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A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte – REDARTE/RJ está organizando o 8º Seminário de Informação em Arte, nos dias 18 e 19 de julho de 2023, visando a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às unidades de informação e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, especificamente pautada na meta 11.4 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, a saber: Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, tendo como tema central os acervos pessoais e as coleções especiais.
Será um evento híbrido, da seguinte forma: presencial no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional e com transmissão on-line no YouTube.
Haverá palestras com profissionais renomados e apresentação de trabalhos e debates. Espera-se a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais das áreas de Informação, Arte e Cultura e público em geral, propiciando a troca de experiências.
O evento presencial está sujeito à lotação em função da capacidade do auditório.
Será fornecido certificado somente aos participantes inscritos nesta plataforma, com 50% de frequência mínima ao evento.
TEMA:
Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Conservação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus
EIXOS:
Arquivos, bibliotecas, museus e centros de informação em Arte em geral apresentam acervos pessoais e coleções especiais em seus fundos arquivísticos, bibliográficos e museológicos por constituírem um patrimônio cultural e documental representativo de um grupo ou sociedade, devendo ser preservados para as gerações futuras. Estas coleções costumam reunir obras raras e valiosas, de diferentes formatos ou relacionadas a um tema específico que as tornam singulares, requerendo tratamento técnico adequado, políticas de gestão, conservação, preservação e acessibilidade.
Eixo 1: Gestão de Acervos Pessoais e Coleções Especiais
Gestão informacional; tipologia de acervos; marcas de propriedade/proveniência; representação descritiva e temática (RDA, CDD, CDU, MARC21, entre outros); desenvolvimento de coleções físicas e/ou digitais; boas práticas; conservação e preservação; repositórios digitais, estudo de usuários.
Eixo 2: Acessibilidade em Ambientes Culturais
Acessibilidade informacional; inclusão digital; acervos eletrônicos e digitais; exposições virtuais; democratização dos saberes; capacitismo; deficiência visual; software de descrição.
Eixo 3: Agenda 2030 e Patrimônio Cultural
Políticas culturais; patrimônio cultural e documental; patrimônio material e imaterial; aplicação da Agenda 2030; educação patrimonial, tratamento de arte efêmera.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Baixe aqui a programação final em PDF.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Leandra Pereira de Oliveira
Denise Maria da Silva Batista
Carlos Alberto Della Paschoa
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Mary Komatsu Shinkado
Janaina Reina Machado
Suelen de Oliveira Dias
Alpina Gonzaga Martins Rosa
COMISSÃO CIENTÍFICA
Verônica de Sá Ferreira
Andréa da Silva Barboza
Rosangela Coutinho da Silva
Thiago Santos de Assis
COMO PATROCINAR?
As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o evento poderão desfrutar de um programa de benefícios que irá aumentar e agregar valor aos seus negócios. Caso sua empresa tenha interesse em apoiar ou patrocinar o evento, entre em contato pelo e-mail: tesouraria@redarte.org.br.
REALIZAÇÃO
Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação em Arte - REDARTE/RJ
A Rede, atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Conta, atualmente, com 34 instituições afiliadas, dentre museus, centros culturais e universidades, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói.
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Abertura Opening
Conferência de Abertura Conferência · Felipe Martínez Arellano
Mesa 1: Acervos pessoais e Coleções especiais Lecture · Ana Virginia Pinheiro, Luciane Simões Medeiros
Debate 1 Q&A
Pré-lançamento do livro de cordel “O jumento que foi à lua” Artistic Presentation
Intervalo para almoço Interval
Apresentação de Trabalhos 1 e Debate Work Presentation
Debate 2 Q&A
Intervalo Interval
Apresentação de Trabalhos 2 e Debate Work Presentation
Encerramento Closure
Mesa 2 - Agenda 2030 e Patrimônio cultural Lecture · Katia de Marco, Lia Calabre
Debate 3 Q&A
Apresentação de Trabalhos 3 e Debate Work Presentation
Homenagem ao artista Lecture · André de Miranda
Intervalo para almoço Interval
Mesa 3 - Acervos museológicos e Preservação digital Lecture · Claudia Rodrigues Ferreira de Carvalho, Pablo Gobira
Debate 4 Q&A
Intervalo Interval
Apresentação de Trabalhos 4 e Debate Work Presentation
Conferência de Encerramento Conferência · Almudena Quintana Arranz
Debate 5 Q&A
Encerramento Closure
Seja bem-vindo ao 8. Seminário de Informação em Arte!
