II Seminário Arte e Políticas Culturais

14 de fevereiro de 2022, 00h00 até 17 de fevereiro de 2022, 00h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O II Seminário Arte e Políticas Culturais é um evento que visa debater os atuais desafios do campo das artes e da cultura no Brasil, trazendo especialistas de referência para a sua programação. O evento ocorrerá de forma virtual, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2022, contando com conferências, mesa-redonda, Simpósio acadêmico e programação cultural. As inscrições seguem abertas para diferentes categorias de participação e podem ser feitas pela plataforma Doity (www.doity.com.br/arteepoliticasculturais), onde também é possível conferir a programação completa.

Trazendo como tema “Encruzilhadas: desafios contemporâneos da arte no Brasil”, abordando importantes reflexões sobre o contexto atual da arte brasileira. Serão tratados temas como acesso a museus e instituições culturais, relações entre arte e tecnologia e a produção artística indígena contemporânea com viés decolonial. O evento contará com as participações de Mário Chagas (RJ), diretor do Museu da República, Laymert Garcia dos Santos (SP), pesquisador da Unicamp, Narubia Werreria (TO), artista e ativista indígena, e o artista visual indígena Denilson Baniwa (AM).

Para o Simpósio acadêmico, três Grupos de Trabalho serão ofertados, sendo eles o GT 1 – Arte moderna e arte contemporânea no Brasil: um olhar decolonial, com coordenação do Dr. Robson Xavier (UFPB) e Dr.ª Maria Helena Magalhães (UFPB), o GT 2 Gestão cultural contemporânea, sob coordenação do Dr. Paulo Duarte (UFG) e Dr. Marco Antônio Acco (UFPB), e, por fim, GT3 Museus, curadorias, acervos e exposições, coordenado pela Dr.ª Sabrina Melo (UFPB) e Ma. Graciele Siqueira (MAUC-UFC). Serão aceitos artigos e relatos de experiência contendo reflexões críticas, análises teóricas e estudos de casos. As inscrições de trabalhos científicos vão até 10 de Janeiro. Confira o Regulamento e Template em nossa área de Subsmissão de Trabalhos!

O evento contará ainda com a visitação presencial à I Bienal Latinoamericana de Arte Postal da Parahyba, na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A visita terá mediação do curador e artista visual, Ricardo Peixoto. A Bienal trará à João Pessoa artistas latino-americanos de vários países, numa ação inédita realizada pela Ensaio Brasil.

A realização do evento é feita pelo Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult) e o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPB/UFPE), todos setores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


CALENDÁRIO DO SIMPÓSIO ACADÊMICO:

21/09 a 10/01/2022 - Inscrições de trabalhos;

05/02/2022 - Divulgação das avaliações dos trabalhos;

14/02 a 17/02/2022 - Realização do II Seminário de Arte e Políticas Culturais;

30/03/2022 - Emissão de certificados.


CATEGORIAS E VALORES DE INSCRIÇÃO

Categoria Ouvintes até 10/01 Ouvintes até 11/02 Submissão de Trabalhos até 10/01/22
Estudantes R$ 20,00 R$ 30,00 R$ 20,00
Profissionais de Museus R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 30,00
Público em geral R$ 40,00 R$ 50,00 R$ 40,00

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Convidados(as)

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Mário Chagas

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Laymert Garcia dos Santos

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Narubia Werreria

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Juliana Xukuru

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Maíra Dias

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Alexandre Santos

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Sabrina Melo

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Paulo Duarte

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Marco Antônio Acco

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Maria Helena Mousinho Magalhães Pachêco

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Robson Xavier da Costa

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Graciele Siqueira

Programação:

Conferência - Dilemas do acesso a museus no Brasil Conferência

Conferência - Arte e tecnologia: tecno-estética, cognição e conexão Conferência

Simpósio - GT 2 Gestão cultural contemporânea - Coordenação: Paulo Duarte (UFG) e Marco Acco (UFPB) Simpósio

