Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Alessandra Ferreira Dales Nava
Fiocruz Amazônia
Médica Veterinária com Doutorado em Medicina Veterinária com ênfase em Epidemiologia e atua na subárea Medicina Preventiva. Desenvolve pesquisas envolvendo: Ecologia de Doenças Infecto Contagiosas; Doenças Emergentes; Saúde Pública; Medicina da Conservação; Epidemiologia; Biologia da Conservação e Enfermidades Infecciosas. Forte contribuição em pesquisas relacionadas aos efeitos antrópicos na prevalência e emergência de enfermidades zoonóticas em animais silvestres e população humana. Desde 2014 é Pesquisadora do Instituto Lêonidas & Maria Deane - FIOCRUZ Amazônia no Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro - PPGBIO-Interação - ILMD/Fiocruz e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia - PPGVIDA - ILMD/Fiocruz e docente do Programa de Pós graduação stricto sensu em Saúde da Família- Profsaúde. É membro do laboratório Planetary Health e da Academia de Saúde Global da Universidade de Edimburgo e membro do grupo de especialistas em Peccaries da IUCN - International Union for Conservation of Nature.
Almir Oliveira de Menezes
Pró-Reitor de Extensão - UFAM
Advogado e Professor Universitário, possui graduação em Economia pelo Centro Universitário de Ensino de Brasília - UNICEUB (1991),graduação em Ciências Sociais( Sociologia) pela Universidade de Brasília - UnB (1991) , graduação em Direito pela Universidade Paulista - UNIP(2008), estudou Filosofia na Universidade Católica de Brasília - UCB, em 1987 e na Universidade de Brasilia - UnB, em 1990. Realizou especializações em Direito Tributário pela FAMETRO e Ciências Jurídicas pela FÓRUM/Universidade Autônoma de Lisboa. É professor de carreira, lotado no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área da Sociologia e Ciência política, com ênfase em Direitos Humanos e teoria social moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e teoria social, democracia e esfera pública, cultura e modernidade, sociologia e teoria crítica e teoria da ação comunicativa. No ano de 2010, participou da pesquisa teórico-empírica "Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora ?", organizada pelo Professor Jessé Souza. Em 2013, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, organizou duas conferencias com o Professor Dr. Wolfgang Schluchter, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, a respeito das obras completas do sociólogo alemão Max Weber. Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas. Coordenador da Regional Norte do Fórum de Pró-Reitores e Pró-Reitoras de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - FORPROEX NORTE.
Allyson Guimarães da Costa
EEM/UFAM
Graduado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem em Infectologia, Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada e Doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas. É Professor Adjunto II na UFAM, atuando na Escola de Enfermagem de Manaus, além de Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UEPA/UFAM), Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH/UEA/HEMOAM) e Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA/UFAM). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA/UFAM) e Líder do Grupo Amazônico de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (Amazon InterScience).
Andréa Cristina Santos de Moura
CEO da Moura Ambiental e Vice-presidente do CRBio-6
Mestra em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - UEA (2022) - Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário Nilton Lins (2003) com Especialização em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia com Ênfase em Gestão e Ed. Ambiental pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Autora do Guia Comentado: Obtenção de Outorga de Lançamento de Efluentes, Responsável Técnica e proprietária da Moura Ambiental, Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia da 6a Região - CRBio -06. Consultora e Assessora Ambiental como pessoa física, possui experiência na área de graduação e pós-graduação, ministra cursos técnicos de curta duração na área ambiental, é Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (CEMAAM), Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Amazonas (CERH), atua ainda como palestrante e ministra cursos livres no Estado do Amazonas.
Andrea Waichman
Universidade Federal do Amazonas
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional de Buenos Aires - Argentina, mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e concluiu o doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em 1999. No período de 2001 a 2004 foi Diretora de Capacitação do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Foi Diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas no período de 2005 a 2009. De 2012 a 2017 foi a Diretora Técnico Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Foi Diretora de Gestão de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica da UFAM. Possui ampla experiência em avaliação e acompanhamento de pós-graduação, cooperação científica internacional, gestão de redes de pesquisa e inovação, financiamento público da pesquisa e da inovação, gestão pública de C,T & I, elaboração de editais públicos de C, T & I e gestão estratégica. É professora titular da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Na pesquisa, atua na área de Ecotoxicologia e Avaliação de Risco Ambiental e Humano em regiões tropicais, com ênfase em agrotóxicos e de Avaliação de Impactos Ambientais.