Rua México, s/n
Centro, Rio de Janeiro - RJ
20040-008
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A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro,- REDARTE/RJ, criada em 1995, congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte com o objetivo de promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Site: https://www.redarte.org.br/ Facebook: REDARTE/RJ
Conferência de Abertura - Coleções digitais e recursos eletrônicos para apoiar os serviços nas bibliotecas de Arte
Doctor en Educación Superior y Bibliotecología por la Universidad Estatal de Nueva York en Búfalo. Investigador del Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información (IIBI) y Profesor del Posgrado y de la Licenciatura en Bibliotecología y Estudios de la Información de la Universidad Nacional Autónoma de México; Ha desempeñado los cargos de Subdirector Técnico en la Dirección General de Bibliotecas UNAM (1985-1993); Coordinador del Colegio de Bibliotecología en la Facultad de Filosofía y Letras (1998-2001); Director del Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas (2001-2009); Secretario Técnico del Sistema de Información Académica HUMANINDEX en la Coordinación de Humanidades, UNAM (2009- 2016).
Actualmente es Coordinador de la Biblioteca Nacional de México
Mesa 1 - Acervos pessoais e Coleções especiais
Bibliotecária aposentada da Biblioteca Nacional do Brasil (BN, 1982-2020), onde foi, por 16 anos, responsável e curadora de Obras Raras, e Professora aposentada da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1987-2023), onde lecionou principalmente ?História do Livro e das Bibliotecas e Organização e Administração de Bibliotecas?. É mestre em Administração Pública (FGV/EBAPE) e especialista em Gestão de Projetos Culturais (FGV/EIAP) e em Análise, Descrição e Recuperação de Informações (UNIRIO/EB). Formou e compõe grupos de estudos e pesquisas, como o Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoW/Brasil), o Grupo de Estudos Interdisciplinares de Raridades Bibliográficas (GEIRD/Bahia), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos, Serviços Informacionais e Práxis (UFMG) e Grupo de Pesquisa em Crítica Textual (BN). É sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Publica, desenvolve e divulga estudos sobre Biblioteconomia de Livros Raros e Raridade Bibliográfica (desenvolveu modelo para estabelecimento de critérios de raridade, premiado pelo Instituto Nacional do Livro e amplamente adotado pelas bibliotecas brasileiras). Dedica-se à orientação de projetos e pesquisas e à divulgação e avaliação de livros raros e coleções bibliográficas especiais. premiado pelo Instituto Nacional do Livro e amplamente adotado pelas bibliotecas brasileiras).
Mesa 3 - Acervos museológicos e Preservação digital
Arqueóloga (UNESA 1994), doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2004), possui especialização em Paleopatologia (1994) pela ENSP/FIOCRUZ e mestrado em Saúde Pública também pela mesma instituição (1997). É professora do Setor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/ UFRJ.Áreas de pesquisa: Antropologia Biológica, (com ênfase em Bioarqueologia e Paleopatologia); arqeuologia Funerária; Evolução Humana, Simbolismo e Cultura; Antropologia Forense; Trajetória histórica dos estudos sobre o passado humano; Patrimônio cultural, Memória & identidade; Museus, Acervos e Coleções. É responsável por disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional e no curso de especialização em Geologia do Quaternário, da mesma instituição. Participa também da graduação em Ciências Biomédicas da UFRJ, habilitação forense. Foi diretora do Museu Nacional/UFRJ de janeiro de 2010 a janeiro de 2018. É Diretora pró-tempore do Sistema de Museus Acervos e Patrimônio da UFRJ (SIMAP). Dirigiu a Casa da Ciência de junho de 2018 a dezembro de 2019. Atualmente coordena o Núcleo de Resgate do acervo do Museu Nacional.
Mesa 2 - Patrimônio cultural e Agenda 2030
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, Portugal, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000), graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1982). É coordenadora acadêmica do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais e Sociais - PECS (2005), da Universidade Candido Mendes em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural. Atua como professora e coordenadora das pós-graduações lato sensu em Gestão e Produção Cultural (MBA), Gestão de Museus (MBA) e Gestão Socioambiental e Sustentabilidade (MBA). É fundadora e presidente da Associação Brasileira de Gestão Cultural - ABGC (2005), membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA (2000) e do Internacional Council of Museums - ICOM Brasil (2013). Também atua como artista plástica e curadora em artes visuais. Foi subsecretária de Planejamento Cultural na Prefeitura de Niterói (2009) e é diretora do Museu Antonio Parreiras, além de gestora do Projeto Dialogue Café, Brasil/ONU/UNAOC/UCAM (2012).