Simpósio - GT 3 Museus, curadorias, acervos e exposições - Coordenação: Graciele Siqueira (MAUC-UFC) e Sabrina Melo (UFPB) Simpósio

Simpósio - GT 1 Arte moderna e arte contemporânea no Brasil: Um olhar decolonial - Coordenação: Robson Xavier e Maria Helena Magalhães (DAV/UFPB) Simpósio

Mesa-redonda - Insurgências e decolonialidade na arte indígena contemporânea Mesa-redonda · Juliana Xukuru, Narubia Werreria

Simpósio - GT 3 Museus, curadorias, acervos e exposições - Coordenação: Graciele Siqueira (MAUC-UFC) e Sabrina Melo (UFPB) Simpósio

Simpósio - GT 1 Arte moderna e arte contemporânea no Brasil: Um olhar decolonial - Coordenação: Robson Xavier e Maria Helena Magalhães (DAV/UFPB) Simpósio

Visita mediada (Hotel Globo, Centro Histórico de João Pessoa) - Exposição 'Confluências', com as artistas visuais Andreia Sobreira de Oliveira, Elizabeth de Carvalho, Kaisa Andrade, Louise Gusmao, Luciene Torres e Marina Soares da Silva, Exposição

Credenciamento

- As conferências e mesa-redonda serão transmitidas pelo Youtube, no canal do Museu Casa de Cultura Hermano José: Canal MCCHJ.

- Os GTs serão desenvolvidos em salas online através da plataforma Google Meet, cujos links serão enviados aos participantes inscritos.

- Em todos os espaços serão repassadas listas de presença para confirmação da participação dos inscritos.

Museu Casa de Cultura Hermano José

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) tem por missão preservar, conservar e difundir a obra e as coleções do artista plástico Hermano Guedes de Melo, conhecido artisticamente por Hermano José, e estimular a produção de conhecimento científico-cultural acerca das artes visuais, literatura, museologia e outros segmentos artístico-culturais, desenvolvendo ações e projetos nos campos da pesquisa, do ensino e da extensão.

Mário Chagas

Museu da República/IBRAM


Poeta. Graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-1979). Licenciatura em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1980). Mestrado em Memória Social pela UNIRIO (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (2003). Um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus (lançada em 2003) e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia - MUSAS e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República do Instituto Brasileiro de Museus, presidente do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), professor colaborador do Programa em Pós-graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor visitante do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Tem experiência nacional e internacional no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.

Laymert Garcia dos Santos

Unicamp


 

Possui graduação em Bacharel em Comunicação Social - (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Sociologie des Sociétés Industrielles - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1975) e doutorado em Sciences de l'Information - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1980). Atualmente é professor titular - depto de sociologia/ifch da Universidade Estadual de Campinas, conselheiro do CNPC do Ministério da Cultura e bolsa de pesquisa individual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi Diretor da Fundaçâo Bienal de São Paulo, de outubro de 2009 a junho de 2010. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Tecnologia, e em Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, tecnologia, arte contemporânea, política e Brasil. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Cultura e Tecnologia em Rede, Instituto Século 21, em São Paulo. 

Narubia Werreria

Instituto Indígena do Tocantins


Narubia Werreria é uma artista indígena descendente do povo Iny, da Ilha do Bananal-TO. Poeta, artista plástica, cantora, compositora e palestrante, atua também como ativista política da causa indigena há mais de uma década. Ao lado de Thaline Karajá e Marcia Kambeba, forma o grupo musical “Indá Açu”, que significa grande canto.

Juliana Xukuru

Artista Visual


Mestre em Artes Visuais - UFPB/UFPE. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Artista plástica e professora com experiência na área de ensino de Artes Visuais em espaços de educação não formal, com ênfase em curadoria educativa e mediação cultural em museus.Possui experiencias com produção e participação artísticas em exposições de artes visuais, bem como organização de projetos educativos a partir exposições de artes visuais e atualmente participa do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maíra Dias

UFPB


Doutoranda e Mestre em Ciências das Religiões pela UFPB, 2015, com a orientação da Profa. Dra. Fernanda Lemos, com a dissertação "Processos de patrimonialização no campo religioso brasileiro: o caso do Santo Daime". Especialista em Artes pela FIJ, 2013. Licenciada em Pedagogia, 2012, pelo IAVM/Cândido Mendes e Bacharel em Museologia, 2009, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Museóloga na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, desde 2011.

