CONCEPÇÕES DE LÍNGUA/LÍNGUAGEM E ATIVIDADES DE SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Rita de Cassia dos Santos Silva
  • Resumo
  • RESUMO

    Dada a íntima relação existente entre concepções de língua e trabalho com atividades de linguagem, discutimos, como objetivo amplo, as principais concepções de língua e como elas se relacionam com as atividades selecionadas/construídas para serem trabalhadas com os alunos. Especificamente, analisamos, dois exercícios usados pela professora da turma de 8º ano de uma escola pública da periferia da cidade de Maceió, em Alagoas, onde realizei meu Estágio Curricular Supervisionado I – de Observação. Os estudos de Antunes (2010), PCN (1997), Saussure (1995), Freire (1987) e Bakhtin/Volochínov (1981) subsidiaram nossa pesquisa. Defendemos que um trabalho em sala de aula, a partir de uma abordagem discursiva da língua, melhor atende à pretensão de formação do aluno crítico, protagonista de sua própria aprendizagem – o que não exclui, necessariamente, atividades de análise linguística de tendência estruturalista, desde que elas tenham um objetivo para além do fim nelas mesmas. Concluímos que concepções de língua/linguagem e atividades de sala de aula de Língua Portuguesa possuem relações intrínsecas, e que, portanto, o professor precisa conhecer tais teorias para que sua prática docente seja, cada vez mais, coerente, consistente e consciente, de acordo com cada realidade pedagógica.

     

  • Palavras-chave
  • Concepções de linguagem, Atividades de sala de aula, Formação docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas educacionais
Voltar Download

APRESENTAÇÃO

O III Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional (III SINEIE), com inscrição nº ISSN 2526-995X, é uma idealização da Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL), a ser realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022, na Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió. O tema 2022 será POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL.

O evento vem favorecer a todos os profissionais e estudantes da educação, e áreas correlatas. Será um espaço de debate técnico-científico por meio de palestras, painéis e oficinas com subtemas ligados à legislação e às políticas públicas implementadas nos Sistemas de Ensino.

 

OBJETIVO

 

Tem-se no III SINEIE, o objetivo de fomentar reflexões e discussões teórico-práticas sobre as principais políticas educacionais implementadas na atualidade, com foco no papel do inspetor educacional e profissionais da escrituração escolar, evidenciando processos, inovações e tecnologias que remetam às práticas democráticas, no tocante à superação dos índices negativos da desigualdade educacional no Brasil.


JUSTIFICATIVA

 

A educação brasileira atualmente encontra-se em transformação, buscando superar problemáticas geradas pela inexistência de políticas públicas que não atendem aos princípios postos na Constituição Federal como direito, a considerar uma educação que promova acesso e permanência para toda a sociedade. Assim, mediante a precarização e os movimentos de retrocessos no campo educacional, entendemos ser de extrema relevância discutir nesse III SINEIE, a atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais da educação, além dos inspetores educacionais, estudantes e profissionais da educação e áreas correlatas, frente às inovações do mundo contemporâneo.

Em torno de discussões pertinentes ao tema: POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, visamos estabelecer discussões teórico-práticas, abrindo mais um canal de divulgação de pesquisas cientificas e experiências nas áreas temáticas de políticas educacionais inovações pedagógicas. Assim, o evento justifica-se em promover um grande encontro entre profissionais de diversas áreas de atuação, em tempo que reafirmamos a presença dos inspetores educacionais dentro dos sistemas de ensino, como importante ator para o fortalecimento dos processos democráticos na organização da educação.

  • Políticas educacionais
  • Processos e tecnologias

COMISSÃO CIENTÍFICA

Dra. Ana Cristina Santos Limeira, IFAL

Dr. Anderson Barros, UNEAL, Brasil

Dra. Elaine Soeira, IFBA, Brasil

Ma. Iraci Ferreira Barros da Costa, SEDUC, Brasil

Dra. Rosana Muniz, UA, Portugal

Ma. Rosilania Macedo da Silva - ASISEAL, Brasil

Ma. Edja Betânia da Rocha Lima, ASISEAL, Brasil

Ma. Claudenice Santos Verçosa,  ASISEAL, Brasil

Dra. Karina Dias Alves, IFAL, Brasil

Dra. Mônica Regina Nascimento dos Santos, UFAL, Brasil

Esp. Eliane Souza de Freitas, ASISEAL, Brasil

Nina Rosa Ventimiglia Xavier, ASSERS, Brasil

Ariolino Junior, IES: CUIBA, Brasil

Dr. Paulo César Marques de Andrade Santos, UPE, Brasil

 

Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL)

Fone/whatsapp: +55 82 99370-4179

E-mail: asiseal.oficial3@gmail.com

II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional

Acessar site