ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.6, n. 1, 2023

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro - REDARTE/RJ vem desenvolvendo desde 1995, eventos, atividades e serviços de informação em arte para profissionais, estudantes e pesquisadores. Atualmente, a Rede conta com 33 membros afiliados entre instituições culturais e educacionais.
Em conjunto com instituições membros e parceiras, a REDARTE/RJ organiza o Seminário de Informação em Arte, com periodicidade bianual, visando a ampliação do debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte. 
O 8º Seminário de Informação em Arte foi realizado nos dias 18 e 19 de julho de 2023, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro, com o tema "Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Conservação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus".

 

TEMA E EIXOS TEMÁTICOS

Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Conservação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus

Arquivos, bibliotecas, museus e centros de informação em Arte em geral apresentam acervos pessoais e coleções especiais em seus fundos arquivísticos, bibliográficos e museológicos por constituírem um patrimônio cultural e documental representativo de um grupo ou sociedade, devendo ser preservados para as gerações futuras. Estas coleções costumam reunir obras raras e valiosas, de diferentes formatos ou relacionadas a um tema específico que as tornam singulares, requerendo tratamento técnico adequado, políticas de gestão, conservação, preservação e acessibilidade.

O 8º Seminário de Informação em Arte da Redarte/RJ estabeleceu, dentro desse contexto, os seguintes eixos temáticos para apresentação de trabalhos:

Eixo 1: Gestão de Acervos Pessoais e Coleções Especiais
Gestão informacional; tipologia de acervos; marcas de propriedade/proveniência; representação descritiva e temática (RDA, CDD, CDU, MARC21, entre outros); desenvolvimento de coleções físicas e/ou digitais; boas práticas; conservação e preservação; repositórios digitais, estudo de usuários.

Eixo 2: Acessibilidade em Ambientes Culturais
Acessibilidade informacional; inclusão digital; acervos eletrônicos e digitais; exposições virtuais; democratização dos saberes; capacitismo; deficiência visual; software de descrição.

Eixo 3: Agenda 2030 e Patrimônio Cultural
Políticas culturais; patrimônio cultural e documental; patrimônio material e imaterial; aplicação da Agenda 2030; educação patrimonial, tratamento de arte efêmera.

Normas para submissão de trabalhos no 8º Seminário Informação em Arte

O 8º Seminário de Informação em Arte, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) aceitará trabalhos que estejam de acordo com a temática do Seminário e com as normas apresentadas no presente documento.

Os trabalhos devem ser submetidos no formato resumo expandido e serão apresentados no evento somente na modalidade Comunicação Oral.

A apresentação dos trabalhos aprovados e a posterior publicação do resumo expandido nos Anais do evento, estão condicionadas ao cumprimento do cronograma publicado no site do 8º Seminário de Informação em Arte. Além disso, somente serão publicados nos Anais do evento, os trabalhos apresentados e que estejam de acordo com as normas.

 

1 Regras Gerais

Poderão submeter trabalhos os estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da informação e áreas afins. É vedada aos membros da Comissão Científica do evento, a submissão de trabalhos.

Cada autor poderá submeter no máximo 02 (dois) trabalhos, sendo um como autor principal e outro como coautor. Cada trabalho poderá ter no máximo 03 (três) autores.

Após a submissão do resumo expandido, não poderão ser feitas quaisquer alterações, a não ser por recomendação expressa dos avaliadores.

O certificado referente ao trabalho apresentado será único para cada título, e será enviado por e-mail, com cópias para todos os autores do respectivo trabalho. A não apresentação do trabalho no evento implicará no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados.

O autor, ao submeter o resumo expandido, declara que o texto é inédito e autoriza a publicação nos Anais sob licença Creative Commons.

A correção ortográfica é de responsabilidade dos autores dos trabalhos submetidos, ainda que incorreções sejam apontadas pelos avaliadores. Não utilizar símbolos de pequenas dimensões para não comprometer a leitura do texto.

A Comissão Científica, formada por profissionais membros da REDARTE/RJ e convidados, revisará os aspectos formais dos resumos expandidos, sem alteração do conteúdo, e recomendará as modificações e correções necessárias para posterior publicação nos Anais.

Os casos omissos ou não previstos no presente documento serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica do Seminário.

 

2 Submissão de trabalhos

Veja abaixo as regras para submissão.

2.1 Primeira fase: trabalhos enviados para avaliação

O sistema de submissões aplicará a avaliação às cegas pelos membros da Comissão Científica. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar inicialmente nos resumos expandidos submetidos. Caso seja possível, de alguma forma, identificar a autoria, o trabalho será automaticamente desclassificado.

