ANÁLISE DE COMPORTAMENTO E CONSUMO NA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS UNINDO FUTEBOL E MODA

  • Autor
  • FLÁVIO GLÓRIA CAMINADA SABRÁ
  • Co-autores
  • DEBORAH CHAGAS CHRISTO
  • Resumo
  •  

    A relação entre a Indústria Têxtil e de Confecção e o futebol vai muito além das quatro linhas dos campos de futebol. Muito pode ser pensado, analisado, refletido, prospectado sobre o futebol como um negócio relacionado à moda. Entre uniformes de jogadores e “mantos sagrados” de torcedores existem muitos outros produtos que são desenvolvidos. E para cada um destes produtos, quantos são as empresas envolvidas? E quantos são os profissionais envolvidos na produção destes objetos? Se pensarmos o número de torcedores e times relacionados com o mundo do futebol é possível perceber que este é um campo muito propício para a geração de negócios. Até porque as compras e as escolhas que envolvem os objetos relacionados ao mundo do futebol são normalmente direcionadas por emoções, sentimentos e paixões, onde, a razão e a lógica nem sempre estabelecem limitações e restrições. Marca, forma, estilo, cores, patrocinadores, entre outros nos levam a sonhar, comprar, usar, venerar, “mantos sagrados” dos times e de seleções, nacionais e internacionais. Um misto de paixão e lágrimas que possivelmente são retratos de um período histórico pessoal e coletivo concomitantemente. Quem sou eu, são eles, somos nós, quem são .... unitários e coletivos, são retratos de uma fatia de mercado da sociedade que vivemos e estamos inseridos, adoremos ou não, mas somos em muitos casos tomados por esta aura de amor, paixão, sofrimento, desgosto, etc.. Os questionamentos apresentados aqui sempre estão na marca do pênalti, na explosão do grito de GOL, no jogo jogado, nas narrativas dentro e fora do gramado. A camisa é uma das formas de expressão, a camisa oficial e a não oficial representam a segunda pele do sentimento da alma, sejam elas de alegria e de dor. Como consumidores diretos e indiretos, viabilizam assim uma indústria e vários outros pilares da economia local, nacional e internacional. A moda, tecnologia têxtil, produção, forma, caimento, potencialidades são alguns dos pontos que o desenvolvimento de um uniforme de futebol pode gerar como início de uma cadeia de produtos e objetos que possivelmente serão desenvolvidos, produzidos, comercializados, recebidos e possivelmente guardados como troféus de uma nação, um clube, uma família, um consumidor, para que possam ser elevados ao grau de objetos de desejo e de demonstração do sucesso ou da derrota. Nesse sentido, as indagações sobre o comportamento de consumo e a efetiva compra de um ou mais objetos ligados ao futebol são consequentemente geradores de possíveis e infinitos estudos e pesquisas. Podemos considerar que o desenvolvimento de produtos para a geração de consumo direto e indireto de bens de consumo com os símbolos e outros valores simbólicos nos levam ao mundo da Moda e do Futebol em consonância com a Indústria Têxtil e de Confecção. Desta forma, este artigo visa dar continuidade dos resultados iniciais de uma pesquisa que se iniciou por uma curiosidade sobre a indústria de objetos têxteis relacionados ao futebol como um negócio de moda através de uma observação profunda e detalhada, de análises qualitativas e quantitativas de notícias, sites, entrevistas, visitas técnicas, entre outros e da análise de referências bibliográficas sobre o futebol a partir das ciências sociais como: “Futebol e Sociedade: Um olhar transdisciplinar”, de Martha Lovisaro e Lecy Consuelo Neves; “Entradas e bandeiras: A conquista do Brasil pelo futebol” de Gilmar Mascarenhas e “Futebol: Da invisibilidade ao reconhecimento social”, de Daniele Mariano Seda; além da fundamentação teórica de administração e gestão e de design e moda. Além disso, trazemos os primeiros resultados de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, não segmentada, com consumidores, ou não, destes produtos, através de um questionário construído na plataforma institucional do Google Forms e enviado virtualmente para diferentes grupos de consumidores.

     

  • Palavras-chave
  • Moda; Futebol; Comportamento de Consumo; Gestão de Negócio.
  • Área Temática
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
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O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.

No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.

Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:

O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.

O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.

O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.

O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.

O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências. 

O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.

Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.

Boa leitura!

  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
  • ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas
  • ST 06 - Design, artesanato e tecnologia

3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo

Comissão Organizadora

Docentes

Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte

 

Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade

Comissão Científica

Alicia Romero - UNESA

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar

André Monte Pereira Dias

Bárbara Boaventura Friaça

Cassia Mousinho de Figueiredo

Charles Leite - UFPE

Denise Loyla Silva

Flávio Glória Caminada Sabrá

Gabriela Sousa Ribeiro

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Jaqueline Gomes de Jesus

Lívia de Meira Lima Paiva

Lucivania Filomeno Ponte

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES

Vanessa Santos Ximenes

 

Reitor

Raphael Barreto Almada

Pró-reitora de Extensão

Ana Luisa Lima

Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo

Marcio Franklin de Oliveira

Diretora de Ensino

Rosi Marina Rezende

Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br