O 2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais sob tema:“Matemática nos Anos Iniciais: contextos e práticas na contemporaneidade", tem como objetivo geral do evento é proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da Matemática que se aprende e da Matemática que se ensina entre educadores da Educação Infantil, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Pedagogia, estudantes da pós-graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática ou áreas afins, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática.
Comissão Organizadora
Os trabalhos submetidos deverão ser em formato de resumo expandido (máximo 2 páginas).
Cada inscrição no evento dar direito a inscrever três trabalhos seja como autor ou co-autor.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2(dois) coautores.
Serão publicados nos anais do evento, somente os resumos expandidos que foram apresentados no Colóquio, e que todos os autores e co-autores estejam inscritos no evento.
O conteúdo apresentado nos resumos expandidos é de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores deverão realizar a revisão ortográfica e arcar com as responsabilidades de sua produção.
Os textos serão avaliados para apresentação por uma comissão científica que avaliará sua pertinência quanto ao tema e metodologia.
De acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação da comissão, será definida a participação ou não do trabalho no evento. Os autores serão informados por e-mail por decisão da comissão com “Aceite” ou “Não Aceite”.
Os autores responsáveis pelos trabalhos aceitos e apresentados no evento receberão certificado correspondente ao tema intitulado no trabalho.
Serão aceitos trabalhos que estejam em conformidade com os Eixos temáticos:
Sobre os Eixos Temáticos...
1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática
Ementa: O eixo de práticas pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia a dia das salas de aula tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática, relacionados a resolução de problemas, recursos didáticos, tecnologias digitais da informação e comunicação, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática e filosofia da matemática.
2. Formação de professores para o ensino de Matemática
Ementa: Este eixo engloba trabalhos na formação inicial e continuada de professores (aprendizagem docente, desenvolvimento profissional e políticas públicas de formação) para o ensino de Matemática e seus processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
3. Avaliação em Educação Matemática
Ementa: Neste eixo incluem-se investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a avaliação em larga escala (Prova Brasil, PISA, etc.).
4. Ensino de Matemática na educação inclusiva
Ementa: Este eixo tem como foco explorar questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes no ensino de Matemática, entre as quais destacam-se: estudos associados aos processos de aprendizagem matemática de pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto escolar; reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; implicações para o currículo e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social.
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Comissão Científica
Prof. Dr. Américo Junior Nunes dad Silva (UNEB)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Ms. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Profa. Dra. Juliane dos Santos Medeiros (SEE/AL)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Ms. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SENAC)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática - GPTPEM
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Centro de Educação - CEDU
Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins
CEP: 57.072-900
E-mail: gptpem.al@gmail.com