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Autoridade de marca: conquiste a sua realizando eventos!

Por Portal Vida Livre

A autoridade de marca é uma das bases mais importantes para que o seu negócio possa alcançar o sucesso e ser reconhecido por seus clientes como referência. E realizar eventos é indispensável para quem deseja alcançar esse objetivo, e assim oferecer uma imagem mais sofisticada aos seus consumidores e se destacar entre os concorrentes.

Pensando na necessidade de implementar esta característica à sua companhia e também nas dúvidas que cercam este tema, separamos especialmente este artigo para falar como a autoridade de marca influencia nos seus negócios, bem como seus conceitos e vantagens de implementar ele à sua empresa.

Falaremos mais detalhadamente sobre como repassar este conteúdo aos seus colaboradores, clientes e até mesmo stakeholders por meio de um evento de sucesso, mostrando como é simples planejar um evento, para que a sua mensagem seja repassada com qualidade. 

Então, leia o nosso artigo até o final para ficar por dentro de todas as dicas!

Sobre a autoridade de marca

Você sabe o que é realmente uma autoridade de marca? Veja a seguir os seus conceitos e como desenvolver esta característica em sua empresa!

O que é autoridade de marca?

A autoridade de marca é a imagem comunicada por uma empresa ou pessoa, que consegue ser percebida pelo público. Ela representa o nível de confiança dos seus consumidores e do público de maneira geral, característica essencial, que merece investimento.

O departamento de marketing é o responsável por desenvolver eventos e criar conteúdos para melhorar a autoridade de marca, uma vez que é ele que define estratégias para que esse reconhecimento aconteça de forma efetiva. 

Como a autoridade de marca influencia uma empresa?

A autoridade de marca precisa corresponder aos valores da empresa, sempre buscando oferecer em seu conteúdo ótima reputação e confiabilidade, os quais são fatores determinantes para o consumidor na hora da decisão de compra. 

Com uma estratégia pensada na imagem que a empresa quer conquistar dentro de seu segmento, atualmente, cada vez mais empresas estão procurando organizar eventos, como forma de vitrine, para que o seu público conheça ainda mais seus valores e missão, contribuindo diretamente na concepção da autoridade de marca da companhia. 

Como desenvolver autoridade de marca?

O desenvolvimento da autoridade de marca é feito de diversas formas. A base para construir esta confiança entre os seus clientes é priorizar a experiência do usuário e entregar o serviço ou produto conforme ao que se promete. Com um bom entendimento a estes conceitos, os negócios vêm ganhando cada vez mais clientes assíduos.

Algumas das ações que farão a diferença na construção da sua autoridade de marca são: ótimo atendimento aos chats online, fornecimento de conteúdo de qualidade, baseado no conhecimento do seu público-alvo, ter um site e redes sociais estruturadas, bem como investir em eventos para oferecer uma experiência que comunique os valores de marca.

Faça eventos para aumentar a autoridade de marca do seu negócio

Autoridade de marca

A autoridade de marca está relacionada à confiabilidade percebida pelos clientes da sua empresa, então para aumentá-la de forma gradual e eficiente, é preciso fazer alguns investimentos em eventos e criação de conteúdos. 

Elencamos abaixo algumas razões do porque fazer eventos para aumentar a autoridade de marca do seu negócio:

– Eventos conectam pessoas

Não há melhor oportunidade de troca e networking que um evento! Esse é o cenário ideal para falar, diretamente, sobre seu propósito e produto ou negócio.

– Eventos mostram tudo que uma marca representa

Evento é experiência! É o espaço perfeito para que as pessoas conheçam de perto o universo da sua marca. E pense em tudo, porque desde a linguagem, decoração, estrutura, local, palestrantes, até o repertório musical contam na construção da história que será contada.

– Eventos são ótimas oportunidades para oferecer conhecimento

Ao fazer um evento, você atrai seu público ofertando um espaço de conteúdos e aprendizado e isso irá refletir, positivamente, na forma que ele enxerga a sua marca, pois além das demais impressões positivas, ele passará a ter a sensação de gratidão por receber algo tão valioso. É uma troca vantajosa para ambos os lados!

E não importa o formato, o importante é fazer um evento!

