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9 ideias incríveis de ações promocionais para eventos

ações promocionais para eventos

O caminho para o êxito de um congresso, uma feira, um seminário,  ou qualquer outro evento – precisa ser planejado em diversas etapas. E nem tudo gira em torno apenas dos dias dos encontros. Há estratégias a serem pensadas antes, durante e depois da realização. E nós vamos discutir aqui justamente sobre um modelo que pode lhe garantir bastante sucesso na execução de algo: as ações promocionais para eventos.

Tais medidas não estão somente atreladas a descontos em inscrições, como o nome pode dar a entender em um primeiro momento. Dentre outras coisas, elas são usadas também visando tornar um público mais fiel ou atrair novos seguidores; gerar valor a uma marca, bem ou serviço; e, claro, promover vendas.

E se há tantos objetivos variados a serem alcançados com ações promocionais para eventos, isso significa que você pode executar essas ações de maneiras diversas, do modo que melhor atenda às necessidades da sua empresa e do que você está organizando. Então vamos ao que interessa? Confira nossas nove dicas preciosas e veja seu planejamento chegar aos melhores resultados!

Defina os objetivos das ações promocionais para eventos

Em que estágio se encontra a organização da equipe? É preciso traçar uma meta, escolher as melhores estratégias – no sentido de eficácia – , orçamento e tempo, e só então dar início aos trabalhos na parte prática. E lembre-se: tudo deve se adequar ao perfil do público-alvo.

Alguns aspectos podem ser diferenciados como atrair a atenção do consumidor, gerar mídia espontânea, aumentar a venda de ingressos ou avaliar a popularidade do evento. Defina o que mais importa. Aqui, vale a máxima de ter prioridades.

1 – Use a internet como aliada

Nem sempre é preciso ter um forte investimento financeiro. Você pode buscar parcerias ou mesmo usar os participantes confirmados em vídeos de divulgação, o que já deixa o público familiarizado, desperta simpatia e o mantém lembrado sobre o que está por vir. Para melhorar, uma ideia é anunciar vantagens para os próximos inscritos, como descontos, através de posts patrocinados nas redes sociais.

2 – O sucesso dos sorteios

Como já explicamos, é importante ter um objetivo bem traçado, pois muitas ações promocionais para eventos podem ser aplicadas antes ou durante o encontro a fim de se obter diferentes resultados. A estratégia dos sorteios é um desses exemplos.

Os participantes podem concorrer a ingressos para o evento, o que criará expectativas e promoverá o grande dia. Por outro lado, durante o evento que já está sendo realizado, cursos, livros e afins são sempre desejados e vão garantir maior repercussão ao final de tudo, com um grande poder de fidelização. E não pense que a única forma de fazer isso é através de papeizinhos, aqui te mostramos como garantir organização e eficácia!

3 – Distribuir brindes é essencial

Diferente dos sorteios, os brindes são agrados oferecidos a todos que participam do encontro. É  sempre bom investir na criatividade nessa hora, apresentando algo a mais, além dos rotineiros bloquinhos, bolsas e canecas. E não precisa pensar em um produto físico. O oferecimento de desconto em algum serviço da sua empresa, por exemplo, também se adequa aqui.

4 – A ambientação conta pontos importantes

Lembre-se de despertar o sentimento dos clientes. Uma identificação deles com a sua marca é importante. E tudo começa pelo olhar. Então, durante uma divulgação em um espaço público, tenha pronta uma identidade visual atrativa que seguirá como tema do ambiente no dia do evento.

5 – Estimule os cinco sentidos

Além da visão, dependendo da linha da sua empresa, é possível aflorar a audição, o olfato ou paladar. Uma ação promocional para eventos com estudantes de gastronomia, por exemplo, pode promover alguma degustação, algo bem simples e eficaz. Nós garantimos!

E há outros métodos, além dos sentidos, com o objetivo de que os clientes tenham mais que a sensação de consumir um produto ou serviço, é o chamado design de experiência. Para entender tudo sobre e aplicar as técnicas no seu negócio, basta baixar o e-book, gratuitamente, que fizemos!

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6 –Pense na interação

Mesmo os encontros com temas mais densos e sérios precisam de momentos de leveza e é uma boa ideia investir em ações promocionais para eventos realizando dinâmicas de interação com os participantes. E não, não é preciso um animador desenvolver diversos jogos, mas uma simples dinâmica já irá trazer resultados. Não entendeu? Esclarecemos!

Um espaço para fotos atrairá as pessoas durante pequenos intervalos, por exemplo. Se sua equipe já tem um profissional no comando dos registros fotográficos, por que não aproveitar isso e ter também um telão onde todos possam se ver em e acompanhar os demais participantes?

E se tudo isso for atrelado a uma hashtag para as redes sociais, as chances de obter mídia espontânea são bem grandes. Além disso, todos lembrarão por mais tempo do encontro, o que é um passo importante no processo de conquista de clientes fiéis.

7 – Aposte em um aplicativo exclusivo para seu evento!

Ter um aplicativo exclusivo é uma estratégia inovadora e eficaz para centralizar informações e engajar os participantes! Com ele, é possível disponibilizar a programação, palestrantes, mapas do local e notificações em tempo real, tudo de forma acessível e prática. Além disso, funcionalidades como agenda personalizada e rede social do evento ajudam a criar uma experiência mais imersiva e conectada.

O app também permite promover ações exclusivas, utilizando a ferramenta de captura de leads e de gamificação, incentivando a interação dos participantes. Essa é uma forma eficiente de oferecer praticidade, personalização, além de transformar a experiência de todo o evento!

8 -Promova ações paralelas

Outra medida que também é muito positiva é a realização de algo que complemente as palestras e discussões. Se um autor foi falar em auditório lotado, por exemplo, nem todos terão a oportunidade de interagir muito com o convidado, talvez será impossível um contato direto para uma pergunta sequer. Mas temos a solução!

Um stand ofertando livros e a garantia de um momento de autógrafos é simples de planejar e deixará todos mais satisfeitos. Se houver uma obra nova, organizar o lançamento durante o encontro é sinônimo de sucesso! Em alguns casos, esses momentos são abertos, inclusive, para pessoas que ficaram de fora das palestras e mesas redondas.

9 -Dica final: Fidelize os clientes!

Não é porque o evento acabou que você vai deixar tudo para trás. Com certeza, há projetos futuros e muitos deles se adequam ao seu público atual. Este é o momento, então, de já garantir a fidelidade de todos com a ajuda das redes sociais, newsletter com novidades exclusivas e, quem sabe, com uma nova ação promocional com desconto nos próximos encontros – e a partir daí você já sabe o que fazer, voltando aos primeiros passos que trouxemos neste texto!

E agora que você já sabe como as ações promocionais ajudam o seu evento a alcançar diversos objetivos, temos um material específico para as vendas obterem êxito total! Basta baixar o nosso E-book de forma gratuita e descobrir mais segredos valiosos. Boa sorte!

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Estéfane Padilha

Jornalista e colaboradora do Doity Team. Mora em Colônia, na Alemanha, onde estuda, trabalha e é voluntária no FC Köln, clube de futebol da cidade