Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Passo a passo para iniciar a sua carreira acadêmica

Sabendo que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente, a carreira acadêmica é uma oportunidade de crescimento profissional para aqueles que desejam se tornar pesquisadores e professores universitários. A carreira acadêmica se constrói em etapas: graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Dessa maneira, quem opta por esse caminho, auxilia no avanço do conhecimento na sua área de estudo por meio de pesquisas científicas orientadas por um professor e apresentadas para uma banca examinadora, a qual vai lhe conferir a titulação de mestre ou doutor — a depender da etapa quem que está o acadêmico.

Contudo, antes que isso aconteça, é preciso investir em alguns passos para obter sucesso nessa jornada. Quer saber como iniciar a sua carreira acadêmica? Veja no nosso post completo!

Busque um assunto interessante relacionado a sua área

Uma das maiores dificuldades do mundo acadêmico é saber qual assunto pesquisar. Por isso, seja qual for a sua área, é importante elaborar uma pesquisa que faça sentido, ou seja, que seja inovadora, criativa e interessante.

Por isso, encontre um assunto relacionado à sua área de atuação, pelo qual tenha interesse em dedicar muitas horas de estudo e que, não menos importante, lhe proporcione prazer em deixar uma contribuição com sua pesquisa.

Se você não sabe como começar, rascunhe as suas principais ideias e converse com um professor com quem você tenha afinidade. Certamente ele vai indicar o melhor caminho a seguir.

Trabalhe com metas e crie um cronograma

Se você não estipular metas, muito provavelmente, vai acabar a sua graduação e você só terá feito o óbvio. Para iniciar a sua carreira acadêmica, estipule também prazos para os seus estudos, como no exemplo:

  • mês 1: escolher um orientador, definir temas e objetivos;
  • meses 2 e 3: elaborar a pesquisa científica;
  • mês 4: argumentar o estudo;
  • mês 5: aplicar a pesquisa e tabular;
  • mês 6: analisar os resultados, formatar o trabalho;
  • mês 7: publicar o estudo em revistas científicas.

Claro, sabemos que essa situação é totalmente fictícia, apenas para você ter uma ideia do que é preciso fazer: elaborar um cronograma com as suas metas mensais detalhadas.

Conheça grupos de pesquisadores

Escolha um grupo de pesquisadores que possa ajudar nos seus estudos. Eles ajudam a identificar os melhores estudos e apontam em quais aspectos a sua pesquisa está deixando a desejar.
Dessa maneira, você aprimora os seus conhecimentos trocando informações e ideias interessantes com pessoas que estão em uma situação semelhante à sua.

Publique artigos

Pesquisar, escrever, estudar e ler. Tudo isso é a base para você publicar artigos interessantes sobre o seu tema de estudo, que têm um peso muito grande na hora de avaliar o seu currículo.
Por isso, dedique-se a escrever e ler muito, publicando as suas principais ideias que contribuam para a sua capacidade intelectual e formação.

Relacione-se profissionalmente com o coordenador do seu curso, conheça os melhores professores e tenha boas amizades nos centros de pesquisa da sua faculdade. Eles podem ajudar a encontrar as melhores oportunidades para alavancar a sua carreira.

Participe de eventos acadêmicos

Durante a jornada acadêmica, surgem muitos eventos que contribuem com os seus estudos. Por isso, participe de todas as palestras, seminários, painéis, encontros e tudo o que favorece o seu aprendizado.
Invista em eventos que fornecem certificado, assim você insere essa carga horária no currículo e conta pontos na hora da sua avaliação.

Caso o seu curso não tenha muitos eventos acadêmicos interessantes, converse com o coordenador e apresente ideias para promover a cultura intelectual por meio deles.

Os eventos são uma excelente oportunidade para mostrar que você é um profissional dedicado ao tema. Além disso, possibilita o networking, fazendo com que você conheça pessoas importantes e interessantes.

Qualifique-se em outros idiomas

Na carreira acadêmica, é muito importante falar mais do que um idioma. Dessa maneira, inscreva-se em cursos para dominar outra língua.

Muitas vezes, o pesquisador vai precisar ler artigos e reportagens em línguas estrangeiras. Além disso, muitas faculdades favorecem o intercâmbio, então, há a possibilidade de ter um aluno na classe que não fala perfeitamente o português. E ainda há a possibilidade de você concluir parte dos estudos em outro país.

Confira algumas vantagens da vida acadêmica

Agora que você aprendeu o nosso passo a passo para iniciar a sua carreira acadêmica, saiba que ela traz diversos benefícios para quem adora pesquisar, ler e transmitir os seus conhecimentos. Confira agora algumas das suas vantagens!

Prazer por transmitir os seus conhecimentos

O professor é a figura mais importante durante qualquer processo educativo. Ele é o responsável por transmitir os seus conhecimentos, formando cidadãos conscientes e responsáveis.
Como um facilitador de conhecimento, instiga nos alunos a reflexão, a dúvida, a contestação e o aprendizado. Assim, faz com que eles pensem, inovem, desenvolvam-se e encontrem as melhores respostas e alternativas para qualquer obstáculo que surgir.

Por isso, podemos afirmar que a primeira (e uma das melhores) vantagens de investir na carreira acadêmica é a realização pessoal pelo prazer de transmitir os seus conhecimentos, porque o professor é visto como uma referência e um exemplo na formação de outras pessoas.

Atualizações constantes

A carreira acadêmica possibilita que o seu currículo esteja em constante atualização, uma vez que a maioria dos professores também é de pesquisadores que estão sempre em contato com novas teorias, novos ensinos e novas pesquisas.

Existem diversos eventos (congressos, palestras, feiras e seminários) e cursos online que possibilitam aprimorar os seus conhecimentos e se destacar como professor. Assim, é uma ótima oportunidade para o reconhecimento, crescimento profissional e atualização constante.

Valorização do mercado

Se você conhece um professor, certamente já ouviu ele falar que a profissão não é muito valorizada no nosso país.

Em contrapartida, quem opta por esse caminho no Ensino Superior tem um mercado receptivo, com salários mais atrativos. Além disso, conforme ele for enriquecendo o seu currículo, o salário pode aumentar em até três vezes.

Além disso, há a possibilidade de ter horários flexíveis porque o professor consegue adequar as suas turmas aos horários em que mais se sente confortável. Ademais, desfruta de dois períodos de férias escolares, possibilitando diminuição de trabalho nessa época.

A carreira acadêmica é uma ótima oportunidade para quem busca reconhecimento profissional, atualização constante e prazer por transmitir os seus conhecimentos.  Para isso, é necessário amar a pesquisa, ler e escrever muito e estar sempre atento às inovações da sua área de atuação.

Com este post, você aprendeu um passo a passo para iniciar a sua carreira acadêmica. Agora, assine a nossa newsletter se você gostou do nosso conteúdo. Temos a certeza de que você vai adorar receber as nossas dicas!

Receba os melhores conteúdos

Assinando a nossa newsletter você tem acesso a materiais e dicas exclusivas sobre vida acadêmica e organização de eventos. Não perca!



    nv-author-image

    Juliana Souza

    Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.