A experiência educacional aqui descrita amparou-se legal e pedagogicamente em trajetórias socioeducacionais, documentos normativos como o Referencial Curricular de Alagoas (2019), a Base Nacional Comum Curricular (2017) e a Resolução CNE/CEB nº 7, em paralelo à leitura de (re)concepções teórico-práticas a partir do ápice da pandemia do Covid-19 como Mercado et al. (2021), para apresentar os impactos gerados e geridos na implantação de uma sistemática de acompanhamento e avaliação no ensino fundamental que tem como objetivo o compromisso com o desenvolvimento pleno dos estudantes, identificando e acolhendo a recomposição dos processos de ensino e aprendizagem para além de notas, médias, critérios e méritos, Assim sendo, por meio da narrativa de duas profissionais envolvidas nesta construção linear e sistematizada, o presente texto socializa o ponto de partida, o check-list das etapas, o ciclo de retroalimentação documental e o mapeamento dos impactos observados e registrados a fim de propor reflexões e práticas documentais que acolham as pluralidades e as especificidades de cada localidade, dialogando com seu público, comunidade, tempo e adversidades que os descreve e representa, promovendo seguridade e inovação nos contextos educacionais, sobremodo nos que tem em seu bojo a consolidação da legislação que, e demanda aos seus partícipes olhares presentes, mãos crentes, pés urgentes, mentes, sementes e movimentos crescentes.
APRESENTAÇÃO
O III Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional (III SINEIE), com inscrição nº ISSN 2526-995X, é uma idealização da Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL), a ser realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022, na Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió. O tema 2022 será POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL.
O evento vem favorecer a todos os profissionais e estudantes da educação, e áreas correlatas. Será um espaço de debate técnico-científico por meio de palestras, painéis e oficinas com subtemas ligados à legislação e às políticas públicas implementadas nos Sistemas de Ensino.
OBJETIVO
Tem-se no III SINEIE, o objetivo de fomentar reflexões e discussões teórico-práticas sobre as principais políticas educacionais implementadas na atualidade, com foco no papel do inspetor educacional e profissionais da escrituração escolar, evidenciando processos, inovações e tecnologias que remetam às práticas democráticas, no tocante à superação dos índices negativos da desigualdade educacional no Brasil.
JUSTIFICATIVA
A educação brasileira atualmente encontra-se em transformação, buscando superar problemáticas geradas pela inexistência de políticas públicas que não atendem aos princípios postos na Constituição Federal como direito, a considerar uma educação que promova acesso e permanência para toda a sociedade. Assim, mediante a precarização e os movimentos de retrocessos no campo educacional, entendemos ser de extrema relevância discutir nesse III SINEIE, a atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais da educação, além dos inspetores educacionais, estudantes e profissionais da educação e áreas correlatas, frente às inovações do mundo contemporâneo.
Em torno de discussões pertinentes ao tema: POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, visamos estabelecer discussões teórico-práticas, abrindo mais um canal de divulgação de pesquisas cientificas e experiências nas áreas temáticas de políticas educacionais e inovações pedagógicas. Assim, o evento justifica-se em promover um grande encontro entre profissionais de diversas áreas de atuação, em tempo que reafirmamos a presença dos inspetores educacionais dentro dos sistemas de ensino, como importante ator para o fortalecimento dos processos democráticos na organização da educação.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Dra. Ana Cristina Santos Limeira, IFAL
Dr. Anderson Barros, UNEAL, Brasil
Dra. Elaine Soeira, IFBA, Brasil
Ma. Iraci Ferreira Barros da Costa, SEDUC, Brasil
Dra. Rosana Muniz, UA, Portugal
Ma. Rosilania Macedo da Silva - ASISEAL, Brasil
Ma. Edja Betânia da Rocha Lima, ASISEAL, Brasil
Ma. Claudenice Santos Verçosa, ASISEAL, Brasil
Dra. Karina Dias Alves, IFAL, Brasil
Dra. Mônica Regina Nascimento dos Santos, UFAL, Brasil
Esp. Eliane Souza de Freitas, ASISEAL, Brasil
Nina Rosa Ventimiglia Xavier, ASSERS, Brasil
Ariolino Junior, IES: CUIBA, Brasil
Dr. Paulo César Marques de Andrade Santos, UPE, Brasil
Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL)
Fone/whatsapp: +55 82 99370-4179
E-mail: asiseal.oficial3@gmail.com