Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Você sabe como funciona a vida acadêmica? Descubra já

como-funciona-a-vida-acadêmica

Muitas vezes, quem termina os estudos ou está prestes a concluí-los se questiona sobre qual futuro seguir. É melhor mandar currículos para qual empresa? A que cargo devo me candidatar? A melhor forma de resolver essas questões comuns é buscando se informar sobre como funciona a vida acadêmica.

Trata-se de uma das inúmeras opções que as carreiras podem oferecer. O professor acadêmico assume muitas atribuições, mas tem o gostinho de ficar mais perto da vida intelectual, o que atende àqueles que gostam ou sentem que têm vocação para isso.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo e conheça detalhes do estilo de trabalho de um professor acadêmico!

Quais são as principais atividades da profissão?

Dar aulas

Essa é a atribuição principal de um professor acadêmico. Ele deve planejar e executar as aulas em consonância com o plano curricular da instituição. Também é preciso levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe, além de definir e utilizar formas de avaliação condizentes com o esquema de referências passado em sala de aula.

É função do professor, ainda, cooperar com o âmbito acadêmico. Isso quer dizer que o profissional deve participar de reuniões, conselhos de classe e atividades cívicas. Todas essas tarefas são úteis para que ele saiba como funciona a vida acadêmica a partir de novos procedimentos.

Realizar pesquisas

Embora a figura do professor seja separada da de pesquisador em alguns países, no Brasil tais funções são cumulativas. Ou seja: um professor acadêmico, além de dar aulas, deve encontrar tempo para se dedicar às pesquisas de cunho investigativo científico ou tecnológico para a produção de conhecimento.

Com frequência, ele deve, além de efetivamente realizar as pesquisas, publicá-las em congressos, seminários ou outros eventos. Nesse contexto, há tarefas também de revisão de artigos, editoração de revistas científicas e organização de congressos. Não é raro que o professor acadêmico seja convidado para assumir a administração de sociedades científicas ou agências de fomento segundo o trabalho que desenvolve.

Acompanhar e elaborar projetos de extensão

A universidade não se dedica apenas ao que acontece dentro de suas fronteiras. Há diversas instituições, especialmente as públicas, que oferecem pesquisas voltadas à comunidade externa, como no caso das atividades de extensão. É aí que entra mais uma atribuição do professor acadêmico: ele deve elaborar projetos para o público externo e acompanhá-los.

Tais trabalhos podem ser de vários setores. Atendimentos médico, odontológico, veterinário e jurídico, prestados de graça à população, são alguns dos exemplos. Nesses projetos, o professor também publica artigos e divulga os resultados da extensão à comunidade acadêmica.

Oferecer orientação aos alunos

Novos cientistas, extensionistas e professores precisam ser formados pelas mãos de um professor acadêmico. Mas esse tipo de formação não inclui apenas aprender o conteúdo das disciplinas: é preciso um atendimento mais personalizado. Assim, entra em cena mais uma função do profissional: a orientação.

Essa prática envolve diversas atividades que pretendem trazer uma formação mais direcionada a um futuro profissional. Elas podem ser oferecidas a partir de estágios e projetos orientados de iniciação científica. Também é o caso do ensino de pós-graduação, como orientações de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Assumir funções administrativas

Nem sempre a infraestrutura e o funcionamento de uma universidade ficam a cargo do corpo técnico-administrativo da instituição. É preciso ter a colaboração dos docentes. Nesse sentido, o professor acadêmico deve assumir funções administrativas.

Tais atividades envolvem desde a administração do próprio grupo de pesquisa até a ocupação de cargos de chefia, assentos em órgãos colegiados da universidade e direção das unidades. Esse processo geralmente ocorre por indicação ou eleição.

Como conciliar a vida acadêmica com a pessoal?

Elabore uma rotina para cada trabalho

Quem sabe como funciona a vida acadêmica reconhece que seu dia a dia é incerto. São aulas e outros compromissos que acabam se acumulando e fazendo com que a pessoa perca prazos. Para fugir disso, é fundamental criar uma rotina própria, que se encaixe ao seu perfil de trabalho.

Caso não tenha que lecionar de manhã, por exemplo, o professor pode usar esse tempo para elaborar as próprias aulas ou resolver questões administrativas dos projetos de pesquisa que estiver comandando. Se as aulas forem no período da noite, é recomendável aproveitar toda a parte do dia para resolver outras pendências.

Também vale a pena contar com a ajuda de algum familiar ou amigo como apoio emocional. Converse com eles sobre suas metas de estudo e peça sugestões para melhorar sempre. Também fale sobre o dia a dia de trabalho, pois isso ajuda a eliminar o estresse, e peça recomendações sobre como você pode resolver alguns desafios que surgem na universidade.

Antecipe-se sempre

Se trabalho acumulado não é bom para ninguém, imagine para um professor! Inúmeras tarefas devem ser cumpridas e o acúmulo de algumas é desastroso. Suponha que o professor se esqueça de lançar notas e o sistema acadêmico feche o prazo ou, então, deixe de solicitar verba para as viagens da equipe de pesquisa. Não seria nada satisfatório, concorda?

Nesse sentido, quem tem noção de como funciona a vida acadêmica acaba se antecipando. Portanto, assim que souber as datas de entrega ou os prazos finais, antecipe as funções. Isso ajuda você a ficar menos vulnerável aos imprevistos que inevitavelmente surgem.

Procure adotar soluções inovadoras

Todo professor deve buscar otimizar seu dia a dia, o que implica na adoção de soluções inovadoras. Sabe aquele tempo no ônibus ou os 30 minutos livres para desenvolver um projeto? Geralmente, eles precisam ser aproveitados. Mas como? De várias maneiras.

Assistir a vídeos, ler e-books e se atualizar a partir de fóruns de discussão sobre determinada temática são atividades interessantes para, por exemplo, preparar aulas ou aquela conferência. Cada minuto faz diferença na vida de um professor acadêmico.

Agora você já entende melhor como funciona a vida acadêmica, certo? Caso tenha gostado da proposta, é preciso que se prepare logo para a carreira acadêmica. Busque estudar a fundo um assunto interessante relacionado à sua área, conhecer grupos de pesquisadores e publicar artigos.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba textos e materiais exclusivos!

Receba os melhores conteúdos

Assinando a nossa newsletter você tem acesso a materiais e dicas exclusivas sobre vida acadêmica e organização de eventos. Não perca!



    nv-author-image

    Juliana Souza

    Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.