Auxiliar de necrópsia é o profissional que auxilia o médico legista e também pode trabalhar em funerárias, IML (Instituto Médico Legal), Polícia Civil e nas prefeituras que tenham o Serviço de Verificação de Óbito (SVOs). As funções desempenhadas pelo auxiliar de necropsia são:
O curso de Auxiliar de Necrópsia do INFOR, visa apresentar as principais áreas e técnicas utilizadas nesta importante carreira pericial, visando fornecer subsídios básicos para que o aluno interessado em ingressar nesta área tenha uma visão geral do tema e adquira conhcimentos abordados nos concursos e seleções para atuação nesta carreira.
Instrutor do Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses • Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFT), PósGraduado em Microbiologia Médica e Ciências Criminais (UVA-MA), Mestrando em Genética de Populações (UFPE); • Perito Criminal Oficial SPTC/MA; • Atualmente lotado no Instituto de Genética Forense – IFG do Estado do Maranhão; • Chefe do Banco de Perfis Genéticos (CODIS); • Perito Papiloscopista Oficial Politec-TO 2003-2013; • Membro da Equipe de Morte Violenta do Instituto de Identificação-TO; • Instrutor da Academia Integrada de Segurança Pública (AISP/PCMA); • Professor Convidado-ESMPU (MPU-ESMPU).
Possui graduação em Bacharelado (2009-2013) e Licenciatura (2010-2016) em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Foi bolsista FEALQ e FAPESP de iniciação científica em estágios realizados durante a graduação. Mestre em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) (2016-2018). Durante o curso de Mestrado, atuou como monitor da disciplina de Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas II (ESALQ/USP), pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo (USP); como presidente da Associação de Pós-graduandos (APG-CENA) e representante discente da Comissão de Pesquisa do CENA/USP (gestão 2017-2018). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2018-2019). Possui experiência em desenvolvimento de projetos e pesquisas na área de Entomologia, com ênfase em trabalhos em manejo integrado de pragas (MIP) e controle biológico. Experiência na área de docência no Ensino Médio e Superior na área de Ciências Biológicas, ministrando palestras, aulas e oferecendo cursos livres e de extensão na área forense. Atuei na área de perícias criminalísticas no Estado de São Paulo, com experiência em investigações técnico-científicas, perícias diretas e indiretas de atendimento de locais de crimes de naturezas diversas e perícias laboratoriais. Atualmente, é professor de Ciências Forenses em cursos preparatórios para concursos públicos e é perito criminal geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC).
O Perito Criminal Silvio Marcelo da Silva Bentes e Engenheiro Civil, foi agente da Divisão de repressão ao Crime Organizado - DRCO da Polícia Civil do Pará, é Espelista MBA em trânsito mobilidade e acessibilidade urbana pela PLANOTRAN/São Paulo-SP. Foi Coordenador Técnico do DETRAN/AP no ano de 2010, Gerente do Núcleo de Engenharia de Tráfego do DETRAN/AP no ano de 2009, Chefe da Divisão Técnica de Trânsito do DETRAN/AP de 2003 a 2009. É colunista do Jornal "O DIA", com a coluna 'Amapá em Trânsito'. Possui registrado projetos de Sinalização de Áreas Escolares e transformação de binários das principais vias do município de Macapá/AP para melhoria da fluidez dos veículos na capital do Estado do Amapá. Foi Coordenador RENAESTE(Registro Nacional de Estatística de Trânsito-DENATRAN). Foi instrutor no curso de formação de Perítos Criminais da POLITEC/AP nas turmas de 2007 (Identificação Veicular) e 2008 (Balística Forense) pela AIFA (Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento). Foi instrutor no curso de Vistoriador Veicular do DETRAN/AP, nas turmas de 2007, 2009 e 2010. Fez parte da equipe que planejou a transformação do Detran/AP em Autarquia. Participou como palestrante da segunda semana de Ciências Forenses-AAPO (Associação Amapaense de Peritos Oficiais). Participou como palestrante em "O Trânsito e a Sociedade" - Faculdade do Amapá-FAMAP. Foi Instrutor do Curso de Vistoria Veicular da Polícia Civil, Batalhão de Operações Especiais-BOPE em 2011. Atualmente é Perito Criminal da Polícia-Técnico Científica do Estado do Amapá-lotado no Setor de Perícias de Tráfego do Departamento de Criminalística da POLITEC. Atua principalmente nas áreas de Engenharia de Tráfego e Metalografia de Chassi de Veículos. Foi instrutor de cursos do SENAT/AP. É instrutor dos módulos de Criminalística, Acidente de Trânsito, Identificação Veicular e Balística Forense do Curso de Especialização em Perícia Criminal do Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses - INFOR.
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2003) e Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Desde 2006 é Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SP), atuando também como professor da Academia de Polícia de São Paulo e professor universitário das disciplinas de Medicina Legal e Criminalística da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e como editor da Revista Brasileira de Criminalística.
Possui graduação em Psicologia (Licenciatura Plena e Formação de Psicóloga) pelo Centro Universitário do Norte Paulista (2001) e Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco (1996) . É Psicóloga do Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN), Perita em Psicologia Forense na POLITEC, Instrutora na Escola de Administração Pública e Na Escola de Administração Penitenciária do Amapá, Consultora do Instituto de Desenvolvimento Humano Educacional e de Aperfeiçoamento e de programas de Rádio e TV sobre Criminologia, Professora Formadora e Tutora do CAPES/ MEC - UNIFAP, atuou com professora da Faculdade Meta de Macapá, da Faculdade de Tecnologia de Macapá e da Universidade Estadual Vale do Acaraú, do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES) e na Faculdade APOENA, Palestrante, Supervisora Clínica em Psicanálise, Psicologia Jurídica e Psicopedagogia.
O professor Pablo Francez possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1995-1999), graduação em Ciências Biológicas modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2002-2003), Especialização em Genética Forense pela Universidade Federal do Pará (2005), Especialização em Genética Molecular Humana conferido pela Sociedade Brasileira de Genética (2006), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2000-2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2007-2011). Atualmente é Perito Criminal da Polícia Técnico- Científica - POLITEC-AP, lotado no Laboratório de Genética Forense - LGF. Tem experiência nas áreas de Perícia Ambiental, Genética de Populações, Genética Forense, Biologia Forense, Tricologia Forense (Análise de pelos e fibras) e Entomologia Forense.