Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Fórum de discussão: como organizar um fórum presencial

O fórum de discussão é uma etapa indispensável no currículo acadêmico. De fato, conhecer novas ideias e abordar um tema relevante faz muita diferença na formação como profissional. Um ponto muito importante no momento de organizar uma ação desse tipo é priorizar questões abrangentes e atuais.

O grande segredo está em despertar o engajamento dos participantes com base em um planejamento detalhado. Pense em todo o procedimento como uma espécie de troca entre diferentes opiniões que agregam conhecimento. Só assim será possível montar a estrutura necessária para um evento de sucesso.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais na hora de organizar um fórum presencial e as principais vantagens ao público. Acompanhe:

Objetivos de um fórum de discussão

Antes de iniciar qualquer tipo de planejamento, torna-se necessário compreender qual o objetivo do fórum acadêmico. De nada adianta organizar um evento sem a base necessária para mobilizar o interesse dos participantes.

Por isso, estude detalhadamente as possibilidades e estabeleça o valor agregado às atividades educacionais. Tenha em mente que, independentemente da temática, o que faz a diferença é a interação dos presentes. A plateia precisa contribuir com ideias inteligentes para que a discussão alcance diferentes níveis.

Crie uma estrutura dinâmica

O professor responsável pela organização do fórum é fundamental para incentivar o diálogo ao garantir a participação dos estudantes. Depois de definir o local de encontro, os horários e a forma de divulgação, você precisa criar uma estrutura que se encaixe com o perfil do evento.

A disposição do debate deve ser dividida entre grupos contrários à resolução do assunto apresentado e os representantes à favor. Dentro desse contexto, também existe a comissão julgadora que tem a função de avaliar a relevância dos argumentos apresentados.

Como se trata de uma reunião que depende do engajamento de outras pessoas, o cronograma de ação precisa ser dinâmico para preservar o interesse. É evidente que, mesmo existindo vários pontos importantes no tema, o conteúdo pode se tornar massante em pouco tempo. Por isso, os termos técnicos e explicativos sobre o compromisso de cada um devem ser relatados de forma breve.

Estabeleça regras aos participantes

Para que o fórum promova conexões múltiplas dentro do universo acadêmico é essencial estabelecer regras aos participantes. Caso contrário, no calor do debate, existem riscos de todos falarem ao mesmo tempo e tornar a proposta insustentável.

O principal ponto está em estabelecer intervalos de tempo para que os grupos expressem suas opiniões. Esse tipo de cuidado da organização garante direitos iguais e otimiza a programação. Cada equipe pode ser formada por três alunos ou mais, conforme o planejamento do professor.

Já os responsáveis por avaliar os argumentos apresentados costumam ser escolhidos com cautela pela organização, pois se somam ao corpo docente convidado. Em alguns casos, também é possível que o restante da sala seja responsável por formar a comissão com a tarefa de mensurar os resultados ao final do evento.

Monte um cronograma detalhado

Ainda que você tenha regras em todas as etapas, se não existir um cronograma detalhado de ação, o objetivo principal pode ser deixado de lado. Acontece que, com o grande número de participantes, o assunto tende a divagar e criar novas discussões pouco relacionadas à temática central. Dessa forma, atentar ao plano de ação é fundamental para que você não perca o direcionamento.

Lembre-se de que a prioridade está em garantir a expressão de ideias diante de novas formações envolvidas no tema. Um simples argumento pode ganhar forma e mudar todo o rumo de uma pesquisa acadêmica, por exemplo. Por ter um caráter menos técnico, a discussão precisa encontrar diferentes formas de motivar o público. Logo, intercale os assuntos de acordo com ênfase de cada situação.

Escolha uma temática relevante

Você já deve ter notado que não existe fórum acadêmico sem um tema que desperte o interesse dos estudantes, não é mesmo? Esse tipo de escolha é uma tarefa bastante complicada por determinar o sucesso da atividade. Procure por algo inserido no dia a dia acadêmico de uma maneira inovadora. Claro que é praticamente impossível encontrar um assunto inédito no cenário universitário.

Porém, torna-se necessário pensar fora da caixinha para trazer novas vertentes de questões amplamente agregadoras. O fórum pode abordar até mais de um tema, caso seja de conhecimento dos participantes. Não se esqueça de que é preciso fazer uma série de reuniões prévias para estudar o que realmente desperta o engajamento.

Contribua com várias abordagens

A importância desse tipo de evento envolve, especialmente, a necessidade de enriquecer o currículo. Com a capacidade de avaliar outras ideias apuradas, os participantes desenvolvem novas habilidades e se tornam grandes argumentadores. Afinal, saber defender seu ponto de vista faz muita diferença no sucesso ao longo da vida acadêmica.

Essa troca de informações sobre um assunto de interesse coletivo é extremamente positiva, já que ajuda a ouvir sem desrespeitar outras opiniões. Não importa qual seja o segmento do curso ministrado, o diferencial está em manter-se atualizado diante de novos conceitos. Isso contribuí ainda com uma visão estratégica ao ingressar no mercado de trabalho.

Destaque as atribuições do moderador

O papel do moderador é fundamental para que tudo aconteça conforme o planejado. Sua principal função está em estabelecer limites e organizar a estrutura do cronograma. Um dos momentos de destaque é a abertura de perguntas aos participantes.

É nessa etapa que uma organização eficiente mostra seu valor por interpretar adequadamente a relevância do tema abordado. Outra questão importante envolve a prudência necessária para mediar os debates e controlar os ânimos.

Em situações mais intensas pode ser preciso interromper os grupos com veemência para garantir o cumprimento do tempo estipulado. Durante a finalização dos trabalhos, deve ser feita uma síntese dos argumentos apresentados com a intenção de destacar os motivos do debate e agradecer o empenho de todos.

Pronto! Agora você já sabe como organizar um fórum de discussão. O embate acadêmico se mostra indispensável na formação profissional dos participantes. Por esse ângulo, sempre vale a pena acompanhar bons debates que agregam valor à experiência como um todo e despertam ideias inovadoras dentro do segmento.

Gostou das informações deste artigo? Então veja também como fazer uma conferência de sucesso.

nv-author-image

Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.