Na plataforma, o autor deverá preencher os seguintes campos obrigatórios: Modalidade de apresentação (Comunicação oral); Área temática; Título do trabalho; Palavras-chave; Resumo expandido; Nome e E-mail do autor e coautores, se houver (para fins de comunicação).

Nesta fase, o(s) autor(es) deve(m) utilizar o template sem autoria disponibilizado para submissão do trabalho.

Os resumos expandidos deverão ter, no mínimo 3 (três) e, no máximo 6 (seis) laudas, incluindo as referências, e estar de acordo com as normas ABNT NBR 10520/2002, ABNT NBR 6023/2018, ABNT NBR 6028/2021, ABNT 6022/2018 e as seguintes especificações:

- Título: deverá ser usada fonte Times New Roman, tamanho 14, maiúsculas, negrito e alinhamento centralizado. Subtítulo, se houver, deve vir em minúsculas.

- Resumo e Abstract: deverá ser posicionado duas linhas após o título, ser escrito em língua portuguesa e inglesa, fonte Time New Roman, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples e alinhamento justificado. Deverá ser apresentado sem parágrafo e citações, com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras. Deverá conter o objetivo do trabalho, os procedimentos metodológicos, os resultados e as conclusões ou considerações finais. Sugere-se evitar o uso de siglas no resumo. O resumo em português deve ser seguido do resumo em inglês, ambos na mesma página.

- Palavras-chave e Keywords: destacar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, em português e inglês, que deverão representar adequadamente os principais assuntos abordados no trabalho. Deverão estar separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. A fonte deve ter tamanho 11 e espaçamento simples, posicionado na segunda linha depois do Resumo e Abstract.

- Elemento textual: deverá ser escrito em língua portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm, alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.

- Margens: as margens superior e esquerda devem ter 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

- Notas de rodapé: se houver, deverão aparecer na página onde estejam inseridas, com fonte tamanho 10 e espaçamento simples. No corpo do texto, a indicação das notas devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com o número sobrescrito após a primeira pontuação subsequente. Máximo de 5 linhas por nota e máximo de 8 linhas por página. Devem ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto ou a informações sobre as fontes documentais. É necessário utilizar o sistema de inserção de notas automáticas do programa utilizado para formatação de textos. Notas inseridas manualmente serão recusadas. Notas de fim não serão aceitas.

- Citações: devem seguir a ABNT NBR 10520/2002.

- Ilustrações: Quadros, figuras, fotografias e outras ilustrações devem seguir a ABNT NBR 6022/2018. As ilustrações devem ser utilizadas somente quando forem imprescindíveis para a compreensão do texto. Devem ser incluídas no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho a que se referem, e possuir boa resolução (300 dpi). Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Logo após a ilustração, deve-se obrigatoriamente indicar a fonte consultada, mesmo que seja produção do próprio autor.

- Tabelas: se houver, devem seguir as Normas de apresentação tabular do IBGE (1993).

- Referências: espaçamento simples, separadas entre si por espaço duplo; alinhamento à esquerda.

- Extensão: de 3 a 6 laudas; incluindo referências. O tamanho da página deve ser A4. Não serão aceitos anexos e apêndices. Todas as informações necessárias à compreensão do trabalho devem constar do corpo do texto, dentro dos limites máximos e mínimos de páginas.

- Formato: Microsoft Word, OpenOffice, ou formato compatível, não podendo ultrapassar 2MB.

2.2 Segunda fase: trabalhos aprovados

Após feitas as correções, se houver, o autor deve submeter o resumo expandido definitivo com a indicação de autoria, no prazo estabelecido no cronograma do evento. Os trabalhos enviados fora do prazo não serão publicados, nem apresentados no dia do evento. Nesta fase, o(s) autor(es) deve(m) utilizar o template com autoria disponibilizado para submissão do trabalho. A autoria deve ser acrescentada ao documento, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, itálico, alinhamento à direita, abaixo do título e acima do resumo/abstract. O(s) nome(s) deve(m) ser seguido(s) do nome da instituição e e-mail.

- Formato: Microsoft Word, OpenOffice, ou formato compatível, não podendo ultrapassar 2MB.

2.2.1 Envio da apresentação

O(s) autor(es) deve(m) preparar um arquivo em Powerpoint (.ppt) ou PDF para apresentar o trabalho aprovado no dia do evento. Esta apresentação deve ser enviada nesta segunda fase, juntamente com o trabalho corrigido. O upload de ambas deve ocorrer no site do evento, respeitando o prazo determinado pelo cronograma.

A apresentação elaborada deve levar em consideração o tempo máximo de 10 minutos de fala, e não poderá ultrapassar 10 slides. Até dois autores poderão participar da apresentação.

- Formato: Power Point ou PDF.

 

3 Critérios de avaliação

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados conforme os seguintes critérios:

  • Contribuição significativa para o tema do evento;
  • Características do resumo expandido submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de apresentação;
  • Originalidade e relevância;
  • Coerência e coesão textual;
  • Adequação à norma culta da língua portuguesa;
  • Atendimento às normas de formatação.

Todos os autores receberão um e-mail informando o parecer final do resumo expandido submetido.

 

4 Apresentação dos Trabalhos

A apresentação oral dos trabalhos aprovados terá, no máximo, dez minutos e deverá ocorrer no dia e horário pré-determinado para cada autor na programação do evento.

 

5 Publicação dos Trabalhos

Os resumos expandidos apresentados serão publicados nos Anais do Seminário, em suporte eletrônico, sendo divulgados de forma livre e gratuita através do site da REDARTE/RJ. A publicação está condicionada à execução das correções e alterações apontadas pela Comissão Científica e ao envio do trabalho dentro do prazo previamente estabelecido para esta etapa.

 

6 Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem trabalhos a este Seminário concordam com os seguintes termos:

  • Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à Comissão Científica da REDARTE/RJ colocá-lo sob uma licença Creative Commons Attribution (CC), que permite livremente que outras pessoas acessem, usem e compartilhem o trabalho com o crédito de autoria devido e de apresentação inicial neste Seminário;
  • Os autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir arranjos contratuais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (Ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e de apresentação inicial neste Seminário;
  • Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (Ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal).
  • Eixo 1: Gestão de Acervos Pessoais e Coleções Especiais
  • Eixo 2: Acessibilidade em Ambientes Culturais
  • Eixo 3: Agenda 2030 e Patrimônico Cultural

Anais do 7º Seminário de Informação em Arte (2021) 

Anais completos da sétima edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Arquiteturas em bibliotecas e centros de informação em artes: do espaço físico ao espaço virtual”. Acesse aqui.

Palestras – 13.07.2021
Palestras – 14.07.2021

Anais do 6º Seminário de Informação em Arte (2018)

Anais completos da quinta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030“.   Acesse aqui.

Palestras –  24.09.2018
Palestras – 25.09.2018

Anais do 5º Seminário de Informação em Arte (2017)

Anais completos da quinta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Memória Social em Arte: bibliotecas, museus e centros de informação“. Acesse aqui.

Palestras – 09.11.2017
Palestras – 10.11.2017

Anais do 4º Seminário de Informação em Arte (2015)

Anais completos da quarta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Espaços culturais: reflexões sobre Biblioteca, Arte e Integração“. Acesse aqui.

Anais do 3º Seminário de Informação em Arte (2013)

Anais completos da terceira edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Influência das tecnologias no fazer bibliotecário”.  Acesse aqui.

ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.6, n. 1, 2023

Periodicidade da publicação: Bianual
Idioma dos artigos: Português e inglês
Editor / Autor Corporativo: Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ
Endereço: Praça Tiradentes, 10 sala 905 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20060070

Contato: biblioteca@redarterj.com  -  http://redarterj.com

 

DIRETORIA
9ª Gestão (Triênio) 2022-2024

Presidente – Leandra Pereira de Oliveira (UFRJ.Museu Nacional)
Vice-Presidente – Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes)
Secretária –  Mary Komatsu Shinkado (Sócia colaboradora)
Tesoureira –  Eliane  Vieira da Silva (Museu Histórico Nacional/IBRAM)

Conselho Fiscal
Andréa da Silva Barboza (Sócia Colaboradora/Biblioteca Nacional)
Joelma Neris Ismael (FUNARTE. Centro de Documentação)
Suelen de Oliveira Dias (UFRJ. Escola de Música. Biblioteca Alberto Nepomuceno)

 

8º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE

Comissão organizadora
Leandra Pereira de Oliveira
Denise Maria da Silva Batista
Carlos Alberto Della Paschoa
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Mary Komatsu Shinkado
Janaina Reina Machado
Suelen de Oliveira Dias
Alpina Gonzaga Martins Rosa

Comissão científica
Verônica de Sá Ferreira
Andréa da Silva Barboza
Rosangela Coutinho da Silva
Thiago Santos de Assis

Patrocinadores
Scansystem
Qualy Lab Análises Ambientais
Vivenso
Prodigy  Santos Dumont

Apoio Institucional
Fundação Biblioteca Nacional
Febab
CRB-7
Sindib RJ
GIDJ/RJ
Instituto Cervantes
ESPM
Goethe Institut
Ibeu
Superintendência de Documentação - UFF

 

REALIZAÇÃO

Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação em Arte - REDARTE/RJ
A Rede, atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Conta, atualmente, com 33 instituições afiliadas, dentre museus, centros culturais e universidades, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói.
https://www.redarte.org.br/