Beatriz Madeira dos Santos
Universidade Federal do Amazonas
Estudante de Biotecnologia na UFAM. Tem experiência em proteômica, biologia molecular, análise morfológica de fungos e micotoxinas.
É vice presidente do centro acadêmico de Biotecnologia na UFAM.
Beatriz Magnani Balzana
Ambev
Egressa do curso Graduado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2022), hoje atua como Coordenadora de Gente e Gestão na Ambev. Ela irá compartilhar experiências vividas na Universidade, sua inserção no mercado e o desafio de trabalhar em uma grande indústria de bebidas.
Cesar Filho
Baré Júnior (Federação de Empresas Juniores do Estado do Amazonas)
Diretor de Expansão na Baré Júnior (Federação de Empresas Juniores do Estado do Amazonas); Formação em Técnico em Mecatrônica pela Fundação Matias Machline; Assistente da Qualidade na Klabin S.A.
Cinthya Iamille Frithz Brandão de Oliveira
DCF - ICB - UFAM
Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2010), é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (1996) e Mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Atualmente atua como professora associada da disciplina de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas / UFAM, ministrando aulas pros cursos de Biologia, Biotecnologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia. Atuou também como Docente do Programa de Mestrado Profissionalizante em Cirurgia da Faculdade de Medicina/UFAM, Presidente da Comissão de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior do Instituto de Ciências Biológicas/UFAM, Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET), do MEC, no curso de Medicina/UFAM, Representante docente no Conselho Universitário (CONSUNI/UFAM). É Presidente do Comitê de Ética de Uso de Animais - CEUA/UFAM e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/ICB/UFAM. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Etnofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interação medicamentosa, dor, produtos naturais, nocicepção, gastropoteção, inflamação, cicatrização de feridas, hepatoproteção.
Cintia Cornelius Frische
Universidade Federal do Amazonas
Professora Associada no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Ciências Biológicas pela P. Universidad Católica de Chile (1996), doutorado em Ecologia, Evolução e Sistemática pela University of Missouri-St.Louis (2007) e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2009). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Zoologia (UFAM) e docente no Programa de Pós-graduação em Ecologia (INPA). Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de paisagens, ecologia de populações e conservação de aves, com interesse especial nas consequências ecológicas das mudanças na paisagem por atividades humanas, e efeitos do desmatamento e fragmentação de habitat.
Cleiton Mota
Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas - SISTEBIB
Mestrado em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2018). Bibliotecário/Documentalista do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas - SISTEBIB na função de Diretor da Divisão de Tecnologia da Informação - DTI. Experiência profissional no Centro de Biotecnologia da Amazônia, atuando no Núcleo de Informação Biotecnológica - NIB; Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, exercendo as atividades relativas a Gestão da Inovação do instituto e auxílio ao desenvolvimento das atividades do Arranjo NIT da Amazônia Ocidental ? AMOCI; Atuou como professor substituto da Faculdade de Informação e Comunicação - FIC da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Patentes, Inteligência Organizacional, Informações Científicas e Tecnológicas, Mapas da Ciência e Estudos Métricos da Informação.
Cristiane Barbosa
Professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação - UFAM
Doutora em Ciências da Informação com especialidade em Jornalismo e Estudos Mediáticos (UFP/Portugal-UFRGS). Graduada em Comunicação Social- Jornalismo (Ufam) e Mestre em Ciências da Comunicação (Ufam). É professora adjunta do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/Ufam), coordenadora do projeto de extensão Portal da Ciência (FIC/Ufam).
Cristiane Lima de Vasconcelos
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia - PPGCASA - UFAM
Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Bacharel em Administração (2018) e Tecnóloga em Gestão da Qualidade pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE (2011), com MBA em Gestão e Estratégia Empresarial (2012) e MBA em Engenharia da Qualidade pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2014). Atuou no ensino superior, no Centro Universitário do Norte - UNINORTE, nos cursos de Administração, Gestão da Qualidade, Recursos Humanos, Logística e Processos Gerenciais e Professora apoio da Gerência e Coordenação da Escola de Negócios e Hospitalidade do IES UNINORTE, e também Coordenadora de Monitoria. Tem experiência na área de Qualidade, com ênfase no SGQ e em auditorias. Trabalhou no setor de Recursos Humanos, coordenando equipes e todo o processo de RH da empresa.