Mesa 2 - Patrimônio cultural e Agenda 2030
Graduada em História pela Universidade Santa Úrsula (1988), mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Foi pesquisadora Titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, coordenadora do setor de políticas culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (2003-2019).Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (2015-2016). Organizadora do Seminário Internacional de Políticas Culturais (2010-2019). Integrante da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. Professora do Mestrado Profissional Memória e Acervos da FCRB (PPGMA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT-UFF). Professora colaboradora nos MBAs de Gestão Cultural e Produção Cultural da FGV-RJ e UCAM. Progessora colaboradora na Maestría en Políticas Culturales (CURE / Universidade de La República do Uruguai e da Especialização Lato Sensu em Cultura e Educação da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). Autora de livros, artigos e materiais didáticos, nacionais e internacionais, sobre políticas culturais. Tem experiência na área de políticas culturais, história cultural e política, com ênfase em Políticas Públicas de Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de cultura, política cultural, gestão cultural.
Mesa 1 - Acervos pessoais e Coleções especiais
Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é chefe da Divisão de Manuscritos, técnico em documentação I, da Fundação Biblioteca Nacional, atuando principalmente nos seguintes temas: história, arquivo e biblioteca.
Mesa 3 - Acervos museológicos e Preservação digital
Professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG), do PPGACPS (UFMG) e do PPGGOC (UFMG). Coordenador de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação e Artes da FAPEMIG (2019-2022). Pesquisador Produtividade (CNPq). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT/MCTI). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas (LPF, 2021); Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas (LPF, 2021); A memória do digital e outras questões das artes e museologia (EdUEMG, 2019), Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia (EdUEMG, 2018), Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas (EdUEMG, 2017), Refletindo sobre a cultura (EdUEMG, 2017), Jogos e sociedade (Crisálida, 2012), Walter Benjamin Lado B (Crisálida, 2011) dentre outros livros e artigos. Pesquisador dos grupos: Estudos e Práticas de Preservação Digital e Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros. Atua: na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais, ciências e jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG, UEMG, UFV), Teatro em Movimento Digital (Rubim, UEMG, UFMG); curadoria de bienal, exposições e residências artísticas. É coordenador do Programa Institucional de Extensão (UEMG) Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura.
Conferência de Encerramento
Diplomada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Complutense de Madrid e Licenciada em Documentação pela Universidade de Alcalá de Henares. Posteriormente, obteve o Mestrado em Documentação pela mesma universidade e o Mestrado em Documentação Digital pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Desde 2006 trabalha na rede de bibliotecas do Instituto Cervantes (RBIC), onde começou em Madrid, no departamento da sede central, que coordena e gere a rede de bibliotecas em todo o mundo, e em 2007 passou a gerir a Biblioteca do Instituto Cervantes de Casablanca. Desde 2010 é responsável pela Biblioteca Vicente Aleixandre do Instituto Cervantes em Tetuán, Marrocos. Em 2013 recebeu na Biblioteca Nacional da Espanha, o VIII Prêmio SEDIC Nacional de Qualidade e Inovação com a digitalização do Fundo Alfonso de Sierra Ochoa (FASO), importante arquiteto municipal e privado da cidade de Tetuán (Marrocos), cujo O fundo é guardado na biblioteca do centro, e permite diferentes investigações sobre este fundo patrimonial, enquanto o patrimônio e a história da cidade de Tetuán são preservados e preservados da biblioteca. Acesso ao acervo digitalizado do FASO: https://coleccionesdigitales.cervantes.es/digital/collection/FASO.
Considera-se autodidata, embora tenha estudado desenho e pintura com Jemile Diban e Cecília De Castro Pinto; xilogravura com Ciro Fernandes, Marcelo Soares, J. Borges e Anna Carolina; gravura em metal com Marcelo Frazão e Heloísa Pires Ferreira. Estudou Desenho de Artes Gráficas e Desenho de Propaganda no SENAI/RJ.
Ministrou oficinas de Xilogravura em diversas cidades e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professor de desenho no SENAI da Construção Civil Rio de Janeiro em 1999. Frequentou com assiduidade os ateliês dos artistas Augusto Rodrigues, Frank Shaeffer, Teixeira Mendes, Tilde Canti, Iberê Camargo, Carlos Scliar, entre outros, que contribuíram para sua formação acadêmica.
Já realizou mais de 300 exposições nacionais e internacionais individuais e coletivas nestes últimos 43 anos dedicados à gravura, ministrando oficinas e palestras por diversas cidades brasileiras. Possui obras em importantes acervos, dentre eles: Biblioteca Nacional – Rio; Pinacoteca de São Paulo; Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – PR; Casa da Gravura Solar do Barão – Curitiba, PR; Museu Casa da Xilogravura – Campos do Jordão – SP; Suécia; Polônia; Macedônia; Japão; Romênia; China; Itália; França; Espanha; Argentina e outros.
Foi membro do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Atualmente estuda História da Arte com Maria Luiza Távora e litografia com Patricia Pedrosa - EBA – UFRJ. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.