7 Oficina: Tenho um/uma Aluno/a LGBTQ em minha sala de aula, o que eu faço? Estratégias e abordagens de temas da diversidade em sala de aula.
Ministrante: Alexandre José Rossi (UFRGS)
Carga horária total: 18 horas
Carga horária online síncrona: 6 horas
Carga horária autônoma: 12 horas
Datas das atividades síncronas: 3a feira - 13 e 27/10
Horários das atividades síncronas: 14h às 17h
Ementa: possibilitar aos profissionais da educação básica refletir, pensar e elaborar intervenções pedagógicas na escola que tenham como foco a valorização das questões de gênero, diversidade sexual e questões étnico-raciais; bem como intervir em fatores e situações de preconceitos e discriminações. Questões de Gênero. Diversidade sexual. Questões Étnico-Raciais.
Procedimentos: os textos teóricos que abordarão questões de gênero, sexualidade e étnico-racial que servirão de base para as discussões serão disponibilizados em um ambiente virtual de aprendizagem uma semana antes do início do primeiro encontro síncrono. O primeiro encontro síncrono que ocorrerá dia 13 de outubro, onde os/as participantes irão discutir os textos disponibilizados na semana anterior. Neste mesmo encontro os/as participantes terão como tarefa para a semana seguinte pensar em estratégias e abordagens de temas da diversidade em sala de aula. No dia 27 de outubro as estratégias e abordagens elaboradas pelas/os participantes serão discutidas no coletivo. No ambiente virtual de aprendizagem o ministrante irá disponibiliza materiais (textos, vídeos, oficinas etc.) que tratem da temática da oficina.