Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

8 livros sobre organização de eventos que você precisa ler

organização-de-eventos

Organizar um evento requer dedicação. É preciso sempre estar atento às novidades e tendências espalhadas pelo mundo para garantir, além de inovação, a melhor experiência para os participantes.

Então, se você é um organizador de eventos, ou está procurando uma fonte de conteúdo sobre o assunto, vai gostar de saber que existe uma infinidade de livros cheios de novidades, dicas, informações, além do compartilhamento de experiências sobre organização de eventos que você precisa ler!

Neste post selecionamos 8 livros que falam sobre produção de eventos, planejamento estratégico, marketing e muito mais. Tudo isso para te ajudar a enriquecer os seus conhecimentos e, assim, construir um evento de sucesso!

Vamos às dicas!

1- Gestão estratégica de eventos: teoria – prática – casos – atividades

8 livros sobre organização de eventos que você precisa ler
Essa obra é perfeita para você que procura algo com foco empresarial. A autora fala sobre técnicas de planejamento de eventos, associadas à estratégia de marketing e comunicação. Maria Cecília mostra as ferramentas de gestão de eventos que precisam estar dentro da estratégia das empresas e nomeia esse modelo de “gestão estratégica”.

Apresenta cases de sucesso, ao aplicar a técnica em diferentes organizações e valoriza os profissionais da área de eventos. O livro fala sobre a importância de traçar objetivos, oferece atividades e conteúdos teóricos, tudo baseado na experiência de mercado da própria Maria Cecília.
Veja aqui!

2- Planejamento estratégico de eventos

8 livros sobre organização de eventos que você precisa ler
Assim como o título sugere, neste livro você vai encontrar tudo sobre planejamento estratégico de eventos.

Logo de início, o autor apresenta um roteiro para o seu estudo, te incentivando a aplicar as técnicas de planejamento e mostrando exemplos de ações estratégicas que deram certo em eventos brasileiros.

O livro possui uma linguagem super acessível e é construído em formato de manual. É perfeito para você que quer aprender sobre gestão com um olhar estratégico e de uma maneira prática. É quase um passo a passo!

Tendo como foco o sucesso das empresas de eventos e o turismo, este livro traz pensamentos que vêm se perpetuando no decorrer dos anos quando o assunto é planejamento de eventos.
Veja aqui!

3- Marketing de eventos

O livro nasceu dos 30 anos de experiência em administração de eventos do autor Leonard H. Nele, você aprende a como tornar os seus eventos mais rentáveis através de modelos práticos. Com a aplicação do marketing-cyber-eventos você vai aprender a encontrar o seu público alvo e atingi-lo com o uso das tecnologias e ferramentas adequadas.

Se você quer se informar sobre mídia, relações públicas, propaganda e vendas, por exemplo, aposte nesse livro, com certeza ele vai clarear as suas ideias.
Veja aqui!

4- Organização de eventos – procedimentos e técnicas

8 livros sobre organização de eventos que você precisa ler
Quer aprender sobre procedimentos e técnicas para organização de eventos? Esse livro é para você! A obra fala sobre a evolução histórica dos eventos, analisa o turismo no Brasil, desde o seu surgimento até a contextualização no universo dos eventos.

A autora aborda assuntos como a captação de recursos, quais são os critérios utilizados para escolher a empresa que ficará responsável pela gestão e o planejamento geral de eventos e outras ótimas dicas. No livro, teoria e prática se misturam, facilitando a compreensão dos conceitos e estratégias que devem ser aplicados na hora de organizar um evento.
Veja aqui!

5- Eventos – como criar, estruturar e captar recursos


Se você está procurando um livro direto, que te mostre como criar, estruturar e captar recursos, este é uma boa opção para tirar as suas dúvidas! O livro é recheado de prática, possui ilustrações de casos, e vai te ajudar a entender como gerar, planejar e vender projetos de eventos.

A didática do material deixa tudo mais simples. Os capítulos iniciam de maneira informativa, apresentando imagens para facilitar a compreensão e termina com um exercício prático para você refletir e se atualizar. Ah! É uma boa dica para os professores, que podem utilizar as atividades disponíveis no livro para promover debates e desafiar os alunos em sala de aula. Então, se você quer transformar ideias inovadoras em evento de grande sucesso, pode apostar nesse livro!
Veja aqui!

