ESTUDANTES MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE OLHO D’ÁGUA GRANDE SEM FICHAS INDIVIDUAIS NO PERÍODO DE 2016 A 2020

  • Autor
  • Quitéria Pinheiro de Lima Esperidião
  • Resumo
  • O presente artigo tem como propósito analisar o quantitativo de alunos da Rede Municipal de Ensino de Olho D’Água Grande que têm Fichas Individuais, do período compreendido entre 2016 a 2020. O recorte temporal corresponde ao momento em que a rede municipal aderiu ao sistema on-line para Diários de Classe e Pareceres Descritivos. As instituições escolares apresentam-se como espaços portadores de fontes de informações fundamentais para a formulação desta pesquisa, interpretações e análises sobre a temática. Na pesquisa empreendida sobre Documentação Escolar, foi possível localizar dados importantes para este estudo, bem como mostrar as possibilidades e os limites do uso desses documentos para garantir a vida escolar do aluno organizada. A Metodologia adotada foi a pesquisa documental e a entrevista. Participaram dessa pesquisa as 16 escolas de Ensino Fundamental da rede e os três secretários escolares das respectivas instituições. Os dados revelaram a necessidade de intervenção da SEMED para resolver a situação dos alunos que não possui a Documentação Escolar organizada.

  • Palavras-chave
  • Documentação Escolar. Ficha Individual. Estudantes
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Políticas educacionais
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APRESENTAÇÃO

O III Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional (III SINEIE), com inscrição nº ISSN 2526-995X, é uma idealização da Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL), a ser realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022, na Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió. O tema 2022 será POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL.

O evento vem favorecer a todos os profissionais e estudantes da educação, e áreas correlatas. Será um espaço de debate técnico-científico por meio de palestras, painéis e oficinas com subtemas ligados à legislação e às políticas públicas implementadas nos Sistemas de Ensino.

 

OBJETIVO

 

Tem-se no III SINEIE, o objetivo de fomentar reflexões e discussões teórico-práticas sobre as principais políticas educacionais implementadas na atualidade, com foco no papel do inspetor educacional e profissionais da escrituração escolar, evidenciando processos, inovações e tecnologias que remetam às práticas democráticas, no tocante à superação dos índices negativos da desigualdade educacional no Brasil.


JUSTIFICATIVA

 

A educação brasileira atualmente encontra-se em transformação, buscando superar problemáticas geradas pela inexistência de políticas públicas que não atendem aos princípios postos na Constituição Federal como direito, a considerar uma educação que promova acesso e permanência para toda a sociedade. Assim, mediante a precarização e os movimentos de retrocessos no campo educacional, entendemos ser de extrema relevância discutir nesse III SINEIE, a atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais da educação, além dos inspetores educacionais, estudantes e profissionais da educação e áreas correlatas, frente às inovações do mundo contemporâneo.

Em torno de discussões pertinentes ao tema: POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, visamos estabelecer discussões teórico-práticas, abrindo mais um canal de divulgação de pesquisas cientificas e experiências nas áreas temáticas de políticas educacionais inovações pedagógicas. Assim, o evento justifica-se em promover um grande encontro entre profissionais de diversas áreas de atuação, em tempo que reafirmamos a presença dos inspetores educacionais dentro dos sistemas de ensino, como importante ator para o fortalecimento dos processos democráticos na organização da educação.

  • Políticas educacionais
  • Processos e tecnologias

COMISSÃO CIENTÍFICA

Dra. Ana Cristina Santos Limeira, IFAL

Dr. Anderson Barros, UNEAL, Brasil

Dra. Elaine Soeira, IFBA, Brasil

Ma. Iraci Ferreira Barros da Costa, SEDUC, Brasil

Dra. Rosana Muniz, UA, Portugal

Ma. Rosilania Macedo da Silva - ASISEAL, Brasil

Ma. Edja Betânia da Rocha Lima, ASISEAL, Brasil

Ma. Claudenice Santos Verçosa,  ASISEAL, Brasil

Dra. Karina Dias Alves, IFAL, Brasil

Dra. Mônica Regina Nascimento dos Santos, UFAL, Brasil

Esp. Eliane Souza de Freitas, ASISEAL, Brasil

Nina Rosa Ventimiglia Xavier, ASSERS, Brasil

Ariolino Junior, IES: CUIBA, Brasil

Dr. Paulo César Marques de Andrade Santos, UPE, Brasil

 

Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL)

Fone/whatsapp: +55 82 99370-4179

E-mail: asiseal.oficial3@gmail.com

II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional

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