Não importa se é um evento presencial, online, híbrido ou um curso, o que deve ser levado em consideração é o seu público. Faça um evento que seja adequado a realidade dele e, acredite, independentemente do formato, um evento bem construído e com propósito trará resultados incríveis!

Como organizar um evento de sucesso?

Autoridade de marca

Agora que já falamos sobre as vantagens de sempre investir na autoridade de marca e ter um reconhecimento positivo entre os seus clientes, veja a seguir as principais dicas de como organizar um evento de sucesso e entregar o melhor tipo de conteúdo para o seu público-alvo.

Defina as metas e objetivos para seu projeto

Conquistar a sua autoridade de marca não deixa de ser um projeto e para alcançar o sucesso em implementar qualquer tipo de projeto, é indispensável construir com clareza as suas metas e os seus objetivos. 

Todos estes planejamentos começam com muita antecedência, então é importante antecipar-se para já ir definindo datas para traçar as metas e assim alinhar prazos com os mais diversos fornecedores e o público responsável para que este evento possa acontecer. 

Divulgue o evento em diversos locais

Para que o seu evento chegue diretamente ao público-alvo, você deve divulgar nos principais canais utilizados por essas pessoas. Invista nas redes sociais e em campanhas de marketing, onde se concentram as pessoas que possam se tornar seus futuros clientes, e escolha conquistar a sua autoridade de marca com muita estratégia.

Planeje e organize um evento de sucesso

Para que seu evento seja de sucesso e o seu negócio seja bem visto pelo público, é importante começar a planejá-lo com um prazo confortável para cuidar de cada detalhe.

Pensando em uma situação ideal, e ainda contando com a previsão anual daqueles eventos que sempre se repetem, recomendamos montar um calendário para que todas as suas tarefas sejam finalizadas em tempo hábil e conforme as metas já previamente definidas, sempre se atentando como os objetivos do evento.

Procure escolher uma data para seu evento

A escolha adequada da data para o seu evento parece não ter uma importância muito relevante para a maioria das pessoas, mas é essencial que você saiba que esta questão pode influenciar no resultado final. 

Por exemplo, não é recomendável organizar um evento de grande relevância em datas muito próximas a comemorações tradicionais. Seja ela o Carnaval, Natal, Ano Novo ou até mesmo dias de grande importância para o comércio, como a Black Friday. Uma dica é consultar uma equipe especializada de marketing para planejarem juntos a data ideal.

Pense na duração do evento

Um evento de grande importância costuma ter duração de um dia inteiro ou, em alguns casos, até mesmo se estender mais que isso. E essas questões também precisam ser revisadas e planejadas com muito carinho.

Por isso, é indispensável a elaboração de um programa de fácil entendimento e um cronograma muito bem especificado. É extremamente necessário montar um time de colaboradores que faça com que este evento flua de forma eficiente.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Assim como comentamos nas seções anteriores, é sempre importante utilizar o máximo de recursos tecnológicos ao seu favor para que um evento seja estruturado com qualidade.

Falando dos itens essenciais para que todos os seus convidados consigam assistir às palestras e apresentações com eficiência, não poderia faltar em um auditório projetores de última geração e notebooks bem equipados para que os participantes não percam nenhum detalhe das explicações com telas projetadas em alta definição. 

Então se você procura adquirir um equipamento de última geração para contribuir com o seu evento, não deixe de conferir os melhores projetores de 2022. 

Procure fornecedores 

Procure demandar um tempo para se dedicar na procura dos melhores fornecedores, seja com base nas recomendações ou confiança, uma vez que um eventual atraso na entrega ocasionada por eles, pode comprometer a qualidade do seu evento.

Veja qual a quantidade do seu público

Aqui é preciso considerar as estatísticas demandadas pelas suas metas de alcançar um tanto de pessoas para se tornar potenciais clientes. 

Se for um evento aberto a diversas pessoas, você também pode disponibilizar um formulário online para o cadastro de interessados em participar do evento, para se ter uma média no cálculo para a quantidade de participantes. Essa estimativa entra também no cálculo do orçamento do evento, então sempre procure discutir as questões com os setores de organização e também financeiro.

Crie o cronograma do evento

Montar um cronograma logo após estimar as suas metas conforme os objetivos a serem alcançados, vai te ajudar a formar uma métrica para saber se o evento está sendo preparado conforme o planejado.