Daniel Pinheiro
CEO da Biozer da Amazônia
Danniel Pinheiro CEO da Biozer da Amazônia e fundador da marca Simbioze Amazônica. Biólogo, possui Mestrado em Biotecnologia UFAM e atualmente é Doutorando em Biotecnologia pela rede Bionorte/UEA.
Daniel Santos
Biólogo e Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil no Amazonas
Biólogo, com mais de 15 anos de atuação da área de Meio Ambiente; CEO na empresa Damata Consultoria e Projetos; Embaixador, Auditor e Consultor Lixo Zero e Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Biologia da 6a Região.
Deolinda Ferreira
Diretora da Incubadora da UEA – Itacoatiara, eleita Diretora Técnica da ANPROTEC
Diretora da Incubadora da UEA – Itacoatiara, eleita Diretora Técnica da ANPROTEC.
Bióloga (UFAM) com Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM) e Doutorado em Agronomia Tropical (UFAM). Foi Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental (2008-2012). Foi Diretora do Centro de Educação Tecnológica - CETAM em Itacoatiara (2012-2014). Atualmente é professora adjunta D da UEA e é coordenadora da Incubadora de Empresas de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e foi eleita Diretora Técnica da ANPROTEC. Experiência na captação de recursos, elaboração e execução de eventos científicos.
Diego Sotero de Barros Pinangé
DGEN - ICB - UFAM
Bacharel em Ciências Biológicas (2007), Mestre em Genética (2009) e Doutor em Ciências Biológicas, com ênfase em Biotecnologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), com período sanduíche no Senckenberg Gesellschaft für Naturforschung (Frankfurt am Main, Alemanha) e Universität Kassel (Kassel, Alemanha). Atualmente é professor do magistério superior na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Botânica no INPA e no Programa de Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, também do INPA. Tem experiência na área de Citogenética e Citotaxonomia, Biologia Molecular Vegetal e Biologia Floral e Reprodutiva, com ênfase em análises filogenéticas e filogeográficas de grupos vegetais, oriundos de regiões do Domínio da Floresta Atlântica, Florestas Secas e Cangas Amazônicas
Edinbergh Caldas de Oliveira
DB - ICB - UFAM
Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas e Coordena o Laboratório de Ecologia Aquática e Biodiversidade do Instituto de Ciências Biológicas ICB/UFAM, graduado em Ciências Biológicas - UFAM (1990), Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior - INPA (1996) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais - INPA (2003) com treinamento no Nupélia/UEM. Autor de 07 espécies novas para a Ciência, publicou vários artigos na área de ecologia de peixes amazônicos, e conjuntamente com docentes de 09 instituições do Consórcio Setentrional-CONSET/UnB, participou como Coordenador da UFAM na criação, em nível nacional, do Curso Multidisciplinar de Licenciatura em Biologia (EAD 2004-2006). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas (2004-2008/PROING); (2009-2011/ICB); (2009-2012/PARFOR). De 2008 a 2014 atuou no Ensino de Biologia para turmas indígenas no Interior do Amazonas (PROLIND), Desde 2002 é Líder do Grupo de Pesquisas em Ictioplâncton (NUPIC). Foi Presidente do Conselho de Biologia da Amazônia-CRBio-06 (2014 a 2016) e em 2019 foi Biólogo homenageado com Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara dos Vereadores de Manaus-AM pelos relevantes serviços prestados à sociedade e, em 2018 e 2022 recebeu homenagens pelos relevantes serviços prestados à Biologia e à população em geral. Desde 2006 ministra disciplinas de Ecologia e Manejo aquático e de Manejo de Fauna para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em: Biologia, Ciências Naturais, Biotecnologia e Zootecnia.
Edmar Vaz de Andrade
DGEN - ICB - UFAM
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Biomedicina) pela Universidade Federal de Goiás (1992), mestrado (1997), doutorado (2002) e pós-doutorado (2023) em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente em proteoma, bioprospecção na Amazônia de produtos com relevância biotecnológica, engenharia genética e seleção de microrganismos com potencial para biorremediação de ambientes contaminados com petróleo e derivados. Colabora em projetos relacionados com interação patógenos x plantas de interesse agroeconômico, saúde humana e bactérias com potencial biorremediador. Atualmente é vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/UFAM e chefe do Departamento de Genética do Instituto de Ciências Biológicas/UFAM.
