REFLEXOS DA DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO; UMA ANÁLISE SOBRE O CASO DO IFRJ – PINHEIRAL.

  • Autor
  • Vanessa Silva Fraga
  • Co-autores
  • Lucimara Alexandre , Fábio dos Santos Campos
  • Resumo
  • O presente estudo tem como objetivo central a análise dos aspectos culturais,

    econômicos e sociais dos alunos do ensino médio e técnico do IFRJ-Pinheiral

    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de

    Janeiro), buscando relacionar as particularidades de cada um com a

    oportunidade de acesso à instituição. É fundamental conhecer a realidade dos

    indivíduos que obtiveram os requisitos necessários para se tornarem parte

    integrante do corpo discente do campus a fim de verificar se as exigências do

    processo seletivo são favoráveis ou funcionam como uma espécie de gargalo,

    que acaba, mesmo que de maneira involuntária, a impedir o ingresso de

    estudantes originários de famílias que se enquadram em realidades de IDH

    (Índice de Desenvolvimento Humano / IBGE) desfavoráveis. Analisando de

    forma holística, é relevante ainda investigar como os alunos conheceram o

    IFRJ e como as trajetórias escolares se desenvolveram até o ingresso na

    instituição. Tal análise tem como função a proposição de dois pontos

    interligados: a melhoria da divulgação dos processos seletivos e a partir disso,

    consequentemente, torná-los mais inclusivos, uma vez que considera-se

    fundamental criar vínculos entre docentes e discentes a fim de traçar,

    sobretudo, um só caminho dentro da realidade local, com objetivo único de

    atingir a educação e torná-la acessível a todos. A abordagem deste tema se faz

    necessária pelo fato de o município de Pinheiral (RJ) e redondezas contarem

    com poucas alternativas gratuitas de ensino médio integrado voltado à ciência

    e tecnologia, ainda que o local seja pioneiro nesse método de ensino no país. A

    cidade é marcada historicamente por ter sediado a Fazenda São José do

    Pinheiro, - que inclusive originou o nome do município – assim como

    importantes institutos educacionais como: o Posto Zootécnico Federal (1912) e

    a antiga Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV) (1916)

    – atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – que foi

    considerada referência nacional para cursos de agronomia e medicina

    veterinária. Após a transferência da ESAMV para a cidade de Niterói- RJ, foi

    instalado no local o Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), vinculado à

    Universidade Federal Fluminense (UFF) que no ano de 2008, após uma

    reestruturação a unidade se tornou campus do IFRJ. A implantação do Instituto

    Federal na cidade de Pinheiral é abordada como uma oportunidade para os

    alunos da região ingressarem em uma instituição pública e gratuita de

    referência nacional na educação profissional e tecnológica que oferta um

    ensino de qualidade, humanizado, crítico e cidadão. Expor um pouco das

    singularidades dos discentes do campus pode motivar os alunos regionais a

    buscarem também o ingresso na instituição, seja através da percepção desses

    do relevante papel educacional que o IFRJ exerce na trajetória daqueles ou

    pela identificação com características similares uns dos outros. A pesquisa terá

    como instrumentos de coleta de informações as entrevistas e as aplicações de

    questionários compostos de interrogações direcionadas capazes de fornecer

    dados concisos. Após o levantamento e a compreensão desses dados, será

    traçado o perfil dos estudantes do campus.

  • Palavras-chave
  • Educação, Alunos, Ensino Médio.
  • Área Temática
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
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O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.

No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.

Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:

O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.

O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.

O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.

O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.

O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências. 

O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.

Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.

Boa leitura!

  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
  • ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas
  • ST 06 - Design, artesanato e tecnologia

3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo

Comissão Organizadora

Docentes

Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte

 

Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade

Comissão Científica

Alicia Romero - UNESA

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar

André Monte Pereira Dias

Bárbara Boaventura Friaça

Cassia Mousinho de Figueiredo

Charles Leite - UFPE

Denise Loyla Silva

Flávio Glória Caminada Sabrá

Gabriela Sousa Ribeiro

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Jaqueline Gomes de Jesus

Lívia de Meira Lima Paiva

Lucivania Filomeno Ponte

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES

Vanessa Santos Ximenes

 

Reitor

Raphael Barreto Almada

Pró-reitora de Extensão

Ana Luisa Lima

Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo

Marcio Franklin de Oliveira

Diretora de Ensino

Rosi Marina Rezende

Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br