bahia, Vitalmed, Ministério da Saúde, Fundação Baiana De Medicina, MedicWare Sistemas em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e atualmente no Hospital Sírio Libanês atuando como Especialista em Processos Lean, exercendo atividade vinculada a Superintendência de Responsabilidade Social e Gerência PROADI-SUS. Entusiasta e multiplicadora de metodologia Lean HealthCare liderando projetos em hospitais públicos e filantrópicos de grande porte em todo o Brasil.

Thiago Antônio Souza

Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - DAPES - Ministério da Saúde

Gestor Nacional em Saúde no Ministério da Saúde. Consultor, professor e pesquisador com foco em Engenharia de Produção aplicada à Saúde. Doutorando em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Engenheiro de Produção pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolvimento de ciclos de melhoria em 1) Gestão Estratégica, 2) Gestão de Operações, 3) Gestão Financeira, 4) Sistemas de Qualidade, 5) Supply Chain, 6) Gestão de Projetos e 7) Melhoria Contínua baseada em TLS (Theory of Constraints + Lean + Six Sigma). Atuação em mais de 100 projetos aplicados a organizações de médio e grande porte da iniciativa privada e pública, no Brasil e Europa, com ganhos estimados em R$ 100 milhões. Planejamento e gestão orçamentária em saúde pública de R$ 1bi/ano.

Vital de Oliveira Ribeiro Filho

Projeto Hospitais Saudáveis (PHS)

Presidente do conselho da ONG Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), membro da organização Internacional Saúde sem Dano (SSD) e coordenador da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals) no Brasil. Membro do Grupo de Trabalho sobre Resíduos de Serviços de Saúde da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA). Mestre em Administração de Empresas, gestão de saúde, meio ambiente e sustentabilidade pela EAESP-FGV. Administrador Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela EAESP-FGV. Arquiteto e Urbanista. Desde 1987 trabalha no Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo onde coordena o Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Foi consultor da ANVISA, UNESCO, Ministério da Saúde e Fundação Getúlio Vargas. Professor convidado ou regular em diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Zilma Silveira Reis

Hospital das Clínicas - UFMG

Graduada em Medicina(1988), Mestre em Medicina (1993) e Doutora em Medicina (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais, quando obteve bolsa de doutorado-sanduiche na Alemanha, PROBRAL 113/00 (CAPES/DAAD). Possui título de especialização em estatística pelo ICEX-UFMG (2008). Realizou Estágio Sênior Pós-Doutoral no Exterior com bolsa CAPES, na Universidade do Porto, Portugal (2011). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher da UFMG e Médica do Hospital das Clínicas. Pesquisadora do Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS - Portugal) desde 2011. Coordena o Centro de Informática Médica da Faculdade de Medicina da UFMG desde 2012. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) 2017-2018. Recebeu premiação na 14a. Rodada do Grand Challenges Explorations da Fundação Bill & Melinda Gates (2015). Coordena o projeto Newborn Skin-age mentorado pelo programa internacional Building Global Innovation do ISCTE-IUL - MIT, 7th Edition, 2016 e em 2017 pela Venture Well. Premiação Stars in Global Health - Grand Challenges Canada 9th Round 2018-2019. Professora visitante na Universidade de Lisboa, com bolsa CAPES (2018-2019). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-infantil e Informática Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, metodologia científica e saúde da mulher. orcid.org/0000-0001-6374-9295 ResearcherID:H-8105-2013