Alexandre Santos

Museu Casa de Cultura Hermano José/UFPB


Mestre (2019) em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPB), vinculado a linha de pesquisa em "Cultura e Sociabilidades", com concentração de pesquisa nas áreas de sociabilidades urbanas, públicos da cultura e centros culturais. Graduado em Comunicação Social - Rádio & TV pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2015). É Produtor Cultural da UFPB desde 2018, onde exerce a função de diretor do Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ). No MCCHJ, orienta estudantes de graduação e coordena projetos de Extensão universitária. Desde 2014 é pesquisador vinculado ao Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult), grupo de estudo, ensino, pesquisa e extensão, de natureza multidisciplinar e interinstitucional. No ObservaCult, desenvolve pesquisas nas áreas de políticas culturais, gestão e produção cultural, formação e profissionalização do setor cultural, gestão de centros culturais, públicos da cultura e políticas culturais para as universidades. Representa a UFPB no Fórum Nacional de Gestão Cultural das IES (FORCULT). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política (GRESP/UFPB). É sócio-proprietário da Parahybólica ? Agência e Produção Cultural, produtora criada em 2010, voltada para a projeção da cultura paraibana no cenário artístico brasileiro. Através da Parahybólica, atuou como produtor executivo de diversos grupos artísticos nas áreas de música, teatro e dança, além de produzir e participar de diversas etapas da realização de projetos de natureza cultural. Aprovou projetos em editais locais e nacionais, onde atuou como projetista, produtor, captador de recursos, assessor de imprensa, entre outras funções. Entre 2013 e 2018, foi servidor técnico-administrativo do Governo do Estado da Paraíba, com passagens pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e pela Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setur), com atuação direta no Museu Casa do Artista Popular Janete Costa e no Programa do Artesanato da Paraíba.

Sabrina Melo

Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPB/UFPE)


Professora Adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e professora permanente no Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV/UFPB/UFPE.Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina ( 2018) com pesquisa realizada na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal ( 2017). Desenvolve pesquisas nas áreas de História, Teoria e Crítica de Arte, com ênfase nos seguintes temas: Imagens, Museus, Acervos, Coleções,Exposições, Patrimônio.

Paulo Duarte

Universidade Federal de Goiás


Professor Adjunto da área de História da Arte e da Imagem da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), vinculado à Linha de Pesquisa (A) Imagem, Cultura e Produção Artística. Atualmente é vice-líder do Núcleo de Investigação em Histórias da Arte (NIHA/FAV/UFG/CNPq). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e da Cultura da Universidade de Girona, Espanha (2017); Mestrado em Comunicação e Estudos Culturais (2012) e Graduação em História da Arte (2010), pela mesma universidade. Em 2014 desenvolveu parte da pesquisa de doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) como bolsista do programa Santander Universidades. Atuou como Professor na Universidade de Girona, Espanha (UdG), vinculado ao Departamento de História e História da Arte, e como Professor Colaborador no Mestrado Interuniversitário em Gestão Cultural da Universitat Oberta de Catalunya (UOC). Foi diretor da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (2018-2019). Atualmente é membro-colaborador da Cátedra de Arte e Cultura Contemporâneas (CACC/UdG) e forma parte do grupo de pesquisa Teorias da arte contemporânea (GRHCS032), ambos da Universidade de Girona. Tem experiência na área de História da Arte europeia e latino-americana, com ênfase nas épocas moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos pós-coloniais e de-coloniais, modernismos globais, interdisciplinaridade, políticas e estudos culturais e conhecimento local.

