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Tema:
Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Conservação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus
Objetivo:
Arquivos, bibliotecas, museus e centros de informação em Arte em geral apresentam acervos pessoais e coleções especiais em seus fundos arquivísticos, bibliográficos e museológicos por constituírem um patrimônio cultural e documental representativo de um grupo ou sociedade, devendo ser preservados para as gerações futuras. Estas coleções costumam reunir obras raras e valiosas, de diferentes formatos ou relacionadas a um tema específico que as tornam singulares, requerendo tratamento técnico adequado, políticas de gestão, conservação, preservação e acessibilidade.
Nessa direção, o 8º Seminário de Informação em Arte, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), visa a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às unidades de informação e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, especificamente pautada na meta 11.4 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, a saber: Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, tendo como tema central os acervos pessoais e as coleções especiais.
Eixos temáticos:
Gestão informacional; tipologia de acervos; marcas de propriedade/proveniência; representação descritiva e temática (RDA, CDD, CDU, MARC21, entre outros); desenvolvimento de coleções físicas e/ou digitais; boas práticas; conservação e preservação; repositórios digitais, estudo de usuários.
Eixo 2: Acessibilidade em Ambientes Culturais
Acessibilidade informacional; inclusão digital; acervos eletrônicos e digitais; exposições virtuais; democratização dos saberes; capacitismo; deficiência visual; software de descrição.
Eixo 3: Agenda 2030 e Patrimônico Cultural
Políticas culturais; patrimônio cultural e documental; patrimônio material e imaterial; aplicação da Agenda 2030; educação patrimonial, tratamento de arte efêmera.
CRONOGRAMA
Data | Atividade |
---|---|
13/03/2023 | Abertura das submissões de trabalhos |
Prazo prorrogado! 14/05/2023
| Encerramento das submissões de trabalhos |
01/06/2023 | Divulgação dos trabalhos aprovados |
01/06 a 18/06/2023 | Entrega dos resumos expandidos corrigidos e da apresentação (em .ppt ou .pdf) |
18 e 19/07/2023 | Apresentação dos trabalhos aprovados no 8º Seminário Informação em Arte |
18/08/2023 | Publicação dos Anais do evento |
Trabalhos aprovados:
1. A BIBLIOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: iniciativa para uma bibliografia do circo brasileiro
2. A DIGITALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CIENTÍFICO E CULTURAL DO MUSEU NACIONAL: o caso do periódico Arquivos
3. A GESTÃO INFORMACIONAL DA COLEÇÃO DE QUADRINHOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS: um relato de experiência
4. A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO DO BASTOS TIGRE COMO PATRONO DA BIBLIOTECONOMIA BRASILEIRA
5. ACERVO BRÍCIO DE ABREU: Análise do tratamento técnico a partir de um debate sobre a política de aquisição para arquivos pessoais.
6. AÇÕES CULTURAIS NA BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS FAUSTO CASTILHO DA UNICAMP: preservação e difusão de memória e cultura
7. COLEÇÃO PROFESSOR ROSALVO DO VALLE: investigando e conservando memórias
8. “COLEÇÃO” SAMPAIO FERRAZ (1882-1966): um acervo especial
9. COLEÇÕES E PATRIMÔNIOS PRIVADOS: uma análise da coleção de Herbert Wartner
10. COLEÇÕES ESPECIAIS OU COLEÇÕES DE OBRAS RARAS?: breves considerações sobre o patrimônio bibliográfico em bibliotecas
11. ESTUDOS DE PROVENIÊNCIA EM MUSEUS DE BELO HORIZONTE: um recorte para conhecer as pinacotecas de dois museus municipais
12. IMPLEMENTAÇÃO DE DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL DE UMA BIBLIOTECA PESSOAL: diagnóstico inicial e alguns caminhos possíveis
13. INFORMAÇÃO E MEMÓRIA: o acervo de Mário Ypiranga Monteiro e sua importância como patrimônio bibliográfico e documental do Amazonas
14. LIVROS MIGRANTES: as marcas de proveniência como fontes para o estudo da história regional
15. MARCAS DE PROVENIÊNCIA NO CATÁLOGO DO PATRIMÔNIO BIBLIOGRÁFICO NACIONAL: recorte geográfico das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
16. MEMÓRIA COLETIVA INSTITUCIONAL E PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA: um estudo de caso no Museu Virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro
17. MEMÓRIA INSTITUCIONAL SATC: Preservação e organização do acervo fotográfico escolar
18. O ACERVO DOCUMENTAL DO INSTITUTO MAURÍCIO NOGUEIRA LIMA: dos referenciais metodológicos às especificidades do acervo
19. O CASO DEBRET - MEIRELLES: Análises, conservação e restauração de obras iconográficas da Biblioteca Nacional
20. O VALOR PEDAGÓGICO DA PESQUISA DE PROVENIÊNCIA: um estudo sobre o acervo da Sociedade União Operária do Rio Grande
21. QUIRINO CAMPOFIORITO, O ARTISTA E SEUS EX-LÍBRIS
22. REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA DA SEÇÃO DE ARTE DA COLEÇÃO NÉLIDA PIÑON
23. UM CENTRO DE MEMÓRIA DE ARTES DO ESPETÁCULO