Aconteceu nos dias 28, 29 30 de novembro de 2025, no Centro pedagógico Paulo Freire na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, O IV WORKSHOP GEPEID, sob o título "BRINCADEIRAS & DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagens multidisciplinares em diversos contextos", o evento promoveu uma discussão essencial sobre o papel central do brincar e o reconhecimento das diversidades no desenvolvimento integral das crianças pequenas e bem pequenas da Educação Infantil. O evento, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Infância & Docência (GEPEID), destacou a necessidade de práticas pedagógicas que sejam inclusivas, transformadoras e que valorizem a infância em sua plenitude.

Importância do Brincar: A Linguagem da Infância

Os trabalhos apresentados no Workshop convergiram na compreensão do brincar como uma prática ancestral e a principal linguagem da criança. Mais do que um passatempo, o brincar é visto como um recurso metodológico fundamental para o desenvolvimento:

  • Desenvolvimento Integral: Estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor;
  • Expressão e Identidade: É a principal forma de expressão identitária da criança, permitindo que ela se descubra e interaja com o mundo;
  • Resgate Cultural: Promove o resgate de brincadeiras tradicionais, preservando e transmitindo contribuições culturais, sociais e cognitivas ao longo do tempo;
  • Reflexão Pedagógica: As discussões incentivaram a reflexão sobre a presença e a qualidade do brincar nas práticas pedagógicas contemporâneas, enfatizando a necessidade de espaços e tempos intencionais para a ludicidade.

Diversidades na Educação Infantil: Respeito e Inclusão

O tema Diversidades foi abordado sob uma perspectiva multidisciplinar, reconhecendo a pluralidade de modos de ser criança e a importância da inclusão em diferentes contextos.

  • Reconhecimento da Diferença: Os trabalhos focaram em como as práticas pedagógicas devem reconhecer e valorizar a diversidade cultural das infâncias, que é influenciada por fatores sociais e históricos;
  • Inclusão e Acessibilidade: Um destaque foi dado à necessidade de trabalhar o respeito às diferenças, incluindo a apresentação de brincadeiras e recursos interativos que promovam a inclusão de crianças com deficiência auditiva (LIBRAS) e deficiência visual (alfabeto manual);
  • Ato Pedagógico e Político: Promover o brincar na diversidade é um ato pedagógico e político que exige sensibilidade, escuta ativa e planejamento intencional, visando uma educação mais democrática e que combata desigualdades.

Os trabalhos do IV WORKSHOP GEPEID enfatizaram a abordagem multidisciplinar como caminho para enfrentar os desafios da Educação Infantil pública e fortalecer a ponte entre a universidade e as instituições de ensino de educação infantil .

Abordagens Multidisciplinares e Contextos Diversos

As apresentações demonstraram como diferentes áreas do conhecimento e contextos sociais contribuem para a valorização do brincar e da diversidade:

  • Contexto e Prática: A pesquisa qualitativa e a revisão bibliográfica foram métodos comuns, buscando compreender de que maneira as práticas pedagógicas se relacionam com o brincar, a cultura e a diversidade em diferentes realidades (como em creches municipais ou no âmbito de programas de pós-graduação).
  • Recursos Metodológicos: Foram explorados e apresentados jogos e brincadeiras que servem como recursos metodológicos práticos para o desenvolvimento e a aprendizagem curricular de crianças de zero a 03 anos e até 5 anos.
  • Temas Transversais: Foram abordados temas como a amizade, a solidariedade e a importância do conhecimento das diferentes formas de comunicação (como a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS), integrando-os ao universo do brincar.

Contribuições e Implicações na prática docente

O Workshop gerou contribuições significativas para o campo da Educação Infantil, com foco em:

  • Fortalecimento do Diálogo: Fomentar o compartilhamento de pesquisas, experiências e práticas educativas para fortalecer o diálogo entre a academia (GEPEID/UFMA, por exemplo) e as instituições municipais de ensino;
  • Valorização da Infância: Contribuir para a construção de uma infância digna, inclusiva e transformadora, onde o direito ao brincar e o reconhecimento da diversidade são garantidos;
  • Formação Docente: Incentivar a participação de educadores na reflexão sobre suas práticas, munindo-os de saberes e metodologias para uma instituição de EI verdadeiramente inclusiva.

Referências

GEPEID. IV WORKSHOP GEPEID: "BRINCADEIRAS & DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagens multidisciplinares em diversos contextos." Evento promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Infância & Docência. (Consultado em: dezembro de 2025).

 

 

São Luís-MA, dezembro de 2025

 

Prof. Dr. José Carlos de Melo

Coordenador do GEPEID e do IV WORKSHOP

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

IV WORKSHOP GEPEID UFMA

BRINCADEIRAS & DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagens multidisciplinares em diversos contextos

1. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

No IV Workshop do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA, estarão abertas as inscrições para trabalhos no formato de Resumo Expandido, que serão apresentados na forma de Pôster Digital. O período para submissão será de 15 de julho a 12 de outubro de 2025.

Serão aceitos para avaliação pela Comissão Científica apenas os trabalhos que respeitarem as normas de formatação e cumprirem as condições abaixo:

Cada autor(a) poderá submeter até dois trabalhos, sendo:

  • 01 (um) trabalho como autor(a) principal;
  • 01 (um) trabalho como coautor(a).

Cada trabalho poderá contar com, no máximo, 04 (quatro) participantes, compostos por 01 (um) autor(a) principal, até 02 (dois) coautores(as) e 01 (um) orientador(a).

No momento do envio do arquivo, os autores deverão indicar quem será o responsável pela apresentação do pôster digital, bem como o Grupo de Trabalho (GT) ao qual o trabalho está vinculado, dentre as seguintes opções:

GT1: Formação inicial e continuada de educadores na Educação Infantil;

GT2: Educação Infantil, brincadeiras, interações e sustentabilidade;

GT3: Educação Infantil e Brincadeiras Tecnológicas;

GT4: Educação Inclusiva na Educação Infantil;

GT5: Relações étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Educação Infantil;

GT6: Educação Infantil: múltiplas abordagens e outros contextos.

Obs.: A submissão deverá ser realizada apenas pelo(a) autor(a) principal do trabalho e só será validada e encaminhada para avaliação mediante a confirmação do pagamento da taxa de inscrição de autor(es), coautor(es) e orientador(a).

A modalidade de submissão adotada será o Resumo Expandido, que deverá ser apresentado na forma de Pôster Digital.

Nessa modalidade, poderão ser submetidos trabalhos que resultem de pesquisas e/ou relatos de experiências, contendo conclusões parciais ou finais. Também são aceitos resultados de atividades desenvolvidas em disciplinas acadêmicas, desde que estejam relacionados às temáticas do evento.

1.1 Inscrição dos Resumos Expandidos

Enviar o resumo expandido que será apresentado em formato de pôster digital por meio de dois arquivos: versão identificada em PDF (com autores) e versão não identificada (sem autores) em Word, conforme as seguintes especificações:

1.2 Formatação dos Resumos Expandidos:

O resumo expandido poderá conter até 4 páginas, incluindo as referências. Deverá conter obrigatoriamente: título, introdução, objetivos, questão/problema de pesquisa, procedimentos metodológicos, resultados obtidos, considerações e referências. Quanto à formatação, deverá ser em papel A4, margem esquerda de 3,0 cm, e margens superior, inferior e direita de 2,0 cm. Fonte Arial 12, espaçamento simples e alinhamento justificado. Título em maiúsculas, em negrito, separado do texto por um espaço. Ao final do resumo, incluir três palavras-chave, seguidas das referências utilizadas.

1.3 Apresentação dos Pôsteres em Formato Digital:

A produção deverá ser realizada em formato digital, com até 08 (oito) slides, preferencialmente elaborados em PowerPoint e salvos em PDF. Poderão ser utilizados recursos visuais como figuras, mapas, tabelas, gráficos, entre outros, que contribuam para a comunicação do conteúdo. O modelo padrão para os slides (template do pôster digital) já está disponível na aba “Submissão de Trabalhos” no site oficial do evento.