Edmilson Nogueira
Empresa Jr. Kinergy
Presidente da Empresa Júnior KINERGY - Esporte e Saúde de Educação Física e Fisioterapia da UFAM e Acadêmico de fisioterapia na UFAM.
Elen Carvalho
Norte Genômica Soluções Moleculares
A Norte Genômica Soluções Moleculares, é uma Startup de Biotecnologia com expertise em Biologia Molecular que foi idealizada por meio da aprovação na chamada pública FAPEAM No 11/2019 do Programa Centelha, com a subvenção de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/FINEP e FAPEAM, para desenvolver um kit de diagnóstico molecular rápido para identificação de bactérias envolvidas no quadro de sepse em humanos. A empresa Norte Genômica foi selecionada no Edital Catalisa ICT de Pesquisas com Potencial de Inovação (2021), foi classificada na primeira etapa do Programa Mulheres Inovadoras 2a edição (2021) e na Chamada CNPq/SEMPI/MCTI no 021/2021 - Programa RHAE - Linha 2 - Start-Ups. Tendo em vista o tempo para a maturação de uma Startup de Biotecnologia, nos associamos com a Incubadora CDTECH- Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico da Universidade Federal do Amazonas, através de um contrato de incubação, o qual nos permite residir em um espaço adequado para o desenvolvimento dos nossos produtos, assim como nossas atividades gerenciais. Recentemente assinamos um contrato com a empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos para desenvolvimento de produtos de interesse industrial.
Érico Macedo Polo
DGEN - ICB - UFAM
Biólogo, lotado no Departamento de Genética no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas, onde tem desenvolvido atividades ligadas principalmente à Biologia Computacional e ao Ensino Superior. Seus maiores interesses de pesquisa são em Macro e Microevolução Molecular, Biogeografia, Bioinformática e Genômica. É mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo INPA, onde desenvolveu um trabalho de biogeografia e evolução de aves na Amazônia. Graduou-se Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com ênfase em Ecologia, tendo cursado também todas as disciplinas específicas da modalidade Licenciatura. Possui experiência em programação de computadores (iniciada com uma formação incompleta em Ciência da Computação) e procura aplicar este conhecimento no desenvolvimento de ferramentas que ajudem na execução dos estudos e pesquisas em Biologia. Colabora atualmente com as disciplinas de Bioinformática e Marcadores Moleculares (graduação e pós-graduação), Engenharia Genética e Conservação de Recursos Genéticos (pós-graduação).
Fernanda Victoria Nery Dias
Finalista no curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Finalista no curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atualmente é colaboradora do Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (CEQUA). Atuou como técnica de laboratório de bioquímica na Universidade Estadual do Amazonas (UEA) com cultivo de fungos, bactérias e contagem de colônias, atuou como auxiliar em análises histológicas de aves (Galináceos) e manejo de quelônios.
Gabriel Coutinho Borges Camargo
PPGBIOTEC - ICB - UFAM
Mestrando em Biotecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Graduado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduando em Ciências Contábeis pelo CEUNI-FAMETRO. Já fez estágio no Instituto de Pesquisas Amazônicas (INPA) e no Laboratório de Tecnologias do DNA na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ex membro do Time iGEM Amazonas e ex membro fundador da Empresa Júnior Palas Biotec.
Gabriel Nunes
Amazonomy
Coordenador de expedições da Academia Amazônia Ensina e do Proyecto Agua Segura; Taxônomo de Poríferos amazônicos (cauxí); Membro do grupo de especialistas da IUCN de Poríferos de água doce; Colaborador do Instituto Puxirum, Rede de Amazônidas pelo Clima (RAC) e LIRA (Legado Integrado da Região Amazônica).
Inara Regina Costa
Professora do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação - UFAM
Bacharel em Relações públicas, mestrado em Engenharia de Produção (UFAM), doutorado em Administração (UFMG), professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam. Atualmente é conselheira do Conferp – Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas. Possui como área de interesse em pesquisa a comunicação pública da ciência. Acredita que este é um caminho possível para despertar o senso crítico e a tomada de decisão consciente.
Painelista: “Divulgação científica na Amazônia: desafios e perspectivas para a sociedade 4.0”
Jarbas Pereira de Paula
DM - ICB - UFAM
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás(2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás(2006) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília(2010). Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia.
