CENTRO CULTURAL DONANA (BELFORD ROXO): RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA

  • Autor
  • Joana Lúcia Cunha da Silva
  • Co-autores
  • Marcos Rosa da Silva , Carolina Carvalho Rodrigues , Jonas Soares Lana
  • Resumo
  • Neste trabalho, apresentamos os primeiros resultados de pesquisa em andamento sobre o Centro Cultural Donana, instituição não-governamental estabelecida nos anos 1980 em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense (RJ). Desde sua criação, o Donana promove ações nos campos da Educação e das Artes, tornando-se um importante espaço de sociabilidade, centro de referência para a produção artística e lugar de memória e resistência contra a exclusão e estigmatização de populações negras e periféricas. Neste relato de experiência, apresentaremos a pesquisa, que pretende abordar histórias e memórias do Centro Cultural, a partir de levantamento bibliográfico, documental e de relatos de história oral de atores sociais que participaram, conceberam e deram materialidade às referidas ações.

    As atividades inicialmente previstas no projeto de pesquisa envolviam o contato direto com o acervo dessa instituição e com os participantes dessa história, os quais seriam entrevistados presencialmente. Impedidos pelas restrições causadas pela pandemia de COVID-19, iniciamos a pesquisa pela análise de bibliografia e filmografia que permitisse a aproximação e contextualização do objeto da pesquisa, incluindo as dissertações “Um lugar chamado Centro Cultural: A casa de Don’Ana e as práticas de re-existências na Baixada Fluminense”, de Érika Nascimento, e “Memória musical da Baixada Fluminense”, de André Leite, e os documentários “O bonde do rastafari”, de Cynthia Sims, e “Donana: O Filme”, do Cineclube Mate com Angu.

    No estágio atual do projeto, buscamos mapear e contatar personagens da história do Donana que são mencionados nas fontes citadas acima. O intuito é que, por um lado, numa conversa ou entrevista, essas pessoas nos relatem seus vínculos com o Centro Cultural - de que forma ele afetou suas vidas, como elas foram atraídas para ele, se ainda o frequentam, etc.; por outro, que essas pessoas contribuam com a ampliação do acervo, nos cedendo ou emprestando originais ou cópias de fotos, vídeos ou registros em geral que auxiliarão na construção e exposição dessa narrativa. Para que essa etapa seja realizada e o projeto dê prosseguimento diante das circunstâncias atuais, listamos esses personagens e seus meios de contato a fim de lhes apresentar a pesquisa e estabelecer uma ponte de colaboração.

    Além disso, realizamos reuniões para o estudo de textos sobre assuntos relacionados a temas da pesquisa - a música, a cultura de periferia em geral e com foco na Baixada Fluminense. Para aprofundar a compreensão sobre a história do Donana, discutimos conceitos como os de Letramento, acervo, arquivo e coleção. O conceito de Letramento é trazido pela pesquisa particular de um dos nossos integrantes, Marcos Rosa. Os demais assuntos são discutidos com contribuições de Carolina Rodrigues.

    Por fim, nosso cronograma ainda prevê uma pesquisa na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a fim de encontrar reportagens que mencionam as bandas de reggae vinculadas ao Donana; a construção de um mapa de conexões entre os personagens dessa história; a revisão bibliográfica; e a realização e transcrição de entrevistas.

  • Palavras-chave
  • Centro Cultural Donana, Baixada Fluminense, Belford Roxo
  • Área Temática
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
Voltar Download

O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.

No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.

Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:

O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.

O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.

O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.

O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.

O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências. 

O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.

Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.

Boa leitura!

  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
  • ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas
  • ST 06 - Design, artesanato e tecnologia

3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo

Comissão Organizadora

Docentes

Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte

 

Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade

Comissão Científica

Alicia Romero - UNESA

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar

André Monte Pereira Dias

Bárbara Boaventura Friaça

Cassia Mousinho de Figueiredo

Charles Leite - UFPE

Denise Loyla Silva

Flávio Glória Caminada Sabrá

Gabriela Sousa Ribeiro

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Jaqueline Gomes de Jesus

Lívia de Meira Lima Paiva

Lucivania Filomeno Ponte

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES

Vanessa Santos Ximenes

 

Reitor

Raphael Barreto Almada

Pró-reitora de Extensão

Ana Luisa Lima

Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo

Marcio Franklin de Oliveira

Diretora de Ensino

Rosi Marina Rezende

Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br