Marco Antônio Acco

Universidade Federal da Paraíba


Doutor em Ciências Sociais (2009) e Mestre em Ciência Política (1996), pela Unicamp, e graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Foi pesquisador visitante no Political Science Department da Columbia University, NYC (2004-2005), e integrou o Programa de Formação de Quadros Profissionais do CEBRAP (1994-1995). Foi Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura e Secretário Nacional de Articulação Institucional do Ministério da Cultura no período 2006-2008, e Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Cultura (2011). Na ENAP, Escola Nacional de Administração Pública, foi coordenador geral de Pesquisas e da Biblioteca Graciliano Ramos (1996-2001) e Diretor de Comunicação e Pesquisa (2011-início de 2012). Coordenou entre 2008-2009 o Grupo de Trabalho de ONGs Ambientalistas para a criação da Lei de Incentivo ao Meio Ambiente. Foi Professor do Departamento de Economia na UNOESC, campus Chapecó (1995). Desde 2013 é Professor do Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba, onde coordena o Observatório de Políticas Culturais da UFPB e é vice-Coordenador do NUPLAR - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular. Tem experiência nas áreas de políticas públicas, gestão pública, gestão municipal, gestão e política cultural e teoria política contemporânea (especialmente teoria do Estado e teoria democrática).

Maria Helena Mousinho Magalhães Pachêco

Universidade Federal da Paraíba


Possui graduação em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994-1988), Mestrado em Artes pela Edinburgh College of Art- Heriot- Watt University (Escócia, 1995-1997) e PhD pela Newcastle University (Inglaterra, 2008-2013). Artista e professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando na Licenciatura em Artes Visuais e História da Arte (BA). Professora do Programa Associado de Pós Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, na Linha de Pesquisa em História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais (2014-2019). Aborda criação artística e teoria da arte com os seguintes recortes temáticos: artes visuais na contemporaneidade; expressões bi e tridimensionais; site-specific art, caminhar como prática escultórica, vídeo e video?performance. Realiza estudos abordando quadros teóricos de referências com aproximações sobre globalização e o conceito de experiência temporal. Desenvolve estudos sobre o uso da tecnologia nos processos de globalização e seu impacto sobre o corpo. Realiza e orienta projetos artísticos experimentais, enfatizando estruturas metodológicas relacionadas à Arts- Based Forms of Research (PBR e PLR) e teorias da complexidade com ênfase na transdisciplinaridade. Coordena o Laboratório de Práticas Criativas Experimentais (LAPRACE), do CCTA, UFPB.

Robson Xavier da Costa

Universidade Federal da Paraíba


Possui graduação em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994-1988), Mestrado em Artes pela Edinburgh College of Art- Heriot- Watt University (Escócia, 1995-1997) e PhD pela Newcastle University (Inglaterra, 2008-2013). Artista e professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando na Licenciatura em Artes Visuais e História da Arte (BA). Professora do Programa Associado de Pós Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, na Linha de Pesquisa em História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais (2014-2019). Aborda criação artística e teoria da arte com os seguintes recortes temáticos: artes visuais na contemporaneidade; expressões bi e tridimensionais; site-specific art, caminhar como prática escultórica, vídeo e video?performance. Realiza estudos abordando quadros teóricos de referências com aproximações sobre globalização e o conceito de experiência temporal. Desenvolve estudos sobre o uso da tecnologia nos processos de globalização e seu impacto sobre o corpo. Realiza e orienta projetos artísticos experimentais, enfatizando estruturas metodológicas relacionadas à Arts- Based Forms of Research (PBR e PLR) e teorias da complexidade com ênfase na transdisciplinaridade. Coordena o Laboratório de Práticas Criativas Experimentais (LAPRACE), do CCTA, UFPB.

Graciele Siqueira

Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC)


Museóloga, formada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2005. Mestre em Museologia e Patrimônio por esta mesma instituição em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2009. Trabalha no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC/UFC, desde setembro de 2008, desempenhando a função de museóloga e responsável pela Divisão de Acervo.