OS ESTUDOS SOBRE MULHERES NEGRAS: RELATOS DE UMA PESQUISA DECOLONIAL

  • Autor
  • HELOISA HELENA DE OLIVEIRA SANTOS
  • Co-autores
  • Suzana Barroso Mattos
  • Resumo
  • A cerca de dois anos, duas pesquisadoras negras se viram diante do desafio de iniciar um pesquisa que, hoje, entendemos como decolonial, no sentido mesmo da busca, ou melhor, do abandono de uma matriz colonial de pensamento. Tratava-se de olhar para a produção acadêmica a partir de outra abordagem: buscavamos saber o que a academia estava falando sobre nós, mulheres negras, a fim de dizer, pra esta mesma academia, o que as mulheres negras querem dizer sobre si mesmas.

    O desafio estava em mapear, dentro do conjunto de teses e dissertações desenvolvidas nos últimos anos na academia brasileira e disponíveis na plataforma Sucupira, quais trabalhos tematizavam as mulheres negras. O primeiro passo para este trabalho foi listar todas as palavras-chave que poderiam ter sido utilizadas nas pesquisas para se referir às mulheres negras. De fato, era um desafio, uma vez que a primeira busca pelos termos "mulheres negras" trazia um número pequeno de resultados e já indicava que não era usual ou padrão, nas universidades, utilizar esta dupla de palavras para se referir ao tema.

    Diante disso, foram mapeados 60 descritores que nos conduziram à segunda etapa, momento em que filtramos todas as pesquisas que continham pelo menos um dos descritores selecionados. Após alguns dias de “filtragem” - ou seja, do computador buscando os termos nos campos de título, resumo e palavras-chave -, cerca de dez mil trabalhos retornaram, dos quais restaram cerca de 8000, após uma limpeza manual que removeu falsos positivos, como trabalhos registrados duas vezes e palavras que remetiam aos descritores, mas que estavam utilizadas em outros contextos ou mesmo palavras que compunham outras palavras, como baiana, em Itabaiana.

    A partir desse levantamento inicial, iniciamos um trabalho de preenchimento de informações que se encontravam em falta, atividade realizada pelas bolsistas da pesquisa. Neste momento, estamos construindo a página PRETADEMIA em que reuniremos todas estas pesquisas em uma única plataforma, a fim de facilitar o acesso de pesquisadores interessados no tema, divulgar estas pesquisas e contribuir para a consolidação de um campo de estudos de feminismo negro no país. O objetivo é lançar esta página ainda este ano.

    Parte desse percurso envolveu ainda um grande mergulho nas discussões teóricas desenvolvidas por pesquisadoras negras. Nosso interesse se voltou especialmente aquelas reflexões que se debruçam sobre como a academia é, tradicionalmente, composta por homens brancos que, diferente do que afirmam, têm seus interesses e os defendem. Tal defesa envolve, dentre outras coisas, desqualificar saberes, questões, conceitos e metodologias dos povos não-brancos e também das mulheres. Para estas autoras, não apenas se deve refundar epistemes - por uma epistemologia feminista negra -, mas também denunciar o epistemicidio, o silenciamento dos conhecimentos de pensadoras e pensadores negres.

     

    Assim, nesta apresentação traremos um relato do trabalho desenvolvido nestes últimos anos, assim como falaremos sobre os próximos passos de pesquisa.

  • Palavras-chave
  • mulheres negras; academia; epistemicídio; decolonizar.
  • Área Temática
  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
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O IFRJ campus Belford Roxo promove, anualmente, a Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo, que conta com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, além dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos oferecidos no referido campus. O evento costuma acontecer concomitantemente à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

Dentro da Semana Acadêmica, ocorre, ainda, o Encontro de Pesquisadores, momento em que os servidores atuantes no campus Belford Roxo apresentam os resultados de seu trabalho, conectando pesquisa, ensino e extensão.

No ano de 2020, de 19/10 a 23/10, ocorreram a 3a. Semana Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo e a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa. Ainda compondo os eventos, de 16/11 a 18/11, ocorreu o 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. Com o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foi a primeira vez que os eventos aconteceram totalmente online. Também foi a primeira vez em que as submissões de trabalhos foram abertas aos pesquisadores de outras instituições e aos estudantes, movimento que só foi possível em razão da expertise adquirida com a realização dos eventos em anos anteriores.

Com o tema “Baixada Fluminense Presente! Diálogos entre Educação, cultura e Arte”, estudantes e profissionais, preferencialmente atuantes na Baixada Fluminense, puderam submeter seus resumos estruturados e/ou relatos de experiências. Estes trabalhos submetidos foram organizados e apresentados em quatro Simpósios Temáticos:

O ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades, coordenado pela professoras Heloisa Santos, Lívia Paiva e em parceria com a coordenadora do ST 06, Jaqueline Gomes recebeu trabalhos que discutiam as questões de gênero, raça e classe, a partir de uma perspectiva crítica que avaliasse o sexismo, o machismo, a lgbtfobia, o racismo e o classismo como violações dos direitos humanos. Considerando tais elementos, trabalhos que abordassem estas questões, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional, eram de interesse deste ST, seja em uma perspectiva teórica, seja por meio de trabalhos que trouxessem resultados de práticas educativas, ativistas, artísticas, dentre outras formas de abordar a luta pelos direitos no mundo contemporâneo, especialmente aqueles que buscavam estabelecer diálogos que se voltem para o Eixo Sul-Sul.

O ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval, coordenado pelos professores Flávio Sabrá, André Dias em parceria com a coordenadora do ST 06, Cássia Mousinho, se propôs a ser um espaço para a discussão e reflexão crítica de questões relacionadas às práticas de gestão e negócios no campo da moda, carnaval e festejos, observando sua relação com design, arte, vestuário, artesanato, modelagem, administração e as suas interlocuções entre o processo criativo, produtivo, distributivo e de validação dentro da Cadeia Têxtil/Confecção e da Economia Criativa, seja em trocas formais ou informais.

O ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação, coordenado pelas professoras Gabriela Ribeiro e Bárbara Friaça, abordou trabalhos que traziam o debate sobre cidades, territórios e as vivências deles e neles, intermediadas por diversas vertentes culturais e educacionais (artesanato, moda, culinária, acervos de espaços de cultura e memória, patrimônio cultural, espaços culturais, espaços de lazer, urbanismo, design, educação formal, não formal e informal, entre outros). Também recebeu trabalhos que discutiam sobre inclusão social, entendendo que possibilitar acesso e usufruto amplos e irrestritos aos espaços citadinos contribuem para o incremento da inclusão social, propiciando uma formação holística às pessoas, nos âmbitos cultural, social, educacional, de lazer, de desporto, entre outros.

O ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão, coordenado pelas professoras Ana Adelaide Balthar e Lucia Vignoli, buscava discutir como os rearranjos espaciais reverberam nas produções artísticas culturais das periferias urbanas frente a questão do distanciamento social devido a pandemia de COVID-19. “Reinventamos e experimentamos existências bidimensionais, através de dispositivos digitais. Telas de telas. Os deslocamentos se restringiram, mas os encontros se constelaram. De repente, a Baixada não sofre de lonjura, de repente a periferia é centro”.

O ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas, coordenado pela professora Jaqueline Gomes, objetivava fomentar, em um ambiente complexo, a inclusão de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. Recebia trabalhos que promovessem investigações e propostas de intervenção, considerando os corpos em suas possibilidades na cultura das aparências. 

O ST 06 - Design, artesanato e tecnologia, coordenado pela professora Cassia Mousinho, buscava fomentar a análise do trabalho artesanal, através de seus aspectos estéticos, técnicos, mercadológicos e sociais. Também pretendia reforçar a importância do desenvolvimento de tecnologias e os artefatos a elas associados no âmbito material ou digital, realizando uma ponte entre o artesanato e o design.

Estes Anais são resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no 3º. Encontro de Pesquisadores do IFRJ campus Belford Roxo. É uma das nossas contribuições para a reafirmação da Baixada Fluminense enquanto território potente cultural, artística e educacionalmente.

Boa leitura!

  • ST 01 - Direitos humanos, culturas e identidades: gênero/gêneros
  • ST 02 - Gestão, design, moda e carnaval
  • ST 03 - Cidades, territórios, culturas e educação
  • ST 04 - Periferia é Centro: processos artísticos e culturais em contramão
  • ST 05 - Corpos, diversidades, identidades e culturas
  • ST 06 - Design, artesanato e tecnologia

3º Encontro de Pesquisadores - IFRJ/Campus Belford Roxo

Comissão Organizadora

Docentes

Heloisa Helena de Oliveira Santos - Coordenadora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
André Monte Pereira Dias
Flávio Glória Caminada Sabrá
Gabriela Sousa Ribeiro
Lucivania Filomeno Ponte

 

Estudantes
Sara Canto
Gregory Andrade

Comissão Científica

Alicia Romero - UNESA

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar - Nena Balthar

André Monte Pereira Dias

Bárbara Boaventura Friaça

Cassia Mousinho de Figueiredo

Charles Leite - UFPE

Denise Loyla Silva

Flávio Glória Caminada Sabrá

Gabriela Sousa Ribeiro

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Jaqueline Gomes de Jesus

Lívia de Meira Lima Paiva

Lucivania Filomeno Ponte

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes - INES

Vanessa Santos Ximenes

 

Reitor

Raphael Barreto Almada

Pró-reitora de Extensão

Ana Luisa Lima

Diretor de Implantação - Campus Belford Roxo

Marcio Franklin de Oliveira

Diretora de Ensino

Rosi Marina Rezende

Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Belford Roxo: extensao.cbel@ifrj.edu.br