Um cronograma completo, com comentários e tarefas organizadas, com prazos estipulados facilita a comunicação e o repasse de mandas para os colaboradores. Ah, e caso aconteça algum atraso ou até mesmo imprevisto, ele se torna um excelente ponto de partida para os organizadores se planejarem novamente.

Tenha em mente todo o orçamento

Definir qual será o orçamento, se não for o ponto mais importante, é uma das etapas de maior relevância para organizar um evento em uma empresa. Assim, antes de começar o seu planejamento estratégico e também montar um cronograma de tarefas, é preciso definir com os responsáveis pelo evento quanto deverá ser o orçamento para a realização do evento.

Escolha um bom local para o evento

Quando o evento é presencial, é preciso atentar na escolha do local onde acontecerá toda a experiência. Leve em consideração pontos como a facilidade de acesso do público, locais que têm estacionamentos ou praticidade no quesito de usar transporte coletivo.

Assim como espaço com acessibilidade adequada para todas as funcionalidades e segurança. Você também pode utilizar essas especificações nos convites do evento, para impulsionar a divulgação, demonstrando o quanto seu evento é consciente e pensado para o público.

Procure bons colaboradores

A escolha de colaboradores competentes e responsáveis é indispensável se você quer montar uma equipe capacitada. Para isso, você pode buscar uma consultoria para ajudar na contratação de pessoas ideais para este tipo de trabalho, bem como profissionais com ótima capacidade de comunicação para te ajudar a realizar o melhor evento sempre.

Utilização conjunta das redes sociais

A utilização conjunta das redes sociais também ajudam a manter o seu público mais próximo a empresa e ainda oferecer um ambiente de grande aprendizado para ambos os lados. Então, seja para conhecer mais de perto as preferências e interesses das pessoas ou ainda divulgar o evento de forma mais eficiente ao seu público, não deixe de usar as redes sociais.

E para uma divulgação e utilização das redes sociais de forma mais prática e eficiente, ter um ótimo aparelho pode fazer toda a diferença. Não deixe de conferir os melhores celulares e tenha um excelente aparelho para monitorar suas redes sociais na versão mobile. Para quem precisa de uma tela maior para visualizar melhor os posts e gerenciar as redes, não deixe de conferir também os 10 melhores tablets de 2022.

Não esqueça de divulgar seus patrocinadores e parceiros

Muitos eventos acontecem graças aos investimentos feitos por patrocinadores e parceiros. E para incentivar a continuidade da parceria, é importante anunciar os seus nomes nos telões ou em cartazes do evento para que o seu público possa visualizar com facilidade.

E como proposta e incentivo para que os seus patrocinadores voltem a investir mais vezes em seus eventos, você pode vender uma cota exclusiva de publicidade aos seus participantes.

Procure feedbacks sobre o evento

Os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, são amostras informativas que auxiliam no planejamento dos próximos eventos, ainda mais em eventos de grande porte como esses onde fazemos a divulgação e a conquista da nossa autoridade de marca.

Então não deixe de colher essas impressão assim que terminar o evento. E a melhor alternativa é aplicar uma pesquisa de satisfação, através dela é possível investigar o sucesso do investimento, identificar quais os objetivos alcançados e coletar novas ideias para as próximas edições.

Não faça nada no último momento

Comece a se planejar com bastante tempo de antecedência, de forma que você possa trabalhar em equipe com qualidade e caso ocorra algum atraso, isso não acabe interferindo de forma negativa na realização do seu evento.

Chegamos ao final deste artigo e nele você viu que toda a experiência adquirida em eventos empresariais se tornam aprendizados tanto para o público, quanto para os organizadores. Falamos sobre a importância da conquista da autoridade de marca para o seu negócio, bem como a forma de alcançar os seus objetivos realizando eventos.

Então, se você está disposto a conquistar a sua autoridade de marca realizando eventos, chegou a hora de colocar a mão na massa! Baixe a nossa Planilha de Planejamento de Eventos, que é gratuita e completa e vai facilitar sua vida!  

Planilha de Planejamento de Eventos

Do planejamento à execução: uma planilha completa para te ajudar a organizar e acompanhar todas as etapas do evento e garantir que ele seja um sucesso!

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Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.