Jimmy Gledson Hayden Pontes Linhares
Estudante de Biotecnologia da UFAM
Estudante de Biotecnologia da UFAM, onde é membro do grupo de Biotecnologia Molecular. Tem experiência com design de circuitos genéticos, biologia sintética e divulgação científica. Foi embaixador na América Latina para o iGEM Community e é co-fundador da SynBio Brasil.
Jorge Luís Santos Silva
Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Ama
Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário do Norte (2021). Foi Bolsista de Iniciação Científica no Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia (PIBIC/INPA), no período de 2018 a 2020. Atualmente Bolsista de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Amazonas (PPGIBA/UFAM).
José Wilson do Nascimento Corrêa
Depto. Ciências Fisiológicas - ICB - UFAM
Farmacêutico-Bioquímico Analista Clínico pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui especialização em Farmácia Clínica pelo Hospital Albert Einstein, especialização em pesquisa clínica pela Harvard T. H. School of Public Health, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (conceito CAPES 7) com período Sanduíche no Kidney Research Centre da Universidade de Ottawa (Ottawa, Canadá) e Pós-Doutorado pelo InCor-HC-FM-USP. Atua como Professor Associado nível 2, área de Farmacologia, no Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência em Farmacologia Cardiovascular e Renal, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia da hipertensão arterial e diabetes e farmácia clínica.
Juliane Corrêa Glória
PPGBIOTEC/UFAM - PPGBIO-Interação/ILMD / Fiocruz Amazônia
Egressa do curso Graduado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2015), hoje é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC/UFAM) e sua tese “Novas abordagens para o desenvolvimento de insumos e métodos para o diagnóstico de malária”, conquistou um dos Prêmios de Melhor Tese, do Prêmio CAPES de Tese de 2023, concorrendo com 1.469 trabalhos de todo país. O Prêmio de Melhor Tese é uma das maiores premiações de pós-graduação no Brasil e é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Dimensions Sciences). Hoje é pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia).
Júlio Nino de Souza Neto
Centro de Apoio Multidisciplinar – CAM/UFAM
Bacharel em Ciências Biológicas, com habilitação em Genética e Biotecnologia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação Strictu sensu, em Biotecnologia, pela UFAM. Atualmente, ocupa o cargo de biólogo no serviço público federal, desempenhando suas atividades no laboratório de Purificação de Biomoléculas, da Divisão de Biotecnologia, do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM), onde atua tecnicamente em análises e purificação de biomoléculas, especialmente, proteínas (endógenas e heterólogas) e micromoléculas (metabólitos secundários, medicamentos, princípios ativos, biomarcadores, produtos de derivatização, entre outros, com grupos cromóforos).
Kadmiel Candido Chagas
DCF-ICB-UFAM
Bacharel em Enfermagem, Especialista em enfermagem em Emergência e Trauma pelo Instituto Singular Educacional, Mestre em Imunologia Básica e Aplicada pela universidade federal do Amazonas (UFAM), Técnico Educacional em Fisiologia Humana no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Amazonas (DCF/UFAM). Atualmente é Docente do Curso de medicina do Instituto Metropolitano de Ensino - IME. Tem experiência como pesquisador na área de Imunologia Básica e Aplicada, função cardiovascular, biologia vascular, renal e diabetes experimental em modelo animal. É professor da pós-graduação no Instituto Líder e Singular educacional. Desenvolveu pesquisa acadêmica na área de fisiologia e farmacologia cardiovascular e biologia vascular no laboratório de farmacologia experimental do instituto de ciências biológicas da UFAM (ICB/UFAM), membro do grupo de pesquisa em fisiologia e farmacologia integrativa cardiovascular e respiratória da (UFAM). Participou como membro do corpo docente para reconhecimento do curso de Enfermagem do GRUPO SER EDUCACIONAL para autorização de cursos junto ao MEC em Macapá (AP) (2020) e Bragança (PA) (2022).
Kathelen Anne Sudo Memória
PPGIBA - ICB - UFAM
Natural de Manaus, Amazonas, se graduou como Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário FAMETRO (2020), onde desempenhou atividades de monitoria voluntária na disciplina de bioquímica básica e metabólica (2019), com supervisão da Msc. Luciana Viana, atuou como monitora da disciplina de hematologia básica, com supervisão da Msc. Anne Marjorie Leite (2020/1) e atuou como monitora da matéria de Imunologia Clínica e Teste Sorologicos sob a supervisão do Msc. Wellington Mota (2020/02). Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, no setor de Coordenação de Pesquisas em Produtos Naturais (CPPN), onde atuou nas áreas de Bioprospecção Vegetal e Química de Produtos Naturais (2018-2020). Ex-membro do Núcleo de Biologia Sintética da UFAM e do time iGEM (International Genetically Engineered Machine) Amazonas 2019. Mestre pelo Programa de Imunologia Básica e Aplicada da UFAM (PPGIBA).
