Currículo e saberes docentes: uma proposta curricular para a Escola de Música de Paracuru/CE

  • Autor
  • Cristina Ferreira Gino
  • Co-autores
  • Eddy Lincolln Freitas de Souza
  • Resumo
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    Currículo e saberes docentes: uma proposta curricular para a Escola de Música de Paracuru/CE.

     

     

    RESUMO

    O presente trabalho discorre sobre uma pesquisa de mestrado em andamento acerca da Escola de Música de Paracuru; espaço este que se propõe a ensinar música para crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas da cidade de Paracuru/CE. O objetivo do presente estudo, é de relatar a forma como opera o funcionamento da escola, além de traçar o perfil dos agentes inseridos no processo de ensino e aprendizagem musical. A partir da análise desse levantamento, pretende-se elaborar de forma colaborativa, junto aos professores e coordenação pedagógica da escola, uma proposta curricular que contemple as necessidades e realidades dos agentes que compõem esse espaço social.

    Metodologia

    A presente pesquisa será desenvolvida através da abordagem teórico-metodológica de pesquisa-ação, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas semiestruturadas, questionários e pesquisa documental, utilizando-se do método qualitativo.

    A pesquisa-ação é um tipo de metodologia de pesquisa na qual o pesquisador deve estar empenhado em solucionar algum problema através de uma ação, ou seja, para este tipo de pesquisa, o problema a ser solucionado torna-se o objeto de estudo.

    Segundo Thiollent, a pesquisa-ação pode ser definida da seguinte forma:

    A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.(THIOLLENT,  2005, p.16).

    De acordo com Oliveira (2007), na abordagem qualitativa, a descrição e a interpretação dos dados da pesquisa devem ser feitas de forma holística e sistêmica, onde não se preconiza a verdade absoluta das coisas.

    Para Bresler, a pesquisa qualitativa envolve, necessariamente a:

    1) Descrição detalhada do contexto de pessoas e eventos; 2) observação em ambientes naturais que, comparada com abordagens tradicionais experimentais, apresenta pouca intervenção; 3) ênfase na interpretação gerada por perspectivas múltiplas que apresentam questões relacionadas aos participantes e questões relacionadas ao pesquisador; e 4) validação da informação através de processos de triangulação. (BRESLER, 2007, p.8)

    A pesquisa se dará na cidade de Paracuru/CE, onde primeiramente será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre currículo escolar, saberes docentes e formação profissional. Logo após, serão realizadas observações das aulas e apresentações na Escola de Música e reuniões para a elaboração da proposta curricular com a participação dos docentes de música e a coordenação da escola. A coleta de dados se dará por meio de entrevistas e questionários elaborados para a catalogação de informações a respeito dos coordenadores, professores e alunos. Ao final da pesquisa, será proposta uma unidade curricular a ser implementada na Escola de Música de Paracuru/CE feita em parceria com professores e coordenadores da escola.

    Perspectivas

    Espera-se que os resultados decorrentes dessa pesquisa permitam a elaboração de uma proposta pedagógica coerente e que atenda às necessidades de alunos e professores da escola. A Escola de Música de Paracuru tem cumprido um importante papel na vida das crianças e adolescentes que dela participam, sobretudo diante da inexistência de outras escolas especializadas na cidade que ofereçam o ensino de música de forma gratuita, tanto para aqueles que pretendem se profissionalizar na área musical, como para aqueles que simplesmente desejam tocar um instrumento. No entanto, a falta de uma proposta pedagógica estruturada para o ensino de música é um desafio para professores e coordenadores da escola.

    Como resultados parciais, podemos destacar o papel social da escola de música de Paracuru; o desenvolvimento musical dos alunos da escola que demonstram nas aulas e apresentações um aprimoramento em suas habilidades musicais e a busca dos professores da escola por uma formação continuada em música.

    Durante o período de pandemia e diante da necessidade de distanciamento social, a escola manteve suas aulas de forma remota. Sabemos que o ensino remoto emergencial preconiza a existência de uma infraestrutura que muitas vezes não é tangível a todos, além da falta de capacitação dos professores para o ensino neste modelo remoto. A Escola de Música de Paracuru, mesmo diante de tantos desafios, segue com suas aulas de forma virtual, contando com o apoio das famílias, dos alunos e dos professores.

    Dessa forma, esperamos que a partir desta pesquisa, seja possível colaborar na elaboração de uma proposta pedagógica a ser aplicada na Escola de Música de Paracuru a fim de sistematizar as práticas já existentes e consolidar um currículo eficaz para a realidade da escola.

    Palavras-chave: Currículo; Música; Proposta pedagógica.

     

  • Palavras-chave
  • Currículo, Música, Proposta pedagógica
  • Área Temática
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
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O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.

No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.

Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:

O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.

O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.

O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.

O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.

O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências. 

O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.

Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.

Boa leitura!

  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
  • ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas
  • ST 06 - Design, artesanato e tecnologia

3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo

Comissão Organizadora

Docentes

Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte

 

Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade

Comissão Científica

Alicia Romero - UNESA

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar

André Monte Pereira Dias

Bárbara Boaventura Friaça

Cassia Mousinho de Figueiredo

Charles Leite - UFPE

Denise Loyla Silva

Flávio Glória Caminada Sabrá

Gabriela Sousa Ribeiro

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Jaqueline Gomes de Jesus

Lívia de Meira Lima Paiva

Lucivania Filomeno Ponte

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES

Vanessa Santos Ximenes

 

Reitor

Raphael Barreto Almada

Pró-reitora de Extensão

Ana Luisa Lima

Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo

Marcio Franklin de Oliveira

Diretora de Ensino

Rosi Marina Rezende

Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br