DESIGN E APROVEITAMENTO MÁXIMO

  • Autor
  • Joyce de Albuquerque Santos Rêgo
  • Resumo
  • A importância do design para o desenvolvimento de produtos possui diversos aspectos, dentre eles a possibilidade de produzir itens com aproveitamento otimizado. O design eficiente pode oferecer benefícios ambientais, sociais, culturais e econômicos. 

    Com estes objetivos  o projeto ****** ** ****, ateliê criativo de peças artesanais e autorais, realiza o aproveitamento máximo de matéria prima. Atua desde de 2015 produzindo peças de moda e decoração usando técnicas de customização, desenvolvimento de peças com o uso de materiais de baixo impacto ou de reuso, peças e aviamentos doados, resgatados de descarte ou de segunda mão, com isso cada peça é desenvolvida de forma única, utilizando a lógica contrária à produção convencional pois a criação das peças parte do material que se têm, ou seja, o desenvolvimento parte da matéria prima disponível e não o inverso. 
    A experiência de criar com o que se têm a partir da escassez, com o foco em gerar o menor desperdicio é desafiadora porém estimula a criatividade e a experimentação, resulta em peças singulares e reflete a identidade da marca que valoriza a diversidade e a beleza do imperfeito, sendo o imperfeito o reflexo contrário a perfeição industrial. A peças feitas a partir de PET para a confecção dos acessórios produzidos no ****** ** **** utilizam mais de 95% das garrafas, as rebarbas e partes danificadas são armazenadas e entregues para uma catadora local, junto com outros resíduos recicláveis. Já no caso das produções têxteis os retalhos mínimos e pedaços de linhas e afins são armazenados para serem usados como enchimentos de almofadas e assentos de cadeiras.
    Todo esse processo, não só no ****** ** **** mas em toda produção que o designer reconheça os impactos de toda cadeia produtiva desde o desenvolvimento até a logística reversa e/ou possíbilidades de descartes corretos possuem potenciais benefícios ambientais (a redução da exploração da natureza para insumos, diminuição da poluição de provocada pelo acúmulo de resíduo produzido), sociais (além da sociedade se beneficiar com uma produção com menos geração de poluição esse tipo de negócio também pode oferece oportunidade de empregos e crescimento da economia local com doação dos resíduos sendo destinados para artesãs das proximidades), econômicos (além de oferecer menos gastos com desperdicio, o design pode oferecer possibilidades para o reaproveitamento dos resíduos para a geração de novas peças) e culturais (o design pode se tornar a identidade de quem produz, de uma marca ou até mesmo de uma localidade por meio de um fazer específico ou de uma técnica ou estética). 
    Pensar no designer de forma holística, para além da produção acelerada que visa lucro e rapidez com base na exploração e imediatismo, é uma necessidade urgente. A natureza e a ciência nos indica que não é sustentável manter um sistema que não analisa toda a cadeia produtiva e a sociedade está cada vez mais consciente da responsabilidade e dos reflexos de seus consumos, por esse motivo marcas éticas e sustentáveis são fundamentais no processo pois apresentam alternativas de consumo mais conscientes e com menos impactos negativos, além de oferecerem mais qualidade, duração, estética atemporal e ergonomia do que marcas convencionais.
    Em resumo, as consequências que o design pode oferecer são incontáveis, pode ser um agente de mudança e estar aliadas à uma produção mais justa, consciente e revolucionária, ao mesmo passo que pode reforçar valores exploratórios e conservadores. O design é responsável por ser agente de mudança sobre a cadeia produtiva.
     
  • Palavras-chave
  • designer, aproveitamento, sustentabilidade, consumo consciente
  • Área Temática
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
Voltar Download

O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.

No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.

Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:

O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.

O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.

O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.

O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.

O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências. 

O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.

Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.

Boa leitura!

  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
  • ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas
  • ST 06 - Design, artesanato e tecnologia

3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo

Comissão Organizadora

Docentes

Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte

 

Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade

Comissão Científica

Alicia Romero - UNESA

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar

André Monte Pereira Dias

Bárbara Boaventura Friaça

Cassia Mousinho de Figueiredo

Charles Leite - UFPE

Denise Loyla Silva

Flávio Glória Caminada Sabrá

Gabriela Sousa Ribeiro

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Jaqueline Gomes de Jesus

Lívia de Meira Lima Paiva

Lucivania Filomeno Ponte

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES

Vanessa Santos Ximenes

 

Reitor

Raphael Barreto Almada

Pró-reitora de Extensão

Ana Luisa Lima

Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo

Marcio Franklin de Oliveira

Diretora de Ensino

Rosi Marina Rezende

Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br