Karina Milhomem
PPGCASA – CCA/UFAM
Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPGCASA/UFAM. Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia - UFAM. Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente atua como coordenadora na Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação Institucional na Pró Reitoria de Planejamento da UEA. Docente efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC.
Kelly Souza
Escola Normal Superior - ENS/UEA
Doutora em educação pela UMINHO/ UFMG. Mestre em educação pela UFAM. Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica. Experiência de 37 anos na educação, destes 24 no Ensino Superior, sendo 19 anos na Universidade do Estado do Amazonas- UEA.
Leopoldo Augusto Melo Montenegro Junior
SUFRAMA
Superintendente Adjunto de Projetos e Secretário Executivo do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (CAPDA). Foi Analista Tecnico do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Coordenador de Articulação e Acompanhamento da Política Tecnológica, na Superintendência da Zona Franca de Manaus. Especialista em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco na Lei nº 8.387/91, mais conhecida como Lei de Informática da Amazônia Ocidental e Amapá, bem como em projetos de industrialização na Zona Franca de Manaus.
Graduado em Administração pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2012) e Direito pela Faculdade Luterana de Manaus - ULBRA -, Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas e Mestre em Engenharia da Produção com foco na Indústria 4.0, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
Apaixonado por inovação, atuou como empresário no ramo de alimentos, servidor público em outras repartições e palestrante oficial da Lei de Informática da Amazônia Ocidental e Amapá.
Lívia Miyuki Takahashi
ICB - UFAM
Formada em Biotecnologia na Universidade Federal do Amazonas. Integrou o time do Amazonas na competição internacional iGEM (International Genetically Engineered Machine) no ano de 2019, sendo medalhista de bronze. Participa do Núcleo de Biologia Sintética do Amazonas desde 2018. Atualmente é Apoio Técnico na Universidade Federal do Amazonas com Engenharia Genética.
Lorena Oliveira de Sousa
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora de Biologia e Ensino Interdisciplinar no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Atua como pesquisadora no Grupo Linecin - Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (USP), também é integrante do Projeto EducAção: aprendizagem da docência na prática e para a prática. Pós Doutoranda pela USP onde contribui como pesquisadora no projeto de Resíduos orgânicos e sustentabilidade como temas de contextualização na educação e de inclusão social de comunidades da zona leste da capital e do interior de São Paulo e Divulgação Científica e Pós-Doutoranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade Estadual do Amazonas - Manaus (UEA).
Lúcia Martins Oliveira
Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias - UFAM
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação/PROFNIT UFAM (2021). Especialização em Gestão Pública (2012), Especialização em Desenvolvimento Regional na área de População (2007) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Bibliotecária Documentalista da Universidade Federal do Amazonas, atualmente na função de diretora da Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias. Experiência profissional com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguinte tema: Bibliotecas Universitárias, inovação e empreendedorismo
Lucivana Prata de Souza Mourão
Escola Superior de Ciências da Saúde - UEA e Instituto Metropolitano de Ensino - IME.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado em Biotecnologia, com tese em Genética Humana, pela Rede BIONORTE/AM. É especialista em Educação na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Tem o título de Especialista em Genética conferido pelo Conselho Regional de Biologia-6a. Região. É Professora Adjunta de Genética Humana da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de Genética Clínica do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino - IME. É professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (UEA/HEMOAM). Atua em aconselhamento genético e análise de exames genéticos. Pertence ao Grupo de Trabalho para avaliação das áreas de atuação do Biólogo em Genética do Conselho Federal de Biologia. Tem experiência na área de Genética, atuando nos seguintes temas: Genética Humana e Clínica, Genética Hematológica, Aconselhamento Genético, Divulgação e popularização da Genética.
Marcela dos Santos Magalhães
DM-ICB-UFAM
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2007). Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2010). Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2017). Professora Adjunto III no Departamento de Morfologia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Ministra as disciplinas de Histologia Geral, Histologia Comparada e Biologia do Desenvolvimento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animal e Recursos Pesqueiros. Orientadora de Mestrado e Doutorado no programa de pós-graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Morfologia de Animais Silvestres. Experiência na área de Morfologia de répteis, com ênfase em quelônios, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia e Histologia Animal Comparada, Morfofisiologia Reprodutiva e Biologia do Desenvolvimento utilizando as Técnicas de Imunohistoquímica, Microscopia de luz e Microscopia Eletrônica de Varredura e Trnasmissão.
