II Seminário Arte e Políticas Culturais

14 de fevereiro de 2022, 00h00 até 17 de fevereiro de 2022, 00h00
Online. Transmissão via Doity Play

Dados do trabalho

22/09/2021 até 03/02/2022

Partindo do tema "Encruzilhadas: desfios contemporâneos da arte no Brasil", a Comissão Organizadora do II Seminário Arte e Políticas Culturais convida profissionais, professores/as, pesquisadores/as e estudantes de diferentes campos do conhecimento a apresentarem e compartilharem os resultados de seus trabalhos, pesquisas e estudos ao longo do evento. Os trabalhos serão apresentados oralmente entre os dias 15 e 16 de fevereiro de 2022, a partir das 14h, durante a realização dos 3 Grupos de Trabalho (GTs). Os trabalhos se dividirão nas seguintes temáticas:


GT 1 - ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO BRASIL: UM OLHAR DECOLONIAL

Coordenação: Drª. Maria Helena Magalhães (DAV/UFPB) e Dr. Robson Xavier da Costa (DAV/UFPB e PPGAV UFPB/UFPE)

Este GT busca congregar investigações cujas temáticas abordem reflexões sobre o pensamento decolonial na produção artística brasileira moderna e contemporânea. Pretende-se observar a pluralidade de vozes de um ideário cultural latino-americano, em contraposição a abordagem universal do passado, referenciada pelos contextos europeus e estadunidenses, abrindo espaço para construção de conhecimentos em/sobre artes do sul global. Pretendemos contemplar trabalhos sobre a produção artística brasileira à margem da arte hegemônica, como perspectivas feministas, arte afro-brasileira, arte indígena, arte queer, arte inclusiva e/ou acessível, etc. observando problemáticas culturais que (re)discutem a cena da arte para além dos aspectos da globalização.


GT 2 - GESTÃO CULTURAL CONTEMPORÂNEA

Coordenadores: Dr. Marco Antonio de Castilho Acco (DGP/UFPB e ObservaCult/UFPB) e Dr. Paulo Henrique Duarte-Feitoza (FAV/UFG)

Este GT pretende promover o debate qualificado entorno aos desafios que a gestão cultural contemporânea tem enfrentado e aqueles que tem por diante, principalmente no momento atual de crises institucionais em âmbitos local e global, agravados ainda pela pandemia de Covid-19. Neste sentido, considera fundamental o reposicionamento da política e gestão cultural como agendas cruciais no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Assim, diante dos desafios atuais, queremos pensar soluções e possibilidades através de experiências inovadoras, novas categorias, agentes e dimensões culturais, políticas e modelos de gestão criativos, que possam aprofundar e aprimorar a gestão cultural do presente e futuro.


GT 3 - MUSEUS, CURADORIAS, ACERVOS E EXPOSIÇÕES

Coordenadoras: Dr.ª Sabrina Fernandes Melo (DAV/UFPB e PPGAV/UFPB/UFPE) e Ma. Graciele Karine Siqueira (MAUC/UFC)

O presente GT tem o objetivo de reunir profissionais de museus, curadores (as), artistas e pesquisadores(as) interessados (as) em problematizar, discutir e compartilhar experiências, vivências, ações e pesquisas realizadas em museus de diferentes tipologias, galerias de arte e outros espaços expositivos. O GT busca uma abordagem interdisciplinar ao tratar de temas como história das exposições, museologia social, novas tipologias de museus, acervos, coleções, processos curatoriais e expográficos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- As submissões de trabalhos para avaliação deverão ser enviadas até o dia 21 de novembro de 2021 pela plataforma Doity: https://doity.com.br/arteepoliticasculturais/.

- Os trabalhos devem ter entre 10 e 15 laudas, podendo ser análises críticas, ensaios, relatos de experiência, estudos de caso, entre outros.

- Serão aceitas propostas na modalidade comunicação oral, com apresentação de trabalho completo.

- Os trabalhos submetidos devem conter as seguintes informações: introdução, objetivo, metodologia, resultados e considerações finais.

- Serão aceitos trabalhos em co-autoria. O número máximo de autores por trabalho é 5 (cinco). Cada participante poderá apresentar até três (3) trabalhos como autor ou co-autor.

- As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica e os resultados serão divulgados até 21 de dezembro de 2021.

- As informações sobre dia, horário e forma da apresentação das comunicações orais serão informadas por e-mail aos autores e co-autores.

- As propostas aprovadas como comunicação oral terão o trabalho completo entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas publicados nos anais do evento.

- Os trabalhos completos devem ser enviados pela plataforma de submissão do trabalho em formato .doc ou .docx, seguindo as diretrizes indicadas, conforme template. Os trabalhos que não seguirem as diretrizes serão encaminhados aos respectivos autores para correção. Caso não sejam devolvidos até 15 dias após o recebimento do parecer não serão publicados nos anais do evento.

- A ausência na apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão do certificado como apresentação de trabalho.