Africanidades: uma experiência educacional e de marketing social

  • Autor
  • Luisa Helena Silva Meirelles
  • Co-autores
  • Cristiane de Souza dos Santos de Carvalho , Marilene Machado de Andrade Rocha
  • Resumo
  • A primeira edição do evento Africanidades, aconteceu, no dia 25 de outubro de 2019, na unidade Barra da Tijuca, como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, da Faculdade SENAI CETIQT. Com foco no fortalecimento do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação e questões relacionadas com a consciência política e histórica da diversidade, de identidades e de direitos e ações educativas de combate ao racismo e discriminações. 

    A programação foi organizada, visando atender preferencialmente, os alunos do curso de Bacharelado em Design de Moda, dos turnos da manhã e noite. Quatro convidados externos, proferiram palestras cujos temas eram Apropriação Cultural, Moda e Representatividade. Além disso, professores e alunos ministraram oficinas criativas com a temática africana. As oficinas Rainhas negras do vestuário e Turbantes e suas amarrações estéticas envolveram os alunos de maneira lúdica, porém associando práticas da cultura material africana

    aos exercícios propostos aos alunos.

    O evento, também contou com uma feira de produtos produzidos e comercializados por “afroempreenderores”, o que despertou atenção por parte dos alunos para questões importantes sobre representatividade na prática.
    Experiência enriquecedora para os alunos que aprenderam muito sobre moda africana, revelou-se uma prática metodológica de aprendizagem significativa.

     

    Em sua segunda edição, realizada virtualmente no último dia 23 de outubro, buscou-se repetir o sucesso da primeira edição, mas foi necessário repensar o funcionamento do evento, que se realizaria digitalmente, o que dificultaria a realização da feira de empreendedorismo. No entanto sabendo da necessidade de pequenos empreendedores negros no que diz respeito a divulgação e comercialização dos seus trabalhos, durante a pandemia, a equipe de trabalho envolvida na programação do Africanidades, considerou abrir uma chamada pública, com foco em capturar afros empreendedores. A partir da chamada pública obteve se 25 empreendedores negros de segmentos diversos, ou seja, alimentação, estética, acessórios e vestuários. Solicitou-se para os mesmos imagens de seus produtos e denominação das suas marcas, para ser construído um painel de divulgação, que seria apresentado durante o acontecimento, esse painel foi apresentado seis vezes, no dia do Africanidades. Na semana do evento, assessoria de imprensa do SENAI CETIQT divulgou-o em algumas mídias sociais, como por exemplo: Veja Rio, Revista Têxtília, Portal Favelas e Tribuna de Petrópolis. Essas ações repercutiram muito positivamente, pois só a Veja Rio teve 4 milhões de visualizações. Foi possível perceber o marketing social desenvolvido a partir do feedback dos empreendedores negros, que relataram os novos seguidores em suas redes sociais. Desta forma esses novos seguidores podem se tornar novos clientes.     

    A programação contou também com a Oficina criativa em Macramê, ministrada pela professora Marilene Rocha. Os participantes da oficina, puderam praticar a técnica do Macramê e relataram que vão desenvolver produtos nesta linha de artesanato para comercialização.  

    As palestras se concentraram em dois temas centrais: “Entendendo o movimento Vidas Negras importam”, ministrada por Heloisa Helena de Oliveira Santos e “Despir o olhar para vestir o personagem negro”, ministrada por Carla Costa, Mestre em Artes Cênicas pela Unirio. Fechando a programação houve uma roda de conversas, denominada Desengasga: experiências no campo da moda sob uma perspectiva negra, reunindo alunos e professores que trocaram vivências e experiências cotidianas sobre o racismo estrutural no Brasil.

     

    A pandemia do ano de 2020 não só trouxe para o evento Africanidades isolamento social, mas união de empreendedores negros de todo Brasil através de um marketing social, responsabilidade social por conta das quatro horas de oficina de Macramê e reflexões a respeito do panorama do movimento denominado “vidas negras importam” e os impactos da cultura afro brasileira na atualidade. 

     

  • Palavras-chave
  • Africanidades; Educação; Marketing Social; Racismo.
  • Área Temática
  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
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O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.

No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.

Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:

O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.

O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.

O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.

O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.

O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências. 

O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.

Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.

Boa leitura!

  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
  • ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas
  • ST 06 - Design, artesanato e tecnologia

3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo

Comissão Organizadora

Docentes

Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte

 

Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade

Comissão Científica

Alicia Romero - UNESA

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar

André Monte Pereira Dias

Bárbara Boaventura Friaça

Cassia Mousinho de Figueiredo

Charles Leite - UFPE

Denise Loyla Silva

Flávio Glória Caminada Sabrá

Gabriela Sousa Ribeiro

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Jaqueline Gomes de Jesus

Lívia de Meira Lima Paiva

Lucivania Filomeno Ponte

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES

Vanessa Santos Ximenes

 

Reitor

Raphael Barreto Almada

Pró-reitora de Extensão

Ana Luisa Lima

Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo

Marcio Franklin de Oliveira

Diretora de Ensino

Rosi Marina Rezende

Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br