Os slides devem seguir o template oficial do evento e conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos, na ordem indicada: cabeçalho com o título do trabalho, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) e respectiva(s) instituição(ões) de vínculo; introdução; objetivos; questão ou problema de pesquisa; procedimentos metodológicos; resultados e considerações; e referências (devendo incluir apenas as obras citadas no trabalho).

1.4 Tempo de apresentação:

Cada apresentação terá duração máxima de 15 (quinze) minutos, seguida de 5 (cinco) minutos destinados a debates, questionamentos e sugestões referentes ao resumo expandido apresentado.

1.5 Critérios de Seleção e Avaliação dos Resumos Expandidos

Os resumos expandidos submetidos, na forma de pôsteres digitais, serão avaliados pela Comissão Científica com base na relevância do trabalho para o Grupo de Trabalho (GT) ao qual está vinculado, na articulação lógica, teórica e metodológica do desenvolvimento do texto, na consistência das argumentações apresentadas, na originalidade e contribuição para a área de conhecimento, assim como na clareza e adequação às normas ortográficas vigentes e na conformidade da formatação com as normas da ABNT.

1.6 Critérios de Apresentação

Cada resumo expandido deverá ser apresentado pelo autor indicado no ato da submissão, devendo ser respeitada sua programação, a qual será publicada após aprovação dos trabalhos.

Os(as) autores(as) dos resumos expandidos aprovados deverão enviar os slides no período de 31 de outubro a 15 de novembro de 2025 impreterivelmente para o e-mail: gepeid.ufma@gmail.com, a fim de contribuir na organização do evento. NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO NO PRAZO.

1.7 Publicação

Os resumos expandidos aceitos e apresentados no IV Workshop do GEPEID - “BRINCADEIRAS & DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagens multidisciplinares em diversos contextos”, serão publicados nos anais do evento e disponibilizados, no site posteriormente.

1.8 Certificados

Cada inscrito receberá certificado de participação, com carga horária total de 30 horas, que será disponibilizado no site do evento. Todos os autores e co-autores de trabalhos apresentados receberão certificados, mediante a assinatura na lista de frequência no dia da apresentação, sendo mencionado o título da apresentação e modalidade de exposição. Os participantes inscritos em oficina também receberão certificados.

Obs.: A comissão organizadora não fará devolução do valor de inscrição aos participantes que não comparecerem ao evento.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO

Prof. Dr. José Carlos de Melo GEPEID/UFMA

  • GT1: Formação inicial e continuada de educadores na Educação Infantil
  • GT2: Educação Infantil, brincadeiras, interações e sustentabilidade
  • GT3: Educação Infantil e Brincadeiras Tecnológicas
  • GT4: Educação Inclusiva na Educação Infantil
  • GT5: Relações Étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Educação Infantil
  • GT6 - Educação infantil: Múltiplas abordagens e outros contextos
  • PALESTRAS TEMÁTICAS

Comissão Organizadora

Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Infância & Docencia - GEPEID

Comissão Científica

Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA – Presidente da Comissão

Profª. Dra. Acildo Leite da Silva  - UFMA

Profª. Dra. Edith Maria Batista Ferreira - UFMA

Profª. Dra. Fabiana Oliveira Canavieira - UFMA

Profª. Dra. Hercilia Maria de Moura - UFMA

Profª Dra. Josélia Gomes Neves - UNIR

Profª. Dra. Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro – UFMA

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente – UNITINS 

Profª. Dra. Lívia da Conceição Costa Zaqueu - UFMA

Profª. Dra. Maria do Carmo Alves da Cruz - UFMA

Profª. Dra. Maria Walburga dos Santos - UFSCAR

Profª  Doutoranda Naiacy de Souza Lima Costa - UFMA

Profª. Dra. Rosyane de Moraes Martins Dutra - UFMA

Profª. Dra. Thais Andrea Carvalho de Figueiredo Lopes - UFMA

Prof. Dr. Vlademir Marim - UFU