O projeto Moda na Curva é um podcast em formato de episódio único sobre estudo e produção de moda na Baixada Fluminense que contou com a participação de três convidadas que falaram sobre o assunto a partir de vivências, olhares e narrativas particulares, discutindo e valorizando a importância das experiências que acontecem na região. Este projeto foi um dos selecionados no Edital Cultura Presente nas Redes promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, um edital que foi criado com o objetivo de proporcionar a realização de atividades culturais via internet durante o período da pandemia da COVID-19.
O objetivo deste relato é apresentar a importância de produzir conteúdos a respeito de vivências e trabalhos que acontecem na região da Baixada Fluminense, criando espaços de protagonismo e de trocas.
A respeito da metodologia, este é um estudo descritivo no formato de relato de experiência que foi elaborado com base no trabalho de produção e apresentação do podcast Moda na Curva que ocorreu entre os meses de julho a setembro de 2020.
A escolha do tema a ser abordado no podcast surgiu da ideia de falar sobre produção de moda a partir do ponto de vista periférico, especificamente da Baixada Fluminense, algo que não costuma ser muito abordado, e também nasceu principalmente da vontade de valorizar e conversar sobre as vivências e experiências que acontecem nesse espaço e que precisam ser cada vez mais vistas e discutidas.
Além disso, esse recorte sobre moda no espaço periférico não foi escolhido com a intenção de adotar uma visão polarizada, a ideia foi conversar a respeito de um ponto de vista fora do que o senso comum e a grande mídia costumam associar ao setor da moda.
Todo o programa foi gravado de forma remota pela internet e para participar dessa conversa foram escolhidas três convidadas, sendo todas elas produtoras de moda nascidas e criadas na região da Baixada Fluminense. Interessante destacar que cada uma tem diferentes áreas de interesse dentro da moda e possuem experiências e olhares particulares.
A apresentadora entrava como uma figura de guia e mediação, introduzindo algumas perguntas que foram feitas para as três e ao final uma pergunta específica para cada uma das participantes de acordo com suas vivências.
Com a principal intenção de abordar questões que gerassem importantes debates sobre educação e cenário da moda na região, as perguntas elaboradas foram: qual o potencial que estudar e produzir moda tem na vida das pessoas em espaços como o da Baixada Fluminense?; como você enxerga a questão da valorização e da visibilidade da produção de moda aqui na Baixada?; Como você caracteriza a área de fotografia e, principalmente, o subnicho de editoriais de moda e produtos na região da Baixada?; Como você descreveria o cenário da moda na Baixada com base nessas suas vivências e observações ao longo dos anos?
Depois de todo o processo de edição, o podcast chegou a duração aproximada de 55 minutos e foi lançado nas plataformas digitais Anchor, Spotify e Youtube no dia 19 de setembro de 2020. Além disso, o projeto também contou com divulgação em um perfil próprio na rede social Instagram. As principais conclusões foram que é possível ver que o território da Baixada Fluminense é feito de muita pluralidade e o que está presente neste podcast é apenas um pequeno recorte da imensidão de histórias ligadas a moda que estão presentes nesta região e que é realmente muito significativo abordar um pouco sobre o cenário da moda a partir dos olhares de quem vive ou viveu na região durante boa parte da vida.
O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.
Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.
No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.
Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:
O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.
O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.
O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.
O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.
O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências.
O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.
Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.
Boa leitura!
3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo
Comissão Organizadora
Docentes
Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte
Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade
Comissão Científica
Alicia Romero - UNESA
Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar
André Monte Pereira Dias
Bárbara Boaventura Friaça
Cassia Mousinho de Figueiredo
Charles Leite - UFPE
Denise Loyla Silva
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Heloisa Helena de Oliveira Santos
Jaqueline Gomes de Jesus
Lívia de Meira Lima Paiva
Lucivania Filomeno Ponte
Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES
Vanessa Santos Ximenes
Reitor
Raphael Barreto Almada
Pró-reitora de Extensão
Ana Luisa Lima
Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo
Marcio Franklin de Oliveira
Diretora de Ensino
Rosi Marina Rezende
Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br