Marcio Takinaga
Instituto Takinaga
Farmacêutico especialista em acupuntura.
Diretor do Instituto Takinaga.
Coordenador e professor do curso de formação e pós graduação de acupuntura da faculdade Ebramec polo Manaus.
Maria das Neves da Silva Viana
DCF - ICB - UFAM
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1995), mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1997) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2005). Atualmente sou professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, Chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas e coordenadora do Laboratório de Bioquímica Molecular. Membro da Associação de Ictiólogos e Herpetólogos da Amazônia. Ministro a disciplina Bioquímica para os cursos da área da saúde e Biológicas, tenho experiência em de Bioquímica Molecular, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética Molecular, Genética de populações, Filogenia, Filogeografia e Ecologia Molecular desenvolvendo pesquisas em Ecologia e Genética da Conservação de quelônios da Amazônia.
Maria Gracimar Pacheco de Araújo
DB - ICB - UFAM
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo convênio INPA/UFAM (1997) e Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pelo convênio INPA/UFAM. Atualmente é Professora Associada IV do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenou o PPG-Diversidade Biológica ICB/UFAM, de 2014 a 2018 e está Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas ICB/UFAM. Há mais de vinte anos atua na área de Botânica, com ênfase em Morfologia e Anatomia Vegetal e é Líder do Grupo de Pesquisa MAVIC - Morfoanatomia vegetal e ilustração científica.
Maria Inês Braga de Oliveira
DM - ICB - UFAM
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFAM (1992). Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior/INPA (1997) e Doutora em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela UFAM (2020). Professora efetiva do magistério superior vinculada ao Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 2009. Possui experiência em ensino de morfologia com ênfase em histologia e embriologia animal comparada. Atua em pesquisas nas áreas de morfologia animal e aquicultura, direcionada as seguintes temáticas: sanidade e uso de fitoterápicos em peixes, morfologia e histopatologia geral de vertebrados com ênfase em teleósteos associadas ao parasitismo.
Mariana Costa Dias
DCF-ICB-UFAM
Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Vegetal e Doutora em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Biologia Molecular, Bioquímica e Fisiologia vegetal e Bioinformática. Foi residente de Pós-doutorado no Instituto Tecnológico Vale em Belém (ITV), atuando na análise de dados de sequenciamento de nova geração (NGS). Atualmente, é professora substituta de Bioquímica na Universidade Federal do Amazonas. Domina metodologias associadas a extração de RNA e DNA, sequenciamento de Sanger e NGS nas plataformas Illumina e PacBio, análises bioinformáticas de dados de RNA-seq e montagem de genomas organelares.
Matheus Samuel Cunha Braga
Mestrando do PPGBADPI/INPA
Graduado em Biotecnologia pela UFAM (2023), membro do Grupo de Pesquisa em Morfologia de Animais Silvestres (GPMAS). Foi bolsista do PIBIC/UFAM (2020-2023), atuando com a descrição morfológica do tegumento e achados regenerativos da arraia Potamotrygon wallacei, descrição morfológica do clásper de P.wallacei em diferentes estágios maturacionais e descrição morfológica do tubo digestório de Schizodon fasciatus. Atualmente é discente de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPGBADPI) no INPA, com o projeto intitulado: Caracterização das respostas teciduais após lesões na nadadeira peitoral de juvenis da arraia cururu Potamotrygon wallacei (Elasmobranchii - Potamotrygoninae).
Pamella Santa Rosa
CEO da Startup Amazonzyme -Soluções Biotecnológicas
Obteve Doutorado (2019) e Mestrado (2014) em biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Possui Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Faculdade Integrada do Tapajós (2011). É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2008). Atua nas áreas de biologia geral, microbiologia, genética, bioquímica/ enzimologia, bioprocessos e biologia molecular. Foi membro da delegação brasileira de jovens cientistas no 4th BRICS Young Scientist Forum, sob o tema "Fostering Young Scientist and Innovators partnerships for a BRICS STI long-term cooperation" (2019). Construiu uma startup a partir de uma ideia para um négocio oriundo dos conhecimentos e habilidades adquiridos na acadêmia. Atualmente é CEO da Amazonzyme e Colaboradora de Pesquisa e desenvolvimento, no Centro de Apoio Multidisciplinar - CAM, Laboratório de Microbiologia Industrial da UFAM.