6- Event design handbook

Depois de ler esse livro você nunca mais vai encarar eventos como antes. Event Design é um manual visual que explica tudo sobre (o novíssimo termo, diga-se de passagem) design de eventos. Se você nunca ouviu falar nesse conceito e ficou curioso, vou te dar um spoiler, o design de eventos é uma técnica que utiliza métodos do design thinking e do design de serviços para proporcionar experiências inesquecíveis no evento, no livro você encontra o significado desses 2 termos!

Através de aplicativos e estudo de casos reais, mostra a necessidade e o grande resultado que a implementação do design de eventos produz. Sua linguagem foi pensada para ser compreendida por todos aqueles que se interessam por eventos, sejam eles especialistas ou iniciantes no assunto, tudo isso para construir uma forma de comunicação em comum entre os organizadores e facilitar a sua interação.

Os autores direcionam a leitura para a descoberta, mostrando a maneira que os eventos mudam o mundo em que vivemos, e o mais interessante é que você consegue visualizar essa mudança no próprio livro, através do #EventCanvas, e aplicar todos os conceitos no planejamento do seu evento. O livro é totalmente em inglês e é uma das nossas apostas quando o assunto é design de experiência para eventos.
Veja aqui!

7- Manual de organização de eventos – planejamento e operacionalização

Você sabia que o turismo e o lazer podem ser introduzidos na organização dos eventos? Pois é, este livro mostra como o planejamento e a operacionalização podem andar juntos, dando um up na organização do seu evento. Ele foi pensado para profissionais de eventos e turismo, mas se você ainda é um aspirante na área, não se preocupe, o autor também pensou nesse público e escreveu o livro todo em formato de manual, super simples!

A estrutura do livro deve ajudar a compreender mais facilmente a mensagem já que ao longo do material tem simulações, imagens e protótipos de diversos tipos de eventos. Tudo isso para tornar a leitura mais dinâmica e simples.
Veja aqui!

8- Intentional Event Design

Conhecer o participante do evento, ou seja, encontrar a persona que você deseja alcançar, é a primeira tarefa a ser executada por um bom organizador de eventos.  Afinal, é para o público que o evento será executado e, por isso, é tarefa do profissional planejar as experiências que serão vivenciadas no local do evento.

No material você vai aprender que o mais importante é passar uma imagem de credibilidade, criar um sentimento de confiança e satisfação no participante, assim ele vai pensar que utilizou algumas horas de sua vida e o seu dinheiro como forma de investimento pessoal, para vivenciar uma nova experiência, em vez de sentir que perdeu ou gastou um tempo precioso ou utilizou as economias, para não se sentir satisfeito.

Este livro apresenta a tomada de decisões intencionais, que tem base nas necessidades e satisfação dos participantes, pensando na ação e reação de cada um quando exposto ao evento ao vivo. Mostra como criar eventos fortes utilizando a tecnologia e as informações que a web disponibiliza, através do marketing digital.

Definitivamente a autora se preocupou em trazer ferramentas e ideias para inovar o seu evento. Ah! O livro é escrito em inglês – vale testar o que já sabe ou já serve de estímulo para aprender o idioma, não é?
Veja aqui!

Agora que você já tem várias sugestões, escolha os seus preferidos (ou leia todos, por que não?!), organize-se com a leitura e como todo bom livro, leve para qualquer lugar! Leia enquanto espera em uma fila, por exemplo, ou ainda melhor: quem sabe a leitura não fica mais agradável tomando uma xícara de café, descansando na varanda, ou à beira mar? Desse jeito não vai ter erro: bom conteúdo, boas escolhas!

E aí, gostou dos livros? Que tal aprender como organizar um evento de forma estratégica? Baixe nossa planilha e confira nossas dicas!

Planilha de Eventos Acadêmicos

Do planejamento à execução: uma planilha completa para te ajudar a organizar e acompanhar todas as etapas do evento para garantir que ele seja um sucesso!

Baixe aqui
nv-author-image

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas