Esta é a página de inscrições para o processo de Seleção de Obras de Arte para a exposição “Arte+Ciência 2020”, tema: O Cérebro e o Imaginário, de acordo com as seguintes condições descritas no Edital 21/2019/OCC (Clique aqui para fazer download do PDF do Edital).

Prepare os documentos necessários para a inscrição antes de iniciar o preenchimento do formulário:

  • MEMORIAL DESCRITIVO TÉCNICO DA OBRA - (características técnicas, como dimensões, materiais, técnica ou procedimentos; e o conceito da obra) - Arquivo em Word; espaçamento 1,5; fonte Times, 12; máximo 2 (duas) páginas; sem imagens.
  • CURRÍCULO RESUMIDO DO ARTISTA OU GRUPO DE ARTISTAS - Arquivo em Word; espaçamento 1,5; fonte Times, 12; máximo 1 (uma) página; sem imagens.
  • FOTOS DA OBRA - resolução 300DPI, mínimo 1 (uma) foto, máximo 5 (cinco). Para obras bidimensionais (fotografias, quadros, desenhos etc.), sugere-se uma foto somente da área da obra (sem eventual moldura ou acabamento externo) e outra mais afastada, podendo incluir moldura e acabamentos externos. Para instalações, performances e congêneres, sugere-se anexar fotos, desenhos, croquis e outros recursos de imagem que possibilitem a compreensão visual da obra. Para apresentações musicais, literárias e congêneres, sugere-se o uso de imagens que possibilitem a compreensão visual da obra/apresentação e, eventual, referenciação no catálogo do evento: imagem do texto (poema, capa do livro etc.), de apresentação do músico etc.
  • PARA ARTISTA MENOR DE IDADE - (deverá ser anexado arquivo em PDF com a autorização do responsável, assinado pelo menor e pelo responsável.

O projeto "Arte+Ciência" propõe um espaço de diálogo entre as esferas das artes e das ciências, como um campo de pesquisa e experimentação estética. Na edição de 2020, será realizada a exposição coletiva "Arte+Ciência 2020 - O Cérebro e o Imaginário", propondo como recorte a convergência entre artes e neurociências. Para tanto, serão aceitas inscrições de obras de variadas linguagens e técnicas para o processo seletivo. A exposição fará parte das atividades da XI Semana do Cérebro, no Rio de Janeiro, coordenada por Ciências e Cognição, integrada à mobilização internacional da Semana de Conscientização sobre o Cérebro (Brain Awareness Week), promovida pela instituição Dana Foundation.

A ação é resultado da parceria entre Ciências e Cognição (Organização Ciências e Cognição), o Museu da Justiça (Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro) e o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ), contando com a curadoria de Glaucio Aranha.

As obras selecionadas e seus respectivos artistas receberão certificados de participação na exposição e constarão no catálogo do evento (no website e em e-book com ISBN). O comitê Avaliador do processo seletivo concederá quatro Menções Honrosas às obras com maior pontuação no processo seletivo.

As normas e orientações estão descritas no Edital do Concurso de Seleção, que deverá ser integralmente lido antes da inscrição.

Atualizações sobre o evento e respectivo processo de seleção em: www.cienciasecognicao.org/ac

Em caso de dúvida, contato pelo celular/WhatApp: 21 98743-9263

Data do evento

16 de março de 2020, 18h00 até 28 de abril de 2020, 18h00

Local do evento

Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro

Rua Dom Manuel, 29

Centro, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro