Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

As melhores ferramentas para facilitar a sua vida na faculdade

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Quem está na faculdade conhece bem as dificuldades que são enfrentadas nessa fase, principalmente quando se trata de otimizar o tempo para dar conta de todas as atividades acadêmicas.

Nesse cenário, a tecnologia foi se tornando, aos poucos, a maior aliada para agilizar processos através de ferramentas pensadas, especificamente, para diversas tarefas relacionadas ao dia a dia universitário.

Hoje é possível encontrar tantas opções que fica difícil escolher!  Pensando nisso, pesquisamos, experimentamos e reunimos neste texto as melhores ferramentas para estudantes universitários.

Ah, e uma das partes mais legais dessa lista é que quase todas as ferramentas podem ser utilizadas no celular, o que facilita ainda mais a vida. Vale a pena conferir!

Prezi

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Prezi é uma ferramenta de criação de apresentações que pode ser muito útil no momento de organizar e apresentar trabalhos, inclusive o próprio TCC.

O diferencial está na forma com que o usuário consegue construir seu trabalho, pois ele permite criar apresentações de forma não linear a partir de uma única estrutura, dispensando os convencionais slides. A plataforma disponibiliza templates predefinidos que podem ser completamente personalizados, com movimentos e estilos diferentes.

É possível realizar movimentos com os textos e imagens, utilizar o zoom, abusar das relações espaciais e até mesmo rodar um vídeo, o que pode deixar a apresentação mais atrativa. Quando finalizado, o trabalho fica salvo em um espaço disponível na nuvem da própria plataforma.

Ela utiliza o modelo freemium, em que o uso do serviço é gratuito, mas ao mesmo tempo dispõe de algumas ferramentas pagas.

Para apresentar o trabalho, depois de pronto, é só ter acesso à internet ou se preferir (e quiser garantir para o caso de falta de conexão) baixá-lo em uma pasta compactada que não depende de conexão para funcionar.

Na versão paga, o usuário recebe maior espaço para armazenamento na nuvem e também a permissão para editar o trabalho offline.

Você também pode utilizar o Prezi no seu celular, pois ele está disponível na Google Play Store para dispositivos Android e na App Store para iOS.

Canva

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Essa ferramenta é a saída para quem precisa criar layouts de maneira prática e rápida, mas ainda não sabe como usar editores de imagens mais elaborados, como o Illustrator ou o Corel Draw.

O Canva é um serviço online que permite criar peças de design de forma bem intuitiva. Com ele é possível criar desde pôsteres, apresentações em slides, currículos, até a criação da identidade virtual para marcas, tudo feito com templates já prontos, tanto para servir de inspiração como para adaptação.

Ela também utiliza o modelo freemium, ou seja, dispõe de uma versão gratuita (bastante completa por sinal), mas com alguns templates e imagens do banco de dados exclusivos para assinantes.

Quando prontas, as peças podem ser salvas no formato PNG, JPEG e PDF para impressão ou PDF para leitura online. Você também pode utilizar o Canva diretamente no seu celular, pois ele está disponível tanto para o sistema Android como para o iOS.

Medium

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Se você gosta de escrever, vai gostar dessa ferramenta!

O Medium é uma plataforma de textos e, diferentemente, do que se pensa por aí, não é mais uma plataforma de blogs. Ela é um espaço destinado à exposição e divulgação de ideias e pensamentos de maneira livre, com uma rede de leitores e contatos bem direcionada e diversificada.

A própria plataforma se encarrega de encontrar e divulgar o conteúdo publicado, afinal de contas, ela não deixa de ser uma plataforma social. Você pode escolher entre divulgar seus textos já prontos ou escrever diretamente no site.

Para utilizá-la é só criar uma conta e começar a escrever. Ah, você também pode encontrar o Medium no Google Play ou no App Store. Divirta-se!

FastFormat

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Já chegou a imaginar como seria incrível ter uma ferramenta que formatasse seus textos nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), automaticamente? Pois é, essa ferramenta existe e é super útil para quem faz trabalhos acadêmicos.

Ela se chama FastFormat e promete justamente isso, uma formatação rápida de textos e referências, de TCCs, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado.

Para utilizá-la é preciso criar uma conta ou até mesmo usar o seu perfil no Facebook para se cadastrar e depois inserir o texto e escolher um dos templates disponíveis, de acordo com o trabalho que você deseja formatar.

O serviço é gratuito e também disponibiliza outros modelos de formatação, além dos da ABNT, de diversas universidades e outras entidades educativas de diferentes estados do Brasil.

Google Acadêmico

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Google acadêmico é uma plataforma de pesquisa lançada pelo Google em 2004 e funciona como um enorme acervo de publicações de conteúdo científico: monografias, teses, citações, artigos, livros e uma infinidade de fontes para referências e leituras acadêmicas.

É uma ferramenta utilizada e alimentada principalmente por acadêmicos, o que de pronto já garante mais confiança para suas buscas. Há também a opção de fazer uma pesquisa avançada e buscar por trabalhos nos mais variados idiomas.

Uma ótima vantagem é que você também pode criar um perfil e passar a divulgar suas próprias produções. Isso será muito bom para sua vida acadêmica, pois pode te ajudar a ter reconhecimento e a atrair oportunidades de bolsas de pesquisa ou estágio, por exemplo.

Explicamos detalhadamente como essa ferramenta funciona e como aproveitá-la da melhor forma nesse post. Dá uma olhada!

Duolingo

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Essa é uma dica direcionada, especialmente, às pessoas que estão se dedicando a aprender um novo idioma ou até mesmo a aprimorá-lo.

O Duolingo é uma ferramenta muito simples de usar que traz lições com foco na escrita e ditado. Ela utiliza o método de repetição e funciona como um jogo online em que os usuários passam de fase à medida que terminam suas lições.

Os usuários ainda têm a opção de voltar a lições anteriores que possam ter sido esquecidas e também praticar os assuntos.

Para se cadastrar é só criar uma conta na plataforma e usá-la tanto no computador ou no smartphone, pois ela está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.

Google Docs

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Essa é mais uma das ferramentas oferecidas pelo Google e funciona como um editor de texto online, mas não para por aí.

O que a plataforma busca é facilitar a construção de trabalhos e também a interação entre equipes. Para isso, ela permite que os documentos sejam compartilhados com outras pessoas que podem contribuir com a edição e também deixar suas ponderações como comentários no documento.

Ela funciona diretamente na web e é totalmente gratuita, você só precisa fazer login através de uma conta do Google para começar a usar. Uma das partes mais legais é que qualquer alteração é salva automaticamente e todas as ações são documentadas na plataforma.

Você também pode instalá-lo no seu celular, seja  iOS ou Android, e editar seus documento de onde quiser.

Paper – Dropbox

as melhores ferramentas para estudantes universitários

A função Paper do Dropbox é automatizar as tarefas demoradas, como projetar documentos, criar apresentações e ao mesmo tempo acompanhar sua equipe.

Ele foi um serviço desenvolvido com o intuito de ser simples e ao mesmo tempo oferecer todos os recursos para uma edição básica. Você consegue inserir vídeos e imagens com facilidade, integrar conteúdo de redes sociais e ainda sincronizar os documentos com agendas e notas compartilhadas.

Como o Google Docs, seu foco também está no trabalho colaborativo, por isso a ferramenta  facilita o compartilhamento de documentos com outros usuários e disponibiliza o espaço para editá-los em grupo.

Nela você também encontra recursos de revisão, organização e de comunicação, além de um modo de apresentação para criar slides.

E se você já estava se perguntando se poderia encontrar essa ferramenta para instalar no celular, a resposta é sim! Tanto para smartphones que usam sistema Android como iOS.

Trello

as melhores ferramentas para estudantes universitários

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que promove a organização através de listas ajustáveis de acordo com as necessidades do usuário.

Você pode utilizá-la para ordenar as mais variadas tarefas, tanto de trabalho, estudos e até de planos para viagens, por exemplo. Uma das vantagens é que ela pode ser gerenciada por uma ou mais pessoas, o que facilita muito os trabalhos em conjunto.

Ela tanto pode ser usada através de navegadores web, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, ou através de aplicativos para Android e iOS. Apesar de também seguir o modelo freemium, é possível utilizá-la e aproveitar muitas de suas vantagens, tranquilamente, sem precisar pagar.

Organizze

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Essa dica será muito valiosa para aqueles que já estão se programando para fazer um intercâmbio, comprar algum item em especial ou estão querendo organizar sua vida financeira.

O Organizze é uma ferramenta online que tem como objetivo principal facilitar a organização das despesas e que pode ser usada pelo computador ou diretamente no smartphone.

Ela permite que sejam feitas consultas rápidas às informações financeiras e também disponibiliza relatórios com  todas as movimentações feitas – para isso será preciso cadastrar as contas de banco.

Se preferir, é possível organizar todos os gastos através de categorias como “Educação” e “Lazer”, por exemplo, e assim saber, exatamente, como está sendo empregado o seu dinheiro.

Evernote

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Somos acumuladores de informações. Para ter certeza disso basta olhar para nossos computadores ou aparelhos de celular, até mesmo em nossos blogs ou websites.

Por conta disso, certamente, alguma vez você já deve ter ficado um pouco perdido sem saber onde encontrar alguma informação específica. Foi pensando em resolver esse problema que criaram o Evernote, um software que consegue organizar todos os dados através de um arquivo de notas. Sim, isso mesmo!

Ele trabalha coletando e organizando todas as informações anotadas no computador, celular e outros espaços, sincronizando com um banco de dados virtual exclusivo do usuário.

Nele é possível, além de criar as mais diversas notas, criar tabelas, adicionar imagens, áudios, arquivos em PDF, até mesmos documentos financeiros e compartilhar essas notas com qualquer pessoa por e-mail ou link.

Essa ferramenta está disponível para Mac, Windows, iOS e Android. Aproveite!

Google Primer

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Essa é uma ferramenta criada, exclusivamente, para dispositivos móveis direcionada para quem deseja aprender novas habilidades de negócios e marketing digital e está disponível para as plataformas Android e iOS.

Ela foi pensada para apresentar os conceitos iniciais de marketing, planejamento de negócios, publicidade digital, gerenciamento, marketing de conteúdo, vendas e redes sociais. Tudo de forma clara e objetiva, através de lições rápidas e práticas que duram em média 5 minutos.

Uma das grandes vantagens do Primer é que ele funciona sem internet, o que permite ao usuário estudar e aprender de qualquer lugar, seja no caminho da faculdade ou do trabalho.

No final de cada lição são passados os próximos passos para que o usuário possa colocar em prática, imediatamente, suas novas habilidades.

Doity

as melhores ferramentas para estudantes universitários

Organizar eventos durante a fase da faculdade contribui muito para o enriquecimento do seu currículo, além de proporcionar aprendizado e ampliar seu networking.

Mas claro que a organização demanda muito tempo, coisa muito valiosa para quem estuda. Então, uma ótima dica para quem quer ter essa experiência e mas não quer perder tempo é utilizar a Doity.

Essa é uma plataforma de eventos que oferece diversas funcionalidades  para gerenciar um evento por completo e com total autonomia para o organizador, do pré ao pós.

A ferramenta oferece soluções como inscrições online, possibilidade de fazer o site do seu evento, credenciamento, até a emissão de certificados, relatórios financeiros, envio de pesquisa de satisfação e até ferramenta para submissão de trabalho científicos. .

E tudo isso está disponível de forma integrada, contribuindo para o organizador otimizar o tempo e focar em outras atividades.

Mas se por acaso você nunca organizou um evento e tem dúvidas sobre o que precisa para começar, é só procurar o blog da plataforma, sempre tem conteúdo atualizado para quem deseja aprender mais sobre o universo dos eventos.

Ah, ela também pode ser utilizada no celular e está disponível para os smartphones que usam sistema Android.

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal agora aprender mais sobre trabalhos científicos? Fizemos um material completo para tirar todas as suas dúvidas, clique aqui e bons estudos!

Tudo o que você precisa saber para escrever trabalhos científicos

Baixe nosso E-book e saiba como escrever os melhores trabalhos acadêmicos!

Baixe aqui
nv-author-image

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens