8º Seminário de Informação em Arte

18 of July of 2023, 10h00 until 19 of July of 2023, 17h00
With online transmission

Paper information

13/03/2023 until 14/05/2023

- Os autores devem utilizar o Template disponibilizado para submissão do resumo expandido.

Tema:

Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Conservação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus

Objetivo:

Arquivos, bibliotecas, museus e centros de informação em Arte em geral apresentam acervos pessoais e coleções especiais em seus fundos arquivísticos, bibliográficos e museológicos por constituírem um patrimônio cultural e documental representativo de um grupo ou sociedade, devendo ser preservados para as gerações futuras. Estas coleções costumam reunir obras raras e valiosas, de diferentes formatos ou relacionadas a um tema específico que as tornam singulares, requerendo tratamento técnico adequado, políticas de gestão, conservação, preservação e acessibilidade.

Nessa direção, o 8º Seminário de Informação em Arte, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), visa a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às unidades de informação e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, especificamente pautada na meta 11.4 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, a saber: Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, tendo como tema central os acervos pessoais e as coleções especiais.

Eixos temáticos:

Eixo 1: Gestão de Acervos Pessoais e Coleções Especiais

Gestão informacional; tipologia de acervos; marcas de propriedade/proveniência; representação descritiva e temática (RDA, CDD, CDU, MARC21, entre outros); desenvolvimento de coleções físicas e/ou digitais; boas práticas; conservação e preservação; repositórios digitais, estudo de usuários.

Eixo 2: Acessibilidade em Ambientes Culturais

Acessibilidade informacional; inclusão digital; acervos eletrônicos e digitais; exposições virtuais; democratização dos saberes; capacitismo; deficiência visual; software de descrição.

Eixo 3: Agenda 2030 e Patrimônico Cultural

Políticas culturais; patrimônio cultural e documental; patrimônio material e imaterial; aplicação da Agenda 2030; educação patrimonial, tratamento de arte efêmera.

CRONOGRAMA

Data Atividade
13/03/2023 Abertura das submissões de trabalhos

30/04/2023

Prazo prorrogado! 14/05/2023

Encerramento das submissões de trabalhos

01/06/2023 Divulgação dos trabalhos aprovados
01/06 a 18/06/2023 Entrega dos resumos expandidos corrigidos e da apresentação (em .ppt ou .pdf)
18 e 19/07/2023 Apresentação dos trabalhos aprovados no 8º Seminário Informação em Arte
18/08/2023 Publicação dos Anais do evento

Trabalhos aprovados:

1. A BIBLIOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: iniciativa para uma bibliografia do circo brasileiro

2. A DIGITALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CIENTÍFICO E CULTURAL DO MUSEU NACIONAL: o caso do periódico Arquivos

3. A GESTÃO INFORMACIONAL DA COLEÇÃO DE QUADRINHOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS: um relato de experiência

4. A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO DO BASTOS TIGRE COMO PATRONO DA BIBLIOTECONOMIA BRASILEIRA

5. ACERVO BRÍCIO DE ABREU: Análise do tratamento técnico a partir de um debate sobre a política de aquisição para arquivos pessoais.

6. AÇÕES CULTURAIS NA BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS FAUSTO CASTILHO DA UNICAMP: preservação e difusão de memória e cultura

7. COLEÇÃO PROFESSOR ROSALVO DO VALLE: investigando e conservando memórias

8. “COLEÇÃO” SAMPAIO FERRAZ (1882-1966): um acervo especial

9. COLEÇÕES E PATRIMÔNIOS PRIVADOS: uma análise da coleção de Herbert Wartner

10. COLEÇÕES ESPECIAIS OU COLEÇÕES DE OBRAS RARAS?: breves considerações sobre o patrimônio bibliográfico em bibliotecas

11. ESTUDOS DE PROVENIÊNCIA EM MUSEUS DE BELO HORIZONTE: um recorte para conhecer as pinacotecas de dois museus municipais

12. IMPLEMENTAÇÃO DE DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL DE UMA BIBLIOTECA PESSOAL: diagnóstico inicial e alguns caminhos possíveis

13. INFORMAÇÃO E MEMÓRIA: o acervo de Mário Ypiranga Monteiro e sua importância como patrimônio bibliográfico e documental do Amazonas

14. LIVROS MIGRANTES: as marcas de proveniência como fontes para o estudo da história regional

15. MARCAS DE PROVENIÊNCIA NO CATÁLOGO DO PATRIMÔNIO BIBLIOGRÁFICO NACIONAL: recorte geográfico das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

16. MEMÓRIA COLETIVA INSTITUCIONAL E PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA: um estudo de caso no Museu Virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

17. MEMÓRIA INSTITUCIONAL SATC: Preservação e organização do acervo fotográfico escolar

18. O ACERVO DOCUMENTAL DO INSTITUTO MAURÍCIO NOGUEIRA LIMA: dos referenciais metodológicos às especificidades do acervo

19. O CASO DEBRET - MEIRELLES: Análises, conservação e restauração de obras iconográficas da Biblioteca Nacional

20. O VALOR PEDAGÓGICO DA PESQUISA DE PROVENIÊNCIA: um estudo sobre o acervo da Sociedade União Operária do Rio Grande

21. QUIRINO CAMPOFIORITO, O ARTISTA E SEUS EX-LÍBRIS

22. REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA DA SEÇÃO DE ARTE DA COLEÇÃO NÉLIDA PIÑON

23. UM CENTRO DE MEMÓRIA DE ARTES DO ESPETÁCULO