8 Minicurso: Democratização do ensino superior: perguntas em aberto e tendências da literatura recente
Ministrantes: Gregório Durlo Grisa (IFRS) e Adriano Souza Senkevics (USP)
Carga horária total: 3 horas
Carga horária online síncrona: 3 horas
Carga horária autônoma: -
Data das atividades síncronas: 19/10
Horários das atividades síncronas: 14h às 17h
Ementa: O objetivo do minicurso é fornecer um panorama da educação superior, discutindo tendências no debate da democratização do acesso e possíveis lacunas que merecem mais aprofundamento, de modo a repensar a agenda de pesquisa na temática. Entre os tópicos a ser abordados, destacam-se: Cenário do ensino superior: histórico recente, graus e modalidades; Segundo ciclo de expansão: a democratização a partir dos anos 1990; Tendências da expansão recente: instituição de ações afirmativas, desequilíbrio público-privado, ampliação da EaD; Desigualdades de acesso e estratificação vertical/horizontal.
Procedimentos: Os painelistas ministrarão o minicurso por meio de uma atividade síncrona, abordando os dados e a literatura recente na caracterização do ensino superior após os anos 1990. Questões em aberto serão apresentadas para estimular uma conversa com os participantes. Ao longo da apresentação, teses e artigos recentes serão indicados para aprofundamento. Espera-se, assim, que os participantes ganhem subsídios para pensar uma agenda de pesquisa em distintos tópicos da democratização do ensino superior.