Paulo Victor Lima Ribeiro
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), teve experiência como bolsista nos laboratórios e na coordenação do curso. Possui experiência na produção e elaboração de bebidas alcoólicas fermentadas de frutas, mel e cerveja, além de ter sido bolsista PAIC/FAPEAM desenvolvendo projeto de iniciação científica pela UEA trabalhando com isolamento de leveduras com potencial para indústria cervejeira. Teve como tema de TCC a produção de cerveja artesanal utilizando frutos amazônicos.
Ronildo Baiatone Alencar
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM) e Conselho Regional de Biologia - 6ª Região
Graduado em Ciência Biológica pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2012) em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e Especialização em Epidemiologia (2005) pelo Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento de vetores, taxonomia, sistemática, e biologia de flebotomíneos (vetores da Leishmaniose). Foi professor do Curso de Ciências Biológicas da Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM (2003-2007); do Curso regular (2014/2015) e modular (2014-2018) de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas-UEA; e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UEA (2015-2018), ministrando as seguintes disciplinas: Micologia, Biologia dos Protistas, Invertebrados I, Invertebrados II, Cordados I, Cordados II, Evolução, Genética de Populações e Paleontologia. Atualmente é Subgerente de Entomologia da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Biologia - 6ª Região/CRBio-06.
Rosany Piccolotto Carvalho
DCF - ICB - UFAM e PPGBIOTEC - UFAM
Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado (1995) e doutorado (1999) no curso de Pós Graduação de Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente está lotada no Departamento de Ciências Fisiológicas - ICB e professora Titular, classe E da Universidade Federal do Amazonas, está como representante do colegiado curso do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, professor credenciado no Curso de Pós-graduação de PPGBIOtec da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Curso de Pós Graduação do Programa de Biotecnologia (Portaria: N 1303/GR) e foi secretária regional da SBPC do Amazonas. Atua nas áreas de Pesquisa em Nutrição Metabólica, Diabetes, Obesidade e, Prospecção de Microorganismo .
Stefanie Costa Pinto Lopes
ILMD/Fiocruz Amazônia
Pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia, Manaus, Amazonas. Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2002), onde obteve Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Genética e Biologia Molecular. Sua principal área de pesquisa é a biologia de Plasmodium vivax, com foco na compreensão do significado biológico de fenótipos citoadesivos desta espécie de Plasmodium. Seu grupo está atualmente investigando as habilidades de citoadesão de gametócitos de P. vivax e seu papel na infecção no inseto vetor da malária. Além disso, o grupo também está tentando desenvolver uma Plataforma para investigar drogas com ação em diferentes estágios de vida de Plasmodium vivax. Foi coordenadora do PPGBIO-Interação de 2018 a 2022.
Tereza Cristina Torres dos Santos Barbosa
DB - ICB - UFAM
Possui graduação em Licenciatura Plena de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1991) e Doutorado pela Universidade Federal do Pará. É professora adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia, flor, semente.
Vitória Farias Mota
Finalista no curso de Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Finalista no curso de Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bolsista no projeto de iniciação científica (PIBIC) orientada pelo Prof. Doutor Willian Massaharu Ohara com tema "Variação nictemeral na abundância, biomassa e tamanho de peixes de praia no rio Machado, região central Rondônia". Bolsista no projeto de iniciação a docência (PIBID) pela coordenadora Prof. Mestre Juliana Araújo. Atuou em estágio na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania na área de planejamento de projetos.
Vivian Battaini
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora e Mestre em Ciências - Programa Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA, 2017; 2011). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca (ESALQ, 2010 - 2012). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP/ São Carlos, 2010). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp - Rio Claro, 2007). Conselheira do FunBEA - Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências.
Zení Jucá Bessa
Diretora da Biblioteca Setorial do Setor Sul - UFAM
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação/PROFNIT UFAM (2021). Especialização em Gestão Pública (2012), Especialização em Desenvolvimento Regional na área de População (2007) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Bibliotecária Documentalista da Universidade Federal do Amazonas, atualmente na função de diretora da Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias. Experiência profissional com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguinte tema: Bibliotecas Universitárias, inovação e empreendedorismo
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.